Sertão escreveu: Você está esquecendo um grande detalhe: Essa página do Databook se refere justamente ao modo que Naruto, Obito e Madara obtiveram Gudoudama, tanto que Kaguya, mesmo possuindo a mesma capacidade, não é enquadrada ali (tendo uma explicação exclusiva para sua versão) ou seja, o Databook descreveu um meio específico de adquirir as esferas, sem fazer qualquer distinção entre os usuários citados.
Sim, eu também vejo isso como um dos prováveis caminhos para esse dilema. Porém, o Senjutsu do Seis Caminhos é um dos meios conhecidos para ter as seis naturezas de chakra para gerar a Gudoudama, e não apenas o único. O databook menciona que "aqueles que desperteram o Senjutsu do Seis Caminhos, podem utilizar a Gudoudama". Isso realmente é uma frase de peso, se você levar ao pé da letra. Porém, existe outra parte que implicaria se levassemos isso como o único caminho da solução do problema: Sasuke também seria automaticamente um usuário desse Senjutsu. Na página do Chibaku Tensei do Seis Caminhos, existe a citação "Somente aqueles que despertaram o Senjutsu do Seis Caminhos, e empunharem o Selo Yin e Yang, podem desencadear esse poderoso selamento". Se formos levar como um único caminho, Sasuke também é usuário, pois foi citado que somente aqueles que despertaram esse Senjutsu e portarem os selos podem realizar tal técnica. O Databook apenas menciona que o Senjutsu do Rikudou desencadeia as Gudoudama, justamente pelo fato delas fornecerem automaticamente as seis naturezas de chakra.
Sertão escreveu: Sua explicação só acabou confirmando o que eu disse, Já que o Chakra do Rikudou foi herdado da Kaguya, e a Juubi é nada menos que algo derivado da fusão da Kaguya com a Shinju. Então por lógica, existe alguma maneira de o Chakra do Rikudou não ser um subproduto da Juubi?
Além de que o DB é muito claro ao dizer que o Chakra da Juubi é o mais poderoso e maligno, portanto, ter ou não o chakra do Hagoromo, não faz diferença para um Jinchuurike do Dez caudas.
Aí que complica ainda mais o esquema.
Eu concordaria plenamente contigo, caso o Hagoromo tivesse nascido após a fusão de Kaguya com o Shinju. Até antes da fusão, Kaguya era apenas uma Otsutsuki com uma quantidade de chakra absurdo. Ela só virou aquela entidade demoniaca, após a fusão com o Shinju, a entidade responsável por ficar absorvendo energia natural.
Quanto a segunda parte que você mencionou, para ter o Senjutsu do Rikudou, é obrigatório ter o chakra do Rikudou, caso contrário, não teria sentido ser o Senjutsu do Rikudou, sem ter o chakra do mesmo.
Shiryu escreveu: Em partes sim, só que o Susano perfeito só é acessível quando se tem o FMS, é nesse estágio que há um salto de poder, junto com uma estabilização desse mesmo poder e a dor/cegueira para. Indra e Kakashi tiveram um burst devido ao chakra do rikudo, por isso conseguiram burlar a regra
Engraçado que você aceita perfeitamente a exceção nesse exemplo, mas bate o pé no caso do Obito
Porque nesse caso, existe uma confirmação de que o Susanoo Perfeito é derivado do Mangekyou Sharingan e não de um FMS né mano. O próprio Data diz isso, ou seja, podemos tirar dessa situação que:
Mangekyou Sharingan + Tempo de uso = Susanoo Perfeito, mas como é mais rápido você ficar cego, do que ter experiencia com o Susanoo, fica necessitando do FMS.
Mangekyou Sharingan + poder do Rikudou = Susanoo Perfeito, pois o chakra é muito poderoso, acaba dando um recebendo um boost do Rikudou.
Indra não teve o chakra do Rikudou, caso contrário, teria um Rinnegan e não o Sharingan.
Shiryu escreveu: Ah isso aí eu não sabia, de qualquer forma não acho que ele possa anular o mangá, e como o databook não as nega eu prefiro continuar com o meu entendimento inicial
Nunca disse que o Databook anula o mangá, eu sempre disse que ele complementa o mesmo.
Shiryu escreveu: Tem certeza? Porque o Sasuke diz que lá fora todos deveriam ter caído no genjutsu, esse todos envolve os Hokages que eram edo tensei? Não, então já é uma exceção,
Naruto em momento algum fala que seria afetado, temos as palavras do Sasuke e a situação que deixa implícito que ele cairia no genjutsu, muitas coisas no mangá podem ser entendidas assim,
Por isso que eu comentei a importância do Databook para ajudar a compreender o mangá. No artigo do Tsukuyomi Infinito, ele explica que as pessoas reencarnadas não são afetadas pelo genjutsu justamente por já estarem mortas. Se Naruto fosse uma exceção, o mesmo seria mencionado no artigo. O conhecimento do Sasuke ali, foi o conhecimento determinado pelo Kishimoto, ou seja, Sasuke só saberia até esse ponto, porém no Databook, o autor explica de forma completa o que ele deixou subentendido no mangá.
Shiryu escreveu: Se for levar a questão pra esse lado, o Obito jin não demonstrou usar nem um simples katon, o Madara Jinchuuriki não pode usar o Susano'o e por aí vai
Mas vimos o Obito normal usar Katon, vimos o Madara usar o Susanoo inclusive sem olhos, logo, não existe prova concreta que alega a impossibilidade deles utilizarem isso ao se tornarem jinchuuriki do Juubi. Inclusive tem até a prova de que Obito pode usar Katon ainda, já que ele é um dos ingredientes que forma a Gudoudama.
Shiryu escreveu: Não é não, já te disse quais as frases desmentem essa sua teoria, além do que, os símbolos nas costas do Naruto rikudo e do Obito Jin são IGUAIS,
Ah, eu não estou teorizando nesse caso. Só estou comentando que não existem provas de que Obito usa Senjutsu. O Rinnegan e as Nove Magatama, representam o poder do Rikudou Sennin. E existe a citação no próprio Databook:
六道十尾柩印 (Rikudo Jubi Kyuin)
Spoiler :
Usuários: Obito Uchiha, Madara Uchiha
Rank: -
Classe: Suplementar
Alcance: -
Classificaçao: Ninjutsu, Kekkei Genkai
Negrito: 己が身体をより代とし十全たる存在へと昇華せん
Tradução: Servindo como um receptáculo para subjugar a todos, o custo para isso é o seu próprio corpo.
→ 凝縮され、吸い寄せられるように術者の体に集まった尾獣達が、本来の力を開花させる。
Tradução: Uma vez absorvido, as bestas com caudas se reúnem no corpo do usuário em seu estado de força original.
↓ マダラの切り捨てられる直前、「輪廻天性」に見せけ「六道十尾柩印」の印を結ぶオビト。
Tradução: Pouco antes da traição de Madara, Obito fingiu realizar os selos do "Rinne Tensei" para formar o "Rikudo Jubi Kyuin".
↑ 十体の尾獣の力を得るのは、六道仙人の力を有するの同義。「尾獣玉」に似た黒き玉をも従える。
Tradução: Ao adquirir o poder da besta com cauda de dez caudas, o poder do Rikudo Sennin se torna disponível. Também é abençoado com esferas negras semelhantes a "Bijudama".
Texto: 十体の尾獣全てを己の体内に取り込み、人柱力となることでその力を我が物とする術である。もっとも、一体でも制御困難な尾獣を複数も支配下に置くことは、まず不可能。自我の崩壊を招くのは必至である。だがごく稀に、先天的な適正と後天的な精神力を有した者のみ、「国造りの神」とまで畏怖された、驚天動地の力を操ることを許される!
Tradução: Uma técnica que incorpora a besta com cauda de dez caudas em seu próprio corpo a força, induzindo a se tornar um jinchuriki. Apesar disso, é difícil submetê-la ao domínio do usuário da técnica, uma vez que foi contra a vontade das bestas absorvidas. Dessa forma, é inevitável que o usuário não entre em colapso. Embora muito raro, aqueles que detém de uma força mental adequada conseguem manipular um poder capaz de destruir toda a Terra. Essas pessoas são conhecidas, brevemente, como "Deus Construtor de Nações".
Note bem as frases que deixei em negrito.
O Databook menciona que ao absorver o chakra das nove bijuu dentro do corpo, a forma original surge, ou seja, o poder do Juubi é desencadeado.
Logo, vamos por eliminações, vamos ver o que os 3 tem em comum:
a)1) Madara absorveu o chakra dos nove bijuu, e obteve o poder do Juubi.
2) Obito absorveu o chakra dos nove bijuu, e obteve o poder do Juubi.
3) Naruto absorveu o chakra dos nove bijuu, e obteve o poder do Juubi.
b)1)Madara roubou o Modo Sennin do Hashirama, obtendo o poder Sennin.
2)Obito não tinha Modo Sennin e nem roubou de ninguém.
3)Naruto era usuário do Modo Sennin, e tinha o poder Sennin.
Outro detalhe que vai ajudar também esse caso.
Ao virar Jinchuuriki do Juubi, você adquire a Transformação do Sábio do Seis Caminhos, ou seja, você acaba adquirindo a mesma aparência dele, e qual era o símbolo em suas costas? O Rinnegan e as nove magatama.
Ao receber o poder direto do Hagoromo, o usuário obtem o Modo Rikudou Sennin, um modo onde aumenta todos os atributos do usuário, deixando ele com os mesmos poderes apelões que o Hagoromo tinha, e adivinha, ele tinha o Rinnegan e as Nove Magatama quando ativava o manto de chakra.
Agora compare, qual das duas alternativas, é a mais provável entre ambas? Veja qual delas, mostra o que os 3 tem em comum de forma clara, e NÃO SUBJETIVA.
Por isso ocorreu o close nas costas de Naruto. Quem possui o poder do Rikudou, e é usuário do Modo Sennin (se for usuário nato ou roubou esse poder de alguém) automaticamente já atesta que tem o Senjutsu do Rikudou. E Madara já sabia que Naruto usava Senjutsu, e percebeu que ele possui o mesmo poder que ele mesmo.