Depressão é sim uma doença, e tem uma ligação mais do que direta com a psique humana, é uma doença que existe graças a vários fatores psicológicos também. É algo realmente muito complexo, o título "Depressão" esconde várias facetas desta doença, existem casos que geralmente duram um período longo e leve para serem tratados e por isso são difíceis de se identificar, depressão devido à perdas, pós-parto, culposa, é demasiadamente complexo, e por isso eu prefiro apenas falar sobre isso com as experiências que tive.
Bem, apesar de evitar assuntos como esse, eu sofri com isso há alguns anos, no meu caso houveram razões para que eu acabasse passando por isso. Eu vivia em um lugar muito agradável pra mim, tinha muitos amigos, familiares, e tudo mais, mas minha mãe e meu pai nunca se relacionaram bem, muito pelo contrário, apesar de ter tido uma infância feliz eu sempre tinha que lidar com problemas de um lado e do outro da família, eles se dividiam em dois e eu ficava no meio de tudo isso. O que acabou acontecendo foi, ao que tudo indica, meu pai denunciou minha mãe por maus tratos (
que nunca ocorreu) e minha mãe quase acabou sendo presa, com isso acabamos nos mudando de lá. Viemos pra onde moro agora, mas eu realmente senti muita falta da família, dos amigos e tudo mais.
Foi justamente aí que meus problemas começaram, eu não tinha mais familiares próximos, nunca os visitava nem eles vinham aqui, nem meus amigos, que realmente eram muitos e éramos todos muito próximos, fora amigos de escola, a familiaridade com o ambiente e tudo mais. Acabei não me adaptando aqui, não tinha amigos, nem meu pai, minhas irmãs, meus primos, meus avós e tios, nem amigos na escola, nem costume com o local, apenas passava o dia todo no quarto, sem fazer absolutamente nada, não falava com ninguém a não ser minha mãe, e isso me isolou de praticamente tudo. Com o tempo, o afastamento de tudo isso me afetou demais, eu já não tinha mais vontade de ir à escola, nem de praticar esportes ou algo do tipo, não tinha vontade fazer mais nada, só queria ficar no meu quarto quieto, eu não chorava constantemente nem demonstra sintomas facilmente identificáveis, que é como as pessoas de modo geral imaginam ficar as outras que passam por isso. Eu apenas não tinha vontade de fazer nada, nada me despertava o mínimo interesse, não tinha ânimo pra absolutamente nada, e isso me fez ter o pior ano escolar da minha vida, em que eu só passei de sério com muita força de vontade no final do ano, na metade do quarto bimestre. Até mesmo cheguei a apontar uma faca pro meu próprio pescoço, e digo que só não fiz nenhuma besteira por falta de coragem, até mesmo por questões religiosas.
Depois do período mais grave, eu passei a ir junto com meu avô a ir conversar com um amigo dele, que até hoje não sei se era médico ou não, nós conversávamos bastante sobre várias coisas, e ele me ajudou a entender muita coisa, junto com meu avô da forma dele também, passei a ler os livros que ele me dava, no geral esses tinham muitos questionamentos sobre a vida mais nada disso piorou a situação, junto ao amigo do meu avô eu descobri que o meu caso se assemelhava bastante com um Transtorno Depressivo Recorrente e com o Transtorno depressivo grave, e eu decidi mudar isso sozinho, nesse período eu não fui a nenhum especialista no assunto, nem mesmo procurei ajuda formal, mas sim, eu procurei ajudar a mim mesmo, e isso foi essencial pra que eu pudesse melhorar e voltar a ter a mínima vontade possível de viver.
O que precisamos saber é que a doença não é fácil de se combater, nem mesmo é padrão, nem todos reagem da mesma forma, nem todos demonstram o mesmo sintoma, e podem até mesmo haver pessoas com sofrendo disso sem que saiba, ou sem que os familiares e pessoas próximas saibam, como quase ninguém da minha família, que é enorme, nunca souberam. Somente com uma grande força de vontade, ou com uma mudança radical na vida que se leva podem fazer a pessoa melhorar. De fato remédios e terapia auxiliam essa melhora, e esses problemas precisam ser resolvidos de alguma maneira, e não mascarados, mascarar as coisas apenas piora a situação.
#ClanWars2016