Yagi Toshiaki escreveu: > https://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/259/09.jpg
Muito obrigado por ter trazido essa imagem, foi de grande ajuda.
Eu acabei indo rever algumas das principais cenas de genjutsu tanto no mangá, quanto no anime e fui ver todas as páginas de genjutsu que existem no Databook para ver mais sobre esse assunto no qual eu nunca tive tanto interesse. Acredito que esse será um dos tópicos mais extensos que já fiz aqui, então peço desculpas caso ficar cansativo, e caso não tenha entendido pode me falar que vou tentar expressar em outras palavras. Também vou abordar conceitos bem básicos que você pode ter dominado faz séculos, mas isso é para ficar melhor minha explicação. Vamos começar então.
O Chakra:
Spoiler :
Chakra é uma energia imaterial que flui dentro do corpo de todos os ninjas e de animais que treinam tais artes. Uma energia resultante da combinação de duas outras energias: a energia mental (derivada da atividade psíquica do cérebro) e a energia corporal (derivada da força vital de todas as células do corpo) obtidas da estamina do usuário. A estamina como todos já sabemos, nada mais é do que o vigor físico e mental dos seres vivos, onde mede a resistência e a capacidade física e mental do indivíduo para realizar desde tarefas básicas como movimentos do corpo, até técnicas extremamente exaustivas como os de Taijutsu.
Origem do Chakra:
Spoiler :
Como vimos anteriormente, o chakra é uma energia combinada da energia mental e corporal extraída da estamina. Estamina é algo que todos os animais e seres humanos possuem, logo, é possível extrair chakra deles mesmo se eles não forem treinados em moldar chakra. O Shinju pegava suas vítimas através de raízes no qual os colocava em uma cápsula, mantendo-a viva enquanto drena a sua estamina. Por isso a importância de colocar as vítimas sob genjutsu, já que enquanto elas sonham, elas mantém o cérebro em atividade produzindo energia mental para ser absorvido junto com a energia corporal da pessoa. Através disso, o Shinju processava toda a estamina absorvida, sintetizando chakra e gerando um fruto, que era colhido pelos Otsutsuki para aumentar seus poderes. Por isso então que Hagoromo foi o primeiro ser a descobrir como funciona o chakra, e passou esse conhecimento para a humanidade, ensinando a ela como sintetizar chakra em seus próprios corpos. Devido aos estudos do Hagoromo sobre esse chakra, ele desenvolveu a forma mais básica e ancestral de uso desse chakra: a tão temida Liberação de Yin-Yang ou Onmyouton.
Liberação de Yin-Yang (Onmyouton)
Hagoromo aprendeu como funcionava essa energia, e aprendeu a como sintetizar ela em seu corpo, espalhando esse conceito para o mundo. Com isso, ele acabou descobrindo todos os mistérios do chakra e desvendando todos os seus princípios. Eis que ele descobriu a fórmula do Onmyouton.
Elemento Yang:
As células possuem uma energia cheia de vitalidade, uma força vital que mantem elas em constante funcionamento, e é possível extrair essa energia de todas as células do corpo humano. Essa energia determina algo conhecido como resistência, pois quanto mais o seu corpo for treinado, mais dessa energia as células são capazes de produzir, devido ao estímulo de treinamentos, transplante de células de outras pessoas, uso de drogas de aprimoramento,... Essa energia corporal vai definir a sua resistência à fadiga, ou seja, quanto mais forte for seu corpo, mais dessa energia você será capaz de extrair antes de chegar ao seu limite, ou seja, isso é o fator que determina a quantidade de chakra que você vai conseguir moldar.
Essa energia, conhecida como elemento Yang, é responsável por toda a energia vital do ser, a energia que manipula a vida.
Elemento Yin:
Graças a atividade gerada pelos neurônios, é gerada a energia psíquica, que também é possível para ser utilizado para um fim maior. Essa energia determina a capacidade de criação, de imaginação, de compreensão. Quanto mais você medita, estuda ou adquire experiência de vida, mais intenso será a sua energia psíquica e mais poderosa vai ser a sua energia mental. Quanto mais você treina a mente, mais energia você vai conseguir extrair antes de estressar demais a mente. Ou seja, isso determina a qualidade do seu chakra, pois quanto mais forte for sua energia mental, mais você vai conseguir extrair ela e mais poderoso será seu chakra.
Essa energia, conhecida como elemento Yin, é responsável por toda a energia da imaginação do ser, a energia que cria e dá formas.
Ao combinar o elemento Yin com o elemento Yang, você soma as duas capacidades únicas, a de criar e dar formas as coisas, e dar vida para a mesma. Você consegue dar vida aos seus pensamentos, ou tirar a vida de coisas reais, transformando elas em uma ilusão. Basicamente, com esse poder, você manipula o elemento Yin e Yang a sua volta, ignorando a barreira do que é real, e do que é uma ilusão; conceitos que se tornam insignificantes para o usuário, possibilitando deformar a realidade conforme sua vontade.
Hagoromo é uma pessoa sábia e sensata na medida do possível, e sabia que esse poder era algo muito perigoso. Por isso que, quando ele morreu, esse conhecimento acabou ficando perdido por toda a história. Como Hagoromo havia ensinado para a humanidade a como usar o chakra para algo benéfico, para conectar uns aos outros, a humanidade acabou utilizando esse chakra recebido por Hagoromo para os conectar, para amplificar seus próprios poderes. E graças a isso, eles desenvolveram os três campos de técnicas que conhecemos até os dias de hoje: Taijutsu, Genjutsu e Ninjutsu.
OsTrês Campos Ninja:
Spoiler :
Os trechos a seguir foram retirados do primeiro databook da série.
Taijutsu:
Spoiler :
Vantagens:
Diferente das outras categorias, não é necessário trabalhar o chakra e pode-se usar toda a estamina para executar as técnicas.
Desvantagens:
É difícil atacar inimigos à distância e técnicas avançadas podem causar um grande desgaste em quem as executa.
Basicamente, para um ninja se destacar nesse campo, ele vai precisar trabalhar muito o seu corpo, com o objetivo de aumentar a sua resistência física, já que esse estilo se baseia em ataque corpo a corpo. Quanto mais rígido for seu treinamento, mais o corpo irá responder, e devido a isso, mais fortalecido ele ficará. Como o corpo é treinado ao extremo, a sua energia corporal ficará muito poderosa, e graças a isso, o potencial de geração de chakra será extremamente elevado. Isso bate com a história do Hachimon, pois quando abre todos os portões, toda essa energia corporal é liberada e um chakra avassalador surge, capaz de realizar feitos inacreditáveis. Podemos perceber que aqui existe um resquício do Onmyouton do Hagoromo, pois aqui consiste muito em trabalhar o elemento Yang.
Genjutsu:
Spoiler :
Vantagens:
É difícil detectar quem o usou. Além disso, é possível aplicar em vários alvos de uma vez. É uma hipnose que arrasta a mente do alvo para um mundo ilusório.
Desvantagens:
O uso prolongado desgasta quem o executa e dificilmente causa danos físicos ao alvo.
Como vimos, o genjutsu tem como objetivo manipular a mente do alvo, arrastando a mesma para um mundo de ilusão. O princípio do genjutsu é criar uma situação em sua mente e encontrar uma forma de projetar essa situação na mente do indivíduo, para que ele creia que isso de fato é real. Como o Databook nos disse, dificilmente causa danos físicos no alvo pois o objetivo do genjutsu, pelo menos na maior parte delas, é controlar, enganar, paralisar, ler e manipular as memórias do alvo. Porém existe um uso onde tem poucos usuários registrados que utilizam esse campo, que é o de torturar. Através da tortura, você estressa a mente do alvo ao ponto de que sua atividade cerebral entre em colapso acarretando uma série de consequências para o resto do corpo. Resumindo, o genjutsu tem como finalidade acertar a mente do alvo (que sabemos que mente não é algo físico, é apenas a consequência da atividade cerebral produzido pelo órgão cérebro) diretamente e dependendo da finalidade pode causar danos DIRETOS à saúde mental e INDIRETOS à saúde física.
Depois de criada a situação na mente do usuário, notamos que é necessário encontrar alguma forma para propagar essa ilusão por algum meio FÍSICO, atestando a necessidade de completar algo que por si só não tem capacidade de ser lançado por conta própria. Por essa razão, os sentidos do corpo humano são utilizados para tal feito.
Vou focar mais em Audição e Visão, pois são os mais usados na série. Eu revi várias cenas de uso de genjutsu e inclusive a imagem que você trouxe no tópico, comenta que o genjutsu para ser ativado é necessário o usuário manipular a mente do alvo de alguma forma, porém, é dito que esse tipo de técnica não causa danos físicos diretamente. Ou seja, o usuário precisa utilizar alguma coisa do próprio usuário para fazer isso, e o que ambos tem em comum? Chakra. Para eu manipular a mente do alvo, eu vou precisar alterar o fluxo de chakra natural dessa pessoa para causar alucinações em sua mente. Mas outra pergunta....como? Como eu vou causar um dano físico indireto sem ter o contato físico com essa pessoa? Usando a atividade sensorial do corpo humano, ou seja, os sentidos.
Ou seja, para conseguir utilizar a visão do alvo, você precisa trabalhar com imagens, com a audição você precisa trabalhar com ruídos, vibração ou frequência sonora, com o tato e paladar através do toque e de sabores e o olfato através de aromas. Se parar para perceber, esses ingredientes não necessitam da existência de chakra para serem usados, então a ideia de que precisa mandar o chakra do usuário para o alvo, é uma grande interpretação feita pelos próprios fãs. Você pode usar o chakra para potencializar esses efeitos, mas você só estaria multiplicando o que já existia antes!
Após utilizar um desses efeitos, você vai usar um dos sentidos do teu oponente, e usará ele para chegar ao seu cérebro, e vai ser através disso que o usuário vai conseguir mudar o fluxo de chakra de dentro de uma pessoa. Essa ideia de enviar chakra para o alvo para controlar o chakra dele, só é válido quando alguém resolva quebrar o fluxo de chakra de uma pessoa que esteja no genjutsu, e adivinha só, isso é feito através de TOQUE. Somente através de toque é possível inserir chakra dentro do inimigo sem o uso de algum apetrecho de transmissão de chakra.
Tayuya por exemplo, ela usava as diferentes notas musicais para mudar a frequencia do som emitido pela flauta dela, alterando o genjutsu que o Shikamaru estava, enquanto Kabuto usava a vibração sonora para atordoar o corpo de Sasuke e Itachi para manter eles paralisados. Enquanto Itachi utiliza sua imagem ou seus olhos para confundir a mente do inimigo. Ou seja, essa obrigação de genjutsu usar efeitos que já existem na natureza para influenciar os sentidos, para ser transmitido, já nos passa a noção de que o genjutsu sozinho não faz nada sem um complemento para conseguir chegar na mente do alvo. Já que genjutsu trabalha puramente com o elemento Yin, um elemento que não tem propriedades físicas.
Ninjutsu:
Spoiler :
Vantagens:
O usuário se torna capaz de enfrentar um oponente com vantagem física. Também é possível atacar à distância.
Desvantagens:
Dependendo do jutsu, pode ser difícil gerar a quantidade exata de chakra. A ordem dos selos também pode ser complexa e demandar tempo.
Já nesse caso, temos uma coisa bem interessante: "enfrentar um oponente com vantagem física". Ou seja, se ele for muito mais ágil que você, for mais veloz, mais forte, mais alto, mais pesado ou que tenha alguma outra vantagem física, ninjutsu é o campo recomendado. Diferente do genjutsu que precisa de um fator físico para ser propagado, o ninjutsu aumenta os os atributos de fatores físicos, tais como: emitir fluxo de chakra em armas ninjas, usar o chakra para aumentar os atributos do seu corpo, manipular ou criar elementos da natureza,...
Graças a sua imagem, e esse nosso pequeno debate, eu acabei indo pesquisar ainda mais sobre genjutsu e acabei entendendo uma coisa que eu havia deixado passar, e inclusive, derruba um pensamento meu que eu acabei absorvendo em um debate antigo neste mesmo fórum, que era a história de que era necessário lançar seu chakra para o alvo, ou algum local para conseguir ativar a técnica. Uma vez eu havia lido algumas postagens aqui, onde diziam que o usuário precisava moldar o chakra para preparar o genjutsu, e lançar esse chakra no usuário para afetar um dos seus sentidos conseguindo fazer esse chakra liberado via "wi-fi" entrar dentro da rede de chakra do inimigo, perturbando o mesmo para alterar o seu fluxo de chakra interno ativando o genjutsu. Com base nessa ideia, conseguia ser explicado como Sasuke usou o Chibaku Tensei daquela forma única, como o Amaterasu é acionado, como o Amenotejikara é executado,.... entre outras coisas. Graças a nossa conversa acabei indo pesquisar na série para ver mais sobre esse chakra sendo emitido para o alvo/objetivo e não encontrei nada, ou seja, isso era uma interpretação criada pelos próprios fãs, coisa que eu achava que realmente havia sido inserido na série. Amaterasu e Amenotejikara funcionam usando o foco de visão do personagem mesmo e não uma marcação de chakra como era muito falado, enquanto o Chibaku Tensei consiste na manipulação de forças gravitacionais ao redor do usuário e do alvo.
Aí voltamos ao ponto inicial, pq somente Ninjutsus específicos podem ser anulados? KNJ? Liberações Yin e Yang não podem ser anuladas? Nesse caso vc tem somente Elementais, mas como Enton foi anulado? E por aí vai.
Baseando no que eu consegui procurar de informações, tais questões se tornam mais claras de ser entendidas. A Liberação de Yin e Liberação de Yang não podem ser anuladas porque elas sempre utilizam um acompanhamento físico para sustentá-las. Não é como uma técnica de Katon e Suiton, que utiliza o chakra convertido em fogo e água que atuam e causam danos no físico do alvo.
Não tem como desfazer taijutsu, porque não é usado chakra ali, mas sim a estamina do usuário, o que pode ser desfeito são os danos que o taijutsu acarreta e não o taijutsu em si. Não tem como desfazer genjutsu, porque embora seja usado chakra, ele é enviado para o alvo em forma de luz, imagem, frequência ou vibração sonora. O que pode ser desfeito até então pelo que nos foi mostrado, foram as flechas de chakra do Susanoo, as shuriken lançadas por Sasuke, os danos físicos causados pelo Susanoo, a regeneração do Edo Tensei, as chamas do Amaterasu,... efeitos mortais ocasionados por danos físicos causados por agentes físicos. Claro que o Onmyouton poderia anular ferimentos mentais causados por genjutsu sem dúvida nenhuma, já que existe até ninjutsu médico que pode fazer isso, não tem o pq de Onmyouton não reverter a situação. Porém no caso do Naruto, ele pode fazer isso nos outros, já que ele estaria em completo domínio do seu corpo, e não funcionaria nele mesmo caso ele estivesse no Tsukuyomi Infinito, já que a única forma de desfazer ele, é usando o Rinnegan alimentado pelo chakra das nove bijuu.
Desculpe caso eu tiver cometido algum erro que tenha deixado o texto equivocado ou confuso. Eu tive que escrever as pressas e eu tive que ficar refazendo alguns trechos e posso ter esquecido de adaptar o início e o fim das frases ou parágrafos.
Bônus: Quanto ao Zetsu Negro não cair no Tsukuyomi, isso é algo bem tosco de ser entendido. O Zetsu nada mais é do que é uma gosma preta feita com o chakra materializado de Kaguya. Ele não é feito de Onmyouton, ele é apenas o chakra de Kaguya materializado em um ser consciente. Ele não tem orgãos sensoriais como os outros seres vivos, logo, É ÓBVIO que ele não vai cair no genjutsu. Zetsu não é feito de Onmyouton. Onmyouton é um ESTILO DE TÉCNICA, que possibilitou Kaguya criar o Zetsu usando seu chakra materializado. Agora como um ser materializado com o MESMO CHAKRA que vai lançar o genjutsu vai ser pego????
Não alimentem os trolls, existem pessoas que querem apenas provocar e não dão a mínima para o que é dito para eles.