@ZenoERRADO
Os selos utilizados por Deidara e Sekiei são exatamente os de Doton, e Sekiei usa APENAS selo de Doton para realizar suas técnicas. E trata-se de Bakuton.
Dito isso vamos aos erros feios do pedro.
O Iriw, já complicado pelo fato dos selos de mão que foi apresentado pelo
@Zeno, já começa o post dele cometendo um erro. Deidara não usa somente os selos de Doton para realizar Bakuton. E, por fim,
Sekiei é FILLER. Não existe no mangá.
Ou seja, o Zeno apresentou uma tese bem contundente e válida e o Iriw quer usar fillers para tentar desvalidar ela.
PONTO 1:
O termo "Enton" foi introduzido na série a partir de uma sequência de capítulos onde o Databook 3 não tem mais noção. Ou seja, o Databook 4 vem para mudar de acordo com o mangá o que foi introduzido a partir do Databook 3. Isso pode ser percebido em alguns Kanjis, se você ler o mangá em japonês. Um outro exemplo fora o Amaterasu, é o Susano'o que dizia ser uma técnica no DB3 que todos os Uchihas poderiam utiliza-la, desde que com Mangekyou Sharingan. O DB4 adicionou a informação que necessitava de ambos os olhos para liberar o jutsu. Ou seja, a regra foi alterada, assim como diversas técnicas que mudaram, as regras para utilização ou alguma explicação.
Pois bem, mostre os kanjis, ao invés de ficar aí falando sobre uma suposta leitura que ninguém sabe, ninguém viu, mas você promete que existe.
O Databook 4 não muda absolutamente nada do que foi introduzido pelo Databook 3, isso se mostra pelo fato que mesmo usando o Databook 4, você se encontra incapaz de mostrar onde o Databook 4 chama o Amaterasu de Enton. Não fez isso até agora, e não vai fazer. Sabe por que? Porque o DB4 nunca chamou o Amaterasu de Enton e nunca mudou o DB3. O DB4 tem uma página falando do Enton: Kagutsuchi e trata de diferenciar muito bem ele do Amaterasu, inclusive afirmando que o Enton pode "aproveitar" as chamas do Amaterasu e portanto gasta menos chakra.
Ou seja, DB4 retoma o termo "Amaterasu" e deixa bem claro que o Enton é diferente do Amaterasu. Ele não fala "reaproveitar as chamas do "Enton". E sim chamas do Amaterasu. A maior prova disso é que o
@Iriw foi obrigado a dar a desculpinha que "o Kishimoto só fez isso porque não queria abandonar o termo tão querido pelos fãs". Bem, se ele não queria, então PROVE isso. Ou prove que você tem habilidade de entrar na mente dos outros e saber suas intenções.
Até você provar isso, o Kishimoto deixou bem claro no DB3 e DB4: AMATERASU é diferente de Enton. Esse é o
FATO aqui. Não depende de suas especulações sobre "o que você opina sobre as intenções do Kishimoto".
E por fim, o DB3 nunca disse que qualquer usuário do MS pode ativar o Susano'o. Isso é outro erro que o Iriw foi obrigado a inventar. DB3 e DB4 estão em perfeita harmonia, tanto é que foram criados pelo autor do mangá. Ah, sim, lembrando que o DB3 não é contemporâneo do Enton, mas foi lançado por volta de apenas 10 capítulos antes.
Será que 10 capítulos atrás o Kishimoto não sabia, ou não planejava, quais seriam as habilidades de Sasuke? Aparentemente, na cabeça do Iriw, o Kishimoto inventa a história só na hora que for desenhar mesmo. Planejamento pra que? Kishimoto é no improviso, né não? Vai ver isso foi mais uma das coisas que você "leu" com seu poder de ler mentes.
PONTO 2:
Enton, é um Kanji que vem do japonês e significa traduzindo literalmente: Chama Liberação. Ao se organizar para o português entende-se como Liberação de Chama ou Liberação do Inferno, é uma interpretação dúbia, assim como vários termos japoneses, mas se usa a primeira.
E daí? Enton é uma natureza do chakra. Disso todos sabem. Assim como Bakuton é uma natureza de chakra chamada "EXPLOSÃO", ou seja, o chakra tem a natureza que permite explodir algumas coisas em contato com o chakra do usuário, como argila. Só você acha que uma natureza de chakra significa, de regra, um elemento da natureza, Matheus. A natureza de chakra Enton permite que você manipule as chamas do Amaterasu. Também permite que você apague elas. Uma natureza de chakra normal não tem essa capacidade. É óbvio que Enton é uma natureza do chakra especial.
Ou seja, a partir desse momento, tudo aquilo que o Iriw falou, como por exemplo:
Para quem não sabe o Enton, como Natureza de chackra e não jutsu como o L.Lawliet quis mostrar que era, tem um símbolo originado pelo Kishimoto
É pura demagogia. Isso é chamado de "argumento do espantalho". Ele fingiu que eu argumentei que o Enton era um jutsu, que não era prefixo, e que não era uma natureza de chakra,
sendo que não foi isso que eu falei. O que eu falei é que o Enton consiste na habilidade de manipular e controlar as chamas negras do Amaterasu.
E usei argumentos que o Iriw não pode refutar e por isso tentou colocar outras palavras na minha boca e então tentar rebater
essas palavras. Por exemplo, um desses argumentos é o fato do Databook 4 mencionar que o Enton: Kagutsuchi pode aproveitar as chamas do Amaterasu e por isso gasta menos chakra. Palavras do autor. O
@Iriw não pode contestar isso. O outro fato é o mangá mostrar que o Sasuke usa o Amaterasu e DEPOOOOOOOIS ele manipula as chamas com o Enton: Kagutsuchi (principal técnica de controle).
Isso foi mostrado BEM CLARAMENTE no mangá, para ficar bem demonstrado como é o funcionamento. O
@Iriw, tentando se explicar, disse que isso "não é necessário". Mas como de praxe, não provou.
Ou seja, o
@Iriw aposta todas as fichas dele no fato de Enton ser um prefixo. Mas isso não quer dizer absolutamente nada, apenas que Enton é uma natureza de chakra diferente. E que é a adequada para apagar e manipulas chamas negras do Amaterasu. Isso não quer dizer que o Amaterasu, que nunca foi mencionado assim, seja o resultado do molde direto dessa natureza. Pelo contrário. Ele é a fonte na qual essa natureza de chakra bebe para manifestar suas formas.
Amaterasu é um JUTSU, foi citado como JUTSU no mangá, em TRÊS databooks diferentes (DB2, DB3 e DB4). Se Amaterasu fosse um jutsu da natureza de chakra Enton, o nome dele no Databook seria Enton: Amaterasu. Ele foi usado UM MONTE DE VEZES NO MANGÁ, mencionado várias vezes no Databook, e NUNCA foi atrelado ou prefixado na natureza Enton.
Ou seja, eu não vou ficar quotando cada parte para não ficar cansativo, já que ele é repetitivo e tudo que ele fala se baseia no desconhecimento dele sobre o que é uma natureza de chakra. Ele tentou "provar" algo que todos já sabiam ("Enton" é uma natureza de chakra) e que ninguém negou, e com base nisso quer afirmar algo completamente desconexo: "ENTON É NATUREZA DE CHAKRA ENTÃO AMATERASU E ENTON SÃO A MESMA COISA!!!11!!"
Amigo, nada a ver. Se não gostou da diferenciação que o Kishimoto fez no mangá, DB3 e DB4, envie uma carta pra Tokyo e reclame com ele. Não comigo.
Agora, vou refutar os exemplos que o
@Iriw deu no mangá, que foi ao meu ver a coisa mais esdrúxula e bizarra do post. Não tem outra palavra.
É isso, o Sasuke cria as chamas com o olho esquerdo (Amaterasu) e manipula elas com o direito (Enton). No mangá acima, isso fica bem claro, ou Kishimoto realçou isso à toa?
Aqui, o mangá deixa claro como funciona. Primeiro, cria-se as chamas com o Amaterasu. Depois, manipula-se elas com o Enton. O
@Iriw tenta fazer uma ginástica para contrariar o óbvio. Essa foi a parte mais hilária de todas. Ele fala que o Sasuke fez dessa forma para GASTAR MENOS CHAKRA. Vale lembrar que Sasuke NÃO tinha NENHUM problema de chakra, inclusive havia acabado de receber a benção do Rikudou. Cara, isso foi muito hilário. Putz...
Se Sasuke gasta menos chakra usando DOIS JUTSUS, ao invés de um só, simples, meu jovem: Prove. Sasuke não tinha nenhum problema de chakra ali. Ele MANIPULOU as chamas do Amaterasu com o Kagutsuchi para fazer aquelas agulhas.
