Eu não postei sínteses e ou estudos científicos direto justamente porque não é todo mundo que entende de inglês. A questão é que o debate fica bem mais dinâmico, e as fontes que eu postei são confiáveis.
Existem vários artigos científicos, e podem dar uma olhada que 50/50 defenderá que maconha
tem chances de causar câncer de pulmão (probabilidade aumentada mas não é nada concreto), quanto ainda não foi associado. A questão é que: todas essas questões são
amplamente relativas. Digo, é apenas teoria e conclusão porque em casos reais de câncer registrados pela Cannabis é nulo, pelo menos casos diretos associados, como estudos já comprovados o cigarro e seus males. É obvio que
fumar a maconha diretamente não vai tratar câncer, não vai ser o milagre medicinal e blablabla. Eu não disse isso, parece que estão entendendo as coisas que eu digo errado: é
obvio que maconha faz mal, tanto que ainda não existem estudos concretos de tudo que a planta é capaz no organismo.
Porém por mais que se associe a fumaça no pulmão ao câncer de pulmão, não existem evidências o suficiente para comprovar isso. Somente isso. Pode causar? Claro que pode causar cancro diretamente nos pulmões de seus usuários, mas não existe nem casos registrados e nem estudos comprovando. Se vocês discordam tanto assim de mim quando eu digo isso, me deêm um artigo cientifico
AFIRMANDO e
MOSTRANDO um caso de câncer de pulmão
REGISTRADO e com
IMAGENS.
"Marijuana smoke contains many of the same constituents as tobacco smoke, but whether it has similar adverse effects on pulmonary function is
unclear."
" Occasional and low cumulative marijuana use was not associated with adverse effects on pulmonary function."
As i said...
http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=1104848
A Cannabis medicinal luta contra a maioria dos cancros:
Cannabis e efeitos em cancro no cérebro: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11479216
Cannabis e efeitos em cancro na boca e garganta: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20516734
Cannabis e câncer de mama: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18025276
Cannabis e câncer de pulmão: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22198381?dopt=Abstract
Se estiverem curiosos: http://portugalmundial.com/2013/10/34-estudos-cientificos-que-provam-os-beneficios-da-cannabis-na-luta-contra-o-cancro/
Além disso, devemos considerar outras coisas tais quais:
- Já existe estudos (acho que nem preciso postar) que uma pessoa vai consumir MUITO mais cigarro do que maconha, em um dia ou na vida toda.
- Maconha não causa tanta dependência química quanto a nicotina, logo a facilidade de largar a droga é bem mais fácil do que largar o cigarro ou a bebida.
- Tem que se consumir
dezenas de cigarros de maconha para uma overdose, confirmando minha tese de que maconha é uma droga bem mais leve que o cigarro, que dependendo da quantidade que se fuma em um dia, pode-se ter um ataque cardíaco no mesmo dia.
Dito isso tudo, e relativizando a quantidade com o câncer, posso afirmar que mesmo que
causasse câncer, a probabilidade de uma pessoa adulta largar a maconha, e consequentemente diminuir os riscos são muito maiores do que o tabagismo em si.
Fou escreveu: Galera... vocês confiariam em um medico que antes do seu turno de trabalho fumasse um baseado
Mas que argumento é esse cara.
Acha que um doutor pode beber antes de realizar uma cirurgia? Ou um psicologo pode fumar um antes de aconselhar um paciente? Um psiquiatra pode receitar anti depressivos bêbado? Menos né.
Agora, a própria maconha pode causar câncer. Em alguns pacientes, ela pode ser útil, mas não a fumada (que querem legalizar) e sim, a deglutida. Se houvesse o real desejo de disponibilizar a maconha para uso medicinal, bastaria lutar pela maconha oral, já disponível em vários países.
Então me mostre estudos afirmando e comprovando a sua afirmação.
A guerra contra as drogas não pode ser ganha, então é melhor legalizar, pois diminuiria o tráfico?
Equívoco grave. Os traficantes não traficam apenas maconha, então legalizá-la seria inócuo, pois as outras drogas continuariam a ser traficadas.
As drogas legais fazem mais mal que a maconha, o uso de álcool e cigarro mata cerca de 300 mil brasileiros por ano. Estamos vencendo a guerra contra o tabaco, tendo a quantidade de brasileiros fumantes diminuído nos últimos 30 anos. O álcool ainda é uma guerra a ser vencida. Não acho necessário legalizar mais drogas, pois estas irão causar mais danos aos nossos jovens. A luta que devemos travar agora é para reduzir o uso de todas as drogas, legais e ilegais, mostrando assim responsabilidade com a saúde da nossa população e das futuras gerações.
A maconha é a droga ilegal mais consumida do mundo. Não se compara ela com outras drogas, o tráfico da planta, mão de obra, facilidade de consumo, entre outros meios são bem mais viáveis.
A quantidade de fumantes realmente diminuiu, mas e a morte por tráfico? Acha que os jovens realmente vão deixar de fumar porque está restrito? Posso afirmar que a maioria dos jovens já fumou, ou ainda vai fumar pelo menos uma vez na vida maconha. Se não fumar com certeza vai entrar em contato. Somente então, nasce a necessidade de consumir a droga. Se legalizar a maconha, e colocar realmente uma justiça branda em relação aos menores consumir produtos nocivos restritos, ai sim faria alguma diferença, pois o que eu vejo é que qualquer um pode ir em um posto e comprar
qualquer droga que esteja liberada lá dentro. Não existe dificuldade em alguém ir em uma biqueira e pedir uma planta e fuma-la ou acha que o traficante tem consciência que é de menor? Veja quantas
crianças morrem por causa do tráfico de maconhas todos os dias, somente procure e veja os índices. O
certo se quiser parar essa matança seria justamente legalizar, impedindo a maior forma de tráfico no Brasil, diminuindo a tal ponto, que teriam dificuldades para se manter com outras drogas, já que dificilmente algum adolescente vai chegar na biqueira e pedir um crack para curtir com os amigos.
A legalização não só afetaria o tráfico como afetaria as opções dos menores de procurar um meio fácil de ganhar a vida (traficando) ou buscar meios diferentes.
@Sara @Fou
@CrowE por favor, que tipo de argumento sem
base nenhuma é esse de liberar todas as drogas? A questão e a batalha de legalizar a maconha é MUITO diferente de legalizar outra droga, tanto pelo porquê da droga não ter casos claros registrados de males físicos a saúda, quanto por: maconha ser a droga mais consumida e vendida por traficantes; maconha ter efeitos medicinais, que restritos a sociedade deixariam de salvar milhares de vidas; maconha não causa dependência física igual a outras drogas; maconha já é NORMALMENTE consumida mesmo com a restrição, em praças, parques, ruas, casas, tem até pessoas plantando e pessoas com ideais fortes e influentes a favor da legalização. Já viu alguém defendendo a legalização do crack? Heroína? LSD? Pls né pessoal, isso não é argumento, é enrolar.
Sara escreveu: 1- Não existe nada concreto acerca dessa competição entre o cigarro e a maconha - "X é mais prejudicial que Y".
Diferentes e inúmeros estudos (Estudos de PESO científico) irão di/convergir sobre o assunto. O consenso é de que ambas fazem muito mal, ponto.
Está me dizendo que cigarro e maconha fazem mal a mesma medida? Quantas substâncias tóxicas a maconha têm? E quantas substâncias toxicas o cigarro têm? O cigarro tem quase 4800...
2- O baseado está longe de se enquadrar como maconha medicinal. Legalizar a maconha para este fim em nada tem a ver com a legalização da maconha para o "uso pessoal". Além disso, muitos de seus efeitos terapêuticos são eficaz e facilmente substituídos por outros fármacos.
Cite três.
3- Não podemos e nem devemos afirmar que a legalização da maconha terá consequências negativas sobre o tráfico.
3.1 - Traficantes não deixarão de vender. Pior que isso, agora terão maior liberdade para tal (afinal, agora estarão protegidos pela LEI).
3.2 - A maconha é responsável por apenas uma parcela do lucro no Narcotráfico. O tráfico de armas e outras drogas (cocaína-crack...), assim como os crimes em geral ainda fornecerão o sustento da organização.
3.3 - Assim como o alcoolismo é a porta de entrada para o consumo da maconha, a maconha É SIM a porta de entrada para o consumo de outras drogas mais potentes e mais caras (Mais $$$ no bolso dos traficantes).
Então, Uruguai discorda de você:
http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/ap%C3%B3s-regula%C3%A7%C3%A3o-mortes-por-tr%C3%A1fico-de-drogas-chegam-a-zero-no-uruguai-1.856721
Então você acha que as pessoas vão preferir comprar com traficantes armados, correndo risco de serem desrespeitadas, mortas ou presas, vendendo um produto provavelmente bem mais caro, sujo, e sem confiança, ao invés de procurar uma maconha com preço mais viável em um estabelecimento do qual a justiça está liberada, com um ar codificando circulando, pessoas do bem e de quebra um salgadinho gostoso?
A maconha é responsável por mais de 80% do tráfico no Brasil. Não preciso nem de fontes, vá em qualquer biqueira da sua cidade e pergunte o produto mais abundante. Sem a fonte principal de renda, como acha que vão se sustentar? Ou acha que é mais provável um jovem ir pedir uma maconha ou um crack?
Me
prove que a maconha é a porta de entrada para drogas mais pesadas.