@SaintDevil escreveu:Além da necessidade do estado para a educação, saúde, segurança, saneamento, que são aspéctos que denigrem as capacidades de crescimento das pessoas, especialmente os mais pobres, acredito na necessidade do estado também na conservação ambiental pois está diretamente relacionada à saúde como por exemplo as doenças ploriferadas por ocasião do desmatamento em que outros seres vivos aproximam-se da cidade por destruição de seu habitat, o Aedes Aegypti é um exemplo disso. Acredito sim na possibilidade da iniciativa privada para com isso, mas vejo isso como funcional apenas se por uma parceria público-privada.
Vale lembrar também a importância da preservação de animais que estão em estados alarmantes de extinção. Ocorre também com o rompimentos de barragens como a de Mariana em que no caso acredito que o estado principalmente tem a capacidade de pressionar para a penalização dos culpados, e a recuperação do meio. O estado também cumpre para a criação de animais em estado alarmante de extinção em cativeiro para procriação, evitar tráfico ilegal de animais, despoluição das águas, etc. Muitas destas coisas não visam ao lucro e não consigo imaginar um empresário com interesses neste tipo de atuação.
https://m.jcnet.com.br/Geral/2011/03/qualidade-da-agua-interfere-no-qi.html
Com relação a saúde e educação eu discordo.
Sobre os problemas ambientais, existem muitas empresas atualmente que estão trabalhado de forma a inibir a o excesso de desmatamento e degradação do meio ambiente, Mas por que?simples, dá dinheiro.
Muitas empresas sabem que ainda existem pessoas que se preocupam com o meio ambiente, e também sabem que o excesso de agressão ambiental por parte dela pega mal(ninguém que compra produtos de uma empresa que destrói a a natureza ou maltrata animaizinhos),isso força a empresa a investir em áreas que beneficiam a natureza, eu por exemplo (e aposto que você também) já vi várias empresas usando rótulos com algo relacionado a natureza, do tipo "por um mundo mais sustentável","produto biodegradável", "esse produto vem de árvores replantadas", e por aí vai.