Angel Of Death escreveu: Acho um personagem muito interessante, inclusive já o utilizei em algumas Fan Fics e textos soltos. No meu ponto de vista, como sou ateu, não tem nenhum significado no sentido espiritual, mas gosto do que Satã representa, como um ser que tenta se opor à humanidade, apesar de ser meio maniqueísta.
Sobre Lúcifer, é bem sabido que ele não é o mesmo personagem que Satanás. Na verdade, segundo os mais estudiosos, o querubim caído seria apenas um arquétipo da soberba para servir como analogia a um rei daqueles tempos.
Quanto ao satanismo filosófico (que não tem nada a ver com o satanismo que os religiosos pintam), sou totalmente contrário. Devolver um tapa com outro tapa nunca é a melhor opção.
Mas Lúcifer na prática não é o diabo mesmo.
A maioria não sabe disso, mas pra quem estuda teologia e aplica ela na Bíblia para encontrar os ensinamentos (e vale a pena, porque você descobre o quão perfeito e foda esse cânon é), uma das primeiras coisas que você vai notar é que em momento nenhum a Bíblia cita Lúcifer como o diabo.
O significado de "Lúcifer" é 'portador da luz' ou 'estrela da manhã'. Até mesmo Jesus Cristo foi intitulado um Lúcifer, ele é a brilhante estrela da manhã que abençoe seus fiéis.
Essa teoria que Lúcifer é o diabo partiu de uma interpretação errada de Isaias 14:12 ~ "Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações"
Nessa passagem, ele está se referindo ao Rei da Babilônia. Mostrando o ensinamento passado que os humilhados serão exaltados e os que se exaltam serão humilhados e tals.
Mas ele aparece outras vezes na Bíblia:
Jó 11:17, referindo-se ao amanhecer.
Jó 38:32, referindo-se à estrelas.
Salmos 110:3, referindo-se ao amanhecer.
2 Pedro 1:19, referindo-se, a Jesus Cristo. (!)
É isso, sei que você é ateu, mas para um espírita que estuda teologia, acho que é interessante te mostrar essa analogia que você citou, ele de fato é um arquétipo para firmar os ensinamentos relacionados a soberba.
________________________________________________Uma longa trajetória nas competições de argumentação de Naruto, desde 2012...
→ Juiz da 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, TDP, 15ª, 16ª e 17ª Temporada de JutsusVERSUS
→ Juiz da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 9ª Temporada de NarutoVERSUS
→ Campeão da 13ª temporada de JutsusVERSUS (Suna), Vice-campeão da 5ª temporada de JutsusVERSUS (Uchiha), Vice-campeão da 14ª temporada de JutsusVERSUS (Jinchuuriki)
→ Campeão da 3ª temporada de NarutoVERSUS (Samehada)