Não é preciso distorcer para entender que o mangá tem um enredo, uma história, um roteiro, logo, as lutas seguem em conformidade com a história. Como Naruto iria se levantar alí e matar o Sasuke se vai contra a história? Isso é pensar, até porque eu não peguei a parte do Sasuke falando claramente que perdeu para concluir que Naruto venceu a luta. A única luta que Sasuke ficou de pé com eles com a mínima técnica para lutarem (no clássico, no vale do fim), o enredo fluiu de novo, por que qual graça teria de Naruto levar Sasuke de volta para a vila? Durante toda a luta, eles se equilibraram, mas um golpe com eles se olhando desarcordou Naruto, o que é 1 golpe para quem foi até perfurado pelo chidori e sobreviveu? Estou analisando o arsenal deles para concluir quem tinha chances de ganhar.
Se o próprio Sasuke disse que era um chidori com potência máxima, entende-se que existe uma capacidade de ampliar o poder da técnica.
E se pode aumentar essa capacidade, com um treinamento mais rigoroso evidentemente ele poderia ter aumentado o poder de seu chidori e se Naruto empatou quando no vale do fim com a potência máxima, no hospital ele venceria.
Olha, apesar da versão em português/inglês sugerir que a Kurama entregou todo o chakra restante tem a versão em japonês que no meu entendimento diz basicamente que a Kurama entregou a maior parte do que sobrou, não que entregou tudo. O kanji que defini o quanto foi essa parte é 身 que se você pesquisar significa a principal parte de algo. A parte em vermelho que é a parte que foi mais discutida aqui eu irei dizer o que eu entendi e a frase para quem quiser pesquisar.
E isso de dormir quando o chakra acabar é algo que na frase você não encontra. Dá para enteder que a kurama fala que ia dar o chakra e desaparecer.
"Sasuke entendeu que o chakra dado a você era só uma parte"
"Eu vou dar grande parte do que sobrou do meu chakra para você"
"Irei dar essa parte e irei desaparecer"
残りのクシと身のチャクラをありつたけ渡す
これを渡せげクツはおちちまら