02snake escreveu: NikyNeko escreveu: Foi como falei, o tempo veio a existência no momento que ele FEZ algo, ou, no caso ALGUÉM.
'Tendi tudo. Não fez sentido nenhum. O tempo começou a existir no momento em que ele criou alguém? Do que você tá falando?
Isso, exato! O tempo começou a existir no momento em que Ele criou. Quando Jeová estava só, antes de criar O LOGOS, não havia mudança, pois Jeová, não muda. O tempo teve início, Deus não!
Deus é atemporal.
Sobre este assunto, "tempo" Albert Einstein afirmava (e conseguiu provar) que o tempo não é absoluto, mas é relativo e depende de variáveis. Digamos que, para o ceticismo de muitos famosos da época e para a surpresa da comunidade científica, isso mostrou ser correto e é também confirmado pela ciência moderna. Se um cronômetro for ligado no espaço ao mesmo tempo que outro cronômetro idêntico é ativado aqui na terra, ambos apresentarão uma diferença em sua contagem. A gravidade e o espaço são variáveis que colocam o tempo em uma esfera nada perene e imutável. É algo que todos os seres humanos possuem, a noção de tempo. Um animal parece ter um cronômetro dentro de si, mas cronologicamente acelerado em comparação com o nosso “relógio interno”. Até aí, ok, certo?
Bem, Jeová Deus, o Ser Supremo NÃO é um ser inerentemente temporal. Ele é atemporal. Em Judas, versículo 25, é dito que Ele é literalmente “antes de todo tempo”.
Portanto, é razoável concluir que o tempo começou no período citado pelo evangelho de João 1:1, a saber “no princípio” quando Jesus ou O LOGOS foi criado por Deus.(Veja Colossenses 1:15 e Apocalipse 3:14).
Ao passo que as sombras lançadas pelo sol sempre mudam de tamanho e de direção com a rotação da terra, Jeová é imutável. Conforme escreveu o discípulo Tiago: “Com [Ele] não há variação da virada da sombra.” (Está em Tiago 1:17) Este mesmo livro, sob inspiração divina, fala que com Deus não há “presença de mudança” e em seguida diz “ou variações[de sombra]”. Em outras palavras, Jeová não é afetado nem sente como sentimos internamente, como que um relógio de tempo. Isso é simplesmente assombroso!
Seguinte, eu fiz um textão tentando explicar isso mas percebi que ele ficou confuso, então vou dizer só o essencial que ninguém parece considerar:
– Quando o homem foi à lua nós acompanhamos a viajem por vídeo.
– Mesmo que o tempo supostamente passasse de maneira diferente, os humanos dentro da nave se moviam na mesma velocidade que nós, na Terra.
– Se o tempo passa de maneira diferente, supõe-se que você se move de maneira diferente e vice-versa.
– Por exemplo, quando o flash corre, o mundo ao seu redor parece passar mais devagar, mas o tempo não está passando de maneira diferente, é só que o corpo dele se move mais rápido e ele pensa mais rápido, o que passa essa sensação para ele e para as pessoas ao redor.
– Se você não se move de maneira diferente, concluísse que o tempo não passa de maneira diferente pois, se isso fosse possível, nós estaríamos afirmando que além de o tempo passar mais devagar no espaço o corpo também se move mais rápido pra acompanhar a mudança, o que é no mínimo difícil de acreditar.
– É muito mais lógico concluir que o tempo não passa de maneira diferente e, sim, que o tempo AFETA O CORPO DE MANEIRA DIFERENTE dependendo do espaço em que se encontra, o que explicaria o fato de o cronômetro contar o tempo de maneira diferente e às pessoas lá dentro envelhecerem de maneira diferente, apesar de se moverem da mesma forma.
Pra finalizar, se você considerar "tempo" como sendo segundos, minutos e horas então é claro que o tempo vai parecer mudar. Afinal, você está utilizando uma unidade criada pelo homem. É como você esperar que um termômetro em fahrenheit e um termômetro em graus mostrem a mesma temperatura. Porém, a melhor definição de tempo na verdade seria "aquilo que marca a passagem de eventos". Basicamente, o fato de eventos acontecerem é a prova da existência do tempo. Em outras palavras, como a criação do tempo é um evento, concluísse que esse evento não poderia acontecer se o tempo não existisse, o que é contraditório. Conclusão: Ou Deus é o tempo ou o tempo existia antes de Deus, e eu acho que a primeira opção é mais plausível.
– Sim, quando eu disse que o tempo afeta o cronômetro de maneira diferente no espaço eu quis dizer que o cronômetro "muda de unidade" quando está no espaço. Mas provar isso seria outra discussão.