Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Cotas para pessoas negras [OPINIÃO]

+12
NagatoX
Merlin
Inton
Gui
Paul
Slyplash
Heisenberg
Sasuke
gui 14
Super Sayajin Deus
Ma
Urahara
16 participantes

descriptionCotas para pessoas negras [OPINIÃO] - Página 2 EmptyRe: Cotas para pessoas negras [OPINIÃO]

more_horiz
gui 14 escreveu:
Ma escreveu:
gui 14 escreveu:

sou totalmente contra isso de cotas e explico o motivo primeiro que na LEI esta TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI isso de cotas favorece umas pessoas da sociedade entao nao esta sendo tratado igual dps as pessoas reclaman que quem tem dinheiro nao fica na cadeia e bla bla mas quando tem uma oportunidade  de tirar proveito de algo nao pensa duas vezes acho uma vergonha governo dar cotas pra negros ou pobres ue todos nao somos iguais  ? pobre, rico, branco, negro, entao pra que precisa disso  ? e antes que alguem fale sobre a ''divida historica'' como vc pode provar que vc e pobre ou nao tem condiçoes pq seus antepassados foram escravos ? se eu for branco e tiver um parente negro que foi escravo posso pegar cota tb ? daki a pouco vao criar cotas para mulheres tb por causa da ''divida'' do tempo que elas nao podiam estudar ou votar... pra mim o governo tem obrigaçao de dar escola de qualidade para todos e as vagas que entre quem tem melhores notas independente de quem seja.

Você tem toda razão no final, o governo tem a obrigação de dar ensino de qualidade para TODOS (sendo assim, incluído escolas públicas e particulares). Mas ai que eu discordo de você: isso acontece? Não. Por isso essas medidas de longo prazo precisam ser substituídas pelas de curto prazo, que são as cotas. Porque se atualmente o ensino das escolas públicas não está adequado, não concorda comigo que então pessoas de baixa renda terão menos conhecimento e estudo do que as de renda mais alta que tiveram oportunidade de estudar em escola particular? Ai que vem as cotas. Quando chega o vestibular, essas pessoas eram tratadas como se tivessem tido a mesma base de educação, o que não acontece. Vou te dar um exemplo: imagine dois times jogando queimada, um time está com os braços amarrados e o outro com os braços soltos. Durante todo o tempo esse último time está na vantagem e adquire mais habilidade. Na hora da prova, o outro time tem seus braços desamarrados, mas fica em bastante desvantagem porque o outro time sempre treinou com braços soltos e adquiriu mais habilidade.
Entende o que eu quero dizer? Não é querer dar vantagem, é tratar desigualmente os desiguais e igualmente os iguais.

te explicar o meu ponto de vista se o GOVERNO ASSUMISSE QUE NAO TEM CONDIÇOES DE DAR ESTUDO DE QUALIDADE PARA TODOS E POR ISSO ESTA DANDO COTA PARA POBRES ai sim eu concordaria com vc mas o caso é COTA RACIAL como vc deu seu exemplo nenhum negro hoje em dia é escravo ou tem os ''braços amarrados'' entao nao tem desculpa nenhuma se vc é pobre obvio que vc vai ter que se esforçar mais mesmo que o governo der um ensino de qualidade nunca vai ser IGUAL uma pessoa que tem dinheiro e caso queira pode contratar um professor particular por exemplo, mas sobre o topico sou totalmente contra pq isso e uma coisa ridicula segundo a teoria da evoluçao primeiro ''humano'' surgiu na africa entao todos temos esse antepassado em comun (se quiser usar a historia do adao e eva tb da na mesma) eu sou branco de olhos verdes mas como todos temos esse ''parente em comun'' posso pegar cota tb ne ? por isso que eu digo que dar algo para alguem por causa da cor é ridiculo

A cota racial entra em uma questão um pouco diferente: o número de negros que se encontram em escolas particulares e faculdades públicas. Com certeza existem brancos de baixa renda, porém em maior número são os negros que preenchem essa população de baixa renda. Que consequentemente traz uma diminuição deles em institutos de ensino de qualidade, como por exemplo o que já foi citado: escolas particulares e faculdades públicas. Se você ler meu primeiro post, perceberá como é algo chocante.
Então, essa medida a curto prazo tem como intenção aumentar a população negra nesses institutos. Mas deixo claro que sou totalmente insatisfeita com a incapacidade do governo de melhorar a área de educação, porque se ela tivesse qualidade, não seria necessário a cota racial ou social.

descriptionCotas para pessoas negras [OPINIÃO] - Página 2 EmptyRe: Cotas para pessoas negras [OPINIÃO]

more_horiz
Em cima do que vem sendo debatido (especialmente do último post da @Ma), me peguei vendo as coisas sob outra perspectiva que acho que muitos não se dão conta.

