Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Cotas para pessoas negras [OPINIÃO]

+12
NagatoX
Merlin
Inton
Gui
Paul
Slyplash
Heisenberg
Sasuke
gui 14
Super Sayajin Deus
Ma
Urahara
16 participantes

descriptionCotas para pessoas negras [OPINIÃO] EmptyCotas para pessoas negras [OPINIÃO]

more_horiz
Há uma dívida histórica com os negros que sofrem os reflexos de séculos de exploração e exclusão social ainda nos nossos dias.

Vejo as cotas como um "paliativo temporário" diante disso.

Cotas "eternas" seriam inadequadas em qualquer tipo de situação. A meu ver, são políticas que sem a devida articulação com as políticas de educação pública básica, fundamental, de nível médio e superior nunca irão diluir as desigualdades sociais a ponto de fazer as cotas desnecessárias.

Há a possibilidade do racismo "inverso", de uma segregação ou da visão dos "privilegiados" como se uma preferência estivesse sendo dada a "incapazes", mas, há a possibilidade ainda pior de pouquíssimas chances serem oferecidas para pessoas negras ascenderem aos altos postos por conta do preconceito envolvido e que fica sempre subentendido nas instituições sociais e seleções para emprego.

É necessário um planejamento educacional e nas instituições públicas a médio e longo prazo para que as cotas não precisem existir e a competitividade ocorra de forma mais abrangente e mais justa.

Quando raras exceções dentro de um grupo conseguem ascender socialmente sendo que compõem a esmagadora maioria de uma população, é porque uma intervenção governamental realmente é fundamental caso pretenda-se construir uma sociedade com melhor distribuição de oportunidades e com maior desenvolvimento social.

Não caiamos no discurso do privilegiado cego e nem do excluído omisso.

Tampouco nos deitemos nas costas de uma visão de Estado de Bem-Estar Social ou que "amamente" eternamente a população.

É necessária uma visão concreta e ao mesmo tempo prática da realidade e que o governo se porte de forma a diluir as discrepâncias, pois, não faz sentido falar de igualdade enquanto a História de um país como o nosso tornou a competição entre as diferentes partes que o compõem tão desigual.

(Por M)

Qual a visão de vocês sobre o assunto? Opinem.

descriptionCotas para pessoas negras [OPINIÃO] EmptyRe: Cotas para pessoas negras [OPINIÃO]

more_horiz
Sou a favor das cotas sociais e racias.
Começando que eu tenho total consciência que é um método de curto prazo, não solucionando o problema desde a sua raiz. Mas sabe por que elas são fundamentais? Porque a educação, saúde etc públicas que são métodos de longo prazo ainda estão em péssimas condições para fornecer uma base para essas pessoas.
Alguns dizem que as cotas raciais fazem com que exista ainda mais o racismo, eu não vejo por esse lado. Obviamente existem brancos pobres, porém a maior parte da população pobre é infelizmente negra. E isso é uma consequência da escravidão de anos atrás, que mesmo depois de abolida, os negros eram considerados inferiores e não tinham expectativa de vida. Então isso pode-se afirmar que é algo cultural.
Além disso, podemos observar como em escolas particulares e em faculdades públicas (principalmente), não se vê quase nenhum negro. Estudei 14 anos em um colégio particular e nunca estudei na mesma sala que um negro, e no ensino médio, tinha no máximo 5 negros na série (contando que eram 5 salas com 45 alunos, dando um total de 225 alunos ou até mais).
Entendo quando as pessoas falam que deveria existir só as cotas sociais para incluir pobres brancos e negros, porém essa exclusão de população negra nos institutos de educação atualmente é algo realmente preocupante, que deve-se ser melhorado.

Eu disse isso tudo deduzindo que o resto do pessoal vai entender que em grande parte dos casos, uma criança pobre não terá grandes oportunidades na vida, como estudar em colégios bons (que seriam os particulares, já que os públicos estão degradantes) ou ter acesso a uma área de saúde, lazer e muitas outras coisas decentes, que nós, classe média~classe média alta temos acesso.

:vlwflw:

descriptionCotas para pessoas negras [OPINIÃO] EmptyRe: Cotas para pessoas negras [OPINIÃO]

more_horiz
Interessante sua pergunta Marcello :zeca3:

Cara, eu acho o seguinte: Os negros sofreram por anos com a escravidão, está relatado em vários livros de história, e sempre buscaram a igualdade, e conseguiram, algo que tinha que ter desde o inicio, já que a única diferença entre todas as raças é só a aparecenia, todos possuem a mesma capacidade física e intelectual.

