Pera lá, não estou discordando que o protagonismo do Naruto foi ridículo, não sou fanboy retardado a esse ponto, só chamei atenção para o fato de criticarem muito as coisas relacionadas a protagonistas, mas ignorarem outros personagens muito mais aproveitados e forçados.
- Madara teve protagonismo exagerado, ao ponto de se tornar um vilão quase invencível, o que resultou em uma derrota ridícula.
- Hashirama teve um protagonismo que não deveria ter, os poderes dele em si são dignos de protagonistas, o próprio protagonista precisou de ups pra chegar/ultrapassar o nível dele.
- Itachi que já havia sido aproveitado muito bem anteriormente, novamente foi revivido e teve um protagonismo bem destacado e ganhou outro jutsu apelão.
Como eu disse, eu nunca discordei que o protagonismo do Naruto foi ridículo, mas ele foi o único que teve um destaque excessivo e ridículo? o único que recebeu Ups absurdos durante a guerra?
Pelo menos o caso do Naruto, entendesse o motivo deles darem tanto protagonismo, é o mesmo motivo de darem o protagonismo exagerado que dão para o Goku, porque eles são os protagonistas no final das contas.
O Sasuke ficou na dele, mas quando chegou a batalha, já chegou se juntando a batalha contra o Boss com poderes apelões recém adquiridos também, não acham isso injusto com os outros personagens também? Lutarem a guerra inteira, e quando chega a luta contra o Boss, eles são jogados de lado?
Sasuke, Hashirama, Madara, Itachi também não tiraram a chance de outros personagens brilharem?, pode não ter sido na mesa intensidade que o Naruto, mas não dá pra negar que eles, assim como o Naruto, tiveram um destaque desnecessário, que poderia muito bem ter aproveitado outros personagens no lugar.
Mas é claro, o problema é só o Naruto mesmo, sempre foi.