As cotas raciais são cotas sociais!

Parece algo óbvio, mas, estou colocando desta forma especialmente para os que comentaram como se fosse algo restrito à cor da pele, algo que definitivamente não é.

A Marina foi ótima no que disse a partir do momento em que pontuou a questão do reconhecimento que há entre a população de baixa renda e em situação de miséria um volume muito maior de negros e descendentes como mulatos e mestiços do que de brancos.
No extremo oposto, da população com melhor nível de renda e escolaridade, essa pirâmide se inverte.

É uma questão muito controversa, claro. Eu mesmo ainda hoje não tenho uma resposta tão firme sobre o assunto e já mudei de ideia algumas vezes.

Mas, pensando do modo como expressei nos outros comentários e nesses pontos que trago neste, vejo como algo aceitável sim, tendo como norte que é algo associado a questões socioeconômicas.

Só que meu foco de interesse ainda é uma educação pública de qualidade que deve ser a prioridade do governo e não as cotas em si. Como eu disse, elas não são solução duradora pra nada em termos de desigualdade social.

more_horiz
Adoro temas polêmicos... :mario:

Primeiramente, isso é somente a minha opinião.

Sou TOTALMENTE e AMPLAMENTE contra.

Primeiro pela visão romântica que os livros de história passam da escravidão no mundo. Não foram SÓ os negros os prejudicados na história da escravidão. Alias, durante os séculos XVII, XVIII , tinha uma grande parcela de escravizados no Brasil de etnia Branca.

E essa ideia de ''inocentes'' já caiu por terra há MUITO TEMPO, ou ao menos deveria. Existiam e existem até hoje sociedades em diversas regiões da África que escravizam árabes, orientais e inúmeros outros povos.

A ideia de ''etnia superior'' é tão presente, que no século passado, o holocausto de judeus na Europa foi um dos eventos mais etnocêntricos da história do mundo. E nem por isso um alemão tem que se ajoelhar a um judeu atualmente e pedir milhões de desculpas.

A discriminação SEMPRE IRÁ EXISTIR, sempre e para todo o sempre. Seja entre regiões de um país ( Nordestinos e Norte vs Sul e Sudeste), entre países conflitantes ( Argentina vs Brasil, Inglaterra vs França), entre culturas ( Ocidente vs Oriente), entre economias ( Desenvolvidos vs Subdesenvolvidos ou se preferirem um termo mais eufêmico, '' Em desenvolvimento).

Enfim, isso varia muito da intensidade, não to falando que a discriminação racial tem o mesmo peso de uma discriminação derivada de um ''não gostar'' de um determinado país, mas não deixa de ser discriminação.

Não precisa criar cotas, lei da palmada, maria da penha e um monte de leis inúteis e recorrentes que vemos todos os dias nesse país, a constituição brasileira assegura TODOS esses direitos, basta reivindicá-los.

As cotas já começam TÃO ERRADA, que mesmo a compreensão desse tópico se tornou um pouco equivocada. Não são exclusivamente os negros, os beneficiados, não é assim que funciona o sistema de cotas.

Existe uma distribuição por fatores...

A primeira é, 50% escola pública vs 50% escola privada, depois vem renda, dividindo que eu me lembre em 50% tbm, logo abaixo, depois dessas DUAS divisões que vem por etnias, branca, parda, amarela, indígena e negra.

Só que COMO SEMPRE, a visão que é comumente passada é a de sistema de cotas = Beneficiar Negros, FIM !!

Isso só aumenta a desigualdade ideológica entre os brasileiros, que veem prejudicados pelos benefícios que as cotas dão para pessoas da escola pública. O problema, é que, eles jogam a culpam não no governo, não nas pessoas de baixa renda, não em quem estuda na escola particular, mas nos NEGROS E INDIOS. É incrível isso !! :heheh:

Ao meu ver a ÚNICA solução viável é investir na educação de modo quem estude nas escolas públicas e privadas tenham o mesmo direito de conseguir uma vaga nas universidades e empregos ( uma bela utopia, por enquanto), acabar com esse tosco sistema de cotas e incentivar o estudo DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA nas escolas públicas e privadas ( só eu vendo :heheh: ), e assegurar principalmente o respeito aos direitos humanos de modo que um negro, indio ou asiático não seja prejudicado no processo.

Mas INFELIZMENTE ,não tem como acabar com isso. Não tem como fazer com que um empresário contrate um negro ou índio se ele não quiser. Isso é uma DEMOCRACIA. Somos livres para decidir. Ou acham mais justo que ele seja preso por contratar um branco no lugar ??

É uma construção histórica, não se muda da noite pro dia. Uma coisa é violar os direitos humanos, outra muito diferente é a livre escola. 

Mas não precisa pensar MUITO, olhem o quanto a discriminação racial reduziu no Brasil desde 1888. Foi por causa da Lei Áurea ou do Sistema de Cotas ?? Para mim foi por causa do capitalismo consolidado, que busca cada vez mais uma mão de obra qualificada e expansão do lucro e não ideologias étnicas, por mais presentes que elas ainda possam estar.

more_horiz
Ma escreveu:
gui 14 escreveu:
Ma escreveu:
gui 14 escreveu:

sou totalmente contra isso de cotas e explico o motivo primeiro que na LEI esta TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI isso de cotas favorece umas pessoas da sociedade entao nao esta sendo tratado igual dps as pessoas reclaman que quem tem dinheiro nao fica na cadeia e bla bla mas quando tem uma oportunidade  de tirar proveito de algo nao pensa duas vezes acho uma vergonha governo dar cotas pra negros ou pobres ue todos nao somos iguais  ? pobre, rico, branco, negro, entao pra que precisa disso  ? e antes que alguem fale sobre a ''divida historica'' como vc pode provar que vc e pobre ou nao tem condiçoes pq seus antepassados foram escravos ? se eu for branco e tiver um parente negro que foi escravo posso pegar cota tb ? daki a pouco vao criar cotas para mulheres tb por causa da ''divida'' do tempo que elas nao podiam estudar ou votar... pra mim o governo tem obrigaçao de dar escola de qualidade para todos e as vagas que entre quem tem melhores notas independente de quem seja.

Você tem toda razão no final, o governo tem a obrigação de dar ensino de qualidade para TODOS (sendo assim, incluído escolas públicas e particulares). Mas ai que eu discordo de você: isso acontece? Não. Por isso essas medidas de longo prazo precisam ser substituídas pelas de curto prazo, que são as cotas. Porque se atualmente o ensino das escolas públicas não está adequado, não concorda comigo que então pessoas de baixa renda terão menos conhecimento e estudo do que as de renda mais alta que tiveram oportunidade de estudar em escola particular? Ai que vem as cotas. Quando chega o vestibular, essas pessoas eram tratadas como se tivessem tido a mesma base de educação, o que não acontece. Vou te dar um exemplo: imagine dois times jogando queimada, um time está com os braços amarrados e o outro com os braços soltos. Durante todo o tempo esse último time está na vantagem e adquire mais habilidade. Na hora da prova, o outro time tem seus braços desamarrados, mas fica em bastante desvantagem porque o outro time sempre treinou com braços soltos e adquiriu mais habilidade.
Entende o que eu quero dizer? Não é querer dar vantagem, é tratar desigualmente os desiguais e igualmente os iguais.

te explicar o meu ponto de vista se o GOVERNO ASSUMISSE QUE NAO TEM CONDIÇOES DE DAR ESTUDO DE QUALIDADE PARA TODOS E POR ISSO ESTA DANDO COTA PARA POBRES ai sim eu concordaria com vc mas o caso é COTA RACIAL como vc deu seu exemplo nenhum negro hoje em dia é escravo ou tem os ''braços amarrados'' entao nao tem desculpa nenhuma se vc é pobre obvio que vc vai ter que se esforçar mais mesmo que o governo der um ensino de qualidade nunca vai ser IGUAL uma pessoa que tem dinheiro e caso queira pode contratar um professor particular por exemplo, mas sobre o topico sou totalmente contra pq isso e uma coisa ridicula segundo a teoria da evoluçao primeiro ''humano'' surgiu na africa entao todos temos esse antepassado em comun (se quiser usar a historia do adao e eva tb da na mesma) eu sou branco de olhos verdes mas como todos temos esse ''parente em comun'' posso pegar cota tb ne ? por isso que eu digo que dar algo para alguem por causa da cor é ridiculo

A cota racial entra em uma questão um pouco diferente: o número de negros que se encontram em escolas particulares e faculdades públicas. Com certeza existem brancos de baixa renda, porém em maior número são os negros que preenchem essa população de baixa renda. Que consequentemente traz uma diminuição deles em institutos de ensino de qualidade, como por exemplo o que já foi citado: escolas particulares e faculdades públicas. Se você ler meu primeiro post, perceberá como é algo chocante.
Então, essa medida a curto prazo tem como intenção aumentar a população negra nesses institutos. Mas deixo claro que sou totalmente insatisfeita com a incapacidade do governo de melhorar a área de educação, porque se ela tivesse qualidade, não seria necessário a cota racial ou social.

sabe o que eu acho chocante ? vc olhar para as escolas e ficar separando brancos de negros... agora so pq tem mais brancos na faculdade precisamos colocar gente negra mesmo que ela nao tenha notas altas so pra ''colorir'' a faculdade ? te dar um exemplo na nba nao sei se vc sabe o que é mais é uma liga de basquete maioria dos jogadores SÃO NEGROS ai por causa disso temos que criar cotas para brancos ? vc ta querendo tirar oportunidades de pessoas que merecem so pq quer deixar mais ''igual'' as coisas, realmente nao consigo ver logica nisso alguem tira 70 pontos numa prova ai um negro ou pobre tira 50 mas o que tirou 50 entra e o de 70 nao so pq ele é pobre ou negro qual tipo de logica nisso onde ta a igualdade nisso ? por mim eu nao doi a minina se as faculdades forem 100% negras ou 100% brancas pra mim o justo e que la ESTEJAM OS MAIS PREPARADOS COM MELHORES NOTAS, @MODERADOR M te sugiro um dicionario... COTA RACIAL no proprio nome ja diz pra vc poder usar isso vc TEM que ser negro, e por isso que existe a RACIAL (NEGROS) E SOCIAL (POBRES) PARECE OBVIO REALMENTE

more_horiz
Heisenberg escreveu:
Adoro temas polêmicos... :mario:

:mario:

Heisenberg escreveu:
As cotas já começam TÃO ERRADA, que mesmo a compreensão desse tópico se tornou um pouco equivocada. Não são exclusivamente os negros, os beneficiados, não é assim que funciona o sistema de cotas.

:garcia:

Heisenberg escreveu:
Só que COMO SEMPRE, a visão que é comumente passada é a de sistema de cotas = Beneficiar Negros, FIM !!

Isso só aumenta a desigualdade ideológica entre os brasileiros, que veem prejudicados pelos benefícios que as cotas dão para pessoas da escola pública. O problema, é que, eles jogam a culpam não no governo, não nas pessoas de baixa renda, não em quem estuda na escola particular, mas nos NEGROS E INDIOS. É incrível isso !! :heheh:

Exatamente, Dálvio. Infelizmente, eu até comentei em uma das minhas postagens que esse poderia ser um efeito colateral claro de uma política de cotas.

O @Crow até fez uma pergunta que falava que poderia ser um meio para criar mais discriminação.

Heisenberg escreveu:
Ao meu ver a ÚNICA solução viável é investir na educação de modo quem estude nas escolas públicas e privadas tenham o mesmo direito de conseguir uma vaga nas universidades e empregos ( uma bela utopia, por enquanto), acabar com esse tosco sistema de cotas e incentivar o estudo DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA nas escolas públicas e privadas ( só eu vendo :heheh: ), e assegurar principalmente o respeito aos direitos humanos de modo que um negro, indio ou asiático não seja prejudicado no processo.

Mas INFELIZMENTE ,não tem como acabar com isso. Não tem como fazer com que um empresário contrate um negro ou índio se ele não quiser. Isso é uma DEMOCRACIA. Somos livres para decidir. Ou acham mais justo que ele seja preso por contratar um branco no lugar ??

É uma construção histórica, não se muda da noite pro dia. Uma coisa é violar os direitos humanos, outra muito diferente é a livre escola. 

Mas não precisa pensar MUITO, olhem o quanto a discriminação racial reduziu no Brasil desde 1888. Foi por causa da Lei Áurea ou do Sistema de Cotas ?? Para mim foi por causa do capitalismo consolidado, que busca cada vez mais uma mão de obra qualificada e expansão do lucro e não ideologias étnicas, por mais presentes que elas ainda possam estar.

Você fechou um comentário BRILHANTE com uma visão da questão chave que o país tem, independente do tipo ou do nome que se dê às cotas e se elas vão existir ou não que é termos uma educação pública que proporcione uma igualdade nas condições para que as pessoas possam ascender socialmente e concorrer de igual para igual sem que fatores como raça, cor, sexo, religião entre outros estejam envolvidos.

Contudo, a desigualdade social existe. Como combatê-la a curto prazo?

É o fator que gera toda a discussão e a melhor maneira de enfrentar isto é através da reestruturação da educação que, porém, é algo com efeitos a médio e principalmente a longo prazo para que a sociedade sinta estes efeitos.

Enfim. Ótimo comentário. Você trouxe elementos muito importantes para o tópico.

:palmas:

E não preciso de um dicionário, jovem Gui. Garanto que o meu nível na Língua Portuguesa é bastante elevado, ao contrário do teu nível de análise e interpretação de texto.

:sorry:

Não partamos para o lado pessoal, ok? Eu o citei porque meu nick foi mencionado e estou cometendo o mesmo erro neste ponto.

Falemos sobre argumentos apenas. Faça o favor de não me citar novamente da forma que você fez.

A discussão tá ótima e assim deve continuar. :zeca3:

Última edição por M em Sex 20 Mar 2015, 18:27, editado 2 vez(es)

more_horiz
gui 14 escreveu:
Ma escreveu:
gui 14 escreveu:
Ma escreveu:
gui 14 escreveu:

sabe o que eu acho chocante ? vc olhar para as escolas e ficar separando brancos de negros... agora so pq tem mais brancos na faculdade precisamos colocar gente negra mesmo que ela nao tenha notas altas so pra ''colorir'' a faculdade ? te dar um exemplo na nba nao sei se vc sabe o que é mais é uma liga de basquete maioria dos jogadores SÃO NEGROS ai por causa disso temos que criar cotas para brancos ? vc ta querendo tirar oportunidades de pessoas que merecem so pq quer deixar mais ''igual'' as coisas, realmente nao consigo ver logica nisso alguem tira 70 pontos numa prova ai um negro ou pobre tira 50 mas o que tirou 50 entra e o de 70 nao so pq ele é pobre ou negro qual tipo de logica nisso onde ta a igualdade nisso ? por mim eu nao doi a minina se as faculdades forem 100% negras ou 100% brancas pra mim o justo e que la ESTEJAM OS MAIS PREPARADOS COM MELHORES NOTAS, @MODERADOR M te sugiro um dicionario... COTA RACIAL no proprio nome ja diz pra vc poder usar isso vc TEM que ser negro, e por isso que existe a RACIAL (NEGROS) E SOCIAL (POBRES) PARECE OBVIO REALMENTE

Não te culpo por achar isso um privilégio, eu antes também pensava assim. Mas depois de discussões e leituras de texto, percebi como era necessário.
A intenção não é "colorir" a faculdade ou escola, e sim dar oportunidade a todos. Se em uma prova o branco que estudou sua vida toda em escola particular tira 70 e o negro de baixa renda que estudou em escola pública tira 30, você acha realmente que o problema é a falta de esforço da criança de baixa renda? Não, é do governo. Eu já disse e vou repetir: deve-se tratar desigualmente os desiguais e igualmente os iguais. Ou seja, aqueles que não tiveram oportunidades em sua vida toda, na prova final precisa de métodos para se igualar aqueles de classe média~média alta que tiveram educação de ouro.
Se formos ignorar a questão negra nas faculdades públicas e escola particulares, vai continuar assim para sempre, é querer jogar o problema embaixo do tapete. Se tem alguém que é mais oprimido e injustiçado que brancos de baixa renda, são os negros de baixa renda. E isso tudo entra naquela discussão de minoria e maioria, onde o opressor e maioria na sociedade é o homem, branco, hétero e cis (mas isso é algo totalmente diferente que requer paciência para discutir).  

more_horiz
Ma escreveu:
gui 14 escreveu:
Ma escreveu:
gui 14 escreveu:
Ma escreveu:
gui 14 escreveu:

