Não se entra em detalhes, mas a descrição destaca duas vezes q as imagens são geradas da névoa. Tudo indica q é uma mecânica parecida à do gen da ostra.
Não é q o Sharingan distorce luz, é q gens visuais são péssimos contra o Sharingan, em especial um MS nas mãos de um mestre no quesito. A imagem falsa seria facilmente distinguida pelo Itachi, essa é a prerrogativa do Sharingan.
Mas não indica explicitamente que isso foi causado pela difração da luz. Até por que, que eu me lembre, eles estavam lutando no escuro. E claro, eles estavam no mesmo campo que o Sasuke e o Naruto, então é muito mais provável que isso seja uma ilusão projetada na mente com chakra, o que o genjutsu da Ostra não é.
A questão Heimdall, é que, se o Uchiha vê através desse genjutsu, não há outra forma lógica, seguindo a verossimilhança do mangá, de ele o fazer sem distorcer a luz.
"A membrana das partículas de água desvia (refrata) a luz, enganando os olhos do inimigo, gerando incontáveis imagens virtuais, ao mesmo tempo que o usuário do jutsu oculta sua presença dentro da miragem."
O fato de sensores não detectar é pq a primeira parte, de esconder o chakra, os dois possuem.
Claro, por que ele também utiliza a distorção da luz, algo que o genjutsu proporciona.
Tbm acho q o Gen tem duas formas de atuação. Primeiro, criando a imagem dos clones. Segundo, camuflando a imagem do Gengetsu original e da ostra.
Sim, e é justamente a segunda parte que não tem como o Itachi burlar. A primeira está em discussão.
Lembro q o Sasuke fez o Deidara observar sua morte pelo C4 duas vezes e fez o Danzou enxergar um olho aberto, quando já estava fechado.
Aí que está. Tu fica comparando um genjutsu campal (miragem) com um genjutsu que funciona mandando chakra para criar uma ilusão na mente do inimigo. São duas coisas completamente diferentes. A ilusão não é real, por isso, ela pode ser vista através pelo Sharingan. Já a miragem, é um evento real, e independe da mente e o chakra do alvo.
O ponto é q prendendo uma pessoa no genjutsu, o usuário é capaz de fazer a vítima enxergar o q quiser. Se eu posso criar a imagem de um corpo inteiro se desintegrando (Sasuke v Deidara), pq eu não poderia forçar a vítima a não me enxergar? Tudo encaixa perfeitamente com um gen visual, e a descrição do DB indica q esta é a abordagem correta, na minha leitura.
O problema não é na leitura. É que os genjutsu visuais comuns invadem o sistema nervoso com chakra para criar uma ilusão na mente do adversário, e não na realidade. Por isso que o Sharingan é resistente, ele enxerga a realidade. Já o genjutsu da Ostra, ele mexe no físico, no meio externo, justamente, na realidade, e por isso eu te falo que não tem como, na verossimilhança do mangá, o Sharingan ver através do genjutsu da ostra sem distorcer a própria luz do genjutsu, o que ele é incapaz. Isso vai parecer com o Izanagi, mas o Izanagi modifica a realidade pela matéria também, o genjutsu do Gengetsu modifica a realidade pela luz, o que muitos sequer interpretariam como uma modificação da realidade, mas mental isso daí não é.