Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Cota é Esmola?

+7
Eumenes
Dante1
Gaius
Mitsashi
Lipert
Math
Wolfgang
11 participantes

descriptionCota é Esmola? - Página 3 EmptyRe: Cota é Esmola?

more_horiz
Cota é caracterizada como uma ação afirmativa, meu povo. Sendo assim, é uma medida paliativa e como eu já havia dito aqui no tópico, foram implantadas até que a educação fosse melhorada e a situação se exclusão fosse resolvida. Ações afirmativas são para que algo seja feito enquanto o problema não é resolvido e assim aqueles que não tem oportunidade e são excluídos socialmente possam ser contemplados com algum tipo de assistência. Enquanto a educação não melhorar as cotas vão continuar existindo, primeiro é preciso melhorá-la e depois acabar com as cotas e não o contrário. 

Uma explicação certinha do que é ação afirmativa: "Medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo Estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento bem como compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, éticos, religiosos, entre outros. Portanto, as ações afirmativas visam acometer os efeitos acumulados em virtude das discriminações ocorridas no passado".

Já dei minha opinião sobre as cotas raciais aqui e porque concordo com elas de acordo com a realidade do Brasil e o que pude observar nos ambientes escolares os quais frequentei. 

As pessoas também precisam parar de pensar que quem entra por cota é incapaz e nem sequer sabe "escrever uma dissertação", como o @Schiffer disse acima. A melhor faculdade federal de medicina no RJ tem como nota de corte no grupo de cota racial, renda e escola pública de 765 pontos no ENEM. Essa nota de corte é maior do que a de cursos de Diretio na mesma Universidade em ampla concorrência. Garanto que para alguém conseguir essa nota e passar para a UFRJ é alguém muito inteligente sim e não largou a escola e sabe muito bem fazer mais do que só uma conta de mais.

De resto, acho que o @LordZero também já disse tudo que ainda precisava ser dito, faço de minhas palavras as dele.

more_horiz
Cota se encaixa basta com o significado de esmola (dar aos pedintes, necessitados etc que vocês sabem), quem ganha cota é um necessitado no caso, pois não está sendo aprovado levando unicamente em conta seu conhecimento e sim seu estado de necessitado. Então sim: cota é esmola em qualquer caso.

Acho que o correto é um individuo ser aprovado levando em conta sua inteligência e conhecimento. Sou meio indiferente em relação a cotas sociais, reconheço que quem estuda em escola pública tem muito mais dificuldade pelo ensino e educação piores, mas estudando muito, dá para chegar no nível de quem teve educação particular sim. Enfim, deve ter cotas sociais, ok.

Quanto a cotas raciais, sou totalmente contra, "ah mas e o que os negros sofreram na vida e na história"  :genious:  Tem brancos pobres também e isso faz com que os negros se encaixem ainda mais como "necessitados" assim inferiores por causa da cor da pele, mesmo que queiram levar em conta os fator preconceito, porque pardos recebem cotas então (digo pardos com mais caraterísticas europeias, como é conhecido o povo latino lá fora, mistura de europeu com índio...)? No Brasil pardos sofrem muito menos preconceito que negros, não sofrem discriminação racial nas escolas e na procura de emprego, e se sofrem, é muito muito menos.

Indo na questão prática, já houve alguns negros que estudaram muito e mesmo pobres conseguiram alto status social e, por causa disso, tiveram muito reconhecimento (ouso dizer que até mais que brancos), e será que eles teriam esse reconhecimento se tivessem passado por cotas? Óbvio que não (ouso dizer que eu não reconheceria). Pegamos a situação em que um branco extremamente pobre e um negro (ou pardo que não sofre preconceito nenhum) de classe média ganha uma vaga do branco mesmo tendo sofrido menos na vida e tirando um nota menor... algo de errado não?

Enfim, qualquer cota é esmola sim e cota racial só aumenta o racismo. gdo

more_horiz
Mitsashi escreveu:
As pessoas também precisam parar de pensar que quem entra por cota é incapaz e nem sequer sabe "escrever uma dissertação", como o @Schiffer disse acima. A melhor faculdade federal de medicina no RJ tem como nota de corte no grupo de cota racial, renda e escola pública de 765 pontos no ENEM. Essa nota de corte é maior do que a de cursos de Diretio na mesma Universidade em ampla concorrência. Garanto que para alguém conseguir essa nota e passar para a UFRJ é alguém muito inteligente sim e não largou a escola e sabe muito bem fazer mais do que só uma conta de mais.

De resto, acho que o @LordZero também já disse tudo que ainda precisava ser dito, faço de minhas palavras as dele.

