o que vc está dizendo é que ST e BT são coisas completamente distintas, sendo que se trata da mesma habilidade gravitacional aplicada de formas diferentes.
São técnicas ANÁLOGAS, ou seja,,semelhantes, pois um atrai e outro repele tendo o usuário como epicentro ( o BT varia quanto a isso), não quer dizer que ambos derivam do mesmo processo.
'' It Seems he control gravity and repulsion forces.''
'' Parece que ele controla a gravidade e forças repulsivas.''
Ele mesmo coloca processos DISTINTOS para o BT ( gravidade) e ST ( forças repulsivas). O que é fisicamente correto, visto que não existe nenhum caso de campo gravitacional que gere uma força que não seja atrativa.
Tanto que tem traduções que nem citam isso, essa fala do Kakashi está como na imagem abaixo.
Ele compara o ST e o BT a um campo elétrico. Aí sim faria sentido, visto que o campo elétrico tem ambos os processos.
agora quero saber qual a lógica do Shinra Tensei ANULAR a gravidade, porque voar não significa ANULAR o campo de gravidade.
Ele não anula indefinidamente a gravidade, apenas quando utiliza o Shinra Tensei, que para esse controle, não demonstrou precisar de delay.
Segundo o databook, o ST controla determinadas forças e a fazem chocar umam contra as outras, de modo que gera uma cadeia de forças repulsivas ao redor do usuário e tudo é repelido para bem longe. A onda de choque é gerada pela repulsão de todas essas forças ( que não é definida quais são pelo databook, mas com certeza não é a força gravitacional em si. A menos que seja várias forças gravitacionais se chocando, o que me parece bem improvável).
Enfim, o que quero que você entenda é que o o CT do Sasuke cria o campo NO USUÁRIO e não na região ao redor do usuário. Se o ST tem a capacidade de repelir essas forças do corpo do usuário, não há razão para logo após ele acabar, uma vez que o campo gravitacional já deixou de ser o Nagato. E para ele se tornar de novo, Sasuke precisaria recriar o campo sobre o Nagato, ou seja, criar um novo CT.
Kaguya controla a REGIÃO do campo que vai ser atraído e não o corpo do usuário. Então mesmo que o Nagato utilize o Shinra Tensei, o campo novamente irá atrair o Nagato, pois não seria ele o campo (como ocorre com o CT do Sasuke), seria um pedaço do chão.
E sim, o ST também ajudaria no processo, mas dificilmente ele conseguiria se livrar dessa técnica da Kaguya.