Pois bem, seculo XXI, e já não existe tal problema (escravidão), porém existem outros problemas ainda relacionados aos negros, como o racismo.
Sim, ainda existem essas pessoas, infelizmente.

Graças a tal problema, e a influencia histórica o governo se sentiu "obrigado" a criar cotas para as pessoas negras, em uma tentativa frustrada de tentar beneficiar essas pessoas, realmente conseguiram, porém, se pararmos para pensar, as cotas começaram com as pessoas deficientes pois seria injusto a mesma competir em um emprego com uma pessoa completamente saudável, e ter uma chance de retomar sua vida normalmente, então na minha opinião é totalmente plausível que haja cota para as pessoas deficientes.

Já a criação de cota para os negros na minha opinião não teve qualquer relevância e só serviu para favorecer um grupo social.
Os negros assim como qualquer outra etnia possuem a mesma capacidade física e mental, para disputar no mercado de trabalho, ou para ingressar em uma universidade.

Muitos dizem que vivemos no século da igualdade social, onde não existe qualquer preconceito a qualquer etnia, mais será mesmo que isso é verdade?

Será que essas cotas foram uma tentativa frustrada do governo de tentar favorecer os negros , ou será que foi uma maneira de tentar "diferenciá-los" do restante da população?

Muitos aspectos influenciaram para a situação que presenciamos hoje, a cultura, a história, e os fatos que acontecem hoje em dia. Falta um planejamento do governo para que consiga criar realmente uma igualdade para todos.

more_horiz

Olá pessoal!

Tema bastante interessante!

Eu sou totalmente a favor da Política Social de Cotas para Negros nas Universidades Públicas e no serviço público.

O Brasil possui uma dívida histórica imensa com os negros. Foram 3 séculos de escravidão, em que centenas de milhares de negros foram capturados e arrancados forçadamente de suas terras natais e obrigados a vir trabalhar nas terras da colônia portuguesa na América.

Aqui eles foram escravizados cruelmente: torturados, mutilados, humilhados, assassinados e ainda perseguidos e tratados como animais selvagens e irracionais.

Durante estes três séculos de escravidão, as riquezas e as fortunas da "Casa Grande" e da "Elite Branca" brasileira foram construídas em cima do sangue, suor, gritos e da vida de milhares de homens e mulheres negras.

Além do mais, por pressão política e econômica da Inglaterra e por pressão ideológica e humanitária dos grupos abolicionistas brasileiros, a Princesa Isabel se viu obrigada a libertar os negros da escravatura desumana e cruel dos brancos. Depois disso os negros foram deixados à margem da sociedade, abandonados social e economicamente. Nada foi pensado para eles! Eles não foram incluídos na sociedade! Ninguém pensou que depois de libertados, eles precisariam de habitação, alimentação, vestimenta, emprego, terra, enfim, dignidade social e econômica.

A Elite Hipócrita e cínica desse país apenas os alforriou e lhes jogaram ao léu, no vácuo da sorte, como que cachorros vira-latas abandonados por seus donos a própria sorte e sobrevivência. Esta Elite Branca, moradora da Casa Grande, sequer pensou um projeto social e econômico para os ex-escravos, sequer pensou incluí-los na esfera socioeconômica e cultural do país, pois eles tiveram que entrar nestas duas esferas por conta própria, por seus próprios meios, mesmo defronte a humilhação, intolerância, descaso e preconceito.

Os negros, depois da libertação, e pelos anos que se seguiram a Lei Áurea, sofreram intensa Exclusão Social, ou seja, não tiveram os Direitos Sociais assegurados, como por exemplo, educação e cidadania. Simplesmente foram engendrados e expulsos da Senzala para o mundo cruel e injusto da Exclusão Social.

Por tudo isso e muito mais, as Políticas Sociais de Cotas para a População Negra nas universidades e no serviço público são legítimas, justas e coerentes.

No entanto, devemos estar cientes que estas Políticas Sociais não são perenes, mas transitórias, e durarão apenas o tempo suficiente para que a Desigualdade Social e Econômica que acomete a população Negra caia e estacione em um patamar razoavelmente equilibrado em conformidade com os apontadores socioeconômicos. Até lá, a Política de Cotas é importante e deverá se manter.

A Elite Brasileira e a Classe Média Alta desse país usa o discurso hipócrita e cínico da meritocracia, ou seja, deve-se entrar na Universidade Pública e/ou no serviço público os mais capacitados e gabaritados. Ora bola! Então eu pergunto a esta Elite Orgânica: qual a justiça e coerência que há na concorrência de uma vaga na Universidade ou num concurso entre um "filhinho de papai" que estudou nas melhores e mais caras escolas privadas ou fez os melhores e mais caros cursinhos, e um jovem negro pobre da periferia que estudou na escolinha municipal de sua cidade e sequer fez um cursinho preparatório para o vestibular?

O "Discurso da Meritocracia" só é legítimo e coerente para uma sociedade em que a desigualdade social e econômica é bastante baixa ou nula. Este tipo de discurso não é válido ainda para o Brasil e apenas encontra entusiastas e defensores entre os "moradores da Casa Grande".

Última edição por phisikys em Sex 20 Mar 2015, 14:23, editado 1 vez(es)

more_horiz
Crow escreveu:
Interessante sua pergunta Marcello :zeca3:

:zeca3:

Crow escreveu:
Será que essas cotas foram uma tentativa frustrada do governo de tentar favorecer os negros , ou será que foi uma maneira de tentar "diferenciá-los" do restante da população?

Ora, ora... Chegou em uma questão curiosa, menino @Crow . :mica:

Não acho nem uma coisa nem outra. Como eu disse, isso pode ser uma interpretação, mas, as cotas são "paliativos" como eu denominei no post que abriu este tópico.

São uma intervenção governamental para tentar saldar uma dívida histórica, mas, não são uma solução, a meu ver. São apenas um "adiantamento" ou uma "entrada" para o pagamento.

É preciso articular muitas políticas públicas para que elas se tornem algo descartável.

Nunca vi as cotas como algo que vai resolver nada, mas, são medidas iniciais importantes. O principal é uma reformulação abrangente da educação pública no Brasil, especialmente nas séries iniciais.

Não vejo como uma forma de estimular o preconceito, mas, é um efeito que pode acabar acontecendo na medida em que toca indiretamente no direito de uma população que tem melhores condições de vida e que tem melhores ferramentas para competir na sociedade.

O governo irá fracassar com esta política de cotas se não pensar a longo prazo, junto com outras intervenções que irão fazer com que percam o sentido.

Mais tarde, lerei o post do @phisikys (Jorge) e comentarei o dele e da @Ma - rina. :zeca3:

more_horiz
dívida com os negros ? eu sou branco mas minha família é negra posso reivindicar essa dívida historica ?

depois que um video facebook fiquei com nojo desse coitadismo.

é dificil no brasil tem índios,brancos,pardos,mestiços e etc e só os negros que segundos o IBGE são 7% da população tem privilegio ?

more_horiz
Super Sayajin Deus escreveu:
dívida com os negros ? eu sou branco mas minha família é negra posso reivindicar essa dívida historica ?

é dificil no brasil tem índios,brancos,pardos,mestiços e etc e só os negros que segundos o IBGE são 7% da população tem privilegio ?

Meu caro, a discussão aqui é referente as Políticas Sociais de Cotas Raciais.

Mas não se preocupe, pois também há a Política Social de Cotas para pobres em geral, seja branco ou negro. É fácil perceber isso quando se vai fazer a inscrição no SISU, pois lá aparecem várias modalidades referentes a cor, raça, renda e se o candidato estudou em escola pública ou privada.

OBS: Não confunda "coitadismo" com justiça social!

more_horiz
phisikys escreveu:
Super Sayajin Deus escreveu:

Meu caro, a discussão aqui é referente as Políticas Sociais de Cotas Raciais.

Mas não se preocupe, pois também há a Política Social de Cotas para pobres em geral, seja branco ou negro. É fácil perceber isso quando se vai fazer a inscrição no SISU, pois lá aparecem várias modalidades referentes a cor, raça, renda e se o candidato estudou em escola pública ou privada.

OBS: Não confunda "coitadismo" com justiça social!

Adoro controvérsias. :mica:

Mantendo um bom nível de discussão, esse tópico tem tudo pra ser ótimo. :sir:

O fator socioeconômico em minha visão deve ser uma boa medida de avaliação para um sistema de cotas, mas, é como o Jorge pontuou: são questões diferenciadas.

A grande maioria da população com baixa renda e nível de escolaridade é negra ou de origem negra.

Apenas 7% da População brasileira é negra? Gostaria de saber a fonte de onde você extraiu esse dado.

A única coisa dita pelo amigo Sayajin que achei digna de menção e análise é a questão das origens negras, contudo, há uma diferença substancial entre ter origem negra e ser negro de fato.

Não é uma mera questão genética o que estamos falando e sim uma questão histórica e de estereótipo social. Eu posso trazer dados de fontes oficiais confiáveis depois para embasar o que estou dizendo.

A colocação funcional e o salário dos negros na sociedade na grande maioria dos casos é totalmente defasado em relação a populações de outras raças.

Coitadismo? Difícil compreender algo que não se é alvo. Talvez eu entenda teu ponto de vista, por mais que já tenha sido alvo de preconceito um dia (não de raça e sim regionalista, porém, isso não é tema para este tópico).

Enfim. Prossigam. :mica:

more_horiz

sou totalmente contra isso de cotas e explico o motivo primeiro que na LEI esta TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI isso de cotas favorece umas pessoas da sociedade entao nao esta sendo tratado igual dps as pessoas reclaman que quem tem dinheiro nao fica na cadeia e bla bla mas quando tem uma oportunidade de tirar proveito de algo nao pensa duas vezes acho uma vergonha governo dar cotas pra negros ou pobres ue todos nao somos iguais ? pobre, rico, branco, negro, entao pra que precisa disso ? e antes que alguem fale sobre a ''divida historica'' como vc pode provar que vc e pobre ou nao tem condiçoes pq seus antepassados foram escravos ? se eu for branco e tiver um parente negro que foi escravo posso pegar cota tb ? daki a pouco vao criar cotas para mulheres tb por causa da ''divida'' do tempo que elas nao podiam estudar ou votar... pra mim o governo tem obrigaçao de dar escola de qualidade para todos e as vagas que entre quem tem melhores notas independente de quem seja.

more_horiz
Dívida com negros mesmo sendo aqueles que sofreram no passado? Eu não tenho.

Bom, eu sou contra as cotas raciais. "Mas por quê, Sasuke?" - vou responder com um exemplo: em uma prova para ingressar numa ETEC (Escola Técnica Estadual de São Paulo), acertei 35 questões de 50, estudei a mesma carga horária e tive os mesmos recursos de estudo do que um negro que acertou 32 questões.

Neste caso, o negro ficaria na minha frente na classificação geral dos candidatos às vagas. É justo? Pra mim não é, eu acho isso simplesmente ridículo.

Eu não escravizei nenhum negro, nem meus pais, avós, bisavós e até mesmo tataravós. Porque alguém da minha idade (17 anos) que muito provavelmente não é escravo e nem filho de escravo (nem se o pai/mãe do garoto tivesse 60 anos) terá mais pontos do que eu só porque sua pele é escura?

Acho errado.

Agora, cotas sociais eu sou a favor, mas depende bastante do caso também, pois tem muita gente que se faz de coitado para se sobressair.

more_horiz
gui 14 escreveu:

sou totalmente contra isso de cotas e explico o motivo primeiro que na LEI esta TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI isso de cotas favorece umas pessoas da sociedade entao nao esta sendo tratado igual dps as pessoas reclaman que quem tem dinheiro nao fica na cadeia e bla bla mas quando tem uma oportunidade  de tirar proveito de algo nao pensa duas vezes acho uma vergonha governo dar cotas pra negros ou pobres ue todos nao somos iguais  ? pobre, rico, branco, negro, entao pra que precisa disso  ? e antes que alguem fale sobre a ''divida historica'' como vc pode provar que vc e pobre ou nao tem condiçoes pq seus antepassados foram escravos ? se eu for branco e tiver um parente negro que foi escravo posso pegar cota tb ? daki a pouco vao criar cotas para mulheres tb por causa da ''divida'' do tempo que elas nao podiam estudar ou votar... pra mim o governo tem obrigaçao de dar escola de qualidade para todos e as vagas que entre quem tem melhores notas independente de quem seja.

Você tem toda razão no final, o governo tem a obrigação de dar ensino de qualidade para TODOS (sendo assim, incluído escolas públicas e particulares). Mas ai que eu discordo de você: isso acontece? Não. Por isso essas medidas de longo prazo precisam ser substituídas pelas de curto prazo, que são as cotas. Porque se atualmente o ensino das escolas públicas não está adequado, não concorda comigo que então pessoas de baixa renda terão menos conhecimento e estudo do que as de renda mais alta que tiveram oportunidade de estudar em escola particular? Ai que vem as cotas. Quando chega o vestibular, essas pessoas eram tratadas como se tivessem tido a mesma base de educação, o que não acontece. Vou te dar um exemplo: imagine dois times jogando queimada, um time está com os braços amarrados e o outro com os braços soltos. Durante todo o tempo esse último time está na vantagem e adquire mais habilidade. Na hora da prova, o outro time tem seus braços desamarrados, mas fica em bastante desvantagem porque o outro time sempre treinou com braços soltos e adquiriu mais habilidade.
Entende o que eu quero dizer? Não é querer dar vantagem, é tratar desigualmente os desiguais e igualmente os iguais.

more_horiz
Ma escreveu:
gui 14 escreveu:

sou totalmente contra isso de cotas e explico o motivo primeiro que na LEI esta TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI isso de cotas favorece umas pessoas da sociedade entao nao esta sendo tratado igual dps as pessoas reclaman que quem tem dinheiro nao fica na cadeia e bla bla mas quando tem uma oportunidade  de tirar proveito de algo nao pensa duas vezes acho uma vergonha governo dar cotas pra negros ou pobres ue todos nao somos iguais  ? pobre, rico, branco, negro, entao pra que precisa disso  ? e antes que alguem fale sobre a ''divida historica'' como vc pode provar que vc e pobre ou nao tem condiçoes pq seus antepassados foram escravos ? se eu for branco e tiver um parente negro que foi escravo posso pegar cota tb ? daki a pouco vao criar cotas para mulheres tb por causa da ''divida'' do tempo que elas nao podiam estudar ou votar... pra mim o governo tem obrigaçao de dar escola de qualidade para todos e as vagas que entre quem tem melhores notas independente de quem seja.

Você tem toda razão no final, o governo tem a obrigação de dar ensino de qualidade para TODOS (sendo assim, incluído escolas públicas e particulares). Mas ai que eu discordo de você: isso acontece? Não. Por isso essas medidas de longo prazo precisam ser substituídas pelas de curto prazo, que são as cotas. Porque se atualmente o ensino das escolas públicas não está adequado, não concorda comigo que então pessoas de baixa renda terão menos conhecimento e estudo do que as de renda mais alta que tiveram oportunidade de estudar em escola particular? Ai que vem as cotas. Quando chega o vestibular, essas pessoas eram tratadas como se tivessem tido a mesma base de educação, o que não acontece. Vou te dar um exemplo: imagine dois times jogando queimada, um time está com os braços amarrados e o outro com os braços soltos. Durante todo o tempo esse último time está na vantagem e adquire mais habilidade. Na hora da prova, o outro time tem seus braços desamarrados, mas fica em bastante desvantagem porque o outro time sempre treinou com braços soltos e adquiriu mais habilidade.
Entende o que eu quero dizer? Não é querer dar vantagem, é tratar desigualmente os desiguais e igualmente os iguais.

te explicar o meu ponto de vista se o GOVERNO ASSUMISSE QUE NAO TEM CONDIÇOES DE DAR ESTUDO DE QUALIDADE PARA TODOS E POR ISSO ESTA DANDO COTA PARA POBRES ai sim eu concordaria com vc mas o caso é COTA RACIAL como vc deu seu exemplo nenhum negro hoje em dia é escravo ou tem os ''braços amarrados'' entao nao tem desculpa nenhuma se vc é pobre obvio que vc vai ter que se esforçar mais mesmo que o governo der um ensino de qualidade nunca vai ser IGUAL uma pessoa que tem dinheiro e caso queira pode contratar um professor particular por exemplo, mas sobre o topico sou totalmente contra pq isso e uma coisa ridicula segundo a teoria da evoluçao primeiro ''humano'' surgiu na africa entao todos temos esse antepassado em comun (se quiser usar a historia do adao e eva tb da na mesma) eu sou branco de olhos verdes mas como todos temos esse ''parente em comun'' posso pegar cota tb ne ? por isso que eu digo que dar algo para alguem por causa da cor é ridiculo

more_horiz
Ma escreveu:
gui 14 escreveu:

Querida @Ma, tu estás certíssima!

A  diminuição ou o enfraquecimento da Desigualdade Social no Brasil ou em qualquer país do mundo é algo que se dar a longo prazo e não da noite para o dia. Por isso as Políticas Sociais De Cotas destinadas as camadas da sociedade menos favorecidas social e economicamente são importante porque atacam o problema da desigualdade a curto prazo e produzem resultados também a curto prazo. Além do mais, a evolução do sistema educacional de qualquer país é algo que também se dar a longo prazo e não do dia para a noite. A educação no Brasil já foi bem, basta comparar nosso sistema educacional atual com o que tínhamos no período anterior a 2003.

É preciso que as pessoas entendam isso! A Política de Cotas é apenas uma medida paliativa para atacar o "monstro da desigualdade social" a curto prazo com resultados imediatos e sensíveis.

Atualmente, a quantidade de jovens negros e brancos pobres que frequentam as universidades públicas e privadas aumentou significativamente graças as Políticas de Cotas quanto à renda, cor e raça. Hoje já são mais de 7 milhões de jovens matriculados nas universidades e faculdades do Brasil, haja vista que até meados de 2003 menos da metade desse número frequentava cursos em instituições de ensino superior. Além do mais, antigamente as universidades públicas federais e estaduais eram frequentadas, em sua esmagadora maioria, por jovens brancos e de classe média. Hoje as nossa universidades estão mais coloridas, pois além de estudantes brancos, temos negros, pardos e indígenas. Ou seja, a política de cotas é positiva e produz resultados vistos e sentidos a curto prazo.

more_horiz
gui 14 escreveu:
Ma escreveu:
gui 14 escreveu:

te explicar o meu ponto de vista se o GOVERNO ASSUMISSE QUE NAO TEM CONDIÇOES DE DAR ESTUDO DE QUALIDADE PARA TODOS E POR ISSO ESTA DANDO COTA PARA POBRES ai sim eu concordaria com vc mas o caso é COTA RACIAL como vc deu seu exemplo nenhum negro hoje em dia é escravo ou tem os ''braços amarrados'' entao nao tem desculpa nenhuma se vc é pobre obvio que vc vai ter que se esforçar mais mesmo que o governo der um ensino de qualidade nunca vai ser IGUAL uma pessoa que tem dinheiro e caso queira pode contratar um professor particular por exemplo, mas sobre o topico sou totalmente contra pq isso e uma coisa ridicula segundo a teoria da evoluçao primeiro ''humano'' surgiu na africa entao todos temos esse antepassado em comun (se quiser usar a historia do adao e eva tb da na mesma) eu sou branco de olhos verdes mas como todos temos esse ''parente em comun'' posso pegar cota tb ne ? por isso que eu digo que dar algo para alguem por causa da cor é ridiculo

A cota racial entra em uma questão um pouco diferente: o número de negros que se encontram em escolas particulares e faculdades públicas. Com certeza existem brancos de baixa renda, porém em maior número são os negros que preenchem essa população de baixa renda. Que consequentemente traz uma diminuição deles em institutos de ensino de qualidade, como por exemplo o que já foi citado: escolas particulares e faculdades públicas. Se você ler meu primeiro post, perceberá como é algo chocante.
Então, essa medida a curto prazo tem como intenção aumentar a população negra nesses institutos. Mas deixo claro que sou totalmente insatisfeita com a incapacidade do governo de melhorar a área de educação, porque se ela tivesse qualidade, não seria necessário a cota racial ou social.

more_horiz
Em cima do que vem sendo debatido (especialmente do último post da @Ma), me peguei vendo as coisas sob outra perspectiva que acho que muitos não se dão conta.

As cotas raciais são cotas sociais!

Parece algo óbvio, mas, estou colocando desta forma especialmente para os que comentaram como se fosse algo restrito à cor da pele, algo que definitivamente não é.

A Marina foi ótima no que disse a partir do momento em que pontuou a questão do reconhecimento que há entre a população de baixa renda e em situação de miséria um volume muito maior de negros e descendentes como mulatos e mestiços do que de brancos.
No extremo oposto, da população com melhor nível de renda e escolaridade, essa pirâmide se inverte.

É uma questão muito controversa, claro. Eu mesmo ainda hoje não tenho uma resposta tão firme sobre o assunto e já mudei de ideia algumas vezes.

Mas, pensando do modo como expressei nos outros comentários e nesses pontos que trago neste, vejo como algo aceitável sim, tendo como norte que é algo associado a questões socioeconômicas.

Só que meu foco de interesse ainda é uma educação pública de qualidade que deve ser a prioridade do governo e não as cotas em si. Como eu disse, elas não são solução duradora pra nada em termos de desigualdade social.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos