FrutosDoMar escreveu: São os mesmos Susano'os, e tem os mesmos poderes destrutivos e resistencia, a única diferença é que Sasuke consegue fazer o Chidori, só que isso é uma diferença tão ridicula, e não eleva em nada o nivel do Sasuke sobre o Hashirama.
Estou bem curioso em você me fornecer uma prova sólida de que o Susanoo de Sasuke é o mesmo que o de Madara em termos destrutivos e afins. Curiosamente, só o fato do Susanoo de Sasuke poder voar ou utilizar Chidori já mostra que eles são passíveis de diferenças.
O que tu está dizendo seria praticamente o mesmo de eu querer implicar que o Modo Bijuu do Naruto do capitulo 571(ou o modo "Bijuu Sennin Mode" do capitulo 645 ) é igual em poder e capacidade ao Modo Bijuu do Naruto com Senjutsu do Rikudou ou quem sabe o Susanoo Perfeito do Indra seja igual em poder ao Susanoo Perfeito de Madara também né.
Temos os feitos de combate "corporal" do próprio Susanoo - o de Sasuke fisicamente brigou com o Modo Bijuu do Naruto
upado com Senjutsu do Rikudou - , seus feitos de destruição - o de Sasuke mostrou
muito mais poder em um ataque que o de Madara - bem como também podemos inferir por powerscaling/bom senso - já que Sasuke
foi upado pelo chakra do Rikudou , logo é de se esperar que
sua mais forte arma de combate tenha sido upada - ou também pela forma de
representação do personagem - Sasuke era
uma ameaça em briga para uma versão do Madara muito superior a Madara FMS - , "dicas" através dos personagens ( [1] , Naruto foi dito já ter superado o Hokage , logo Hashirama incluso , de forma que sua contraparte Sasuke haveria de ter superado Madara ). Todos esses fatores juntos
sustentam a minha afirmação da superioridade do Susanoo de Sasuke , enquanto não sei o que tu pode trazer para sustentar a tua.
FrutosDoMar escreveu: ''Rebaixando'', Hiraishin não fica nem um pouco atrás do Amenotojikara, as duas técnicas tem vantagems e desvantagems.
Assim como Ameno se mostrou perigoso a Madara Jin(sem conhecimento), o Hiraishin se mostrou perigoso a Obito jin(com conhecimento).
As técnicas não falam por si só,
temos que ver a aplicabilidade delas conforme uso e capacidade de seus usuários.
No contexto de “efetuar um ataque ao adversário”, o Amenotejikara possui feitos e/ou representação muito melhores do que o Hiraishin , não temos nem como contestar.
Minato com seu Hiraishin + Ataque Direito foi
bloqueado por Juudara ( Pré-Absorção do Shinju ) e logo depois perdeu seu braço.
Tobirama com seu HiraishinGiri contra Madara SM 1 Rinnegan , Madara
reagiu ao ataque e o derrotou posteriormente.Sasuke com seu Amenotejikara/Velocidade
surpreendeu Juudara ( Pós-Absorção do Shinjuu ) uma , duas , três ,quatro.
E a maioria das vezes que a galera usou ataques em Juubito , ele havia reagido : [1] , [2] , 3]. A possível exceção foi no esforço duplo de Hiraishin e no Ataque com o SM Rasengan , mesmo assim foram poucos danos aparentes(Obito logo evitou o RasenShuriken + Enton e tomou pouco dano do Senjutsu : Rasengan ) quando comparados ao que Sasuke conseguiu imprimir com uso de sua técnica/velocidade ( enfiou uma espada no peito do Juudara , cortou Juudara no meio , permitiu a abertura para que Madara fosse pego e sacrificasse seu clone do limbo ).
Ainda temos que levar em conta que foi Juubito que lidou com o Hiraishin, sendo que Juudara que Sasuke enfrentou é plausivelmente mais forte ([4] ) e ainda absorveu ( 5] ) a Shinju. Mesmo assim Sasuke o surpreendeu várias vezes, por si só e oferecendo mais perigo.
Sem mencionar que o Amenotejikara deu problemas para Naruto, que já conhecia a técnica, mesmo ele já possuindo excelentes reflexos [1] , [2] , [3].
FrutosDoMar escreveu: Subestimação?
Você quer me dizer que um monte de rochas vai se comparar a algo feito de chackra e senjutsu?
Porque o Chibaku Tensei é isso, um monte de rochas.
Bem , em meu post está explicito a razão da subestimação e pelo jeito se repete.
Chamar algo como um monte de rochas – embora não seja somente rochas devido ao núcleo da técnica associada a maior coesão devido a atração dentre as rochas – soa como uma forma sútil de desvalorizar a técnica. Um monte de rochas pode sim se comparar a algo feito de chakra sennin ,
basta estar no contexto comparativo adequado , que fiz questão de ressaltar. Eu não cheguei e disse "CT é resistente para caralho" , mas sim que "o mangá implica que precisa de muito poder para destruir algo como CT , mesmo em formas menores" , veja que são duas coisas diferentes.
FrutosDoMar escreveu: Isso não afeta em nada no corte da espada do Susano'o.
Como você explica o CT ser partido ao meio em 1 golpe, e o Shinsuusenju sair intacto depois de trocentos golpes + 11 BijuuDamas?
Noob's dirão que é enredo, alguém que analisa, dirá que o Shinsuusenju não é defesa qualquer, pois possue uma quantidade estratosferica de Senjutsu + chackra do Hashirama,que eleva qualquer coisa a outro nivel.
Não vejo porque não iria afetar. O “meteoro” está em caindo em alta velocidade , logo se tem uma força atuante associada a queda do meteoro , o ataque do Susanoo vai "entrar em choque" com o “meteoro” e depois corta-lo , decerto gastando uma parte de sua força/energia imprimida para que venha a vencer essa força do meteoro.
Intacto para mim é outra coisa...e como vimos só afinal só sobrou o corpo principal do ShinsuuSenju[1].
Teu questionamento não teve nada a ver com meu ponto inicial, nem entendi o que tu quis implicar com essa pergunta. O CT
não necessariamente precisa ser mais resistente que algo para que demande uma grande força para destruí-lo , basta ele por exemplo ter
proporções colossais , demandando assim
golpes colossais para dizima-lo por exemplo.
O CT foi destruído porque Sasuke tem
poder em seu Susanoo para imprimir um ataque de espada
capaz de cortar algo desta magnitude ao meio e eliminar o Chibaku Tensei , simples assim. No caso do ShinsuuSenju , Hashirama utilizou o Choujo Kebutsu e
sacrificou no fogo cruzado várias mãos ao atacar com elas , em resistência ao ataque de Madara , para
conter as Espadas/Bijuudamas. A informação valiosa aqui é que vimos
claramente que a espadas giratórias do Susanoo podiam cortar as mãos do ShinsuuSenju, o que era um dos meus pontos: demonstrar que a Espada do Susanoo
tem poder para cortar as mãos.
Até onde vimos , o ShinsuuSenju é uma defesa poderosa pois ela é colossal, tendo várias mãos acopladas , o que permite um
ataque de grande proporção para suavizar e/ou subjulgar o ataque do oponente. Vejamos: [1] , o que aconteceu aqui ? Hashirama sacrificou várias mãos para acertar uns bons hits no Susanoo de Madara ,
várias mãos foram destruídas no processo pelas espadas giratórias do Susanoo do Madara FMS. Não é como se o ShinsuuSenju
"tankasse o ataque”, suas mãos simplesmente levavam os ataques, eram destruídas, mas tinha muito mais mãos para atacar. A técnica pelo que vimos não é
impenetrável, do tipo resistência, seu forte defensivo é ela ser colossal,
difícil de destruir por completo, ou seja, precisa de u
m poder de ataque e alcance muito elevado para que todas suas mãos sejam destruídas... e como impliquei no meu post o Susanoo do Sasuke
teria um combinação dos dois.
FrutosDoMar escreveu: Sim né? Algums capitulos antes o Kurama 8 caldas se libertou de um CT ainda maior apenas com força fisica.
90 anos antes, essa mesma Kurama só que com muito mais chackra foi imobilizada igual um ratinho.
Incrivel né, o CT consegue ter uma força inferior a 1 mão do Shinsuusenju.
O CT que Nagato edo usou quando foi destruido era pouca coisa maior que os projeteis de Rasen Shuriken, BijuuDama ou Yasaka no magatama.
Analisando, eu diria que é umas 11 vezes maiores que esse projetil de BijuuDama, ou seja, algo infinitamente menor que a explosão de uma BijuuDama ou Rasen Shuriken.
Então nessas circunstancias, ambos FRS ou BD com muita probabilidade destruiriam o CT sozinhos.
- O próprio Naruto admite que as técnicas de Nagato
estão em outro nível [1]. Nagato como vimos estava limitado ao ter que utilizar seu poder
tendo como fonte o Tendou ( ainda pelo seu desgaste e tudo mais ) quando fez o Chibaku Tensei. Dito isto , mesmo que tu possa dizer que o Chibaku Tensei do Edo Nagato
foi menor em tamanho , ainda assim não se pode comparar com exatidão o
poder por trás da técnica Chibaku Tensei , o que sabemos é que pelo mangá as
técnicas de Nagato foram supostamente postas em um outro nível.
- Seu comentário sobre o Shinshuu e a Kyuubi é
irrelevante para o ponto que tentava mostrar no meu post , não sei a razão de trazer
coisas aleatórias.
- Essa imagem do Chibaku Tensei não é a das melhores para se escalar tamanho, devido ao enquadramento, que fez por exemplo as
três técnicas utilizadas parecerem ter a mesma proporção , mas enfim ,
realmente parece menor.
- Reiterando que o trio não precisa só destruir o
“satélite em formação”, mas como também o núcleo da técnica, que não é “só uma rocha”. Além disso, o fato de que os três tiveram que
combinar a sua técnica e a julgar
a forma como fora construída a cena contando o plano de Itachi, diria existir um certo
descrédito a ideia de que o Chibaku Tensei pudesse ser destruído por
apenas um ataque e ainda mais com folga.
- Mesmo se
me propusesse a considerar que uma Bijuudama Convencional ou talvez o Fuuton Rasenshuriken fosse suficiente para destruir o Chibaku Tensei do Nagato, meu ponto ainda se sustentaria, pois seria
necessário um golpe dessa escala para destruir um Chibaku Tensei que seria
relativamente pequeno, pela
sua própria admissão.- Vimos que a
Bijuudama da Kyuubi 6 caudas sequer teve um efeito significativo perante o
Chibaku Tensei do Tendou , outra forma de
provar o meu ponto bem como sustentar o que eu trouxe sobre o CT do Nagato. [1] [1]
Ou seja, uma versão do Chibaku Tensei muito inferior à de Madara ( tanto no tamanho do Satélite Formado quanto no poder por trás da técnica ) não chegou perto de ser destruída por uma Bijuudama da Kyuubi 6 caudas, enquanto com uma outra versão também muito inferior à de Madara foi implicado que para ser destruída com garantia seria necessário um poder que chega e ultrapassa a escala de uma Bijuudama convencional. Dito , isto , meu ponto perdura , destruir o CT completamente , mesmo numa versão pequena/mais fraca ( comparada a de Madara ) é necessário uma grande quantia de poder , quantia tal que já é possível argumentar ser suficiente para por exemplo destruir Jutsus de Mokuton convencionais ou mesmo especializados.
FrutosDoMar escreveu: 1- Mokujin possuia Senjutsu? NÃAAO, Juukai Koutan possuia Senjutsu? NAAAO
2- Foi mostrado o Mokujin sendo destruido? NÃAAAO.
3- Hashirama foi atingido? NÃAAAO
Evite escrever coisas tentando refutar algo que
eu sequer mencionei ou inferi em meu post.
Eu nunca citei que Hashirama foi atingido pela Bijuudama, nem mencionei que havia Senjutsu no Mokujin ou Jukai Koutan , não entendi a exaltação. Meu ponto foi bem óbvio, que foi mostrar que quantias de poder utilizadas para destruir um CT comum já podiam também destruir Jutsus relevantes de Mokuton.
Curiosa a forma como tu foi conveniente...
1. Mokujin estava presente no painel [1] 2. A Bijuudama Explode [1] 3. Alguns Paineis de Mokuton sendo destroçados surgem [1] 4. Madara fala que Hashirama usou um Jutsu Específico para conter a Bijuudama ( Houbi no Jutsu ) [1] , como se julgasse haver necessidade para proteção específica 5. Não existe mais Mokuton inteiro em Campo depois do efeito da Bijuudama[1].
