Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Cota é Esmola?

+7
Eumenes
Dante1
Gaius
Mitsashi
Lipert
Math
Wolfgang
11 participantes

descriptionCota é Esmola? EmptyCota é Esmola?

more_horiz

Tópico feito para discutir o sistema de cotas, se cotas devem ser raciais ou econômicas/sociais, se cotas devem existir e afins, vídeo não necessário para comentar, mas eu indico. Aposto que vai ter o @Lipert falando alguma coisa pretensiosa, capaz de render, mas capaz de flopar e não ter nem três comentários. Pessoas com notório saber que convido para comentarem mas que na verdade nessa vida não são obrigadas a nada: @Math 

@Chapéu de Palha @Pastor.Jashinista @BOG @Eumenes @Apollo @Leon Lancaster @Salsicha @Dante1
@Itachi Uchiha @Schiffer @Gaius @Yagi Toshiaki @Morgana @Batman

descriptionCota é Esmola? EmptyRe: Cota é Esmola?

more_horiz
Cotas é a institucionalização do racismo.

more_horiz
Por que diria isso, @Fallen? :nietz:

more_horiz
Não.

more_horiz
Sim, cotas são esmolas a medida em que é uma ferramenta governamental de agradar MINORIAS para que as mesmas esqueçam que têm acesso a uma educação de baixíssima qualidade (na educação pública) e que ignoram o fato de que geralmente essas medidas não ajudam a grande maioria dos integrantes do grupo, mas sim uma parcela que já possuíam vantagens em relação aos demais.

Mas, mais do que esmolas, como disse o Fallen, as cotas são a institucionalização do racismo. Ao dar cotas para alguém apenas pela cor na pele, além do Estado estar dizendo que a pessoa é menos capaz APENAS por conta da cor de pele (racismo), o mesmo é institucionalizado, uma vez que essa medida causa uma falsa sensação de que o problema central está sendo resolvido, quando o mesmo, na verdade, está sendo perpetuado.

Essa medida é defendida por três argumentos, os quais irei responder:

1) Qualidade da educação de escolas onde a maioria das pessoas negras estudam: Quando usam essa desculpa, a melhor medida seria adotarmos cotas para alunos de escola pública ou, melhor dizendo, DE ACORDO COM A MÉDIA da própria escola (afinal, existem escolas públicas de altíssima qualidade, da Unicamp, por exemplo).

2) Poucas oportunidades e nível socioeconômico pior para pessoas negras, induzindo as mesmas a irem pro mercado de trabalho e não estudarem: Nesse caso, o melhor seria criar cotas SOCIOECONÔMICAS. Independentemente da cor da pessoa, se ela é pobre, será igualmente prejudicada pelo nível socioeconômico baixo, tanto na hora da escolha da escola quanto na hora de decidir entre ir trabalhar e ir fazer uma faculdade.

3) Dívida histórica: Esse é o argumento mais fraquinho. Alguém branco pode ser de famílias que eram praticamente escravos (ou seja, trabalhavam e ganhavam só o suficiente pra ganhar um pedaço de pano como roupa e que passavam fome), ou que precisavam coletar lixo pra sobreviver, só como exemplo. Ao mesmo tempo, existem famílias na África que eram da realeza e que tinham escravos, e podem ter vindo para o país. É impossível fazer uma conta real dessa suposta dívida histórica, e supor isso apenas considerando a cor de pele é ridículo. A grande maioria das famílias não têm origens escravistas, mas sim eram trabalhadores humildes, que trabalhavam em condição de praticamente escravidão.

Cota é racismo.

more_horiz
@Lipert

Cotas não abrangem apenas os negros, como a maioria pensa. Cotas são para estudantes de escolas públicas, portadores de deficiêcia, indígenas e negros. Não é uma esmola, e sim uma forma de assegurar que tenha um número mínimo de pessoas que se enquadre nesse perfil. Um curso com 100 vagas, oferece 20 vagas para cotas que são divididas entre esses grupos, ou seja, em média são 5 vagas para cada. É claro que haverão pessoas desse grupo que acabarão indo para a ampla concorrência, exatamente porque o número de vagas é 4x maior e também porque a lista de espera roda muito mais mesmo o nota de corte sendo maior.

No prouni, o número se resume para cerca de 2 ou 3 vagas.

Não faz o menor sentido dizer que cotas são racistas, seguindo essa lógica dar cotas para indígenas e deficientes também é um ato de preconceito. Cotas são para que essas pessoas tenham sua participação garantida em determinado espaço, porque infelizmete ainda são pessoas em minoria em universidades.

Última edição por Mitsashi em 2/9/2018, 12:23, editado 1 vez(es)

more_horiz
Mitsashi escreveu:
Cotas sociais já existem, @Lipert

Inclusive na UERJ, pioneira em cotas em universidades, para você poder concorrer por cota racial você antes precisa passar por uma análise socioeconômica .

Nesse caso, o fato de poder concorrer por cota racial é racista. Se o motivo para as cotas é a questão socioeconômica, as cotas deveriam ser SOMENTE socioeconômicas.
Um cara branco que seja filho de catadores de lixo sem dúvidas merece mais cotas do que um cara negro cuja família tenha 5 pessoas e tenha a renda de 6500 reais. (PS: Eu pesquisei, e carência socioeconômica pra eles é ter renda per capita menor que R$ 1.320,00).

more_horiz
Estou pelo celular e acabei editando a mensagem ao invés de escrever outra, scrr, minha resposta para seu post @Lipert

Lipert escreveu:
Mitsashi escreveu:
Cotas sociais já existem, @Lipert

Inclusive na UERJ, pioneira em cotas em universidades, para você poder concorrer por cota racial você antes precisa passar por uma análise socioeconômica .

Nesse caso, o fato de poder concorrer por cota racial é racista. Se o motivo para as cotas é a questão socioeconômica, as cotas deveriam ser SOMENTE socioeconômicas.
Um cara branco que seja filho de catadores de lixo sem dúvidas merece mais cotas do que um cara negro cuja família tenha 5 pessoas e tenha a renda de 6500 reais. (PS: Eu pesquisei, e carência socioeconômica pra eles é ter renda per capita menor que R$ 1.320,00).

@Lipert

Cotas não abrangem apenas os negros, como a maioria pensa. Cotas são para estudantes de escolas públicas, portadores de deficiêcia, indígenas e negros. Não é uma esmola, e sim uma forma de assegurar que tenha um número mínimo de pessoas que se enquadre nesse perfil. Um curso com 100 vagas, oferece 20 vagas para cotas que são divididas entre esses grupos, ou seja, em média são 5 vagas para cada. É claro que haverão pessoas desse grupo que acabarão indo para a ampla concorrência, exatamente porque o número de vagas é 4x maior e também porque a lista de espera roda muito mais mesmo o nota de corte sendo maior.

Não faz o menor sentido dizer que cotas são racistas, seguindo essa lógica dar cotas para indígenas e deficientes também é um ato de preconceito. Cotas são para que essas pessoas tenham sua participação garantida em determinado espaço, porque infelizmete ainda são pessoas em minoria em universidades.

Lembrando que o fator fundamental para ter cota é ter estudado em escola pública, pessoas ricas que estudam em escolas públicas tem direito a ter cota independente se são brancas ou negras, não entendi esse argumento muito bem até porque não existe isso de mais ou menos cotas já que cada grupo tem em média o mesmo número de vagas e só concorre com pessoas do mesmo o grupo o qual se encaixa. Só na Uerj que existe a exigência do perfil socioeconômico, pois lá negros e pessoas com baixa renda possuem cota mesmo estudando em escolas  particulares com bolsa integral, pessoas com baixa renda ganham até um auxílio em dinheiro do governo do estado, no sisu não existe isso.

more_horiz
Cotas não abrangem apenas os negros, como a maioria pensa. Cotas são para estudantes de escolas públicas, portadores de deficiêcia, indígenas e negros.

Existem cotas diferentes para cada grupo, todas estabelecidas pela faculdade (dentro de limites legais). E estou debatendo sobre o mérito da questão sobre as cotas por raça, então citar que existem outras além das que são para negros (citando até as que são para pessoas com deficiência) não é muito bem um argumento, né?

Não é uma esmola, e sim uma forma de assegurar que tenha um número mínimo de pessoas que se enquadre nesse perfil. Um curso com 100 vagas, oferece 20 vagas para cotas que são divididas entre esses grupos, ou seja, em média são 5 vagas para cada. É claro que haverão pessoas desse grupo que acabarão indo para a ampla concorrência, exatamente porque o número de vagas é 4x maior e também porque a lista de espera roda muito mais mesmo o nota de corte sendo maior.

Não faz sentido alguém desse grupo ir para a ampla concorrência. Se isso ocorresse, significaria que mais gente do grupo passaria na ampla concorrência, o que não faria sentido.

Se o cara consegue passar em 20º de 40 na ampla concorrência, é muito melhor pra ele concorrer nas vagas reservadas, que ele talvez consiga ficar entre os primeiros lugares. É só fazer uma comparação de notas '-' O último colocado da concorrência ampla sem dúvidas terá uma última nota mais alta do que o último da concorrência do grupo dos cotistas...

Faz sentido chamar as cotas raciais de racistas sim, em minha opinião... Qual a necessidade de criar cotas específicas pra cor da pessoa? Isso quer dizer que a cor determina a capacidade da pessoa? O certo seria melhorar a educação para TODOS, e deixar que concorram em igualdade. E se houver algum problema (como socioeconômico, ou de escolas públicas), deveríamos criar cotas APENAS para isso, de maneira justa e não racista.

Eu entendi que a ideia de vocês é colocar X% dos alunos sendo negros, Y% índios e etc. Mas por que seria justo incluir se baseando na cor da pele, afinal? Qual o fator que torna pessoas dessas etnias/cores menos capazes de entrar na faculdade do que as da concorrência ampla, e que não se encontram enquadrados dentro dos fatores da escola e do nível socioeconômico, afinal?

more_horiz
Lipert escreveu:
Cotas não abrangem apenas os negros, como a maioria pensa. Cotas são para estudantes de escolas públicas, portadores de deficiêcia, indígenas e negros.

Existem cotas diferentes para cada grupo, todas estabelecidas pela faculdade (dentro de limites legais). E estou debatendo sobre o mérito da questão sobre as cotas por raça, então citar que existem outras além das que são para negros (citando até as que são para pessoas com deficiência) não é muito bem um argumento, né?

Não é uma esmola, e sim uma forma de assegurar que tenha um número mínimo de pessoas que se enquadre nesse perfil. Um curso com 100 vagas, oferece 20 vagas para cotas que são divididas entre esses grupos, ou seja, em média são 5 vagas para cada. É claro que haverão pessoas desse grupo que acabarão indo para a ampla concorrência, exatamente porque o número de vagas é 4x maior e também porque a lista de espera roda muito mais mesmo o nota de corte sendo maior.

Não faz sentido alguém desse grupo ir para a ampla concorrência. Se isso ocorresse, significaria que mais gente do grupo passaria na ampla concorrência, o que não faria sentido.

Se o cara consegue passar em 20º de 40 na ampla concorrência, é muito melhor pra ele concorrer nas vagas reservadas, que ele talvez consiga ficar entre os primeiros lugares. É só fazer uma comparação de notas '-' O último colocado da concorrência ampla sem dúvidas terá uma última nota mais alta do que o último da concorrência do grupo dos cotistas...

Faz sentido chamar as cotas raciais de racistas sim, em minha opinião... Qual a necessidade de criar cotas específicas pra cor da pessoa? Isso quer dizer que a cor determina a capacidade da pessoa? O certo seria melhorar a educação para TODOS, e deixar que concorram em igualdade. E se houver algum problema (como socioeconômico, ou de escolas públicas), deveríamos criar cotas APENAS para isso, de maneira justa e não racista.

Eu entendi que a ideia de vocês é colocar X% dos alunos sendo negros, Y% índios e etc. Mas por que seria justo incluir se baseando na cor da pele, afinal? Qual o fator que torna pessoas dessas etnias/cores menos capazes de entrar na faculdade do que as da concorrência ampla, e que não se encontram enquadrados dentro dos fatores da escola e do nível socioeconômico, afinal?

@Lipert

O objetivo da cota é de inclusão social, a população brasileira é de maioria negra e pobre e mesmo assim esses grupos ainda são minoria nas universidades pública e particulares. É fato que essas pessoas em sua grande maioria não tem as mesmas condições de estudar e conseguir entrar em uma universidade, isso não diz respeito a sua capacidade e sim a falta de oportunidade que ela teve. É inegável que os negros são ainda mais excluídos do que as pessoas de baixa renda, pois ainda lidam com racismo. 

Vou repetir o que já disse, cota é para garantir um número mínimo dessas pessoas no ambiente universitário, os negros estão inclusos também porque assim como indígenas, deficientes e pessoas de baixa renda ainda são minorias e com poucas oportunidades em comparação com a outra parcela da população, negros possuem cotas específicas porque sua exclusão social não diz respeito apenas ao fato de ser pobre e acredito que não seja preciso explicar isso. Estudei em escola pública e particular, na escola pública a minha sala tinha 8 pessoas negras enquanto na escola particular 10 era o total de todos os negros do Ensino Médio, e estou me referindo a um grupo que compõe mais de metade da população brasileira e até em escolas públicas continuam sendo a minoria. 

Caso todos tivessem a mesma educação que pessoas que estudam em escolas particulares e fazem anos e anos de cursinhos e não sofressem qualquer tipo de preconceito cotas não precisariam existir, porém infelizmente essa ainda não é realidade do Brasil. 

Cotas foram criadas como medida provisória, por entender que o governo possuía uma dívida com essas pessoas por não ser capaz de dar educação de qualidade e de realizar a inclusão social, dessa forma haveria um prazo para melhorar esse setor e assim as cotas poderiam ser excluídas, entretanto nada até agora foi feito e temos elas até hoje. Por isso sou a favor das cotas e vou continuar sendo até que medidas para mudar essa realidade brasileira sejam tomadas.

more_horiz
Cotas, em qualquer âmbito, são erradas.
Não li as outras respostas do tópico, se eu falar alguma coisa já discutida eu peço desculpas.

Vamos julgar que cotas sejam algo "bonito":
Por que o negro pobre merece uma cota a mais do que um branco ou pardo pobres?

-Racismo, eu diria. Essa ideia imbecil de dívida histórica deveria ser abolida. Um dos princípios do Direito Penal é que ninguém pode ser punido
por um crime que não cometeu, sendo o crime de uma responsabilidade pessoal do agente. Penalmente eu não posso pagar porque há
150 anos haviam escravos no Brasil. Civilmente eu também não poderia, pois não sou obrigado a pagar pelo o que os meus parentes supostamente
teriam feito. Mesmo assim, possuo ascendência em alguns negros do Rio Grande do Norte, mas por ter condições financeiras e não seja preto preto
tenho que pagar por isso. Aliás, tenho lábios grossos, cabelo enrolado e nariz largo, sendo muito mais "negro" que vários que entraram em minha universidade.

Outra coisa:
Segundo alguns as cotas visam igualar as condições de cada um. Agora vejam se há justiça nisso:

Meu pai saiu de Itapebussu e foi tentar a sorte em Fortaleza com uns 12 anos, com dois irmãos mais velhos. Ia à escola de manhã, quando
chegava a tarde tinha de fazer comida para os irmãos, que trabalhavam. Viviam os três num local bem pobre, com meu pai ralando pra estudar
e cuidar da casa.
Aos 19 anos veio pra cá, São Luís-MA, buscando emprego. Aos 23 passou num concurso e foi subindo aos poucos de status. Conseguiu ter
uma vida de classe média estável, com certa segurança e fez questão de me botar numa das melhores escolas pra que eu não precisasse
passar pelos perrengues que o próprio passou.
À partir daqui entraremos numa histórica hipotética:
Estudei bastante pra passar pro curso que eu queria na universidade Federal. Consegui uma nota boa e achei que fosse passar, já que estava bem
preparado. No entanto, um cotista entrou em minha vaga, cursando o que eu queria com o meu dinheiro de impostos.
Lá vou eu estudar em cursinho pra tentar passar no vestibular de novo.

Qual a justiça nisso? Meu pai que fez um esforço do caralho pra me dar uma boa vida e na hora um cotista pegou a minha vaga (até porque mais
da metade das vagas aqui na universidade são destinados aos cotistas), tirando uma nota mil vezes inferior. Sacanagem, não?
Se quiserem igualar as condições, que melhorem o ensino público (sem tirar do meu dinheiro, obviamente) pra competir com o particular. Não tirem
as vagas de quem se preparou MUITO, que tiveram uma família que ajudou muito, etc etc pra botar gente que entraria sem mérito algum.

Só pra constar, passei pro que eu queria no vestibular de meu 3º ano, mas poderia ter acontecido essa merda.

@Topic:
Cotas são imorais. Distinguem as capacidades por renda e cor de pele. Pessoas pobres PODEM subir de vida, não precisa de apoio estatal pra isso, ainda mais
tirando as vagas de quem mereceu. E por que eu mereci mais que um cotista?
Por que eu tinha um conhecimento melhor das áreas de estudo, mesmo que por conta do suor e sacrifício de meus pais.

E não são esmola. Esmola eu dou opcionalmente e não seria algo que me afetaria.
Cotas afetam negativamente MILHARES de pessoas no Brasil, e são IMPOSTAS, não optativas.

more_horiz
Começou os anti-cotistas. :horak: Seria lindo se o @Math viesse refutá-los. :nietz:

more_horiz
Se for do negócio público tudo bem, não tem importância, pode criar conta até pra gente azul bolinha. 

Agora vir burocrata querer escolher quem eu contrato na minha empresa... Tem que arrancar os órgãos e mandar pra família. 

O burocrata acima é totalmente hipotético, não me denuncie. Mas se você gosta de burocratas o suficiente pra ser contra a morte deles, por favor, me exclua de sua lista de amigos.

more_horiz
Por via de regra, sou contra qualquer tipo de cota. E a única que abro exceção são as sociais.

more_horiz
Não.

Tivemos 3 séculos de colonização e exploração de Portugal.

Tivemos três séculos de escravidão.

Depois que os escravos negros foram libertos, ficaram a margem da sociedade sem direitos e sem cidadania.

O Brasil é um dos países mais desiguais socialmente do mundo.

O brasil é um dos países mais desiguais economicamente do mundo.

Com tudo isso, é claro q cotas não é esmola, mas é uma forma de dá oportunidades, direitos e cidadania a quem sempre esteve a margem da sociedade.

Cota seria esmola na Noruega e na Dinamarca, por exemplo, pois lá não há desigualdades sociais e econômicas, lá não houve escravidão e colonização, lá não há carência material e financeira.

Só um demente q desconhece a história brasileira e a situação social-econômica do Brasil diz q cotas é esmola.

Se não curtiu minha opinião, se exploda cara pálida :barry:

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos