Nakama Power escreveu: Primeiro que um ponto é verdade: A educação pública está tão sucateada que fica difícil exigir algo como a implementação da educação sexual.
Agora, dá pra fazer pelo menos o básico: campanhas explicando os riscos do sexo desprotegido, sobre as dsts e sobre a gravidez indesejável.
Se você é contra o aborto, pelo menos tenha a coerência de apoiar a educação sexual nas escolas. Porque o aborto já ocorre todos os dias aos montes no Brasil, a questão é que, por não ser legalizado, milhares de mulheres morrem por terem que se submeter a processos clandestinos.
A educação é a melhor forma de se prevenir de uma gravidez indesejável.
A educação sexual é questão de saúde pública também por conta das dsts, e eu acho que não preciso dizer porque.
Além de tudo isso, na educação sexual, deve também entrar a discussão de orientação sexual e de gênero.
Caso não saibam, a expectativa de vida de uma pessoa trans no brasil é de apenas 35 anos. Um absurdo sem precedentes e quase inacreditável, quando a expectativa do brasileiro já passa dos 70.
O mais triste é saber que isso poderia ser combatido com a simples informação.
Porque ignorância mata. E a falsa moral, a hipocrisia e os "bons costumes" também.
Se com educação sexual o significado for ensinar sobre os riscos, eu concordo... Mas não do jeito que é ensinado no Brasil (que está mais pra uma aula sobre sexo), que só aumenta o número de pessoas sem nenhum pingo de responsabilidade fazendo sexo desprotegido (até porque eles não estão nem aí para o que você for falar/ensinar).
Sobre a expectativa de vida de uma pessoa trans, a transfobia tem origem na completa falta de respeito que algumas pessoas têm por outras (boa parte de nossa população são bandidos ou têm a mentalidade dos mesmos). Se ensinássemos às crianças que TODOS têm seus direitos que não podem jamais e devem ser respeitados, e começássemos a punir todos os crimes que ocorrem, isso seria diferente...
Além disso, não faz sentido imaginar que você vai falar sobre os gêneros na escola e todo mundo vai concordar ou respeitar... Pelo contrário, focar nas diferenças e forçar seu ponto de vista pode só piorar a situação...
Nakama Power escreveu: Lipert escreveu: A educação sexual da maneira que tentam ensinar por aqui é contraproducente, não "insuficiente". Ao invés de ensinar sobre os riscos de não se proteger e de buscar fazer com que as pessoas compreendam como se proteger, a educação sexual virou uma desculpa para ensinar crianças e adolescentes sobre sexo (contribuindo para que a vida sexual comece cada vez de maneira mais precoce). Por mais que a esquerda diga que "educação sexual não é ensinar as crianças a fazerem sexo", é exatamente isso o que ocorre e só não percebe quem não quer e_e
Além disso, precisa buscar melhorias nas condições gerais de educação das pessoas, porque não adianta nada ficar repetindo sobre os riscos para alguém que não está dando a mínima pra isso...
"contribuindo para que a vida sexual se torne mais precoce"
Não sei você, mas eu já sabia o que era sexo com não sei poucos anos, mas sei que com 9 eu já me masturbava.
Sexo está estampado em todos os lugares, não precisa ser um gênio para saber que criança ainda você é apresentado a ele, seja pelo seu grupo social, seja pela mídia. Agora, dizer que apresentar algo extremamente disseminado pela sociedade (e de uma forma extremamente irresponsável) de uma forma didática, em um ambiente próprio para o aprendizado e sob a supervisão de profissionais influenciaria os jovens a agirem de forma ainda mais irresponsável é simplesmente BURRO, muito burro.
Para mim sequer saber sobre sexo aos 9 anos já é muito precoce. Não acho isso correto, pois aos 9 anos a criança tem mais é que estar brincando de carrinho/boneca e não vendo/fazendo coisas sexuais. Se você já sabia, ou é porque alguém te ensinou ou você acabou vendo sobre isso em algum lugar (internet, outras pessoas, TV, coleguinhas que aprenderam com alguém mais velho que já tinha recebido a "aula de sexo" na escola, etc).
Se for pra ensinar pra criancinhas ou pra ensinar da maneira errada (virando uma aula focada na prática sexual e não na proteção), as coisas só vão piorar.