Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Por que você é ateu?

+22
Lu Senju
Merlin
Urahara
Schiffer
Saitama
Kyuko
Deep Blue
Wick
Sally
Meliodas, o Pecado da Ira
Maito
Itachi Uchiha
JL
Hiei
Klauss
Minato
SLAY
Ma
Ninjalx
Gabriel Guimarães
Angel Of Death
Stuart
26 participantes

descriptionPor que você é ateu? - Página 6 EmptyThis is Real Love....

more_horiz
Eu vou apenas rebater o que você trouxe de novo no seu post, pois seu entendimento (ops, o do google) primitivo e ingênuo de interpretar passagens da bíblia (até mesmo de livros não-sagrados, com todo um contexto histórico em volta dele...), eu já desconstruí totalmente no meu último post. Vou falar um pouco mais sério agora, já que seus sentimentos ficaram magoados pelo último post.

Basta reler essa parte, que você tentou (falhamente) ignorar por ainda estar fora de seu alcance entender, talvez:

Schiffer, é claro que Deus nunca mandou matar ninguém. Contudo, de fato, em Êxodo 20,13 temos aquilo que chamamos o quinto mandamento: não matar. E você tem razão: em outros textos bíblicos parece que Deus comanda a morte de certas pessoas, como em Êxodo 21,12: Quem matar alguém, será morto. Esse problema engloba a questão da violência na Bíblia: se Deus é o sumo bem, como pode permitir que seu povo faça a guerra, como pode permitir que o homem mate o outro, sofra?

Se abrirmos o horizonte, a pergunta que devemos fazer é a seguinte: a Bíblia erra? Isto é: diz uma coisa e depois outra? Há muito tempo essa questão tem perturbado os fiéis e leitores da Bíblia. Não é preciso fazer uma lista de contradições e ‘erros’ presentes na Bíblia para fundamentar essa inquietação; basta o caso que você coloca (tem outros). Apesar disso falamos sempre da ‘verdade’ da Bíblia, sintetizado na expressão latina de Tomás D’Aquino: "Quidquid in Sacra Scriptura, verum est." De fato normalmente o fato que a Bíblia não erra é tido como uma consequência natural da Inspiração. Em outras palavras, por que a Bíblia contém Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo aquilo que ela transmite é verdadeiro, sem erro e guia o ser humano a sua salvação. Mas a discussão sempre esteve aberta. Inclusive a tradição rabínica diz que uma das bênçãos que se receberá com a volta de Elias será a explicação das aparentes discordâncias entre Ezequiel e a Lei, o Pentateuco.

Para abordar esse tema e dar uma resposta, vou precisar ser um pouco chato, Schiffer, mas isso é sumamente necessário aqui.

A palavra chave nessa questão é a Revelação, @Schiffer . A Bíblia é revelação de Deus. Essa revelação não é uma mensagem que cai do céu pronta, mas acontece na história. Essa diferença é evidente em relação ao dom do livro no mundo muçulmano, onde Maomé recebe de Deus a Lei, pronta, ‘da noite pro dia’. No mundo hebraico e cristão Deus se revela aos poucos, na história. É um processo histórico. A revelação tem um caráter progressivo. Somente em Cristo é consumada a obra da salvação, pois ele completa a revelação. Falando mais objetivamente, a revelação passa por um processo de desenvolvimento. As grandes verdades sobre o ser humano, sobre Deus, a igreja e o povo de Deus são desenvolvidas durante o percurso histórico natural. Esse processo tende a uma realização, a um auge, que é Jesus Cristo.

Outro ponto importante, que necessita ser sublinhado, é que em nenhuma passagem bíblica encontramos a Palavra de Deus diretamente. Ela é doada a nós sempre através de uma pessoa, sempre de modo humano e em linguagem humana. Quando conta os diálogos de Deus com seus amigos tem sempre por trás uma redação humana. Não pretendemos ‘humanizar’ a Bíblia, mas mostrar como ela é inserida dentro da história, da realidade humana, embora tenda a um futuro de revelação plena, Schiffer.

Diante desses dois parágrafos acima, é lógico relativizar os ‘erros’ bíblicos. A revelação é um processo e por isso, em certas etapas da vida de Israel, não podemos pretender a clareza revelada em Cristo, EMBORA JÁ VENHA almejada. De fato, como ensinam os Padres da Igreja, o Novo Testamento é latente no Antigo. Essa é a atitude hermeneutica necessária para ler as passagens tidas como difíceis da Bíblia. Se encontramos cenas de violência, que os textos parecem justificar como vontade e ou ordem de Deus, devemos julgá-las dentro da perpectiva de progresso da revelação: foi admissível num certo período histórico, mas inconcebível em Cristo, na revelação plena.

Quantos anos acha que tem a Bíblia? Cada livro da Bíblia tem sua determinada história, e cada um, segundo sua crença foi escrita em um período diferente, mas será que isso realmente procede? Existe dados dentro da Bíblia muitos falhos como afirmar que a Terra é plana [Isaías 40:22] [Proverbios 8:22] [Jó 26:10] . E nesse mesmo dado, segundo fontes históricas atuais, foi por esse motivo que Galileu foi perseguido não é mesmo? Afirmar que a religião estava errada. Se for levar ao pé da letra, segundo o contexto histórico que você acredita, poderiam ser claramente semelhantes. Antes de continuar é engraçado que tu diz para nós, que eu tenho uma interpretação errada da Bíblia, mas foi você que afirmou algo que eu não sou; foi você que afirmou algo que eu não disse. Por favor, diga ou sublinhe aonde eu disse que sou Ateu? Eu disse que sou agnóstico, e existe uma diferença bem grande entre as duas coisas. Se não consegue interpretar de forma correta o que eu digo, como vai interpretar um livro que julga ser tão difícil de entender? A questão Lobão é que a Bíblia tem milhares de anos. Não é centenas, nem dezenas, são milhares. As mudanças mais gritantes que espelha nossa sociedade atual, acontece em uma linha do tempo de mais o menos 400-515 anos, deis do período das grandes navegações, até a expansão da economia com as revoluções Industriais; Tesla dando marco inicial ao caminho da eletricidade que conhecemos; Medicina evolutiva e questões sociais como um todo. Agora imagine milhares de anos? A Bíblia em si, tem uma linguagem ultrapassada, ciência ultrapassada, colocações ultrapassadas e entendimento primitivo das coisas. Não é atoa, o que atualmente pode-se considerar IMUTÁVEL - sim, tirando as traduções, a religião aparentemente é a mesma - em relação a milhares de anos atrás. Me cite uma única coisa, que atualmente está primitivo a ponto de ter milhares de anos de idade, e ainda sim, ser relevante para nossa sociedade. Não existe uma, mas é claro que a Bíblia é exceção. Então não venha falar como se minha visão da Bíblia fosse primitiva, pq na verdade você que está presto a um livro de milhares de anos do qual, de fato, foi modificado diversas vezes. Mas ai entra uma questão contraditória da sua parte, não foi em [Apocalipse 22:19] que diz que qualquer um que tirar, ou acrescentar - dependendo da tradução - terá uma condenação? O entendimento é que o livro é eterno, pq assim como Daniel selou a Bíblia, - assim como outros versículos que o Angel postou - em [Salmos 119:160] diz que ela é eterna, deis de o princípio.

Primeiramente, eu já entrei nessa discussão sabendo que ia ter que te dar aulas de história e de teologia, mas não imaginava que ia ter que te dar aulas de português :horak:

Sobre a definição da palavra "primitivo":

adj (lat primitivu) 1 Que foi o primeiro a existir; que não foi derivado; original, inicial, primevo, primordial. 2 Coevo dos primeiros tempos. 3 Rude, rudimentar. 4 Que tem um caráter simples; diz-se dos povos ainda em estado natural; diz-se do homem das cavernas e do selvagem impérvio a qualquer tentativa de civilização. 5 Relativo aos primeiros tempos. 6 Geol Diz-se dos terrenos resultantes da primeira solidificação da crosta terrestre. 7 Fís Diz-se das cores do espectro solar. 8 Gram Diz-se da palavra de que outras se derivam. 9 Gram Diz-se dos tempos verbais que servem para a formação de outros tempos. 10 Biol Do qual se formam os demais; original. sm 1 Coisa ou pessoa primitivas. 2 Ideia, termo ou proposição primitivos. 3 Bel-art Artista ativo no início de uma cultura ou movimento artístico. 4 Bel-art Imitador ou seguidor de tal artista, de tempos mais recentes. 5 Bel-art Artista autodidata.

Sua visão é primitiva, tem um caráter simples, superficial, leigo. É algo que se bate o olho e é a primeira coisa que um qualquer enxerga, não há raciocínio, pensamento, entendimento. Entendeu agora? Mas relaxa, mesmo assim seu português ainda está mais anos-luz mais afiado que seu conhecimento teológico.

Agora, indo direto ao ponto.

Primeiro... Galileu não foi perseguido "por afirmar que a Terra era redonda". Só um completo ignorante tanto no que se refere a Galileu quanto à Igreja pode afirmar isso... Galileu era um homem da Igreja... Um católico fervoroso, alias como vários dos principais nomes que nos legaram a ciência tal como a entendemos hoje.

Segundo: Ao tempo de Galileu já era mais que sabido que a Terra era "redonda" (para usar o termo empregado)

Terceiro: Galileu recebeu autorização para escrever suas teses ... Enquanto hipótese... Aliás é o que a Ciência estipula até os dias atuais... Hipóteses, teorias, leis...

O que era mormente questionado no seio dos outros cientistas da Igreja era o modelo Heliocentrista. Ou seja. Galileu acreditava que o Sol era o centro do universo. O que por sinal mais tarde se mostrou incorreto. No entanto Galileu em seu livro, que tinha vários personagens discutido sobre diferentes visões do científicas, retratava o personagem que fazia o papel do idiota como aquele que não acreditava que o Sol era o centro do Universo.

Ele já tinha inimigos entre os outros cientistas da Igreja e essa provocação colocou se protetor, o Papa, em uma situação extremamente delicada, permitindo-se então a abertura de processo contra ele. Hoje se abre processo contra um cientista, por exemplo, por devender que a homossexualidade é passível de reversão com apoio psicológico. Uma teoria... não concordo com ela mas é fato que há quem defenda a tese.

Também é certo que são perseguidos. O mesmo em relação aos cientistas que questionam importantes lacunas e erros nas teorias de Darwin. Foi o que aconteceu com Galileu... caiu em desgraça, foi condenado. Não foi para a fogueira como acreditam alguns idiotas. Galileu morreu católico, com extrema unção.

Ou seja: afirmar que Galileu foi condenado por afirmar que a Terra é redonda é de uma IGNORÂNCIA ÍMPAR. Ou desonestidade intelectual... Já que o processo dele é bem conhecido...

Isaias 40:22 diz: Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;

Provérbios 8:22 diz: O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.

Finalmente... Jó 26:10 diz: Marcou um limite sobre a superfície das águas em redor, até aos confins da luz e das trevas.

Mas eu te perdoo... Falta de religião leva a isso mesmo... Desconhecimento quando o assunto é religião. Falam sobre o que não sabem... Falta de prática.

"A Bíblia em si, tem uma linguagem ultrapassada, ciência ultrapassada, colocações ultrapassadas e entendimento primitivo das coisas."

Bom... se o darwinismo Social o qual gerou o comunismo, o Nazismo, deu força às teorias racistas Europeias, parecem a você coisas menos ultrapassadas que os ensinamentos de Jesus, que ainda estão léguas à frente da sociedade contemporânea e com uma moral extremamente mais elevada, não cumpre discutir. Você já demonstrou desconhecimento mais que suficiente sobre a Bíblia e a Doutrina. Melhor seria você ler e estudar muito primeiro.

A Bíblia não é um livro, ela é um conjunto de livros, assim como o próprio nome diz, por sinal. Quando o Apocalipse foi escrito ainda não havia o Canon. E Canon Bíblico não é uma discussão filosófica, é uma questão teológica avançada (a infinitos anos luz da sua compreensão), com implicações históricas, ou melhor, aspectos históricos, sociais, arqueológicos, teológicos (como já dito). Quando uma pessoa em um debate supostamente laico, despreza o fator temporalidade do Cânon Bíblico, o que se observa é ingenuidade por parte da pessoa (o que não me surpreende vindo de ti). Não havia o que hoje entendemos como Bíblia, ou seja, um conjunto estabelecido por um Cânon. Existiam as escrituras, que lhe deram origem, algumas delas.

Você, por exemplo, cita Salmos 119:160, algo escrito muito antes que expressiva parte das escrituras que deram origem à Bíblia tivesse sequer sido escritas. Ou seja, isso mais parece o argumento de um fundamentalista religioso que o de um agnóstico, pois alguém que olhasse com um cunho puramente científico, saberia que quando isso foi escrito não havia sequer o conceito de "Bíblia". Quanto menos o seu conceito teológico como "palavra de Deus".

Aliás, que Deus, se você é agnóstico?

Um agnóstico, por definição, é alguém que acredita que a razão humana é incapaz de prover fundamentos racionais suficientes para justificar tanto a crença de que Deus existe ou a crença de que Deus não existe. Então é no mínimo uma grande contradição um agnóstico se dedicar a exercícios supostamente racionais para discutir teologia...

Eu devo gostar de perder tempo, discutir teologia com um agnóstico é como discutir álgebra com um gato. Não faz sentido. Só se for pelo prazer de entender o que se passa dentro da cabeça das pessoas. Não falo isso para te menosprezar ou comparar sua inteligência à de um gato...

Mas existe uma incompatibilidade, uma contradição, entre alguém ser agnóstico, e essa pessoa se pegar tentando discutir fundamentos teológicos. Agnóstico etimologicamente significa "aquele que não tem conhecimento". Ou seja: Confessadamente não entende nada desse assunto. Fora que, ao contrário do que você diz, há agnósticos ateus e agnósticos teístas. Então se a argumentação de um agnóstico tende ao ateísmo, não é necessário que ele se afirme ateu, ele pode se mostrar como tal.

Então, na sua situação, eu não sairia dizendo por aí que os outros não conhecem a própria Doutrina... porque pelo visto não sabe nada sobre a sua própria.

Bom, perda de tempo de minha parte. Eu me interesso pelo assunto, então o caminho de continuar estudando o assunto, e não ficar discutindo com quem não sabe nada. Até porque, em meu ver, Ateus e cia. costumam viver em um drama existencial, a grande maioria, e querem uns holofotes debatendo. Aí saem copiando argumentos falaciosos ja discutidos mil vezes. Como a questão de Galileu, por exemplo.

Copiam menções a versículos que dizem coisa diferente, certos que do outro lado está um idiota igual a ele que não verifica o que lê. O Julgamento de Galileu eu resumi, na verdade há muito mais detalhes que isso. Mas não fiquei noites e dias estudando, lendo sobre isso, e não passei incontáveis horas estudando vários aspectos da ciência na Igreja da Idade Média, para discutir esse assunto com um ingênuo iludido que acredita que Galileu foi condenado por acreditar que a Terra é redonda.

O que posso recomendar é que pare de ler sites de ateus e agnósticos e procure se informar a respeito daquilo que diz, pois com fontes dessas só vai sair baboseira mesmo.

Boa noite.

descriptionPor que você é ateu? - Página 6 EmptyRe: Por que você é ateu?

more_horiz
Pega 1 mísero centímetro de fezes, desses quatrilhões de centímetros que a humanidade já defecou durante toda história. Esse 1 mísero centímetro de fezes, ao meu ver, vale muito mais que a sua opinião sobre mim. Então por favor, não fale como se eu me importasse com algo tão absurdamente irrelevante, antes que me faça rir de novo. escreveu:

Caro ADM LÍDER @Lobão, com este comentário infeliz e totalmente desnecessário, acabastes cometendo um desrespeito e uma ofensa ao membro @Schiffer. Pedro, tu cometestes o desatino de ofender moral e intelectualmente o Leandro, pois desrespeitou de forma incoerente, injusta e ofensiva a opinião do Leandro. Digo que cometestes um desatino porque esquecestes as regras da boa educação do fórum, ainda mais sendo tu um profundo conhecedor delas.

Isto é muito grave! Além de gravíssimo, é vergonhoso para o fórum, pois a pessoa que mais deveria dar exemplos de respeito e bom trato com os membros, está fazendo o oposto. Esta tua postagem se enquadra como um desrespeito e ofensa moral a opinião do membro, coisa que não deve acontecer no fórum, ainda mais vindo de cima; do ADM LÍDER do Fórum NS.

Espero que isto não se repita mais, pois é totalmente possível mantermos um nível civilizado de discussões, sem precisar diminuir ou ridicularizar moralmente a opinião alheia.

@Tópico

O Eminente filósofo Karl Marx disse a seguinte frase acerca da religião: A religião é o ópio da humanidade.

Marx estava certíssimo ao dizer isso, pois se analisarmos a história da humanidade, veremos perfeitamente que a maioria dos genocídios, chacinas e assassinatos de pessoas se deveram e ainda se devem as desavenças, disputas e desentendimentos religiosos. A intolerância e o dogma religioso droga, anestesia e aliena os pensamentos e os sentimentos das pessoas, transformando-as em criaturas inconsequentes, inconscientes, embrutecidas, perversas e insanas.

Mais uma vez, enfatizo o fato que ter uma religião não é importante, tampouco crer no sobrenatural é importante. A melhor "religião" que existe é: O amor ao próximo, o respeito, a tolerância, a justiça social e moral, enfim, todas as boas virtudes humanas e todos os bons valores morais e étnicos.

Toda religião, em sua essência, é benéfica e positiva desde que não seja transformada em intolerância, preconceito, fanatismo e/ou fundamentalismo.

more_horiz
phisikys escreveu:

Caro ADM LÍDER @Lobão, com este comentário infeliz e totalmente desnecessário, acabastes cometendo um desrespeito e uma ofensa ao membro @Schiffer. Pedro, tu cometestes o desatino de ofender moral e intelectualmente o Leandro, pois desrespeitou de forma incoerente, injusta e ofensiva a opinião do Leandro. Digo que cometestes um desatino porque esquecestes as regras da boa educação do fórum, ainda mais sendo tu um profundo conhecedor delas.

Isto é muito grave! Além de gravíssimo, é vergonhoso para o fórum, pois a pessoa que mais deveria dar exemplos de respeito e bom trato com os membros, está fazendo o oposto. Esta tua postagem se enquadra como um desrespeito e ofensa moral a opinião do membro, coisa que não deve acontecer no fórum, ainda mais vindo de cima; do ADM LÍDER do Fórum NS.

Espero que isto não se repita mais, pois é totalmente possível mantermos um nível civilizado de discussões, sem precisar diminuir ou ridicularizar moralmente a opinião alheia.

@Tópico

O Eminente filósofo Karl Marx disse a seguinte frase acerca da religião: A religião é o ópio da humanidade.

Marx estava certíssimo ao dizer isso, pois se analisarmos a história da humanidade, veremos perfeitamente que a maioria dos genocídios, chacinas e assassinatos de pessoas se deveram e ainda se devem as desavenças, disputas e desentendimentos religiosos. A intolerância e o dogma religioso droga, anestesia e aliena os pensamentos e os sentimentos das pessoas, transformando-as em criaturas inconsequentes, inconscientes, embrutecidas, perversas e insanas.

Mais uma vez, enfatizo o fato que ter uma religião não é importante, tampouco crer no sobrenatural é importante. A melhor "religião" que existe é: O amor ao próximo, o respeito, a tolerância, a justiça social e moral, enfim, todas as boas virtudes humanas e todos os bons valores morais e étnicos.

Toda religião, em sua essência, é benéfica e positiva desde que não seja transformada em intolerância, preconceito, fanatismo e/ou fundamentalismo.

Fala isso embasado em que, Jorge?

Ele resolveu me avaliar no meio da discussão, e eu mostrei a ele o quanto a opinião dele sobre minha pessoa é importante pra mim.

Se ele tomasse uma redução por desrespeito, reclamaria de ditadura, ou afins. Não falo com ele na posição de Adm. ou falando em nome de qualquer coisa, falo em nome da minha pessoa e principalmente como homem.

Staff são as pessoas que cuidam do fórum, dos membros, e aplicam as regras, e não pessoas sangue de barata que ficam ouvindo mansinhos enquanto tentam os pisar "sem sair das regras" em discussões religiosas. Grave seria eu como homem aceitar isso, isso sim seria muito grave.

Quem fala o que quer, ouve o que não quer, meu caro @phisikys , não sou obrigado a dar valor ao que ele acha sobre mim, quiçá considerar isso importante. Se a consequência não está nas regras por ele saber desrespeitar indiretamente sem descumpri-las, a consequência está na resposta que ele vai tomar.

E isso não acontece só aqui não, quantas vezes, na área Naruto mesmo, determinados membros pisam nos outros "sem descumprir as regras"? Esse é o preço de valorizarmos um pouco mais de liberdade aqui. Daí vai de cada um, dar a resposta que o outro merece.

Por que você é ateu? - Página 6 CDhydeg

Uma longa trajetória nas competições de argumentação de Naruto, desde 2012...
→ Juiz da 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, TDP, 15ª, 16ª e 17ª Temporada de JutsusVERSUS
→ Juiz da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 9ª Temporada de NarutoVERSUS
→ Campeão da 13ª temporada de JutsusVERSUS (Suna), Vice-campeão da 5ª temporada de JutsusVERSUS (Uchiha), Vice-campeão da 14ª temporada de JutsusVERSUS (Jinchuuriki)
→ Campeão da 3ª temporada de NarutoVERSUS (Samehada)

more_horiz
Eu acredito que exista um ser (humano ou não) que criou o planeta, o universo, etc. Creio também que ele entenda suas criações, dentre elas nós, humanos.

Não falo de nenhum deus específico. Falo de um ser que provavelmente só foi conhecido por aqueles que já se foram - isto é, se realmente este ser reserva algum lugar (paradisíaco ou não) para os que não estão mais entre nós.

Quanto aos posts ofensivos de alguns usuários: não sei pra que tanto desrespeito, ofensas, ignorância, estupidez e sentimento de superioridade para com os outros por causa de religião. Cada um acredita no que quer, no que lhe for conveniente e ninguém deve interferir nisto.

No passado, discussões ridículas por causa de religião eram motivos para expulsar um filho de casa, matar um amigo, uma esposa, impôr medo, dentre outras coisas desprezíveis, então parem de repetir a ignorância do passado, aprendam com ele.

Não deixem que essas discussões tragam inimigos a vocês e levem seus amigos em troca.

more_horiz
Caro Pedro, tu és um jovem brilhante e inteligente, um bom gestor, pois não é atoa que se tornastes ADM LÍDER do Fórum, mas precisa também ter as qualidades morais e virtuosas de um líder, pois espírito de liderança inclui, principalmente, uma conduta exemplar.

Caro @Lobão, apenas acredito que somos capazes de mantermos um nível civilizado e amistoso de discussões, mesmo que haja opiniões e posicionamentos divergentes, distintos ou totalmente antagônicos. Penso que não devemos levar a discussão para o lado pessoal e tampouco para o campo da intolerância religiosa. É nisso que acredito e é isso que eu prego aqui, agora e doravante. Vamos manter um debate positivo, profícuo, esclarecedor, coerente, justo e respeitoso, pois assim nossa discussão ficará mais rica e atraente. Deixemos os ânimos exaltados e enfurecidos de lado. Conto com a boa vontade e o bom senso de todos.

Sobre as postagens do caro membro @Schiffer, depreendi que ele é cético, mas não ateu. Ceticismo e ateísmo são concepções complementares, porém são diferentes. Leandro é cético no sentido de que não crer no deus da Bíblia e/ou nas coisas que são relatadas na Bíblia. Mas Leandro crer que exista um "arquiteto" por trás da criação da natureza, uma espécie de "gerador universal e primordial". Nesse sentido, Leandro(@Schiffer), assim como o marcelo(@Urahara), não seria propriamente ateu, mas apenas cético.

Foi assim que eu entendi a postagem do caríssimo Leandro e do digníssimo Marcelo.

Procurei ser o mais conciliador possível. Espero que tenha funcionado. Conto com a compreensão de todos(as).

more_horiz
Esse tópico está tomando um rumo desnecessário, o tópico tem a finalidade da gente mostrar nossos motivos de ser tal coisa. Mas nada contra, não é nada agradável ficar rebatendo os motivos de nossa pessoa crer ou não, isso está passando pra uma discussão e um debate sobre Deus e as coisas.

Enfim, o tópico perdeu seu rumo na página 3, espero ver a qualidade voltar no nível que tinha.

E antes que pensem que eu estou ofendendo os post da página 3 pra frente, são posts bem escritos, mas ficam sem qualidade nesse tópico, poderiam utilizar isso para mostrar o porque crêem igual o JL fez com o Phisykc (não sei o nick), mantendo uma discussão amigável na base de quote. Única que pretendo ler aqui pra frente.

Ainda espero alguém quotar meus ideais/motivos que eu estou aberto para uma discussão.

more_horiz
phisikys escreveu:
JL escreveu:
@phisikys

A existência dos números obedece o principio da causalidade?
Se sim, então eles não deveriam existir certo?

Caro @JL!

O número é uma abstração do pensamento humano para representar a ideia de quantidade. Os números não têm existência própria e real, sendo apenas concepções e conceitos abstratos de nossa mente. Tu nunca verás "um número" andando por ai!

A natureza não é feita de números, mas é feita de Matéria e Energia. E a Matéria e Energia, obrigatoriamente, respeitam e obedecem o Princípio da Causalidade. Se Deus existisse, então ele deveria ser feito de Matéria ou de Energia, mas jamais de números.

Nada foge a Causalidade, pois para todo efeito há uma causa, e para toda ação há uma reação. Nem Deus, se existisse, estaria livre deste princípio.

Respondido!

Os números sim, se enquadram no que você disse aí, de fato.
Porém isso não refuta o argumento, eles são formas de representar quantidade. E se representam quantidade é porque a "quantidade" é lógica e existe.

Na verdade, o que eu quis dizer não é exatamente a existência dos números, e sim a existência de quantidade.

O Logos ou "Verbo" (Deus). É incausado assim como a quantidade é algo que sempre existiu, Ele é a força que faz as coisas acontecerem.

:)

more_horiz
Já deixei claro em alguns post meu ponto de vista sobre o assunto, e responderei o Tópico diretamente ser rebater nenhum outro Post.

Por que não acredito em Deus?

Sou agnóstico, ou seja não creio em coisas que não podem ser comprovadas. Portanto não acredito em divindade alguma, o que habitualmente chamam de ateísmo.
Não entendo como as pessoas podem crer em algo absolutamente impalpável, com tanta veemência.

Digamos que não tenho todas as respostas, mas não uso a mesma resposta para todas as perguntas. Fico perfeitamente calmo ao confrontar algo que não posso explicar.

more_horiz
Eu diria que atualmente estou numa fase de questionamento :fera:

Por influência dos meus pais, fui batizada, e frequentei a igreja católica. Fiz até primeira comunhão. Particularmente, religião nunca foi um tema que me despertou grandes interesses, não era a toa que eu quase nunca ia para igreja por querer. Da minha pré-adolescência para cá me afastei bastante da igreja e final do ano passado quando fui a uma missa e vi o padre falando sobre "proteger a família" percebi que aquilo não era mais para mim.
Nunca tive pensamento crítico e questionador para com a igreja, pois aquilo era o que os meus pais diziam que era bom e por isso eu tomava como bom.
Hoje em dia, no entanto, são outros quinhentos.

De qualquer maneira, acho engraçado ver alguns querendo respeito desvalorizando e desmerecendo a crença alheia (no caso, mesmo a não-crença da crença 8D). Se você não gosta de ser julgado, então por que está aí julgando os outros?

As pérolas no tópico... :ana:

Dizer que religião é o mal do mundo, que só atrapalha e cria preconceitos é fazer uso de uma generalização bem ignorante. sorry
Religião não se resume à cristianismo.
Há o espiritismo, o umbandismo, o hinduísmo, xintoísmo, budismo e tantas outras...
Generalizar toda uma gama de religiões e crenças como "desgraça da humanidade" ou algo do tipo é, no mínimo, demonstrar uma concepção superficial e minimalista; uma grande ignorância no assunto.

more_horiz
Olá ateus!

Vamos continuar enriquecendo e fortalecendo nossa discussão com mais alguns argumentos fortes e poderosos. Pois bem!

A Ciência é racional e empírica, já a religião é puramente intuitiva e dogmática. O Racionalismo e o empirismo se alicerçam sobre a realidade das coisas e dos fatos, enquanto a religião toma por base apenas a fé e o achismo. A ideia de Deus não passa de uma intuição, nunca passará de uma intuição, mas jamais será uma certeza e tampouco um fato.

more_horiz
phisikys escreveu:
Olá ateus!

Vamos continuar enriquecendo e fortalecendo nossa discussão com mais alguns argumentos fortes e poderosos. Pois bem!

A Ciência é racional e empírica, já a religião é puramente intuitiva e dogmática. O Racionalismo e o empirismo se alicerçam sobre a realidade das coisas e dos fatos, enquanto a religião toma por base apenas a fé e o achismo. A ideia de Deus não passa de uma intuição, nunca passará de uma intuição, mas jamais será uma certeza e  tampouco um fato.

Ok, mas há chances de existir um ser um ser onipotente, onipresente e onisciente.

Você dizer que a ideia de existir um deus ou algo parecido nunca passará de achismo e nunca será um fato não é correto ao meu ver. Não sabemos o que acontece com as pessoas que morrem, tampouco se há um lugar ou não reservado para elas, paradisíaco ou não, como eu disse no meu post na página anterior deste tópico.

Que eu me lembre, a ciência prova certas coisas, não tudo, é aí que entra a possibilidade de existir algum ser poderoso o suficiente para exercer o que chamamos de milagres - feitos inexplicáveis pela ciência.

A matéria, o corpo, a carne, o osso, isso tudo vai embora com o tempo, mas e a vida? Para onde ela vai? A ciência já explicou isso? Ela simplesmente "acaba"? Bom, eu acho que não, mas isso vai de cada um. Só acho que para você afirmar essas coisas com tanta certeza deveria no mínimo explicar o porquê, não?

Não é contraditório um ser que acredita na ciência, naquilo que somente é provado, somente naquilo que vê afirmar com tanta certeza algo que ainda é (e talvez sempre será) um enorme ponto de interrogação para a própria ciência?

more_horiz
Bom, não sou ateu e muito menos julgo os que são! Tipo,eu sou cristão, mas também respeito os Ateus.

Eu tenho um amigo que me falou uma vez numa reunião o seguinte pensamento:

Nos cristãos não não devemos julgar os outros pelo que eles pensam, acredito que é mais fácil um Ateu ser salvo do quê um cristão, porque por mais que eles não acreditem em Deus a maioria vivem o amor e amam o próximo e isso já é o bastante para ser salvo.

Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

Desde então meu pensamento e esse... não julgo os ateus, eu simplesmente respeito suas opiniões.

Mais porque eu creio em Deus?
Eu acho mais coerente crer, não sei explicar... é algo que eu sinto.

more_horiz
Causalidade não se aplica a um ser poderoso, mas se aplica à existência de todo o resto? Quando se fala do início de tudo, não há como a causalidade explicar nada, isso é bem óbvio. Falando na língua de uns e outros, peguem o Big Bang, e pensem como surgiu a energia a partir dali. 

Outra coisa, é que não existe TEORIA COMPROVADA. Se é um TEORIA, ela obviamente, não é comprovada.

Entendo perfeitamente a lógica racional imposta sobre não acreditar em Deus. Mas é incrível a má interpretação e os argumentos forçados presentes aqui. Quer entrar na lógica da Bíblia para indicar contradição? Então a leia por inteiro antes. Citar, por exemplo, que Deus fez a terra em 7 dias, é um absurdo? Acontece que em Salmos e em Pedro II está escrito que o dia para o senhor é como mil anos, e mil anos para o senhor é como um dia. A ideia de tempo é claramente diferente, como indica nela.

Outro exemplo: O papa deixa diz que a religião não exclui a teoria do Big Bang. Ou seja, em todas as coisas que a biologia nunca conseguiu, e nunca conseguirá provar como a evolução darwiniana, é onde entraria as ações do ser onipotente.

Não estou lhes "ensinando" sobre a Bíblia, mas uns e outros não a leem e vem nos falar como se estivéssemos a acreditar em plenos absurdos. Como se a Bíblia em si, fosse incoerente. A simples falta de discernimento que há ao falar do velho e novo testamento, indicam isso muito bem, a diferença entre eles, a pessoa que é Deus. Além de todo o conceito que se teria do ser superior, o OBJETIVO dele ao criar o homem, as ESCOLHAS, as DECISÕES dele ao longo do caminho, decisões que inclusive são narradas pela bíblia.

O próprio conceito sobre onipotência, não é entendido. O Deus cristão é onipotente? Sim, mas o que é ser onipotente? Está escrito que ele DESCANSOU. Um ser como a maioria está acostumada aqui, tendo em vista o conceito de que onipotência seria alguns seres da Marvel ou uma fadas com varinhas de condão, não se aplicam ao conceito narrado na Bíblia. 

Algo que também não é entendido, é que o conceito sobre onisciência e saber de tudo, é relativo quanto ao narrado na Bíblia. É por isso que Deus OBSERVA o que criou. "E então, Deus viu que a luz era boa", "E viu Deus que era bom". Também, Deus estudava os feitos dos homens, Deus DECIDIA a partir daí. A história não se formou como um passe de mágica, se formou como todas as outras.

Por isso é chato muitas vezes entrar em discussões assim, porque quotar partes da Bíblia de forma conveniente, é muito fácil. A maioria não a leu por inteira, e uma parte maior ainda, leu com a intenção de achar erros, e não de entendê-la. É por isso que a interpretação da mesma se mostra tão confusa dentre essas pessoas, a ponto de coisas citadas em Gênesis e comprovada em dois capítulos diferentes ainda, "não serem percebidas". 

Quanto à citação sobre "debate" e explicações sobre o motivo de "ser crente", como citaram, eu vos aconselho a procurarem o significado de "Fé", e remoerem bem este pensamento. Na Bíblia inteira, TUDO se dá a partir do CRER SEM PROVAS concretas. Sem "evidências". A famosa passagem de onde Pedro anda sobre a água, o criado que sarou, Lázaro e tantas outras, provam isso. Mas já que muitos não se dão ao trabalho de lê-la, ao menos pesquisem e entendam o significado desta palavra. É isso que move a religião, é este o fundamento dela. Cada um acreditar por si mesmo, e não pelos outros.

Enfim, há debates muito interessantes sobre a Bíblia, e como um livro tão complexo, eu mesmo que o leio faz tanto tempo, não entendo diversas partes. Mas é óbvio que devemos procurar entender primeiro, e não jogar partes aqui e partes ali, para "formar" incoerências, ou ao menos tentar fazer isso.

more_horiz
Não entendo por que ser ateu por causa do que está escrito na bíblia, a pessoa pode acreditar em Deus, um Deus que criou tudo ao redor de nós, mas que não é o Deus dos Cristãos.

Sabendo que todo mundo nasce ateu, então como começou a religião??

more_horiz
NagatoX escreveu:
Sabendo que todo mundo nasce ateu, então como começou a religião??

Porque amigo, para a ciência e biologia, o ser humano possui a necessidade de "adorar" alguém superior.
"É algo encarnado..."

Bom, ótimo post Orochi, me identifico muito de suas ideias, procurar ler a bíblia para encontrar erros ou ler sem interpreta-la de forma coerente com o contexto, e concluir, é um tanto quanto cômico.

Os malucos lá que estudam a Bíblia bastante tempo e dedicam a vida só para isso não a ridicularizam, e aqui se passam pessoas com 0,0001% de conhecimento e querem ser os donos da verdade. Tsss
(Sem generalizar)

Bizarro.

more_horiz
Gente, não é possível que não exista mais nada de interessante para fazer do que querer comprovar opinião num tópico como este.

As únicas verdades universais, são: Ninguém pode provar que Deus existe, e ninguém pode provar que Deus não existe, também.

Faz alguma diferença pro individual de cada um, se existir alguém ou não existir alguém que tenha dado o primeiro pontapé na formação do mundo?

Ao invés de se concentrarem em coisas mais importantes - Como conduta religiosa para os cristãos, e conduta moral para os não cristãos - que podem influenciar diretamente na nossa vida (e até após ela, segundo algumas doutrinas)?

Discutir é legal, é interessante, mas como o Társis disse lá pra cima, são TEORIAS... Tanto as que apontam para a probabilidade de existir, quanto às que dizem o contrário.

O que eu vejo cada vez mais, e de forma mais inescrupulosa, são maneiras para "afirmar que estão certos", tanto por parte dos que querem provar que é verdade quanto dos que querem refutar.

Discutir é legal? É legal, belezinha, só que o assunto já tomou vias que não fazem jus ao tópico e a proposta inicial. Virou - pra variar - um combate de egos, um embate que visa apenas glorificar um em detrimento do outro: Deixou de ser saudável.

É isto que ocorre cada vez mais por aqui, sobre qualquer assunto que seja.  

Se as pessoas acreditam, deixe-as, porque elas TÊM motivo para acreditar. Se as pessoas desacreditam, DEIXE-AS, porque elas TAMBÉM TÊM MOTIVO para NÃO acreditar.

Muito mais válido é tentar compreender o outro dentro de seu próprio território, muito mais do que arrasta-lo para dentro do nosso, tentando "engloba-lo" para dentro de uma ótima exclusivamente nossa.

Muitos querem discutir sem ter lido o livro todo de cabo a rabo? Sim. Mas eu fico aqui me perguntando quem é que já leu TODA a bíblia, e mais, quem é que MASTIGOU aquilo que leu de forma que compreendesse os poréns de cada situação.

Existem os dois lados... Dos que interpretam errado e dos que interpretam corretamente.
Existem também as controvérsias: Os que agem corretamente mesmo interpretando errado, e os que agem incorretamente mesmo interpretando certo.

Existe todo tipo de situação. Ser humano é isso, ser inconstante na maioria massiva dos sentidos da vida. Muito mais vale uma reflexão para analisar a própria conduta e verificar se ela é eficaz ou boa, do que um embate para tentar colocar uma conduta como superior à outra.

more_horiz
Exatamente, @Uman. Este tópico virou uma "guerra" de teorias e perdeu totalmente o sentido. É muito salutar quando observamos pessoas debatendo um assunto tão controverso com argumentos e respeitando a opinião contrária. Entendam que respeitar não é sinônimo de concordar.

Portanto, não me resta outra alternativa, a não ser:

Bloquear este tópico
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos