Lembra do que eu disse no último post sobre Ateus intepretando a bíblia de maneira ingênua e primitiva? Dito e feito.
Eu estava esperando por isso... Agora sim, vamos lá, aprender quem não conhece a doutrina :D
Schiffer escreveu: Bom, o que me transformou em uma pessoa cética foi a Bíblia em si. Eu era um crente que ao ver essas discussões, sempre queria ter uma resposta. Eu queria de verdade transformar o mundo em um lugar melhor, e sempre, sempre ficava abismado com o que os outros falavam do livro que eu cultuava, até que um dia eu resolvi ler de verdade o que lá está escrito. Peguei deis do primeiro livro, e li até o fim. Antes de terminar o livro eu já tinha me tornado uma pessoa mais duvidosa, e quando terminei o livro eu era totalmente cético. Tudo que vi naquele livro, foram mentiras, massacres, profecias falsas, ciência deturbada, absurdos ilógicos como uma viga nadando, um burro falando. Presenciei lendo aquilo também preconceito, aquele mesmo preconceito que o criador disse dar liberdade para os outros, condenar. Presenciei: sociopatia, psicopatia, distúrbios de afetividade, distúrbios psicológicos entre os personagens fictícios do livro; presenciei genocídios, torturas, machismo, aprovação em escravizar e mais uma dezena de coisas ridiculamente inaceitáveis. E o pior de tudo, foi como o livro é contraditório, como por exemplo, deus pedindo para não roubar e roubar, pedindo para não matar e matar, dar livre arbítrio e favorecer um lado, e falar que ama a todos para enviar quase toda população a uma guerra que vai dizima-la. Não existe lógica, e qualquer um que ler realmente o livro vai entender claramente isso, vou postar alguns trechos para dissertarem:
Deus admitiu que Ele é a causa da surdez e da cegueira (Êxodo 4:11). Contudo, Deus não aflige os homens por vontade própria (Lamentações 3:33).
Proibição do assassinato (Êxodo 20:13). Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7).
Proibição do roubo (Êxodo 20:15). Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22).
Proibição da mentira (Êxodo 20:16) Deus permite a mentira (I Reis 22:22)
Você tem que julgar o próximo com justiça (Leviticus 19:15). Não julgue ninguém para não ser julgado (Mateus 7:1).
Deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29). Deus se arrepende (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10).
Atrocidades:
Canibalismo:
Deutoronomio 28:53 "E comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas que te der o Senhor teu Deus, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão".
JOSUÉ 6:21-27 Com aprovação divina, Josué destrói com o fio da espada os homens, mulheres e crianças da cidade de Jericó. - Espera, Jesus não disse que as crianças
são o reino do céu, e qualquer um que colocar a mão nelas será amaldiçoado?
REIS II 2:23-24 42 crianças são despedaçadas e mortas por ursos por terem zombado de um homem de Deus que por isso os teria amaldiçoado.
Deem ênfase nesse, não são os Cristãos em sua maioria que
repudiam o aborto?
REIS II 15:16 Menaem corta ao meio todas as mulheres grávidas.
Por isso eu dificilmente levar a sério pessoas que argumentam como o
@Lobão, não tem conhecimento nenhum de sua Doutrina.
No mais eu não sou o centro do universo, sou apenas mais uma pessoa. Posso estar errado a qualquer momento, existe várias verdades e a minha é só mais uma. Aprendi a respeitar a todos. Acreditar em um Deus, me faria acreditar em mais de um Deus com base na minha análise, portanto, se um dia morrer e ver um Deus, a primeiro coisa que irei perguntar qual dos deuses ele é.
Bom, lembra que eu disse que eu precisaria ser muito ingênuo, e ver a Bíblia de uma maneira muito primitiva para conseguir ser Ateu?
Então, temos um exemplo perfeito acima, de ingenuidade e incapacidade de entender a bíblia. Não que eu tenha levado a sério, mas pff, eu não tenho conhecimento da minha doutrina? Não. Você que se faz ingênuo demais pra entender ela, e ter um entendimento superior a levar tudo ao pé da letra.
Deveria ser muito frustrante ouvir isso de alguém que sequer consegue interpretar a bíblia de uma maneira não-primitiva, sem levar tudo ao pé da letra. Mas aí eu lembrei que é um ateu, e se tornou bastante cômico ao invés de frustrante
A bíblia é um livro escrito por homens e traduzido para todas as línguas, além das traduções mal feitas que perdeu a essência no decorrer do tempo, deve-se ter muito bom senso para analisá-la, como o próprio Klauss disse. Como se isso não bastasse, é um livro escrito por homens que foram os autores da Bíblia, com o entanto que isso foi causado por Deus, o ser superior, que transmitiu ENSINAMENTOS (e não PALAVRAS) para os autores e consequentemente livros escritos. Deve-se estar em um nível totalmente diferente do seu, Schiffer, a menos que comece a mudar sua visão deturpada sobre interpretação da Bíblia.
Ou seja, não adianta ser um semi-primata que sabe ler, mas que leva tudo ao pé da letra. Temos que captar o ENSINAMENTO contido na Bíblia e suas passagens.
A Primeira coisa que devemos dizer aqui, é que TUDO que o Schiffer citou está no Antigo Testamento. O Antigo Testamento é uma parte do Judaismo aceita no Cristianismo. Ora, se o Antigo Testamento estava perfeito, Jesus não teria que descer a terra para reformular e ensinar as pessoas o certo. Só esse fato, destruiria a pobre base que o Schiffer se valeu. Ora, devemos nos ater ao Novo Testamento, ali se encontra tudo sobre Deus, pelas palavras de Jesus Cristo, seu filho, que tudo falava e tudo fazia em nome de Deus. Procure ler mais a Bíblia.
Ateu não sabe nada sobre teologia, sobre canon bíblico, e você quer discutir comigo sobre a doutrina? Ok, só não saia se sentindo humilhado e inferior igual uma certa pessoa. Please, finja que isso é uma aula para alguém bem leigo no assunto (o que não deixa de ser).
Os livros mais cruéis da Bíblia (todos no Antigo Testamento! Oh!), surgiram numa época em que Israel passava por uma total reforma política. O rei queria ter mais poder que já tinha, e encontraram misteriosamente, por exemplo, Deuteronômio, que dava ao Rei justamente o que ele queria. São livros considerados no Canon Bíblico inicial, porém, há discussões em cima disso. Eu por exemplo, não considero.
Ah sim, só para te explicar (porque não duvido nada que não saiba), a Bíblia é uma junção de VÁRIOS livros, que são os livros considerados pelo Canon Bíblico, os livros sagrados. Para se ter uma ideia, a Igreja Católica tem 7 livros considerados sagrados a mais no Canon Bíblico que a Protestante. Coincidentemente, olha só, os mais contestados são os do Antigo Testamento (ou acha que Jesus desceu a terra por motivo nenhum?), principalmente os que tiveram origem nessa reforma política em Israel.
Mas relaxa, eu não te culpo, se prender ao Antigo Testamento é sua única saída para criticar a Bíblia. Por isso mesmo que eu faço questão de fazer essa saída cair por terra. Então mesmo eu não considerando esses livros, eu vou te mostrar que SIM, há um ensinamento a ser interpretado em alguns deles. Mesmo com toda a situação em torno disso, eles não difamam Deus como alguns leigos (tipo você D:) dizem, nesses livros.
Eu poderia te mostrar com todos os motivos, os fatos para desconsiderar esses livros do canon Bíblico, tudo em torno deles. Mas isso aqui é uma aula de Interpretação Bíblica, não uma aula de História. Mas se quiser, posso te dar a Aula de História depois.
Entendido isso, quero te parabenizar por pesquisar no google "contradições de biblia" e dar ctrl + C.
Proibição do roubo (Êxodo 20:15). Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22).
Quando os israelitas saíram do Egito e da sua escravidão naquela terra, eles foram "pedir" (uma forma do verbo hebraico sha·’ál) dos egípcios objetos de prata, e objetos de ouro, e capas (...) e despojaram os egípcios”. (Êx 12:35, 36) No entanto, isto foi feito em harmonia com a ordem e a profecia de Deus, e evidentemente foi encarado como compensação justa pelos seus longos anos de trabalho escravo e pelas injustiças sofridas por eles das mãos dos egípcios. (Êxodo 3:21, 22; compare isso com De 15:12-15.)
Ora, se é injusto e errado roubar, se pela escritura estava proibido, quem melhor que Deus para permitir? Essa passagem nos passa um ensinamento, e mostra o quanto Deus é bom e justo. É proibido matar, porém, caso sua vida esteja em risco, obviamente você irá se proteger, certo? Não estará pecando por isso. Assim como aqueles isrealistas não estavam pecando por "roubar". Jesus Cristo mesmo, no alto de seu amor, desceu o chicote quando tentaram tornar o templo um lugar de ganância e trocas. Nem por isso, estava pecando.
(Êxodo 12:35-36) E os filhos de Israel fizeram segundo a palavra de Moisés, indo pedir dos egípcios objetos de prata, e objetos de ouro, e capas. 36 E Jeová deu ao povo favor aos olhos dos egípcios, de modo que estes lhes concederam o que se pedia; e despojaram os egípcios.
(Êxodo 3:21-22) E vou dar a este povo favor aos olhos dos egípcios; e certamente se dará que, quando fordes, não ireis de mãos vazias. 22 E cada mulher terá de pedir de sua vizinha e da mulher que reside como forasteira na sua casa objetos de prata e objetos de ouro, e capas, e tereis de pô-los sobre vossos filhos e vossas filhas; e tereis de despojar os egípcios.”
(Deuteronômio 15:12-15) “Caso te seja vendido teu irmão, um hebreu ou uma hebréia, e ele te tenha servido por seis anos, então no sétimo ano deves mandá-lo embora como alguém liberto. 13 E quando o mandares embora como alguém liberto, não o deves mandar embora de mãos vazias. 14 Deves realmente provê-lo de alguma coisa do teu rebanho e da tua eira, e do teu lagar de azeite e vinho. Assim como Jeová, teu Deus, te tem abençoado, assim é que lhe deves dar. 15 E tens de lembrar-te de que te tornaste escravo na terra do Egito e que Jeová, teu Deus, passou a remir-te. É por isso que hoje te ordeno esta coisa. Mas é como eu disse: O entendimento da Bíblia não é para mentes pequenas. Pequenez está de um lado, a Bíblia está do outro lado. Isso há de ser compreendido.
Deus admitiu que Ele é a causa da surdez e da cegueira (Êxodo 4:11). Contudo, Deus não aflige os homens por vontade própria (Lamentações 3:33).
Essa foi a mais engraçada. É sério, eu estou rindo. Eu sei que pode ser mal educado rir dos seus argumentos. Ah, esqueci, são argumentos do google. o/
Enfim, Moisés tentou excluir-se da obra que Deus lhe encomendou a fazer, alegando que ele era "lento de fala e lento da língua". (Exodo 4:10). Quando Deus disse a Moisés: "Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, o surdo, o que vê, ou o cego? Não tenho eu, Senhor?", Ele está declarando-se o Criador de tudo. Seu ponto não é que ele fez todas as pessoas surdas, surdos. Ou de todas as pessoas cegas, cegos. Seu ponto é que ele fez tudo, cegos, surdos, mudos, não-cegos, não-surdos, animais, bactérias, bocas, línguas. Então o que fica entendido? É tolice questionar se Deus é o criador de X coisa.
Ele é o senhor, o ser superior, e origem de tudo sem exceção.
Sabemos que não é o caso, como algumas pessoas se tornam surdos ou cegos, acidentalmente, ou no primeiro século, alguns possuído pelo demônio tornou-se surdo e cego como um resultado. Qual é então o ponto do ensinamento? Não temos o direito de excluir-nos de qualquer tarefa que Deus nos chama para uma baseada em deficiência. Deus é o criador do homem, e conhece a capacidade do homem.
Sobre as do assassinato, chega a ser até engraçado ouvir isso de um Ateu. O grupo mais assassino e facínora da história são justamente os ateus.
Joseph Stalin - + de 40,000.000 * - ateu
Mao Tse-tung - + de 30,000,000 * - ateu
Adolf Hitler - 20,946,000 - ateu
Chiang Kai-shek - 10,214,000
Vladimir Lenin - 4,017,000 * ateu
Tojo Hideki - 3,990,000
Pol Pot - 2,397,000 * ateu
Yahya Khan - 1,500,000 - ATEU
Como se isso não fosse suficiente, segundo o Darwinismo e o Neodarwinismo, o assassinato é um bem pra humanidade e sua evolução (seleção natural), onde o mais fraco é eliminado e o mais forte perpetua. Então se Darwin está certo, Deus segundo sua a ingênua interpretação deturpada da Bíblia também estaria certo. Ambos estariam.
Então sinceramente, ouvir você ou qualquer Ateu que acredite em Darwin reclamando de algo do tipo, é um contrassenso.
Eu poderia continuar respondendo todas. Tem algumas óbvias como a do Julgamento. Deus não manda julgar ninguém, nem proíbe julgar ninguém. Ele apenas diz que serás julgado a medida que julgas, e que se for julgar, julgue com justiça. Aonde está o erro aí?
Mas eu não estaria sendo sincero. Porque são todas embasadas em uma visão primitiva da Bíblia. Como se Deus realmente tivesse surgido uma voz dos céus e gritado bem alto no ouvido de todo mundo, a cada momento da Bíblia. A bíblia TEM que ser interpretada.
Sobre as questões dos assassinatos e "atrocidades", é muito simples. Há todo um contexto histórico por volta desses livros que por "coincidência" são "mais cruéis" que os outros, contexto histórico tal que esclarece muitas coisas e o porque de terem sido escritos daquele jeito, como o que eu citei por exemplo, sobre a reforma política e o rei de Israel. PORTANTO, há inúmeras discussões em tornos desses livros serem sagrados ou não, terem sido incluídos no Canon Bíblico de maneira certa ou não. Eu por exemplo, sou um Católico que acredita que eles foram erradamente incluídos (até mesmo pela época do canon bíblico) e não fazem parte dos livros sagrados.
Então não vou ficar aqui defendendo livros não-sagrados ao meu ver, apenas finalizar deixando a essência que os livros que formam Bíblia tem. Não só os livros sagrados, mas até mesmo esses livros que há contexto histórico revirado, discussões teológicas em cima deles, e são contestados sobre realmente fazerem parte dos livros sagrados, tem essa essência.
Schiffer, é claro que Deus nunca mandou matar ninguém. Contudo, de fato, em Êxodo 20,13 temos aquilo que chamamos o quinto mandamento: não matar. E você tem razão: em outros textos bíblicos parece que Deus comanda a morte de certas pessoas, como em Êxodo 21,12: Quem matar alguém, será morto. Esse problema engloba a questão da violência na Bíblia: se Deus é o sumo bem, como pode permitir que seu povo faça a guerra, como pode permitir que o homem mate o outro, sofra?
Se abrirmos o horizonte, a pergunta que devemos fazer é a seguinte: a Bíblia erra? Isto é: diz uma coisa e depois outra? Há muito tempo essa questão tem perturbado os fiéis e leitores da Bíblia. Não é preciso fazer uma lista de contradições e ‘erros’ presentes na Bíblia para fundamentar essa inquietação; basta o caso que você coloca (tem outros). Apesar disso falamos sempre da ‘verdade’ da Bíblia, sintetizado na expressão latina de Tomás D’Aquino: "Quidquid in Sacra Scriptura, verum est." De fato normalmente o fato que a Bíblia não erra é tido como uma consequência natural da Inspiração. Em outras palavras, por que a Bíblia contém Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo aquilo que ela transmite é verdadeiro, sem erro e guia o ser humano a sua salvação. Mas a discussão sempre esteve aberta. Inclusive a tradição rabínica diz que uma das bênçãos que se receberá com a volta de Elias será a explicação das aparentes discordâncias entre Ezequiel e a Lei, o Pentateuco.
Para abordar esse tema e dar uma resposta, vou precisar ser um pouco chato, Schiffer, mas isso é sumamente necessário aqui.
A palavra chave nessa questão é a Revelação,
@Schiffer . A Bíblia é revelação de Deus. Essa revelação não é uma mensagem que cai do céu pronta, mas acontece na história. Essa diferença é evidente em relação ao dom do livro no mundo muçulmano, onde Maomé recebe de Deus a Lei, pronta, ‘da noite pro dia’. No mundo hebraico e cristão Deus se revela aos poucos, na história. É um processo histórico. A revelação tem um caráter progressivo. Somente em Cristo é consumada a obra da salvação, pois ele completa a revelação. Falando mais objetivamente, a revelação passa por um processo de desenvolvimento. As grandes verdades sobre o ser humano, sobre Deus, a igreja e o povo de Deus são desenvolvidas durante o percurso histórico natural. Esse processo tende a uma realização, a um auge, que é Jesus Cristo.
Outro ponto importante, que necessita ser sublinhado, é que em nenhuma passagem bíblica encontramos a Palavra de Deus diretamente. Ela é doada a nós sempre através de uma pessoa, sempre de modo humano e em linguagem humana. Quando conta os diálogos de Deus com seus amigos tem sempre por trás uma redação humana. Não pretendemos ‘humanizar’ a Bíblia, mas mostrar como ela é inserida dentro da história, da realidade humana, embora tenda a um futuro de revelação plena, Schiffer.
Diante desses dois parágrafos acima, é lógico relativizar os ‘erros’ bíblicos. A revelação é um processo e por isso, em certas etapas da vida de Israel, não podemos pretender a clareza revelada em Cristo, EMBORA JÁ VENHA almejada. De fato, como ensinam os Padres da Igreja, o Novo Testamento é latente no Antigo. Essa é a atitude hermeneutica necessária para ler as passagens tidas como difíceis da Bíblia. Se encontramos cenas de violência, que os textos parecem justificar como vontade e ou ordem de Deus, devemos julgá-las dentro da perpectiva de progresso da revelação: foi admissível num certo período histórico, mas inconcebível em Cristo, na revelação plena.
Quer um exemplo, Schiffer? Basta lembrar de Galileu Galilei.Lembra como ele foi condenado pela igreja porque defendia que a terra gira em volta do sol e não ao contrário, como pode parecer através das histórias da Bíblia (veja, por exemplo, o milagre de Josué, que pára o sol – Josué 10,12-14)?
A teoria de Galilei não era somente científica, mas era acompanhada também de uma reflexão exegética, que transparece, por exemplo, na carta que escreve a Cristina di Lorena.
Nesta carta ele cita o ensinamento de Santo Agostinho, que dizia que: O Espírito de Deus, que falava através dos autores sagrados, não quis ensinar aos homens coisas que não tinham utilidade para a sua salvação.
A partir deste princípio, o cientista italiano diz: O Espírito Santo não quis nos ensinar se o céu se move ou está parado, nem se a sua figura tem forma esférica ou de disco, nem se a terra esteja ao seu centro ou às margens do céu. Portanto se o Espírito Santo não quis ensinar-nos tais coisas, se defendemos esta idéia ou aquela, é correto reter que uma seja segundo a fé e a outra errônea?.
Então Schiffer, reflita. Leia mais a bíblia. Pare de olhar pra ela tão ingenuamente e primitivamente. E principalmente: Estude. Estude
MUITO. Aí sim, conseguiremos ter uma discussão nivelada sobre esse assunto.
Antes que eu me esqueça: Aprenda que a Fé não se prova, apesar de termos vários motivos para a ter. Felizmente, não é necessário provas ou discussões para se ter fé. E assim como os Ateus sofrem tanto e não querem ser julgados, ninguém quer, nem os teístas. Lembre disso. Toda a discussão teológica é vã, perante a verdade que vem da fé em cristo e em Deus, e na revelação que eles nos trouxeram. Portanto, o Evangelho em geral se sobrepõe sobre qualquer outro livro mais cruel (que é contestado inclusive).
E é por isso mesmo que várias pessoas mudam de vida, bêbados, pessoas deprimidas, devido a uma religião que seguem. Isso está muito longe de ser "alienação" (diferente das bilhões de coincidencias e milagres do Darwinismo), isso é simplesmente o amor. O amor em cristo, se manifestando no amor da pessoa ao bem, a mudança, e a salvação. Salvação não só depois da vida, mas na vida também, em incontáveis vezes. E sabe, não é por "ilusão" não como alguns querem (e vão sofrer até o fim da vida, por tentarem e não conseguirem nunca) impor. E sim, pela fé em Deus, que é capaz de reerguer a pessoa. Isso é sim, sinônimo de força. A força de acreditar, de ser capaz, de se reerguer, e de se entregar.
Pra essas pessoas sim, eu tiro meu chapéu, não para as que ficam sentadas digitando um monte de baboseiras cheias de moralismo querendo diminuir (falhamente) os outros, presas no mundinho criado pela sua limitada e rasa pequenez humana, como se fosse mudar algo na realidade. E o melhor de tudo, é que do alto de sua força, do alto de sua fé em Deus, em uma % muito maior essas pessoas são capazes de respeitar o que os outros acreditam, as aproximando ainda mais da paz e da tranquilidade.
Não é atoa que não vemos muitos teístas se rebaixando por aí discutindo sua fé que Deus existe, a % é bem pequena. E não, isso não é uma indireta aos Ateus. Ops, é sim D: . Mas enfim, sem preconceitos também, há exceções. Não falo isso menosprezando, mas isso é um FATO, não tem como ignorar.
Todavia a discussão teológica não leva ninguém à paz. O que leva à paz é a prática dos ensinamentos do Senhor, Deus. Então vou ficando por aqui, até porque não espero muito da sua réplica, Schiffer, não te menosprezando, mas enfim...
No mais, tenha uma boa noite.
Lobão________________________________________________Uma longa trajetória nas competições de argumentação de Naruto, desde 2012...
→ Juiz da 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, TDP, 15ª, 16ª e 17ª Temporada de JutsusVERSUS
→ Juiz da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 9ª Temporada de NarutoVERSUS
→ Campeão da 13ª temporada de JutsusVERSUS (Suna), Vice-campeão da 5ª temporada de JutsusVERSUS (Uchiha), Vice-campeão da 14ª temporada de JutsusVERSUS (Jinchuuriki)
→ Campeão da 3ª temporada de NarutoVERSUS (Samehada)