Não te culpo por achar isso um privilégio, eu antes também pensava assim. Mas depois de discussões e leituras de texto, percebi como era necessário.
A intenção não é "colorir" a faculdade ou escola, e sim dar oportunidade a todos. Se em uma prova o branco que estudou sua vida toda em escola particular tira 70 e o negro de baixa renda que estudou em escola pública tira 30, você acha realmente que o problema é a falta de esforço da criança de baixa renda? Não, é do governo. Eu já disse e vou repetir: deve-se tratar desigualmente os desiguais e igualmente os iguais. Ou seja, aqueles que não tiveram oportunidades em sua vida toda, na prova final precisa de métodos para se igualar aqueles de classe média~média alta que tiveram educação de ouro.
Se formos ignorar a questão negra nas faculdades públicas e escola particulares, vai continuar assim para sempre, é querer jogar o problema embaixo do tapete. Se tem alguém que é mais oprimido e injustiçado que brancos de baixa renda, são os negros de baixa renda. E isso tudo entra naquela discussão de minoria e maioria, onde o opressor e maioria na sociedade é o homem, branco, hétero e cis (mas isso é algo totalmente diferente que requer paciência para discutir).  

bom respeito seu jeito de pensar... mas nao concordo kkk pra mim se alguem quer entrar numa faculdade publica e pq nao tem condiçoes de pagar por uma particular ENTÃO EU VEJO TODOS IGUAIS,pensamos diferentes mas respeito sua opinião. M. desculpe citar vc novamente e pq passo pouco tempo no forum e nao sei dar ''quote'' em certas partes e se fui ''agressivo'' com o lance do dicionario desculpe tb mas vc que ficou equivocado com a sua interpretaçao de texto, vc quiz dizer que cota racial e social e a mesma coisa mas nao é... vc nunca vera um branco entrar na faculdade usando a cota RACIAL so negro e indios que podem usar se um branco conseguir vaga por cota sera por SOCIAL entao tem uma pequena diferença certo. mas continuo na minha opiniçao se alguem é a favor das cotas nao é a favor que ''TODOS SOMOS IGUAIS''

more_horiz
Relaxe, @gui 14. :fera:

Quando eu falei sobre a interpretação de texto, é que eu argumentei o porquê estava fazendo uma analogia entre os termos - que por sinal são imprecisos, na medida que as cotas raciais pretendem por teoria cumprir uma função social.

Só que você se prendeu apenas a frase e não ao comentário inteiro que eu fiz (até disse que era uma extensão do que a @Ma falou anteriormente).

Foi nesse sentido que eu disse. Embora tenham como central a questão racial, elas se destinam a tentar ser uma política que visa enfrentar o problema da exclusão social da maioria da população negra.

Apenas joguei um argumento a mais na discussão.

Não igualei as cotas, apenas quis dizer que as cotas raciais pretendem cumprir uma função social (e não deixam de ser um tipo de cota social).

Cotas raciais = tipo de cota social.

Toda cota racial pretende (ou é, como queiram) uma cota social.

Nem todas as cotas sociais são cotas raciais.

É apenas isso, Gui.

:ateaproxima:

more_horiz
Hm.... Blacks :aliens:

Sou totalmente contra. As cotas raciais são uma forma de preconceito, pois quem as inventou, parece não ter percebido, mas menosprezou a capacidade do negro. Digamos que haja 25% de cotas para negros, agora paremos pra pensar, será mesmo que a raça negra precisa de garantias de representação de universidade? Será que o negro não tem capacidade por si próprio de estudar e passar no vestibular sem empurrão de esquerdista biltre nenhum!? Eu sou branco, mas NUNCA escravizei ninguém, nunca chicoteei ninguém, nunca humilhei nenhum negro. EU não tenho que pagar por crimes que não cometi, e os negros do nosso país NÃO tem que ser recompensados por atrocidades as quais não sofreram! Sou a favor, sim, é da prisão em caso de racismo, mas "compensar" pessoas com total capacidade é um absurdo.

more_horiz
Sasuke escreveu:
Dívida com negros mesmo sendo aqueles que sofreram no passado? Eu não tenho.

Bom, eu sou contra as cotas raciais. "Mas por quê, Sasuke?" - vou responder com um exemplo: em uma prova para ingressar numa ETEC (Escola Técnica Estadual de São Paulo), acertei 35 questões de 50, estudei a mesma carga horária e tive os mesmos recursos de estudo do que um negro que acertou 32 questões.

Neste caso, o negro ficaria na minha frente na classificação geral dos candidatos às vagas. É justo? Pra mim não é, eu acho isso simplesmente ridículo.

Eu não escravizei nenhum negro, nem meus pais, avós, bisavós e até mesmo tataravós. Porque alguém da minha idade (17 anos) que muito provavelmente não é escravo e nem filho de escravo (nem se o pai/mãe do garoto tivesse 60 anos) terá mais pontos do que eu só porque sua pele é escura?

Acho errado.

Agora, cotas sociais eu sou a favor, mas depende bastante do caso também, pois tem muita gente que se faz de coitado para se sobressair.

Caríssimo @Sasuke, a questão é que quando a princesa Isabel, por pressão política e econômica da Inglaterra e por pressão ideológica e humanitária dos grupos abolicionistas brasileiros, assinou a Lei Áurea e libertou os negros da escravatura desumana e cruel dos brancos, nenhum projeto social ou econômico foi pensado para atender e assistir estas milhares de pessoas. Depois da Libertação, a população negra foi deixada à margem da sociedade, abandonada social e economicamente. Nada foi pensado para ela! Ela não foi incluída na sociedade! Ninguém pensou que depois de libertada, ela precisaria de habitação, alimentação, vestimenta, emprego, terra, enfim, dignidade social e econômica.

A Elite Hipócrita e cínica desse país apenas os alforriou e lhes jogaram ao léu, no vácuo da sorte, como que cachorros vira-latas abandonados por seus donos a própria sorte e sobrevivência. Esta Elite Branca, moradora da Casa Grande, sequer pensou um projeto social e econômico para os ex-escravos, sequer pensou incluí-los na esfera socioeconômica e cultural do país, pois eles tiveram que entrar nestas duas esferas por conta própria, por seus próprios meios, mesmo defronte a humilhação, intolerância, descaso e preconceito.

Os negros, depois da libertação, e pelos anos que se seguiram a Lei Áurea, sofreram intensa Exclusão Social, ou seja, não tiveram os Direitos Sociais assegurados, como por exemplo, educação e cidadania. Simplesmente foram engendrados e expulsos da Senzala para o mundo cruel e injusto da Exclusão Social. Além deles terem sido escravizados por 3 séculos, também foram abandonados e desassistidos socialmente pelo governo pelas décadas que se seguiram a Lei Áurea. É por toda esta injustiça social que foi cometida contra a população negra em nosso país, que o Brasil tem uma dívida histórica com os negros. Por tudo isso e muito mais, as Políticas Sociais de Cotas para a População Negra nas universidades e no serviço público são legítimas, justas e coerentes.

No entanto, devemos estar cientes que estas Políticas Sociais não são perenes, mas transitórias, e durarão apenas o tempo suficiente para que a Desigualdade Social e Econômica que acomete a população Negra caia e estacione em um patamar razoavelmente equilibrado em conformidade com os apontadores socioeconômicos. Até lá, a Política de Cotas é importante e deverá se manter.

more_horiz
ah o tipico caso de ah eu sou de esquerda tenho q apoar isso, então quer dizer q se for assim, vc é a favor das torturas em cuba ne, ja q a sua ideologia manda em vc, e n conseguir pegar elementos de espectros pliticos divergentes mostra q esta acorrentado a ideias erradas, ja q vc prega q minorias tenham mais direito q a maioria.

@topic
se tiver pra negro tem q ter pra mulher, pra idoso, pra gay, pra criança daqui a pouco ta assim. A pessoa tem q passar por sua propias habilidades, um cara passar com 5 so pq e negro e um q tem 6 fica de fora da universidade, vcs são a favor da igualdade isso e igual @phisikys, eu me sentiria humilhado deu so pasar n por minhas hablidades mas pela cor da pele. o governo tem q ajudar dando suporte pra todas as pessoas e n esssa discriminação. se tds os melhores forem negros q passem so os negros se for o contrario q seja assim.

more_horiz
Antes de qualquer coisa, vamos analisar o panorama nacional. Hoje temos uma imensa desigualdade social, em que há mais pobres que ricos, isso é um FATO. Um pobre, sendo ele branco ou negro, que nasce na favela, onde a violência e o tráfico de drogas reinam, não tem condições nenhuma de aprender algo nas escolas públicas FALIDAS que nós temos. "Mas é o estudante que faz a escola!" é mesmo, eu concordo, mas em um ambiente como esse, é muito difícil se manter no caminho certo, você precisaria ser sortudo de ter pais que lhe dão educação e valores. Então, eu chego a mesma conclusão da questão sobre a Pena de Morte: As cotas são inúteis! O indivíduo que chega ao 3° ano do ensino médio sendo um analfabeto funcional, não tem condições nenhuma de (se pegar uma boa nota no ENEM ou passar em algum vestibular) completar o curso, simplesmente por falta de informação básica. Veremos daqui a alguns anos os índices de reprovação dessas pessoas que pegam as cotas. As leis de cotas pra mim, só servem pra "pagar as dívidas do passado" com os negros. O mal deve ser cortado pela RAIZ! Investir em uma educação pública do infantil ao médio é a solução! Mas, a pergunta é, que governo quer fazer isso? Ainda mais o nosso que é corrupto? Me poupe!

more_horiz
Não concordo, acho que deveria haver uma cota não só para os negros mas para todos os desfavorecidos, uma cota para os pobres que estudam em escola publica(acho que já existe). Existe muito branco que é pobre e sempre estudou em escola pública, e como ele fica? Agora está bem mais difícil de ele entrar para uma universidade. Não somos todos iguais perante a lei?
Eu não sou a favor de nenhuma cato, que privilegie um grupo, e deixe outro desfavorecido de fora e o prejudique também.

more_horiz
Eu pessoalmente não sou a favor(afinal to quase entrando na universidade e acho um c* gente negra ter nota de corte menor).

Mas as cotas tem um contexto histórico, pelo menos eu enxergo assim, que mesmo assim não explica mas justifica o por que das cotas.

Afinal nos tempos de Brasil Colônia os negros eram escravos e bla bla... mas quando veio a abolição da escravatura e eles deixaram de ser, eles ainda eram os "pobres" da sociedade, afinal quem acabou de sair da senzala realmente não tem nada para oferecer para a sociedade além de força bruta, por isso graças a esse contexto histórico os negros sempre estiveram de uma forma grotesca de se dizer em um nível educacional abaixo das pessoas brancas(há exceções) que sempre tiveram direitos dentro do Brasil. Por isso cotas não são porque eles são menos inteligentes que os brancos ou coisa do tipo, mas porque desde que o Brasil é Brasil os negros tiveram muito menos oportunidades para crescer.

Pelo menos é nisso que eu tento acreditar para não ficar com raiva quando roubarem minha vaga na universidade.

Spoiler :

more_horiz
Sou totalmente contra, na minha opinião deveria existir cotas apenas para pessoas pobres.

Ai muita gente fala que a sociedade deve muito aos negros e bla bla bla, mas isso é passado, quem sentiu a dor de ser escravo foram os negros la de antigamente, hoje nenhum nego é escravo.

E também tem os que dizem que o poder tem que ser divididos entre as raças, mas nós seres humanos não somos cachorros para termos raça ?_?, que eu saiba não existe NENHUMA diferença entre negros e brancos, apenas na cor da pele, apenas isso, agora você parar pra pensar que pessoas são privilegiadas por causa disso, poisé. 

Pra mim, cotas só separam os negros de brancos e alimentam o ódio entre as pessoas apenas por causa da cor da pele.

more_horiz
Eu sou contra

Eles fazem parecer que um negro só consegue entrar em uma universidade atraves da cota acho isso um absurdo, pois um negro pode ter a capacidade de entra igual a qualquer um, e até difícil de acreditar que um negro concorde com isso, e a coisa mais racista que ouvi falar.

Uma falta de respeito contra os negros. Achando que são incapazes de passar em uma universidade então eles fazem essas cotas. Gerando+preconceito, e humilhaça. E ridicularizar o negro. Esses sistemas de cotas tem que akbar, pois todos tem a msm capacidade de passar, todos somos iguais perante a lei.

more_horiz
Qual a visão de vocês sobre o assunto?

Não tenho muito a falar ...

Não existe divida e sim peso na consciência ... as pessoas tem que fazer por merecer e não por mérito u nesse caso sofrimento dos outros ...

É como se um escravo tivesse trabalhado pra pagar minha faculdade ... Eu não me sinto bem com isso , sou negro e pra mim não existe divida , e se existe não sou eu que vou cobrar ...

Em vez de Criar cotas , era melhor educar as pessoas pra que entendam que um Negro e um Branco tem as mesmas capacidades , se as pessoas entenderem isso elas não precisarão criar cotas pra favorecer uma raça , pq não é como se eles nós dependêssemos disso pra chegar tão longe quanto qualquer outro ...
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos