Estudos e Estudos...
A maconha é composta pelas mesma substâncias carcinogênicas do cigarro (CO, Alcatrão e dezenas de outros) e muitas vezes em maior quantidade. As chances de provocarem metaplasia com evolução para o CA são concretas. Isso é o que TODO e qualquer estudo diz.
A raiz de toda essa divergência é que até hoje não conseguiram isolar algum caso de CA que possuísse a sua gênese no uso da maconha (você mesmo já citou). Isso porque:
- Associação da maconha com cigarro
- Grande limitação de estudos
- Fumo esporádico ou reduzido
- Casos "negativos" para CA
ETC
Mas como eu disse, o único consenso que existe é que ambas fazem mal.
Beleza, como eu disse ainda estou esperando um estudo que comprove que maconha causa com certeza câncer, até lá não irei considerar seus
argumentos.
1- Fofo, "claros riscos à saúde" não se resume a CA de Pulmão. Existem Trilhões de outros efeitos físicos e psicológicos por trás da maconha.
2- Com ou sem a maconha, o Narcotráfico permanecerá forte. Essa historinha de que sua legalização irá derrubar o Narc. é só para o boi dormir.
3- Legalizar a "maconha" para uso exclusivo da medicina é um universo totalmente diferente e eu apoio sim. A Santa Hipocrisia está no fato das pessoas utilizarem este conhecimento como argumento em prol da maconha, quando na verdade tudo o que querem (e pelo que verdadeiramente lutam) é "comer" a droga. E mais... não só a maconha, mas muitas outras drogas (se não todas) possuem efeitos medicinais - a exemplo da tão famosa coca.
4- O fato dela não causar tanta dependência física e psicológica quanto as outras drogas não exclui o fato de que ela causa ¬¬"
5- A sua definição de NORMALIDADE é bastante diferente da minha, e esse tópico um tanto quanto confuso/ilógico... Praças, parques, ruas e casas também são sedes de consumo de outras drogas... Enfim
6- Por que não? Não se espante se eu te disser que não foram poucos os casos que vi. Isso inclusive já é uma realidade em alguns países.
1- Não, não são trilhões de efeitos, a maconha a longo prazo aumenta as chances de um usuário desenvolver doenças psicológicas como esquizofrenia, e em alguns casos aumenta as chances de causar Alzheimer. Isso é o que estudos nos mostram até agora, já que, a planta em si, ainda é mau conhecida.
2- A maconha é a droga ilícita mais consumida do mundo, o tráfico no Brasil, em sua maioria gira em torno da maconha, assim como no Uruguai também girava. E adivinha? Como eu postei, o tráfico praticamente acabou no Uruguai, vai desconsiderar isso? Não é história para boi dormir, é um fato com fontes que já postei, cabe você a aceitar ou ficar com essa opinião parcial/emocional sobre o assunto.
3- Na verdade a hipocrisia atinge outra área dessa discussão. Acontece que a maconha é vista com olhos totalmente errados pela nossa sociedade que é sustentada por pilares de preconceito, não só contra aquilo que não se conhece mas em diversos outros assuntos, já que somos orientados por uma geração passada do qual o conhecimento raramente era disseminado. Basta ver como tratam pessoas que fumam uma maconha uma vez ou outra, conheço pessoas fantásticas, com opiniões excelentes e caráter super fodas sendo descriminadas somente por consumir uma maconha uma ou duas vezes por semana. Agora lhe pergunto, o que diferencia essa pessoa de um fumante de tabagismo ativo? Não se têm preconceitos como por exemplos, a drogas anti psicóticos recomendadas por psiquiatras mal formados, sendo que algumas dessas drogas tem casos de surtos esquizofrênicos ou até mesmo, induções a suicídio, ou você vê isso frequentemente? A legalização não só limitaria o tráfico, acabando com grande parte das mortes no Brasil, como lidaria com o preconceito no geral, como também iria praticar inclusão social com muitas pessoas; e aquela pessoa ignorante que iria negar o tratamento por causa do preconceito que tem contra a droga, seria melhor estudada e teria sua vida salva, assim como muito acontece hoje em dia.
4- Mas o álcool e o cigarro também causam, toda droga causa. Porém isso é escolha da pessoa consumir ou não, não é escolha daquela pessoa que está passando na rua levar uma bala perdida por causa do tráfico. Experimente proibir o uso do álcool como já aconteceu nos EUA. e veja hoje em dia se tem tráfico de bebida, tão forte como antes. Nem se ouve mais isso. São fatos!
5- Quantas vezes esse ano você saiu e viu alguém consumindo alguma outra droga que não seja maconha? E quantas vezes você viu alguém consumindo maconha ? Responda sinceramente e vejamos que a minha definição de normalidade não está equivocada.
6- Poxa que legal, traga a matéria para a gente ler, com certeza terá ótimos argumentos. Aqui no Brasil mesmo essa luta deve ser gigantesca.
Para ansiedade - ansiolíticos
Para dor crônica - analgésicos opioides (morfina, tramadol...)
Glaucoma - Alfa-agonistas, beta-bloqueadores e outros
Epilepsia - Antiepilépticos
ETC
Como disse, muitos de seus efeitos terapêuticos são eficaz e facilmente substituídos por outros fármacos.
Então, recomendo que você leia melhor o que eu disse, pois, na luta contra o que a Cannabis realmente se destaca que é contra AIDS e o câncer você não citou nenhuma. Esse foi meu ponto, você só desviou.
Primeiro, não existe venda legal de maconha sem a cobrança de impostos sobre o produto. Logo, tratando-se do Brasil, desista dessa ideia de maconha mais barata.
Segundo, traficantes não deixarão de vender... Claro que a concorrência irá aumentar, mas todo bandido esperto se adapta à situação. Obviamente eles irão utilizar a sua autorização para cultivar mudas de maconha como forma de obterem algum lucro - Adeus importação, Olá exportação.
Isso já é uma realidade em alguns lugares que legalizaram a maconha, a exemplo do Colorado.
Nops, não mesmo. Vamos separar isso, pois eu realmente acho que você é leiga quando se trata de maconha. Já foi em alguma biqueira para ver como funciona? Eu já: em sua maioria as pessoas vendem uma droga mal tratada, misturam substâncias que só deus sabe o que tem na droga (esterco de cavalo, orégano entre diversas outras coisas); sempre terá pessoas armadas, que algumas das vezes serão desrespeitosas e você quase sempre vai ver cenas horríveis como crianças envolvidas, fora que poderá ser pego também. Então lhe pergunto, se você fosse comprar, optaria por uma droga tratada ou comprar com traficantes, responde a pergunta, você só enrolou.
Sim eles deixariam de lucrar, é um fato, assim como a lei seca, assim como no Uruguai.
Ôiiiiiii...80%?? Ficou louco?? Você pode até não precisar, mas eu vou querer ver essa fonte.
Até onde eu sei, não passa nem perto disso ¬¬".
Como acho que vão se sustentar? Uéh, EXATAMENTE do mesmo jeito - Vendendo maconha, coca, tráfico de armas, crimes em geral etc.
Pq mudariam?
É, acho que exagerei um pouco nos 80%.
As drogas (lícitas ou ilícitas) servem como facilitadoras para o uso de outras drogas (mais pesadas ou não) porque provocam uma estimulação do sistema dopaminérgico (o popular sistema de recompensa).
Fonte: Neuroanatomia Funcional e Neuroanatomia Clinica - Autores: Angelo Machado e Richard Snell, respectivamente.
ps: Apontoações ??? Eu hein... ¬¬"
Mas tipo, não posso considerar esse seu argumento por alguns fatores.
1- A fonte careceu de informações, você só colocou um nome e copiou algo, não trouxe a matéria para eu dar uma olhada.
2- A fonte não diz que é a maconha, como eu desafiei, diz exatamente que é unicamente ela e sem influências externas que levam ao uso de outras drogas.
3- São fatores que influenciam se uma pessoa vai ou não continuar usando drogas no geral.
Estudos podem mostrar que realmente facilita a entrada para outros entorpecentes, porém são diversas vertentes a serem consideradas. A influência de amigos entra nessas vertentes tais quais: problemas psicológicos como depressão ou problemas financeiros no geral; estar sobe efeitos de drogas como o álcool; alguma espécie de crise, e finalmente a curiosidade que engloba tudo isso. Não é a maconha que tem influências solos e ponto, como questionei. Isso não existe: se a maconha e o cigarro tem componentes semelhantes embora a consequência do uso seja diferente, me explique então o porquê das pessoas não afirmarem que o cigarro leva a pessoa ao crack? A dependência de uma pessoa em relação ao consumo da cannabis inclusive está longe de viciar igual ao cigarro como por exemplo. Tenho amigos que consumiram maconha, e conheço outras pessoas que consumiram maconha e nunca sentiram ou experimentaram nenhuma outra droga. Como disse antes o preconceito e a ignorância relacionada a droga, gera confusão que por sua vez, gera opiniões sem base.
A luta não se baseia em fazer mal a saúde ou não, a legalização gira em torno de salvar vidas do tráfico, limitar o tráfico e demolir a barreira do preconceito.