Mesmo com tudo isso, você diz que como Mokujin
não foi mostrado destruído, logo,
não se tem provas de que ele foi destruído, implicando que ele
poderia resistir. "Beleza".
Então, por qual
raio de razão você estava dizendo que
só um ataque de Bee ou Naruto destruiria o Chibaku Tensei ? Afinal,
não foi mostrado ou ficado implícito que só um golpe fosse suficiente para destruir o CT por completo. Ninguém viu
só um golpe acertar e funcionar e por alguma razão o autor
intentou fazer uma combinação de três golpes, mas você ainda assim concluiu que
um só seria suficiente, talvez até com folgas. Agora quando o assunto
é o Mokujin não dá para dizer que destruiu porque ninguém viu? FrutosDoMar escreveu: Uai sim, montanhas é só um amontoado de rochas.
Claro, a extensão conta, montanhas são coisas enormes(assim como o CT) e não é qualquer jutsu que é capaz de atingir uma área tão grande...
Porém elas não tem resistência nenhuma(pelo menos se comparamos ao Shinsuusenju, Susano'o e etc), a diferença é que são poucos jutsus que seriam capazes de fazer um corte longo o suficiente para parti-las ao meio.
Isso é ligado a extensão do poder, e não a resistencia da motanha.
Konoha tambem é apenas casas qualquer, não possui resistencia nenhuma, porém o Nagato possui um dos maiores feitos do mangá, ao afundar a vila varrendo tudo dentro da mesma.
Convenhamos, qualquer jutsu deve ser capaz de derrubar uma casa, mas poucos jutsus seriam capazes de derrubar uma vila inteira.
Eu , em nenhum momento , comparei a
resistência da montanha ,
propriamente dita , com o ShinsuuSenju ou qualquer outro Jutsu Defensivo.
Meu raciocínio foi
óbvio:
- Mesmo sendo
só montanhas, elas funcionaram como os
indicativos do Kishimoto de mostrar
o poderio de técnicas. Quando Mei se
impressionou pelo Susanoo , ela fez menção ao mesmo ter sido capaz de
cortar através das montanhas ; Quando Kakashi se
impressionou com as Bijuudamas dos Bijuus , ele fez menção a
capacidade delas de terem dizimado as montanhas. Ou seja, o poder de ataque da Bijuudama e Susanoo Perfeito do Madara
tiveram seu hype através das montanhas.
- A conclusão que se tira disso é óbvia, de que
a capacidade de danificar algo como uma montanha é uma forma de demonstração do grande poderio de uma técnica. No caso do Susanoo Perfeito de Madara , Kishimoto focou nisso por
duas vezes.
- Ainda assim
alguém poderia argumentar, que as montanhas são só umas rochas e devido a isso quem garantiria que ele vá cortar um Jutsu Mokuton só porque cortou montanhas..?
- Daí eu mostrei que a
espada de Madara cortou através do Hotei no Jutsu , que é um Jutsu Mokuton já
focado em parar ataques e também cortou através das
mãos do ShinsuuSenju , que é
produzido com Chakra Senjutsu. Ou seja, o ataque que
é famoso por cortar montanhas também
pode cortar através de Mokutons Relevantes.
- Depois eu mostrei que
“a destruição do ct” não é algo também fácil só por serem rochas já que foi implícito ser necessário uma
relativa grande quantia de poder para destruir o satélite formado + núcleo do chibaku tensei(de versões bem mais fracas que o de Madara) . No contexto inferido , para Sasuke
cortar através do Chibaku Tensei ele deveria ter um “ataque de espada”
forte o suficiente que seu air slash/shockwave consiga
manter o poder de corte mesmo atravessando longas distâncias ,
enquanto enfrenta a resistência do material.
- O que é impressionante no feito do Sasuke cortando o meteoro é o fato de que
com um ataque de espada ele consiga produzir um air slash/shockwave que
consiga alcançar tanta magnitude/escala , o que é um demonstrativo do
poder envolvido nos ataques de seu Susanoo. Em uma análise
'comparativa', mesmo o CT sendo composto por
grande quantidade de “rocha ordinária” o Naruto precisou utilizar o
Bijuu Fuuton RasenShuriken , que é um ataque com um
poder de destruição ridículo , ou seja , é
evidente que é necessário um poder de fogo/ataque muito elevado para ser capaz de destruir o meteoro do ct ,
não por ele ser resistente , mas sim pelo mesmo ser colossal. FrutosDoMar escreveu: Algumas mão sim foram cortadas, só que o que você não considera é que as espadas estavam em rotações continuas, ou seja elas faziam ataques de pressões continuos:
Apenas um giro com a espada, o Susano'o ja foi capaz de fazer isso...
Agora imagine 11 espadas girando continuamente, imagine oque seriam capazes de fazerem...
Pois é, então é mais doque aceitavel que algumas mãos mais proximas das espadas não resistiram e foram cortadas, as espadas por si só ja tem um corte poderoso, ainda lançado pressões continuamente.
Você esta considerando apenas as Montanhas que Madara cortou, não esta considerando a distancia que ele estava das montanhas, os golpes do Madara abrangem uma área tão grande quanto os golpes de Sasuke, são tudo a mesma merda, sério mesmo.
A distancia mostrada desse corte não é de metros, e nem de poucos kilometros, o cara do deserto cortou algo em outra região.
Isso que nunca foi mostrado o limite dos cortes de Madara, o corte pode ter avançado ainda por muito mais além.
Mas é claro, você pode ignorar isso e falar que Sasuke é superior. Como eu disse, Susano tengu é tudo a mesma merda.
Como assim
pressão contínua? Explique isso aí melhor...
Sim,
várias mãos foram cortadas mesmo sendo criadas com Senjutsu, o Hotei também foi cortado, mesmo sendo projetado para parar/interceptar golpes, logo, elas são sim
passíveis de ser cortadas de forma relativamente fácil, o que
foi meu ponto.
O que causou os giros foi diferente , no ataque com a Bijuudama a espada
girava em função da aceleração da Bijuudama expelida [1] e até onde vimos , fundamentava-se na capacidade
de corte da espada em si ( http://www.mangastream.to/naruto-chapter-627-page-6.html ), o outro giro foi puramente devido a
habilidade do Susanoo/Madara como espadachim e a
velocidade/força impelida no golpe da espada , sendo que o 'foco' aqui era
ataques a distância através de air slashs/shockwaves. São dois diferentes usos para espada, sem os mesmos princípios, não diria que seja possível comparar os dois exatamente.
Como disse , o Madara foi
"reconhecido" como tendo poder capaz de destruir montanhas, as duas referências dele focaram nisso. Mesmo na sua comparação com o poder de um Bijuu , também podemos chegar nessa conclusão , já que cada Bijuu demonstrou como poder a destruição de montanhas com suas Bijuudamas. Quando disse isso me referia apenas pelo
hype do Susanoo de Madara ou a forma como sua capacidade destrutiva
era retratada seja por falas seja pelos feitos visualmente.
Quando analisamos isso [1] , [1] fica claro que
vemos que o corte do Madara FMS viajou uma distância considerável , cortando através do caminho , mas só podemos inferir que o Susanoo dele tenha ataque forte o suficiente para que sua onda de choque percorra um certo espaço (
distância bem considerável de fato ) , mantendo poder de corte suficiente para cortar montanhas que
estão mais à frente , mas qualquer coisa a mais que isso já entramos num campo da
especulação , sem que haja provas ou nada do tipo para que possamos fazer
backup dessa informação , seria como eu dizer que o Sasuke
poderia fazer muito mais também do que mostrou com seus cortes
sem apresentar as devidas provas ou inferências lógicas.
Dito isto, sim, tal feito realmente
não se compara ao do Susanoo de Sasuke , a diferença de proporção
é ridícula , deveria-se
exagerar muito para enxergar os feitos realizados como equivalentes , sendo que
nãohá motivos para tal , considerando a
representação/hype/feitos desse Sasuke se
comparado a Madara FMS. - Vejamos só um pedaço do Meteoro já é
equivalente ou maior a uma cadeia de montanhas, sendo que um pedaço é
10+ vezes menor que o que Sasuke cortou inicialmente, como se poder concluir que os feitos de um ataque do Madara chegam a isso eu não sei.
- Quando comparamos o
Susanoo Perfeito de Madara com as Montanhas ou vice versa, ambos ainda são
grandes/massivos em suas dadas perspectivas, o que implica que
a distância entre a montanha e o Susanoo não chegam a ser tão grandes. Aqui
considerando a escala do Susanoo [1] as montanhas deveriam ser
relativamente pequenas se a distância fosse tão considerável como tenta implicar, temos mesmo um
pequeno grupo de montanhas - por trás do Susanoo - para ajudar a ter essa noção ; assim como aqui [1] que o painel é expandido para que se tenha uma
visão ampla do efeito do ataque do Susanoo , obviamente o Susanoo no centro também
seria relativamente pequeno caso a distância realmente fosse tão grande. Agora quando vemos
o pedaço do meteoro diretamente comparado com as montanhas, estas
realmente parecem pequenas, sequer distinguíveis quando comparados a este pedaço, em verdade , basicamente ,
esses dois feitos do Susanoo de Madara
poderiam estar ocorrendo lá embaixo neste painel e o que se observaria seria apenas um
rastro considerável do corte pouco acima do nível das montanhas
como foi aqui [1] ) e alguns pedaços de montanhas "levemente" lançadas ao ar ao serem cortadas. Isso já demonstra
a diferença das escalas quando sabemos que aquilo é um fragmento do que Sasuke pode replicar.
- Outra forma de mostrar isso : Aqui [1] vemos como o golpe de Madara se compara a seu Susanoo Perfeito em proporção. Aqui vemos como o Susanoo Perfeito se compara a barreira criada por Juubito [1], bem menor como quando em proporção ao seu ataque. Apenas a Base do Shinju já era provavelmente maior que a barreira criada por Obito [1]. Sabemos que Naruto cortou a base do Shinjuu com o Yoton Rasenshuriken , enquanto ele utilizou um Jutsu mais forte para destruir um meteoro do CT e pudemos ver o efeito do seu Bijuudama RasenShuriken frente a um Meteoro do CT. Enquanto isso , os ataques do Susanoo Perfeito de Sasuke foram relativamente comparados ao ataque do BijuuDama Rasenshuriken de Naruto em painel. Para comparar todos feitos : [1]
- Os 25+/- pedaços de CT criados causaram um considerável estrago ao longo do país da neve, como vimos nessa figura[1] , o fato de que Sasuke cortou facilmente por um deles é algo consideravelmente mais concreto do que dizer que o corte de Madara atravessou o deserto e atingiu outra área , quando pouco se pode inferir disso.
FrutosDoMar escreveu: Não existe nada no mangá sobre essa alta velocidade do Susano'o perfeito, vocês simplesmente veêm efeitinhos no mangá e automaticamente deduzem uma velocidade exorbitante, exagerada, kkkkk.
Como o próprio Hashirama diz:
Não teria mobilidade limitada nenhuma, pois o próprio Hashirama passa a maior parte de suas lutas suspendido por Mokuton.
Hashirama demonstrando o quanto é limitado contra inimigos voadores:
Expandir esta imagem
Caso Sasuke esteja em delay a luta acabaria ali mesmo.
Note: Obito estava voando.
Afora o termo Velocidade alta ser bem relativo, eu também nunca impliquei haver uma velocidade exorbitante, exagerada, então muito menos aí.
O Susanoo viajou mais ou menos essa distância [1] em um tempo obviamente curto , o que é uma distância ridícula. Ele cortou o meteoro em 12+ pedaços no mesmo tempo de ação do Bijuu Fuuton RasenShuriken [2] o que demonstra uma ótima velocidade de ataque. Depois de ascender ainda mais , ele voltou para salvar Naruto [3] em tempo hábil ; mas claro , rápido devem ser os Jutsus de Hashirama a ponto de manipular técnicas para caçar os outros de forma bem tranquila no ar.
Hashirama disse isso mas teve seu Hotei no Jutsu burlado, isso não é exatamente o melhor dos pontos rs.
E é claro a mobilidade é afetada, seu controle de campo no solo pouco afetaria Sasuke , uma evasão rápida eliminaria boa parte das investidas de Mokuton , enquanto Hashirama teria que se "apoiar" em Jutsus de Mokuton para alçar altura , que poderiam mesmo ser atacados a distância. Não quero dizer que ele não tem opções lutando em grandes alturas, mas obviamente, se comparada a uma batalha em solo ele terá menos recursos.
Caso Sasuke use Amenotekijara logo no início da luta Hashirama morreria ali mesmo, não é como se eu não pudesse também ficar criando cenários alternativos.