Agora me responda, qual a porcentagem de negros autodeclarados nesse mesmo curso de medicina? Pq no quadro geral, eles são menos de 20% dos formados. Além disso, citar logo Medicina como parâmetro é ilógico, visto que o curso com a maior nota de corte do país é Medicina, independentemente das cotas a nota de corte SERÁ maior que nos demais cursos. Cota é uma fatia de vagas garantida para um grupo tal que não entra na ampla concorrência justamente pela nota dela ser maior (por causa da competição desigual evidente).

Não faz nenhum sentido seu comentário, sério.

more_horiz
Yagi Toshiaki escreveu:
Mitsashi escreveu:

Agora me responda, qual a porcentagem de negros autodeclarados nesse mesmo curso de medicina? Pq no quadro geral, eles são menos de 20% dos formados. Além disso, citar logo Medicina como parâmetro é ilógico, visto que o curso com a maior nota de corte do país é Medicina, independentemente das cotas a nota de corte SERÁ maior que nos demais cursos. Cota é uma fatia de vagas garantida para um grupo tal que não entra na ampla concorrência justamente pela nota dela ser maior (por causa da competição desigual evidente).

Não faz nenhum sentido seu comentário, sério.

Cara, existe uma galera que não lê ou finge que não entende o que você tá falando. Nem adianta bater a cabeça. Não faz sentido porque estão tão convictos no que acreditam que passam o olho por cima e vem com um discurso que aprenderam no ensino médio, nem checam novamente o que estão lendo. Olha que engraçado o que ela disse:

"As pessoas também precisam parar de pensar que quem entra por cota é incapaz e nem sequer sabe "escrever uma dissertação", como o @Schiffer disse acima.

Olha o que eu disse:

"
E NOVAMENTE, vou te perguntar e quero que responda: Do que adianta cotas para aquele negro pobre que saiu largou o ensino médio porque precisava trabalhar? Ou para aquele que não sabia resolver uma conta de mais? Absolutamente nada. Resolver essa questão é basicamente dar melhores oportunidades de emprego e educação de qualidade, coisa que não há no Brasil e que cotas não abrangem."

É algo óbvio, um mais um, as pessoas que não possuem acesso a educação de qualidade nem sequer vão chegar a ter chance em uma prova, mesmo por cotas. A mina distorceu completamente o que eu disse. É óbvio que quem entra por cotas tem capacidade, não estou preocupado com quem TEM condições de entrar. Estou preocupado com os MILHARES que ficam à mercê do governo e a esquerda acha que cotas vai resolver o problema e isso na verdade só infla ele.

Pois é.

more_horiz
Ah sei lá mano.

Pra mim esse sistema de cota deveria ser minuciosamente rigoroso. A seleção deveria ter requisitos como: renda mensal , o nível intelectual que o candidato apresentou no exame e a sua idade.  Se o candidato for uma pessoa negra mas com uma boa condição de vida , a cota não deveria ser oferecida à ele. Se o candidato for de idade avançada e ter tirado uma nota bem ruim no exame , mesmo ele sendo negro , pra mim ele não deveria ter um quebra galho. Na minha opinião só seria correto caso o candidato fosse bem ( mesmo que não o suficiente ) nas provas , possuir baixa renda mensal e tanto faz ( nesse caso ) a idade do mesmo. Porém como o Brasileiro é malandrinho , muito provavelmente alegaria falsas informações que facilitariam a sua aprovação.

No fim sei lá mesmo.

more_horiz
@Schiffer

Schiffer escreveu:

Cara, existe uma galera que não lê ou finge que não entende o que você tá falando. Nem adianta bater a cabeça. Não faz sentido porque estão tão convictos no que acreditam que passam o olho por cima e vem com um discurso que aprenderam no ensino médio, nem checam novamente o que estão lendo.

Eu não aprendi esse "discurso" no ensino médio. Eu aprendi ele vivendo, porém parece que tem gente que vive em outra realidade onde o Brasil é Pais sem nenhum preconceito é justo para todo mundo.    

Schiffer escreveu:

É algo óbvio, um mais um, as pessoas que não possuem acesso a educação de qualidade nem sequer vão chegar a ter chance em uma prova, mesmo por cotas. A mina distorceu completamente o que eu disse. É óbvio que quem entra por cotas tem capacidade, não estou preocupado com quem TEM condições de entrar. Estou preocupado com os MILHARES que ficam à mercê do governo e a esquerda acha que cotas vai resolver o problema e isso na verdade só infla ele.

Concordo, cota esta longe de resolve o problema na verdade cria outro problema, porém enquanto não arrumam a edução de verdade é cota já alguma coisa.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos