Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Por que você é ateu?

+22
Lu Senju
Merlin
Urahara
Schiffer
Saitama
Kyuko
Deep Blue
Wick
Sally
Meliodas, o Pecado da Ira
Maito
Itachi Uchiha
JL
Hiei
Klauss
Minato
SLAY
Ma
Ninjalx
Gabriel Guimarães
Angel Of Death
Stuart
26 participantes

descriptionPor que você é ateu? - Página 2 EmptyRe: Por que você é ateu?

more_horiz
Nunca vi nem "senti" nada, igual dizem.

Não tenho motivos pra acreditar, ter fé.

Algumas coisas nas religiões que são meio sem noção/não convencem também.

more_horiz
A justificativa do livre arbítrio é muito bonita, mas ela é incoerente com alguns textos bíblicos. Sendo mais específico, estou me referindo às passagens que os calvinistas utilizam para embasar a doutrina da predestinação.

Querem uma resposta bíblica para a maldade e as calamidades no mundo? Então leiam isso aqui:

14 Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
17 Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;

Romanos 9:14-22

Como podem ver, o Deus judaico-cristão tem poder sobre as ações dos seres humanos. Basta ver o exemplo do faraó, que já havia decidido deixar os hebreus escravos partirem, mas teve o coração "endurecido" por Deus, fazendo com que ele mudasse sua decisão. Ou seja, o livre arbítrio cai por terra só com esse exemplo.

O SENHOR criou tudo o que existe com um propósito definido; até mesmo os ímpios para o dia do castigo.

Provérbios 16:4

O "para" expressa finalidade neste caso. Portanto, o ímpio foi criado com o propósito de ser castigado (inferno).

22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;

Segundo o versículo, Deus tanto permite a existência do mal como cria pessoas com o objetivo de manifestar a iniquidade, as quais já estavam preparadas ou predestinadas à perdição (inferno), assim como no texto de Provérbios.

Resumindo...

1- Deus interfere nas ações e nas vontades humanas.

2- Deus cria pessoas más para manifestar o poder dele.

3- Ninguém pode resistir à vontade divina.

Enfim, isso foi só uma pequenina resposta à questão do livre arbítrio. De qualquer forma, esses problemas teológicos não foram os responsáveis pela minha suposta falta de esperança. Na verdade, crer em deuses ou não tem muito pouco a ver com otimismo e pessimismo diante da vida, tanto que eu sou uma pessoa bastante positiva. :fera:

more_horiz
Gabriel Eduardo escreveu:
Klauss escreveu:
O que é isso, meninos? Tão novos e tão desesperançosos?

É claro que todos têm a opção de acreditarem no que quiserem, ou não. Afinal, Deus nos deu o Livre Arbítrio. Aliás, é justamente este Livre Arbítrio que pode explicar o questionamento do colega @Gabriel Eduardo. O seu questionamento é muito interessante. "Porque existe tanta desgraça no mundo e se Deus realmente existisse, porque ele deixaria isso acontecer?" Muito simples, meu amigo. Nós somos os únicos responsáveis por nossos atos. Deus nos deu "Inteligência" e liberdade para tomarmos nossas próprias decisões (Livre Arbítrio) e por isso, nós e apenas nós, somos responsáveis por tantas atrocidades que temos visto por aí.

Deus não é razão. Se vocês continuarem com este pensamento,  querendo provas materiais da existência de um "Ser Superior", mas não abrirem os olhos, jamais irão enxergar.

Há muito tempo que a Ciência e a Religião andas juntas. O problema é que falam das mesmas coisas, porém usam nomes diferentes.

É muito triste presenciar que a juventude atual, ou ao menos parte dela, anda tão desesperançosa quanto a existência de nosso criador

Mas, não tenho a pretensão de tentar provar nada a vocês.

Sabe @Klauss, não é que a juventude vem perdendo a esperança, a esperança já acabou a algum tempo,  a sociedade faz com que perdêssemos a esperança, eu sinceramente não vejo nada nesse mundo que me dê a esperança de dias melhores, e sei que não podemos culpar "Deus" (se é que existe) pelas nossas idiotice, mas de fato é inaceitável para mim ter um ser superior que não move um dedo para fazer nada.....

Essa é uma questão um pouco mais complexa do que você imagina, meu querido amigo. Mas aí, foge um pouco do assunto do tópico.

Porém, posso te afirmar que "este ser superior que não move um dedo para fazer nada" é um pensamento fruto desta desesperança que eu citei acima.

Veja bem, eu não me considero um religioso. Mas, já tive provas mais do que suficientes que existe sim, uma "força superior" que nos ajuda e nos auxilia constantemente. O problema é que nem sempre a gente consegue enxergar esta "interferência" divina em nossas vidas.

Mas, é importante separar o Joio do Trigo. Existem vertentes religiosas que exageram e até ameaçam aqueles que não têm a mesma crença que eles. Levam a imagem de um Deus perverso e vingativo. Essa postura radical deturpa o real significado de Deus. Deus não é vingativo, não é mandão, não mata seu filho a seu bel prazer e nem permite que tantas coisas erradas aconteçam no mundo simplesmente por capricho.

Tudo na vida tem um porquê. Não existe o acaso. Todo ato tem uma ação, positiva ou não. Chama-se "Lei de Causa e Efeito". O Universo vive em perfeita harmonia. Toda vez que tentamos quebrar esta relação harmoniosa, sofremos as consequências. Mas, como eu falei acima, não tenho a pretensão de mudar a opinião de ninguém aqui neste tópico E nem tenho a soberba de achar que eu sou o "dono da verdade". Acho que cada um tem o direito de acreditar no que quiser ou no que puder enxergar.

@Angel Of Death, compreendo o seu ponto de vista. Mas eu não sigo a bíblia em sua essência. O Novo Testamento veio para trazer a boa nova e para desfazer esses equívocos e incoerencias escritos no Antigo Testamento.

Talvez estas citações que você nos trouxe faça algum sentido para muitos, mesmo sendo a Bíblia um livro extremamente antigo e que já perdeu sua essência pelo excessivo número de traduções a que já sofreu.

Eu considero a bíblia um bom livro de pesquisa. Pelo menos o Antigo Testamento. Mas é tão incoerente, no meu ponto de vista, que existem diversas interpretações e que variam de acordo com as ideologias de quem a lê.

Segundo Allan Kardec, no livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo", Jesus veio a nós para nos trazer a boa nova. Mesmo não sendo assim tão confiável (pelos mesmos motivos de traduções equivocadas e tendenciosas do Antigo Testamento), mas mesmo assim é a parte da Bíblia que deve ser levada em consideração. A Lei de Talião, Olho por Olho, Dente por Dente, foi revogada por Jesus quando ele diz para oferecermos a outra face.

A questão do Livre Arbítrio é algo natural e, de acordo com minhas convicções, algo totalmente plausível.

Um abs.

more_horiz
Angel Of Death escreveu:
A justificativa do livre arbítrio é muito bonita, mas ela é incoerente com alguns textos bíblicos. Sendo mais específico, estou me referindo às passagens que os calvinistas utilizam para embasar a doutrina da predestinação.

Querem uma resposta bíblica para a maldade e as calamidades no mundo? Então leiam isso aqui:

14 Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
17 Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

Romanos 9:14-22

Como podem ver, o Deus judaico-cristão tem poder sobre as ações dos seres humanos. Basta ver o exemplo do faraó, que já havia decidido deixar os hebreus escravos partirem, mas teve o coração "endurecido" por Deus, fazendo com que ele mudasse sua decisão. Ou seja, o livre arbítrio cai por terra só com esse exemplo.

O SENHOR criou tudo o que existe com um propósito definido; até mesmo os ímpios para o dia do castigo.

Provérbios 16:4

O "para" expressa finalidade neste caso. Portanto, o ímpio foi criado com o propósito de ser castigado (inferno).

Segundo o versículo, Deus tanto permite a existência do mal como cria pessoas com o objetivo de manifestar a iniquidade, as quais já estavam preparadas ou predestinadas à perdição (inferno), assim como no texto de Provérbios.

Resumindo...

1- Deus interfere nas ações e nas vontades humanas.

2- Deus cria pessoas más para manifestar o poder dele.

3- Ninguém pode resistir à vontade divina.

Enfim, isso foi só uma pequenina resposta à questão do livre arbítrio. De qualquer forma, esses problemas teológicos não foram os responsáveis pela minha suposta falta de esperança. Na verdade, crer em deuses ou não tem muito pouco a ver com otimismo e pessimismo diante da vida, tanto que eu sou uma pessoa bastante positiva. :fera:

Caríssimo Gabriel, fizestes um belíssimo comentário e uma excelente defesa do ateísmo. Depois dessas citações que fizestes, a máscara do deus dos Judeus e dos cristãos cai por terra e vê-se sua verdadeira face.

Acreditar em Deus ou ter uma religião não é importante e necessário. A humanidade passou e vem passando sem a presença de um Deus desde a pré-história. Sobreviveu e vem sobrevivendo sem a ajuda de um deus desde a pré-história.

Definitivamente, não precisamos de um deus ou de uma religião, e desafio qualquer um a me apontar um motivo ou uma razão que prove que a humanidade depende da crença religiosa.

Enfim, sou ateu por não ver necessidade de acreditar em Deus.

more_horiz
Definitivamente, não precisamos de um deus ou de uma religião, e desafio qualquer um a me apontar um motivo ou uma razão que prove que a humanidade depende da crença religiosa.

Apenas pelo fato de existir os pecados e os mandamentos para os religiosos (judeus, cristãos, protestantes, etc), já torna a religião algo importante para a humanidade. Com certeza muitos religiosos já deixaram de cometer algum crime por causa desses mandamentos ou para não cometer um pecado. Além disso, tem o conforto, que muitas vezes evita a depressão (para quem acredita, é ÓBVIO).

Você tem ódio da religião, isso não é legal mesmo sendo ateu.

more_horiz
É isso que eu não gosto.
Quando alguém fala que é ateu, existem pessoas que falam ficam com dó ou triste por "ser uma geração sem fé". Ateísmo é visto como algo anormal ou até dizem que um ateu tem bem mais fé que um crente "por acreditar em nada".
Eu tenho nada contra religiosos a menos que comecem a afetar a liberdade de outra pessoa. Por exemplo minha amiga que é lésbica mas tem pais super conservadores e não pode falar nada porque sabe que irá para um seminário "para ser curada".
Ateus não têm falta de amor, felicidade, fé, sonhos, objetivos ou sei lá o que. Somos pessoas normais que se acomodaram no lado científico do nosso mundo, e não na crença de um ser superior que nos controla. Acredito na teoria da origem da vida, acredito na teoria de Darwin (e Neodarwinismo claro) e na teoria do Big Bang. A diferença é que algumas dessas teorias já foram comprovadas, mas as explicações religiosas não.
Só temos que parar de ser hipócritas. Esse deus que vocês acreditam é realmente bom assim para valer a pena dar a vida a ele? Porque em nosso mundo atual mais da metade das pessoas são pobres (20 mil por dia morrem por desnutrição) e 1% só é podre de rico. Isso é algo justo? E as guerras santas que acontecem por causa de suas crenças? Essas coisas não deveriam ser interferidas? Ou as pessoas que morrem todos os dias por miséria ou por guerras deveriam morrer "porque deus quis"?
Isso tudo junto com o preconceito que religiões criam é que me deixam tão revoltada com elas (nem preciso adicionar aqui como elas contribuiram pra homofobia, machismo e racismo etc né?)
Enfim, só não quero que vejam ateus como pessoas desesperançosas. Somos só pessoas que não optaram ficar de joelhos por algo nunca visto, algo que falam que é um ser perfeito mas que deixa o mundo nessa merda. Nós optamos por acreditar naquilo que já foi provado.

more_horiz
Motivos de eu NÃO ser ateu.

Creio firmemente que há um criador, e que a história da humanidade tem seus 6000 anos (ou talvez um pouquinho mais).

De fato o planeta terra tem seus bilhões/milhões de anos, e de fato houveram os dinossauros e etc...

Alguns teístas crêem que houve a era pré-adâmica.
(Eu até cheguei a crer firmemente a algum tempo atrás, hoje eu fico entre duas alternativas).

Pré-adâmica (1)

Onde Deus criou os dinos mais ou menos para Lúcifer governa-los lá nos céus, com a queda dele e de 1/3 dos anjos, caiu sobre a terra um pedaço de meteorito que causou a destruição ultra-parcial do planeta destruindo os dinos.
- O meteoro era a própria representação do anjo caindo/caído.

E então Deus teve que RECRIAR/ARRUMAR a terra.

Dando a entender que a rebelião nos céus aconteceu entre Génesis 1-1 no caminho pro verso 1-2 (criação do universo, galáxias e etc...)
E os próximos versículos eram a arrumação do planeta terra em si.

Sendo Deus atemporal, a terra sofreu por diversas "mutações" que levaram milhões de anos, assim para Deus, sendo míseros dias.

Para mim isso é só uma desculpa para os evolucionistas (vise-versa) juntarem o A+B mesmo que nerfem Deus.

Continuo crendo que a história do planeta tem seus milhões.

Diluvio (2)
Considero também a possibilidade de que os dinossauros foram feitos junto a época da criação da raça humana.

Mesmo isso também não fazendo sentido cientifico, mas sentido bíblico há sim...
(Bíblia cita os Dinos em algumas passagens, diluvio destruiu os Dinos, etc...)

Anyway isso é só uma bola de neve, eu que sou Cristão NÃO sei o que raios aconteceu exatamente na criação do mundo, mas considero as 2 possibilidades acima.

O mal existe na raça humana porque o homem quando foi criado optou por se afastar de Deus.
(Não creio que houve uma serpente falante lá, e sim que houve um "ego" por parte de Eva e Adão e assim ficaram independente de Deus, como questionamentos, falta de confiança no Todo poderoso, etc. A serpente é só uma representação do inimigo de Deus, que é o causador desse "ego").

Com esse afastamento, eles entraram na morte, pois não havia vida do Logos neles, daí perderam alguns benefícios tantos físicos como espirituais.
(Dores no parto começou a existir, apêndice se tornou um órgão inútil, qual fazia um upgrade no metabolismo e digestão, etc.)

O que firma mesmo a minha fé é o novo testamento, a nova aliança, a economia
Neo-testamentaria do Logos.

A lei dos 10 mandamentos são leis do Logos, elas foram dadas as pessoas para que a raça não se auto-destruísse.

Mas com isso, a galera pensou que só seriam salvos por méritos conquistados, cumprindo os mandamentos.

Jesus veio para ser a salvação, não por lei ou mandamento, MAS POR FÉ, que é o que salva o homem.
(Com Abraão foi assim, mas os carinhas lá não perceberam isso e se apoiaram muito na lei para se salva).

Jesus sendo o Messias foi morto, teve uma coragem descomunal, nunca vista em algum ser humano que já pisou aqui, humilde, não pecou, etc...
Spoiler :

Ele era/é a personificação de Deus no homem.
Assim como Adão era para ser.

Ele não se esquivou, mesmo diante da morte estava lá citando um Salmo de Davi, lembrando da situação de Davi: "Ó Deus, por que me abandonaste"?
Estando CERTO e cumprindo a Sua missão.

Ele se tornou hoje um modelo, o espírito, o plano eterno do Deus triuno.

Tô com preguiça de digitar mais.
Recomendo alguns vídeos que considero bons para vocês aí abaixo. (RECOMENDO MESMO, PLEASE VEJAM, tem muita informação necessária que também creio).

1 :

2 :

3 :

4 :

5 :

A visão de Apocalipse 12 para atiçarem vocês. Muhaha :P
Spoiler :

E um post meu antigo que tem umas informações que acrescentam para a minha fé e crença.
Vai de curiosidade ler.
http://www.forumnarutoshippuuden.com/t48442-como-o-mundo-vai-acabar#1032270

more_horiz
Ma escreveu:
É isso que eu não gosto.
Quando alguém fala que é ateu, existem pessoas que falam ficam com dó ou triste por "ser uma geração sem fé". Ateísmo é visto como algo anormal ou até dizem que um ateu tem bem mais fé que um crente "por acreditar em nada".

@Ma. Espero que você não esteja falando do meu post, pois em momento algum eu disse que Ateísmo é algo anormal ou que eu estou com "dó" ou pena de quem não acredita em Deus. Eu só disse que é triste ver que existam jovens tão "desesperançosos" em relação a existência de um Deus. Quando foi que eu falei que os Ateus são pessoas tristes, desonestas, anormal, imoral, etc... Que direito eu tenho de julgar alguém por qualquer opção que ela faça? Nenhuma. Se você tiver curiosidade de ler o que eu escrevi, verá que não foi isso que eu quis passar...

Eu tenho nada contra religiosos a menos que comecem a afetar a liberdade de outra pessoa.

Somos 2.

Por exemplo minha amiga que é lésbica mas tem pais super conservadores e não pode falar nada porque sabe que irá para um seminário "para ser curada".
Ateus não têm falta de amor, felicidade, fé, sonhos, objetivos ou sei lá o que. Somos pessoas normais que se acomodaram no lado científico do nosso mundo, e não na crença de um ser superior que nos controla.

O Deus que eu acredito não me controla em nada. Ele me deu o livre arbítrio e eu faço da minha vida o que bem entender.

Acredito na teoria da origem da vida, acredito na teoria de Darwin (e Neodarwinismo claro) e na teoria do Big Bang.

Eu também acredito. Como eu disse, a Ciência e a Religião andam juntas há bastante tempo. É só uma questão de nomenclatura.

A diferença é que algumas dessas teorias já foram comprovadas, mas as explicações religiosas não.

Não tenho a mínima intenção de te converter, mesmo porque Religião e Deus é algo para ser sentido e não provado. Mas se tiver curiosidade, te aconselho a ler "O Livro dos Espiritos" e a "Genese" de Allan Kardec. Outro livro muito interessante chama-se "Exilados de Capela" de um autor que eu não me recordo. Muitas explicações sobre os fatos pertinentes a humanidade, poderão ser encontrados lá com embasamento.

Só temos que parar de ser hipócritas. Esse deus que vocês acreditam é realmente bom assim para valer a pena dar a vida a ele?

Ser hipócrita é acreditar em algo ou criticar algo que você desconhece e faz milhares de teorias totalmente sem sentido? E respondendo a sua pergunta, minha vida diz respeito única e exclusivamente a mim e a minha família  (esposa, filhos). Mas, se alguém se sente na vontade de doar a sua vida para a caridade, a preceitos religiosos, a dogmas religiosos, hipocrisia é criticar esta atitude.

Porque em nosso mundo atual mais da metade das pessoas são pobres (20 mil por dia morrem por desnutrição) e 1% só é podre de rico. Isso é algo justo?

Totalmente injusto. Mas daí a colocar na conta de um Deus nossa ganância, soberba, arrogância, maldade, é mais injusto ainda.

E as guerras santas que acontecem por causa de suas crenças?

Eu não vi nenhum Deus, Santo, anjo pegando uma arma e partindo pro ataque.

Essas coisas não deveriam ser interferidas? Ou as pessoas que morrem todos os dias por miséria ou por guerras deveriam morrer "porque deus quis"?

Agora eu fiquei confuso. Você se diz Atéia, mas culpa Deus por todas as barbaridades do mundo? Como assim, se pra você não existe nenhum Deus? Mas, respondendo ao seu questionamento, Deus não interfere na nossa vida. A não ser que peçamos a intervenção divina. Mas guerras, fome, destruição é culpa do homem. Deus não quer que seus filhos se destruam, mas ele nos deu o Livre Arbítrio  (ih, lá vem ele de novo falando desse tal de livre arbítrio. É falta de argumentos?) Não é falta de argumentos. O que eu quero dizer que existe sim a interferência divina em alguns atos, mas não da maneira com que vocês pensam.

Isso tudo junto com o preconceito que religiões criam é que me deixam tão revoltada com elas (nem preciso adicionar aqui como elas contribuiram pra homofobia, machismo e racismo etc né?)

Isso realmente é lamentável e é um fato. Só não vê quem não quer. A própria Igreja Católica foi responsável pelas maiores atrocidades na idade média. Pessoas sendo mortas queimadas, decapitadas, em nome de um Deus, mas com o real objetivo de aumentar o poder e fortuna  (vide tribunal de tentro) e hoje em dia vemos barbaridades em nome de Deus, como preconceito, homofobia, enriquecimento ilícito. Mas isso é obra do Homem. Não é de responsabilidade divina. (Lembra o que eu escrevi sobre o Livre Arbítrio?)

Enfim, só não quero que vejam ateus como pessoas desesperançosas. Somos só pessoas que não optaram ficar de joelhos por algo nunca visto, algo que falam que é um ser perfeito mas que deixa o mundo nessa merda. Nós optamos por acreditar naquilo que já foi provado.

Que fique bem claro que eu respeito e muito, a opinião e a opção de quem quer que seja. Eu tenho amigos Gays, Ateus, Evangélicos, Budistas, Negros, Católicos e eu não os olho com um rótulo. Eu vejo pessoas. Eu jamais irei julgar alguém por ter ideologias contrárias as minhas. Mesmo porque, eu já disse e repito, que não tenho a mínima pretensão de ser o dono da verdade ou de converter ou convencer quem quer que seja.

Última edição por Klauss em Dom 12 Abr - 0:22, editado 1 vez(es)

more_horiz
Sabe, a fé é incompreensível. Acho que minha educação religiosa na infância dentro de igrejas cristãs me faz crer num Deus e que a minha moral acaba sofrendo interferência disso tudo. Apesar do passado "beato", não sou mais religioso por uma porrada de motivos, mas principalmente por notar que a ideologia ali era de homens e não de Deus. A partir da premissa de que ele existe, minha própria reflexão me dará minhas respostas como homem e não como uma possível criatura de Deus. Na minha fé, dogmas foram criados por humanos para humanos, não que isso seja para um mal, pois se cada um colocar a mão na consciência verá que algo lhe influência ideologicamente, inclusive parei de ser crente a teorias bíblicas por conta da astronomia, geofísica e afins. O que eu quero dizer é que no fim nossas idéias nunca serão originais, pois sempre teremos tendências blablabla. Portanto, minha fé é indiferente pro restante do mundo. Acho que é o "sentimento" mais particular do ser humano. Se ser ateu é não crer em algum livro sagrado sem questionamentos ou alguma religião, então posso ser considerado um.

more_horiz
Sim, @Klauss, tinha sido a respeito do seu post. Mas a partir da sua explicação vi que foi uma interpretação errada, me desculpa. Mas do mesmo jeito, acho um tipo de ofensa falar que jovens ateus são desesperançosos por não acreditar em um ser divino (se é isso que você quis dizer).
Mas enfim, não vou responder todo seu post :fem: só essa parte:
agora eu fiquei confuso. Você se diz Atéia, mas culpa Deus por todas as barbaridades do mundo? Como assim, se pra você não existe nenhum Deus?

Já vi várias pessoas falando isso pra mim: "se você critica tanto deus, fala tanto dele, você no final acredita nele". Bom, quando eu falo essas coisas de modo algum estou querendo indicar que deus existe e que estou colocando a culpa de tudo nele. Estou querendo retratar sobre as pessoas crentes que falam tanto de um ser perfeito, um ser justo, um ser criador desse mundo que ama suas obras; e a minha crítica vai para a crença dessas pessoas, entende? Por que acreditar que esse ser é maravilhoso como todos descrevem se estamos vivendo uma situação dessa? Muitos se justificam falando que isso é culpa dos humanos e não de deus. Mas bom... pela lógica ele deveria amar suas criações e não vê-las sofrendo, o que não acontece. 
E vejo muito sobre essa teoria do livre-arbítrio, mas só faria algum sentido se você me falar que esse ser divino que teria nos criado não nos ama. Porque criar e deixar seus seres inferiozar, escravizar, matar etc uns aos outros não é algo movido a amor.
Por isso que acredito que evoluímos por conta própria, surgirmos do acaso. Como também acredito que há muitos seres (ou coisas que nem conseguimos imaginar) por ai no universo.

more_horiz
Ma escreveu:
É isso que eu não gosto.
Eu tenho nada contra religiosos a menos que comecem a afetar a liberdade de outra pessoa. Por exemplo minha amiga que é lésbica mas tem pais super conservadores e não pode falar nada porque sabe que irá para um seminário "para ser curada".
Ateus não têm falta de amor, felicidade, fé, sonhos, objetivos ou sei lá o que. Somos pessoas normais que se acomodaram no lado científico do nosso mundo, e não na crença de um ser superior que nos controla. Acredito na teoria da origem da vida, acredito na teoria de Darwin (e Neodarwinismo claro) e na teoria do Big Bang. A diferença é que algumas dessas teorias já foram comprovadas, mas as explicações religiosas não.
Só temos que parar de ser hipócritas. Esse deus que vocês acreditam é realmente bom assim para valer a pena dar a vida a ele? Porque em nosso mundo atual mais da metade das pessoas são pobres (20 mil por dia morrem por desnutrição) e 1% só é podre de rico. Isso é algo justo? E as guerras santas que acontecem por causa de suas crenças? Essas coisas não deveriam ser interferidas? Ou as pessoas que morrem todos os dias por miséria ou por guerras deveriam morrer "porque deus quis"?

Olá querida @Ma!

Realmente, você é uma das minhas! :XD:

Adorei este teu comentário, pois está bastante lúcido e esclarecedor. Fizestes uma excelente defesa aos ateístas. Concordo plenamente contigo quando dizes que ser ateu é normal e facultativo. Além do mais vivemos em um país laico, em que o Estado não tem e não pode ter credo.

Eu sou ateu e sou uma pessoa normal e saudável física e mentalmente. Ser ateu não significa ser uma pessoa desesperada, tampouco frustrada coma vida. Ser ateu é uma escolha moral, pessoal e consciente.

more_horiz
Religião é que nem cu (Símbolo químico do Cobre), cada um tem o seu.

Alias, ninguém é obrigado a acreditar no que o outro acredita.

Pessoalmente, eu não acredito em absolutamente nada no que a bíblia diz, agora se creio em Deus, sim.

Agora o motivo pelo qual acredito em Deus? Simples...
Vi, senti, presenciei coisas que até o próprio deus duvida. Vultos, assombrações, seres que deveriam só existir em minha cabeça, entre outras coisas...
Felizmente, presenciei e vi coisas boas também.

Coisas ridiculamente "ateístas" como: fruto da sua imaginação, loucura e coisa do tipo.

Ah não ser que eu, minha família, vizinhos, as pessoas na rua sejam todas loucas e foi uma loucura múltipla.

Mas enfim, é por essas e outras, que eu acredito ainda em Deus. E existe vida após a morte, só que eu vou ainda mais longe.

Reencarnamos uma vez mortos, seja em outro humano, em algum animal primitivo ou até mesmo uma simples ameba.

more_horiz
Não acredito, não vou acreditar mas respeito quem acredita.

Antigamente achava babaca quem acreditava, pensava que era idiotice, ria da cara dos crentes.

Hoje, depois de estudar um pouco sobre astronomia, física espacial, eu achei totalmente plausível que uma pessoa acredite em algo maior. O Universo é vasto, estranho e assustador, algo que simplesmente faz muitos se questionarem como ele próprio existe por existir, funciona por funcionar, se distancia por se distanciar...

Não me venha com o argumento besta da analogia da biblioteca, por favor.

Isso eu digo por respeitar as crenças deístas, a pessoa crê por razões próprias, legal.
Quanto a religiões, só posso dizer que discordo muito de várias coisas que o cristianismo prega/pregou, mas o que admiro é que essa religião em específica sempre foi a favor do bem comum, por razões de pregações e deveres que devem ser cumpridos para que a sociedade esteja num bem comum. Por mais que alguns citem passagens da bíblia para desmoralizar a filosofia cristã, não pode negar que a vertente sempre se preocupou em ajudar quem precisa.
Eu não posso também simplesmente ofender uma religião, pois ofendo quem a segue, sendo que quem a segue pode ser tanto um homem muito bondoso(como esse papa Francisco parece ser) quanto um canalha.

more_horiz
Achei um tanto quanto estranho o título do tópico, tal como a pergunta. "Porque você é ateu?"? como assim? Não seria o contrário? A pergunta logicamente correta, seria "Porque você é teísta?". Afinal, nós precisamos de um motivo para crer em algo, não para não crer, isso não faz sentido algum, se falando logicamente.

É por isso que estranhei tantas colocações de pessoas que se dizem ateístas aqui. "Uma escolha", "não acho necessário"; coisas assim, me deixaram bem surpreso, porque me faz perguntar o que é que a pessoa entende (não falo no sentido tornar ilógico) quando se fala no ato em si de crer em algo. Não "escolhemos" crer em algo como Deus, ao menos não conscientemente. Ou, por alguma razão, nosso sub consciente insiste em crer, ou nós simplesmente não cremos por falta de indícios. É como eu dizer que "escolho não crer" em vacas voadoras. Ué, como assim?

No que diz respeito à associação de ateísmo com "desesperança", não tem a ver exatamente com o sentido de "Deus". Por exemplo, eu imagino que se fosse ateu, me apegaria a algo pra viver. Eu me inspiraria em alguém, eu me inspiraria no simples desafio que é ciência, a tão incrível e fascinante lógica, dentre outras coisas. É por isso que pessoas já criadas naquele meio de pessoas que tem de ter como base algo, tendem a acreditar que se alguém não crê em Deus, não terá uma "base", não terá "no que se apoiar", logo, seria uma pessoa sem esperanças, triste, vazia e etc. Aliás, se eu fosse um ateísta que tentasse entender a mente de um teísta, provavelmente suporia que fosse isso ( o que muitos de fato, supõem), acreditar em um Deus para se ter uma base, para quando as pessoas se sentirem perdidas, elas terem no que se apoiar, ou seja, a falada "base". Oras essa, eu que sou religioso, acredito que vários dos que se dizem teístas, de fato se apoiam nisso. 

Enfim, não há lógica na pergunta em si.

more_horiz
@Orochi, vou discordar de uma coisa no seu post.
Ninguém nasce acreditando em uma divindade, e sim é condicionado a creer. Eu quando pequena fiz catequese porque meus pais são católicos, ou seja, nem sabia se queria ou não fazer aquilo, mas achava o certo porque meus pais queriam.
Por outro lado, concordo sobre as pessoas serem crentes para terem uma base. Meu namorado que é ateu, quando perdeu o pai quase utilizou da religião para se confortar (devido as constantes missas etc). Eu acho isso compreensível, como também antigamente a religião era usada para explicar o inexplicável.
Só acho que quando começa a alienar, deixa de ser algo saudável e positivo.

more_horiz
@Ma
Ah, está certa, eu é que não expliquei direito. rs
Sim, de fato. Elas são condicionadas a acreditarem em algo. É aí que entra a parte do "sub consciente", a maioria não faz ideia, não sabem porque creem em Deus. De cara sabe-se que foi a influência do meio em que cresceu, só que ela mesmo não percebe isso. E se você pegar uma pessoa assim, ir encurralando ela com perguntas, ela nunca (eu ao menos nunca vi) chegará à conclusão de que acredita numa divindade por causa do meio em que cresceu. Aliás, se a pessoa tem estrutura pra saber disso, normalmente não nos parece um imbecil como a grande maioria (sim, é chato, mas é um fato, a maior parte dos religiosos não estudam nem a própria Bíblia em que se apoiam).

Quanto a parte de se apoiar, de fato, já vi pessoas que sempre me disseram não acreditar em Deus, mas que em tempos difíceis visitaram a igreja. É normal, o ser humano procura bases, procura sempre algum apoio. É psicológico.

Enfim, também concordo com grande parte do post do Maito.

more_horiz

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, TEÍSMO é a doutrina religiosa que admite a existência de Deus. O seu antônimo seria ATEÍSMO.

Portanto, o tópico se destina a perguntar "por que você não acredita em Deus?" ou "por que você não tem religião?". Logo, o título do tópico está correto e coerente.

Se o título do tópico fosse Por que você é teísta?, então eu estaria perguntando "por que você acredita em Deus?" e não "por que você é ateu?".

Para finalizar, Deus é você mesmo.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos