Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Por que você é ateu?

+22
Lu Senju
Merlin
Urahara
Schiffer
Saitama
Kyuko
Deep Blue
Wick
Sally
Meliodas, o Pecado da Ira
Maito
Itachi Uchiha
JL
Hiei
Klauss
Minato
SLAY
Ma
Ninjalx
Gabriel Guimarães
Angel Of Death
Stuart
26 participantes

descriptionPor que você é ateu? EmptyPor que você é ateu?

more_horiz

Olá pessoal.

Se você não acredita em Deus, fique a vontade para expor seus motivos e razões.

O tópico é simples e breve: Basta dizer as razões, motivos ou causas que te leva a ser ateu!

Vamos começar comigo:

Eu sou ateu porque não vejo necessidade de acreditar em Deus!

OBS: Só comente este tópico quem realmente for ateu. O membro que não seja ateu e comentar aqui, estará passível de punição, pois seu comentário será interpretado como flood. Espero ter sido claro!

descriptionPor que você é ateu? EmptyRe: Por que você é ateu?

more_horiz
Eu acreditava em Deus, até o dia em que a minha família inteira ficou rezando, por uma semana, pelo meu avô, que estava enfrentando um grave problema de saúde. No final, ele acabou morrendo. Se Deus existe e tem poder para isso, por que ele não salvou o meu avô? Meu avô trabalhou a vida inteira, nunca fez nada de errado, frequentava a igreja 2 vezes por semana e juntamente a igreja, participava de ações sociais que ajudava muita gente. Após esse acontecimento, perdi totalmente a minha fé em coisas sobrenaturais. Por que eu vou rezar, se ele não ajuda em nada e não interfere em nada na minha vida?

more_horiz
Não tenho um motivo em especial. Por mais que eu não seja teísta, também não afirmo com toda certeza que deuses não existem. Ainda assim, apesar de não ser convicto, acabo pendendo muito mais para a descrença. Portanto, eu seria um ateu agnóstico. Sim, isso é possível, considerando que crer ou descrer não é sinônimo de certeza.

O que me levou a pender para o ateísmo foi a minha própria experiência com assuntos espirituais e religiosos, além das minhas próprias reflexões. Por incrível que pareça, a influência externa no meu posicionamento atual foi quase nula. Acho que o processo foi bem natural, tanto que não tive tantas decepções com o sistema religioso do qual eu fazia parte (na verdade, enquanto religioso, eu nunca fui de seguir placas ou pacotes de doutrinas), e até hoje gosto de temas relacionados a teologia de uma forma geral, mesmo não acreditando em nada. Enfim, as minhas ideias atuais foram só uma consequência da minha visão de mundo.

more_horiz
Stuart escreveu:
Eu acreditava em Deus, até o dia em que a minha família inteira ficou rezando, por uma semana, pelo meu avô, que estava enfrentando um grave problema de saúde. No final, ele acabou morrendo. Se Deus existe e tem poder para isso, por que ele não salvou o meu avô? Meu avô trabalhou a vida inteira, nunca fez nada de errado, frequentava a igreja 2 vezes por semana e juntamente a igreja, participava de ações sociais que ajudava muita gente. Após esse acontecimento, perdi totalmente a minha fé em coisas sobrenaturais. Por que eu vou rezar, se ele não ajuda em nada e não interfere em nada na minha vida?

Não importo que me reduzam, mas, tenho que falar minha opinião sobre seus motivos @Stuart.

Pense bem, se você acreditava em Deus antes do seu avô morrer, provavelmente você deve ter ouvido falar do céu. Agora pense, se Deus quis leva-lo, não acha que foi o melhor para ele?

Aqui, ele continuaria com doenças, sofrendo como todo mundo e etc... No entanto, lá no céu (isso para todos que creem em Deus) ele não sentiria/sente dores, não passa por doenças, e está, segundo a Bíblia, no melhor lugar para se "viver".

Mas claro, se você agora não acredita em Deus, tudo que eu disse não passou de uma livre expressão.

more_horiz
Matsuoka escreveu:
Stuart escreveu:

Não importo que me reduzam, mas, tenho que falar minha opinião sobre seus motivos @Stuart.

Pense bem, se você acreditava em Deus antes do seu avô morrer, provavelmente você deve ter ouvido falar do céu. Agora pense, se Deus quis leva-lo, não acha que foi o melhor para ele?

Aqui, ele continuaria com doenças, sofrendo como todo mundo e etc... No entanto, lá no céu (isso para todos que creem em Deus) ele não sentiria/sente dores, não passa por doenças, e está, segundo a Bíblia, no melhor lugar para se "viver".

Mas claro, se você agora não acredita em Deus, tudo que eu disse não passou de uma livre expressão.

Primeiro de tudo, espero que você não seja reduzido, pois apenas deu a sua opinião.

Eu falei no meu primeiro post, que depois daquele acontecimento eu virei ateu, mas antes disso, eu já tinha as minhas dúvidas e nunca fui de ir em igreja ou rezar (apesar de toda a minha família fazer isto). Apenas fiz comunhão e crisma OBRIGADO pelos meus pais, tirando isso, nunca me envolvi com religião, apenas dizia que acreditava em Deus, quando era questionado.

Se isto que você citou fosse realmente verdade, eu iria me confortar, mas como sou ateu, não consigo acreditar em algo que não é comprovado. Obrigado pela opinião.

more_horiz
Eu Acredito e não sou Ateu, eu sei que apenas perguntou para quem é Ateu, mais vim fala algo importante Hoje para os Ateus.
São tudo Sasuke Revoltadinhas!!
Brinks, podem escolher religião ou não a vida é de vocês, mais vou deixar uma mensagem aqui.

Todos nós temos o direito de escolher e esse caminho seguir, mais no meio desse caminho não tem mais volta, escolha com sabedoria porque é ele que você vai leva para a vida.

more_horiz
@phisikys, eu não sei quem deu autonomia ao senhor de proibir opiniões, ou de julgar o que é flood por nós da Staff, mas adianto que ninguém será despontuado por dar sua opinião. Não que o flood esteja liberado, vocês sabem o que agrega conteúdo, e o que é de fato flood. E espero que essa sua postura não se repita. Sinto muito em atrapalhar a discussão, mas isso precisava ser bem esclarecido.

more_horiz
Antes eu dizia que era agnóstica porque usava o argumento que não dá para provar a não existência de deus. Mas depois de um tempo, vi como é um argumento sem fundamento. Posso criar uma religião falando que existe uma xícara flutuando nos anéis de Saturno, e alguns iriam falar que é impossível mas responderia "prove a não existência então!". Viu como é falho?
Acho muita alienação religião. Antigamente eu entendo porque alguns se confortavam com ela... não entendiam e não conseguiam explicar nada sobre nosso mundo. Mas atualmente, já foram feitas várias descobertas incríveis que já se pode explicar praticamente tudo. Por isso, acho que em nosso século, religião só atrapalha. Aliena, cria preconceitos, inferioza pessoas... MUITAS coisas. Para mim já podia ser extinta. Colocar mais importância a um ser que nunca foi visto do que um humano existente, é a coisa mais estúpida a se fazer.
Ateus dominam. :vlwflw:

more_horiz
eu não acredito em Deus pq existem tantos deuses que fica difícil acreditar em algum como eu vou saber qual deus é real, certo e justo

eu prefiro acreditar na justiça e no amor

more_horiz
Não sei se acredito ou não, é complicado as vezes acho que nos seres humanos temos a necessidade de acreditar em algo superior , acho que no nosso intimo não queremos aceitar que fomos um acaso da natureza, não sei se existe ou não, eu vivo minha vida do jeito que quero, se a alguém superior que nos observa ele teria feito algo para melhorar nossa situação, pois vivemos num mundo cheio de desgraças e tragedia, um mundo egoísta e capitalista, se existe um deus esse deus não se importa nenhum pouco conosco!

more_horiz
Ma escreveu:
Antes eu dizia que era agnóstica porque usava o argumento que não dá para provar a não existência de deus. Mas depois de um tempo, vi como é um argumento sem fundamento. Posso criar uma religião falando que existe uma xícara flutuando nos anéis de Saturno, e alguns iriam falar que é impossível mas responderia "prove a não existência então!". Viu como é falho?
Acho muita alienação religião. Antigamente eu entendo porque alguns se confortavam com ela... não entendiam e não conseguiam explicar nada sobre nosso mundo. Mas atualmente, já foram feitas várias descobertas incríveis que já se pode explicar praticamente tudo. Por isso, acho que em nosso século, religião só atrapalha. Aliena, cria preconceitos, inferioza pessoas... MUITAS coisas. Para mim já podia ser extinta. Colocar mais importância a um ser que nunca foi visto do que um humano existente, é a coisa mais estúpida a se fazer.
Ateus dominam. :vlwflw:

Eu sou ateu, mas não posso ver um comentário como este e ignorar.

Sim, religião em muitos casos é ruim, pois aliena e faz com que você não tenha opinião própria, pois mesmo não tendo nada contra os gays (ou qualquer outra coisa, é apenas um exemplo), segue a bíblia, então vai passar a repudia-los, pois o senhor todo poderoso diz que é coisa do diabo. Mas em outros casos, na grande maioria, ela ajuda. É só dar uma olhada em algumas igrejas importantes e ver o papel magnifico delas em nossa sociedade, principalmente com os dependes "de qualquer droga", famílias necessitas, etc. Sim, tem muita coisa ruim, mas não é assim como você pensa.

more_horiz
O que é isso, meninos? Tão novos e tão desesperançosos?

É claro que todos têm a opção de acreditarem no que quiserem, ou não. Afinal, Deus nos deu o Livre Arbítrio. Aliás, é justamente este Livre Arbítrio que pode explicar o questionamento do colega @Gabriel Eduardo. O seu questionamento é muito interessante. "Porque existe tanta desgraça no mundo e se Deus realmente existisse, porque ele deixaria isso acontecer?" Muito simples, meu amigo. Nós somos os únicos responsáveis por nossos atos. Deus nos deu "Inteligência" e liberdade para tomarmos nossas próprias decisões (Livre Arbítrio) e por isso, nós e apenas nós, somos responsáveis por tantas atrocidades que temos visto por aí.

Deus não é razão. Se vocês continuarem com este pensamento, querendo provas materiais da existência de um "Ser Superior", mas não abrirem os olhos, jamais irão enxergar.

Há muito tempo que a Ciência e a Religião andas juntas. O problema é que falam das mesmas coisas, porém usam nomes diferentes.

É muito triste presenciar que a juventude atual, ou ao menos parte dela, anda tão desesperançosa quanto a existência de nosso criador

Mas, não tenho a pretensão de tentar provar nada a vocês.

more_horiz
Klauss escreveu:
O que é isso, meninos? Tão novos e tão desesperançosos?

É claro que todos têm a opção de acreditarem no que quiserem, ou não. Afinal, Deus nos deu o Livre Arbítrio. Aliás, é justamente este Livre Arbítrio que pode explicar o questionamento do colega @Gabriel Eduardo. O seu questionamento é muito interessante. "Porque existe tanta desgraça no mundo e se Deus realmente existisse, porque ele deixaria isso acontecer?" Muito simples, meu amigo. Nós somos os únicos responsáveis por nossos atos. Deus nos deu "Inteligência" e liberdade para tomarmos nossas próprias decisões (Livre Arbítrio) e por isso, nós e apenas nós, somos responsáveis por tantas atrocidades que temos visto por aí.

Deus não é razão. Se vocês continuarem com este pensamento,  querendo provas materiais da existência de um "Ser Superior", mas não abrirem os olhos, jamais irão enxergar.

Há muito tempo que a Ciência e a Religião andas juntas. O problema é que falam das mesmas coisas, porém usam nomes diferentes.

É muito triste presenciar que a juventude atual, ou ao menos parte dela, anda tão desesperançosa quanto a existência de nosso criador

Mas, não tenho a pretensão de tentar provar nada a vocês.

Sabe @Klauss, não é que a juventude vem perdendo a esperança, a esperança já acabou a algum tempo,  a sociedade faz com que perdêssemos a esperança, eu sinceramente não vejo nada nesse mundo que me dê a esperança de dias melhores, e sei que não podemos culpar "Deus" (se é que existe) pelas nossas idiotice, mas de fato é inaceitável para mim ter um ser superior que não move um dedo para fazer nada.....

more_horiz
Nunca vi nem "senti" nada, igual dizem.

Não tenho motivos pra acreditar, ter fé.

Algumas coisas nas religiões que são meio sem noção/não convencem também.

more_horiz
A justificativa do livre arbítrio é muito bonita, mas ela é incoerente com alguns textos bíblicos. Sendo mais específico, estou me referindo às passagens que os calvinistas utilizam para embasar a doutrina da predestinação.

Querem uma resposta bíblica para a maldade e as calamidades no mundo? Então leiam isso aqui:

14 Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
17 Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;

Romanos 9:14-22

Como podem ver, o Deus judaico-cristão tem poder sobre as ações dos seres humanos. Basta ver o exemplo do faraó, que já havia decidido deixar os hebreus escravos partirem, mas teve o coração "endurecido" por Deus, fazendo com que ele mudasse sua decisão. Ou seja, o livre arbítrio cai por terra só com esse exemplo.

O SENHOR criou tudo o que existe com um propósito definido; até mesmo os ímpios para o dia do castigo.

Provérbios 16:4

O "para" expressa finalidade neste caso. Portanto, o ímpio foi criado com o propósito de ser castigado (inferno).

22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;

Segundo o versículo, Deus tanto permite a existência do mal como cria pessoas com o objetivo de manifestar a iniquidade, as quais já estavam preparadas ou predestinadas à perdição (inferno), assim como no texto de Provérbios.

Resumindo...

1- Deus interfere nas ações e nas vontades humanas.

2- Deus cria pessoas más para manifestar o poder dele.

3- Ninguém pode resistir à vontade divina.

Enfim, isso foi só uma pequenina resposta à questão do livre arbítrio. De qualquer forma, esses problemas teológicos não foram os responsáveis pela minha suposta falta de esperança. Na verdade, crer em deuses ou não tem muito pouco a ver com otimismo e pessimismo diante da vida, tanto que eu sou uma pessoa bastante positiva. :fera:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos