Ao contrario do hiruzen, ela não tem milhares de jutsus para mostrar, portanto, dizer que ela é mais forte em prime do que quando velha, é meio contraditorio, já que no caso dela, adquire-se um vasto conhecimento sobre suas proprias tecnicas, e no seu uso, essas duas coisas são meio nubladas quando em prime (digo, no seu auge fisico)
Você está se confundindo um pouco, o 'prime' é o mesmo que 'auge' (no geral, diversos atributos, inclusive sabedoria, conhecimento etc, é a melhor fase do ninja)
o que iria mudar? menos inteligencia, mais resistencia... uma troca meio defasada, não acha?
Não há uma idade certa para se atingir o prime, só que a idade é um fator que diminui as capacidades físicas do ninja, principalmente stamina, força, agilidade (este é o tal óbvio que eu citei), concluindo, ler que a Chiyo velha é mais forte que em prime é algo bem estranho, principalmente de você exatamente por isto que você mesmo afirmou agora que eu repito NOVAMENTE: kakashi TEM RECURSOS para lidar com o sasori.
o que é mais eficiente: kamui, ou algumas agulhas envenenadas facilmente desviaveis?
Vamos analisar neste duelo, os venenos estão em praticamente todas as marionetes, sem contar as agulhas. Já o Kamui não seria capaz de acertar tudo ao mesmo tempo, bom, acho que já dei a respostavocE! quando eu perguntei se ela estava "em pé de igualdade" ao confrontar o sasori, era devido a coleção do chikamatsu, você disse, os dois.
entretanto, seria a segunda opção.
Uman escreveu: quer dizer agora, que apenas porque a velha tinha a coleção de chikamatsu, ela estava "em pé de igualdade" com o sasori??
ou será, que ela guentou tanto e conseguio "vencer", porque ela sabia fazer bom uso das marionetes???
Os dois fatores
... dá no mesmofluxo de chakra: ou seja: ele ve as linhas que controlam as marionetes, e iria ver o amontoado de chakra no centro do seu peito, deixando o sasori bem encrencado, visto que não poderia "esconder" sua fraqueza.
Aí já entra no quesito 'opinião', se você realmente acha que o Kakashi teria grandes chances de finalizar o duelo, respeito. Eu não considerei a vitória do Sasori absoluta, lembre-se eu disse 9/10 Sasori, pois, há chances (mesmo que pequenas ao meu ver) dele bolar uma estratégia e conseguir finalizar o boneco