"Kishimoto colocou certo as mulheres no enredo, com o foco delas no relacionamento igual na vida real. Ele só retratou a vida real, onde as mulheres não são fortes e ficam em casa cuidando dos filhos."
Eu não li isso Sobre o tópico, é fato que a sociedade oriental já possui traços patriarcais muito presentes, tanto no dia-a-dia(como em casa, e em meios de entretenimento), quanto no trabalho. Os meio de entretenimento, por tanto, vão seguir uma linha parecida, mesmo que tentem ser contra.Prova disso são as princesas da Disney, que sempre foram retratadas de maneira submissa (apesar de hoje tentam mudar isso, anyway), mas, até onde eu sei, a própria intenção na época era justamente o contrário: Dar destaque as mulheres que faziam "papel de princesa", é só ver que a Branca de Neve é de 1937 e a Cinderela é de 1950 (sim, eu pesquisei no google, porque tem um povo tão curto hoje em dia que até isso parece que virou crime) , nessa época só de ter uma protagonista que pudesse sorrir,cantar, dançar e encantar, se negar a uma situação de submissão (como no caso da Cinderela, em relação as madrastas, etc) e ainda ser admirada pelo público jovem- e até adulto- por isso, já era um avanço significativo, pelo menos pra época. Logo, não sei se seria justo falar que o Walt Disney, ou seja lá quem dirigiu essas animações era de fato machista, porque apesar do teor das histórias ser, a intenção era boa, e cumpriu seu papel no contexto em que estava inserido.Será que o Kishimoto, assim como outros mangakás, não se trata mais ou menos do mesmo caso ?Porque submissão existe sim, a Karin não me deixa mentir, visto que foi praticamente rasgada no meio por um chidori\raikiri\seiláoque e ainda continuou admirando o Sasuke como se o mesmo fosse a melhor pessoa do mundo.
No entanto, a intenção
PRA MIM, parece ser justamente o contrário, visto que a Kaguya-que era mulher-era a porra mais apelona que já existiu na face da terra, e apresentava aquele caráter forte e materno, de mulher que quer cuida de toda uma geração, ou até de toda uma especie como se fosse uma especia de guardiã dos mesmos (tipo Gaia, Pandora, entre outras), fazendo diversos sacrifícios para isso (isso até ela ficar loca e querer matar todo mundo
). A Sakura também se encaixa, pois apesar dela ser submissa em relação ao Sasuke, uma mulher socar a cara de um homem que falou bosta como ela faz com o Naruto,Lee,etc, já é algo totalmente fora dos padrões para algumas sociedades (como eu acredito que seja no Japão). Então não, não acho que seja justo taxá-lo de machista, pois creio que o mesmo está inferido num meio que ele só teve a acrescentar para as mulheres, visto que os traços patriarcais já existiam antes em seu dia-a-dia.O que acho que ele tenha feito é confrontar alguns, mas não dá pra fazer isso com todos
Tsunade,Mei,Chiyo....mulheres fortes tem sim, e talvez isso seja muito inovador
pra eles, mas aqui já não é visto bem assim, visto que o Brasil se encontra melhor nesse aspecto de certa maneira (apesar de ainda ter machismo pra caralho).
Não quero entrar no âmbito da exposição exagerada e a hiper-sexualização do corpo das mulheres, como acontece em Fairy Tail ou em quadrinhos americanos (como esses de heróis), porque esse não parece ser o tema abordado pelo tópico.
"Você vê filmes de super herois femininas fazendo sucesso? Vê filme da Mulher Maravilha fazendo 1 bilhão? Vê filme da Viuva Negra fazendo 1 bilhão? Não. Agora o Homem de Ferro, o Batman, esses fazem 1 bilhão.
"Cara, acho que não é bem assim.....
Só de ver que "Vingadores-A Era de Ultron", "Velozes e Furiosos" e "Minions" estão entre os filmes de maior bilheteria da história, não preciso me aprofundar muito pra afirmar com propriedade que Bilheteria ==\\== Qualidade.
E existem sim filmes com heroínas que fazem um puta sucesso, Jogos Vorazes é um exemplo, pode não ter sido assim no passado, mas o fato é que as coisas estão diferentes , talvez só não tenham tido ainda pra superar todas as metas que os homens tiveram bem mais tempo pra fazer ^^ Então é besteira dizer que se fosse uma mulher a protagonista o mangá não faria sucesso. Sailor Moon, Sakura Card Captors, Soul Eater, A Lenda de Korra, enfim.....
Além disso, nos próprios Shounnes que fazem mais sucesso entre homens(de acordo você) tem personagens que satisfazem
e muito o público masculino, é só olhar que no fórum a Hinata (que nem sequer é forte) entrou em um top 10 de popularidade e Tsunade tem fãs a rodo também, independente do sexo. Só acho que não tenham mais, porque apesar dele ter investido em chars femininas, não se compara ao número dos masculinos.
Mas Fairy Tail tem fanbases tão grandes para as mulheres ( e eu acho que até maior) quanto para os homens. Independente do sexo ^^
É claro que o Super-Homem faz mais sucesso que todo mundo, afinal, ele foi consolidado como um ícone nos quadrinhos desde quando? 1938, na época que mulher não podia nem ir cagar sozinha. O maluco teve anos pra se consolidar como o maior, numa era que ideias diferentes (com mulheres,negros,etc) eram colocadas pra debaixo da mesa sem hesitação por não se adequarem a visão de mundo da época, se ele é quem vende mais, não fez mais do que obrigação (apesar de eu gostar das histórias do SH sim). Óbvio que tem a MM mas é uma em um milhão na época, e além disso não lembro de um filme com grande projeção feito pra ela.
Se for pensar assim, seria útil também pensar que negros não merecem destaque nesse tipo de história por terem menos espaço ou audiência. Afinal, os únicos heróis que lembro de cara que são negros são o Falcão, Pantera Negra e um dos Lanternas Verdes. (Claro que tem outros, mas enfim...). Mas todos sabemos que isso não é verdade.
Enfim, não acho que Kishimoto seja machista, inclusive penso que ele tenta uma desconstrução do machismo algumas vezes, mas ainda ficou um pouco longe de conseguir, ao menos no nosso contexto.
Obs : Tá dando um defeito com o quote aqui, então coloquei em aspas mesmo