gui 14 escreveu:Ma escreveu:gui 14 escreveu:
sou totalmente contra isso de cotas e explico o motivo primeiro que na LEI esta TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI isso de cotas favorece umas pessoas da sociedade entao nao esta sendo tratado igual dps as pessoas reclaman que quem tem dinheiro nao fica na cadeia e bla bla mas quando tem uma oportunidade de tirar proveito de algo nao pensa duas vezes acho uma vergonha governo dar cotas pra negros ou pobres ue todos nao somos iguais ? pobre, rico, branco, negro, entao pra que precisa disso ? e antes que alguem fale sobre a ''divida historica'' como vc pode provar que vc e pobre ou nao tem condiçoes pq seus antepassados foram escravos ? se eu for branco e tiver um parente negro que foi escravo posso pegar cota tb ? daki a pouco vao criar cotas para mulheres tb por causa da ''divida'' do tempo que elas nao podiam estudar ou votar... pra mim o governo tem obrigaçao de dar escola de qualidade para todos e as vagas que entre quem tem melhores notas independente de quem seja.
Você tem toda razão no final, o governo tem a obrigação de dar ensino de qualidade para TODOS (sendo assim, incluído escolas públicas e particulares). Mas ai que eu discordo de você: isso acontece? Não. Por isso essas medidas de longo prazo precisam ser substituídas pelas de curto prazo, que são as cotas. Porque se atualmente o ensino das escolas públicas não está adequado, não concorda comigo que então pessoas de baixa renda terão menos conhecimento e estudo do que as de renda mais alta que tiveram oportunidade de estudar em escola particular? Ai que vem as cotas. Quando chega o vestibular, essas pessoas eram tratadas como se tivessem tido a mesma base de educação, o que não acontece. Vou te dar um exemplo: imagine dois times jogando queimada, um time está com os braços amarrados e o outro com os braços soltos. Durante todo o tempo esse último time está na vantagem e adquire mais habilidade. Na hora da prova, o outro time tem seus braços desamarrados, mas fica em bastante desvantagem porque o outro time sempre treinou com braços soltos e adquiriu mais habilidade.
Entende o que eu quero dizer? Não é querer dar vantagem, é tratar desigualmente os desiguais e igualmente os iguais.
te explicar o meu ponto de vista se o GOVERNO ASSUMISSE QUE NAO TEM CONDIÇOES DE DAR ESTUDO DE QUALIDADE PARA TODOS E POR ISSO ESTA DANDO COTA PARA POBRES ai sim eu concordaria com vc mas o caso é COTA RACIAL como vc deu seu exemplo nenhum negro hoje em dia é escravo ou tem os ''braços amarrados'' entao nao tem desculpa nenhuma se vc é pobre obvio que vc vai ter que se esforçar mais mesmo que o governo der um ensino de qualidade nunca vai ser IGUAL uma pessoa que tem dinheiro e caso queira pode contratar um professor particular por exemplo, mas sobre o topico sou totalmente contra pq isso e uma coisa ridicula segundo a teoria da evoluçao primeiro ''humano'' surgiu na africa entao todos temos esse antepassado em comun (se quiser usar a historia do adao e eva tb da na mesma) eu sou branco de olhos verdes mas como todos temos esse ''parente em comun'' posso pegar cota tb ne ? por isso que eu digo que dar algo para alguem por causa da cor é ridiculo
A cota racial entra em uma questão um pouco diferente: o número de negros que se encontram em escolas particulares e faculdades públicas. Com certeza existem brancos de baixa renda, porém em maior número são os negros que preenchem essa população de baixa renda. Que consequentemente traz uma diminuição deles em institutos de ensino de qualidade, como por exemplo o que já foi citado: escolas particulares e faculdades públicas. Se você ler meu primeiro post, perceberá como é algo chocante.
Então, essa medida a curto prazo tem como intenção aumentar a população negra nesses institutos. Mas deixo claro que sou totalmente insatisfeita com a incapacidade do governo de melhorar a área de educação, porque se ela tivesse qualidade, não seria necessário a cota racial ou social.