Aí você vai argumentar duas coisas: AS AGULHAS ERAM MAIORES DO QUE O FOGO NA MÃO, E O FOGO CONTINUOU NA MÃO DO SASUKE.
E dá para deitar esses dois argumentos falhos com uma cajadada só. O Enton bebe na fonte das chamas do Amaterasu. Isso não quer dizer que o Amaterasu tenha que criar cada m³ de chama que vai ser utilizado pelo Enton, simplesmente porque o Enton é, assim como Bakuton e a Argila, uma natureza de chakra que guarda reações com o Amaterasu.
Ou seja, o Enton pode, por exemplo, alastrar o Amaterasu sendo uma forma de chakra móvel e inflamável (o Amaterasu pode se alastrar, vejam Sasuke vs. Itachi). Isso explica o porque o Sasuke não estava "queimando o gelo" com Amaterasu e "castando novas chamas do zero" com o Enton pra formar agulhas. O Enton SÓ CONSEGUIU formar aquelas agulhas porque o Sasuke, ANTES, colocou o Amaterasu em campo. E como já sabemos, Amaterasu é a fonte necessária para o Enton poder trabalhar. Amaterasu com o esquerdo, Enton com o olho direito.
Aqui está a prova de que isso é verdade, e de que o lance que o Iriw falou do gelo não passa de uma desculpinha. Sasuke JÁ FEZ ISSO ANTES, sem gelo algum, sem desculpa alguma:
Ali está. A fonte de chamas de Amaterasu nas mãos do Susano'o, e o Sasuke utilizando o Enton (bebendo nessa fonte) para atingir os Zetsus. Bem claro. Bem fácil. Bem prático de se enxergar.
Outra prova, percebam a mão do Susano'o do Sasuke:
E só de bônus, vou postar mais um exemplo do Amaterasu sendo o jutsu que invoca as chamas:
Só para acabar de vez com essa baboseira de que Enton = Amaterasu. Ou de que Amaterasu é, na verdade, Enton: Amaterasu. O mangá deixa bem claro: Amaterasu. Ponto final.
E por fim, vou responder o resto das baboseiras usando o mangá.
Ou seja, a menos que o Amaterasu do olho direito do Sasuke seja diferente do amaterasu o olho esquerdo do Sasuke, Enton = Amaterasu. Fora isso, houve outras oportunidades onde o Sasuke também fez o inverso, na luta contra Naruto ele cria e manipula as chamas negras com seu olho direito, que deveria apenas manipular.
Mentira. Sasuke não cria as chamas com o olho direito, contra o Naruto.
Outra invenção falha e engraçada do
@Iriw. Aqui sequer estamos vendo qual olho o Sasuke usou, ou mesmo se usou os dois. Fora o fato de já ter Amaterasu no campo de batalha.
Eu postei a página desse mangá, acima. O Susano'o do Sasuke já aparece com o Amaterasu em suas mãos. E o Sasuke utiliza o Enton para atingir os Zetsus, inclusive sem dizer nenhuma palavra. Eu dei dois exemplos do mangá (esse de cima e ainda outro) onde o Susano'o do Sasuke já aparece com Amaterasu em suas mãos e utiliza o Enton logo depois, inclusive no segundo ele fala bem claramente "Enton: Kagutsuchi". É aquela coisa: Não gostou? Envia uma carta para o Kishimoto e reclame com ele.
E por fim, ao usar o Enton: Susano Kagutsuchi, Sasuke novamente não cria as chamas e depois molda, ele cria e molda só com um único movimento.
Mano, você acha mesmo que alguém aqui é trouxa ou cego para não saber que o Susano'o do Sasuke JÁ TEM O AMATERASU automaticamente em suas mãos? Eu já mostrei dois exemplos acima e você acaba de trazer o terceiro.
REPAREM NA MÃO DO SUSANO'O DO SASUKE! Ali está o Amaterasu servindo de fonte para o Enton!
E putz, cara,
VOCÊ ESCONDEU AS PÁGINAS ANTERIORES! Aqui está o momento anterior ao que o Iriw quis mostrar e omitir o resto:
https://www.mangareader.net/naruto/634/12
Quem quiser ler o mangá, deixei o link logo abaixo da imagem. Quem não deve, não teme. Ali está o Amaterasu inicialmente nas mãos do Susano'o o tempo TODO.
Agora, olhem de novo para o Iriw falando que foi o Sasuke "que criou o Amaterasu com o olho direito". Olhem para isso e pensem em quem está certo e quem está falando um monte de baboseira porque já foi comprovado seu erro.
Outro exemplo é quando Sasuke cria as chamas e já infundi elas ao Rasenshuriken de Naruto(Perdão pela imagem do anime, não lembrava o capítulo do mangá), sem necessitar criar as chamas pelo olho direito.
Os dois olhos do Sasuke estão abertos e Sasuke nem está olhando para o local. Dã.
O Sasuke já havia criado as chamas do Amaterasu antes, elas estavam em campo de batalha. Ele apenas manipulou ela para cobrir o Susano'o. Putz, cara, sério que você omitiu DE NOVO AS INFORMAÇÕES DO MANGÁ? Assim você me obriga a, mais uma vez, mostrar a verdade:
https://www.mangareader.net/naruto/463/12 (usem esse link para contexto)
Sasuke usa o OLHO ESQUERDO para criar as chamas. AMATERASU!
Sasuke, para se proteger, controla COM O ENTON as chamas criadas pelo AMATERASU! O ninja da vila da nuvem fala: "Ele pode controlar as chamas negras?! Até mesmo mudando sua forma?!
https://www.mangareader.net/naruto/463/15
Kira A bate no Sasuke mesmo assim, fazendo ele cair.
Por fim, essa é a página mais importante, que mostra exatamente o que aconteceu e o que o Iriw tentou de todas as formas esconder, com a atitude de cortar o mangá e postar SÓ O QUADRINHO QUE O INTERESSAVA, para FINGIR que o Sasuke criou as chamas com o olho direito.
Percebam: Sasuke, com o olho direito, controla as chamas que JÁ ESTAVAM espalhadas no esqueleto. Olhem bastante para a página, mais especificamente pro canto direito. Ele apenas CONTROLA AS CHAMAS com o olho direito, fazendo com que elas se concentrem todas no PICO das costelas, que seria o local atingido pelo Kira A.
Perceba que ele não criou CHAMA ALGUMA com o olho direito, ao contrário do que o Iriw tentou maquiar com seu quadrinho cortado e fora de contexto. Ele MANIPULOU E USOU AS CHAMAS que já estavam em campo de batalha! Até o exemplo do Zetsu seria melhor que isso, porque ali pelo menos ele "bebe na fonte" do Amaterasu que fica na mão do Susano'o para mandar fogo para os zetsus com o Enton. Em Sasuke vs. Kira A, nem chegou a ser isso, foi puro controle.
E no exemplo do Gaara, eu nem vou comentar essa coisa ridícula.
https://www.mangareader.net/naruto/464/12
Sasuke fala "I can't believe i had to guard myself with Enton" = "Eu nem acredito que eu tive que me proteger com o Enton".
E antes disso, basta vocês verem que o Gaara tirou a areia da cabaça, como se estivesse pronto para atacar:
Em outras palavras, Sasuke tanto pode ter atacado quanto ao mesmo tempo tido que se proteger da areia com o Enton. O que importa é que o Amaterasu JÁ ESTAVA EM CAMPO, quando eu mostrei. Então, o Enton estava apto para ser usado, já que a fonte em que o mesmo bebe, que é o Amaterasu, já estava em campo HÁ MUITO TEMPO (e se alastrando pela armadura, que é mostrada TOMADA POR CHAMAS depois). Uma vez o Amaterasu estando em campo, basta beber na fonte dele com o Enton, que por sua vez também tem uma velocidade ALTÍSSIMA.
É isso, tive que me estender porque o
@Iriw conseguiu fazer uma coleção de demagogia e coisas falsas sobre o mangá, onde ele cortava um quadrinho. E para desmentir cada uma delas eu tive que mostrar todo o contexto, linkar, colocar as imagens... já que ninguém que tem razão precisa ficar cortando quadrinho para tirar o contexto e maquiar as coisas.
@Heimdall @Zeno @ShinobinoKami @yagoborges @Copy Ninja @HeberCT10 @Justinboll @RobbenDestro @Kyuko - se puderem ler, eu agradeço. Só ficou grande por causa das imagens mesmo, mas é importantíssimo desmentir esse tipo de falácia e discutir sobre o assunto. Até as wikis que, segundo o Iriw, concordam com ele, contrariam a tese dele, falando que o Sasuke manipula as chamas do Amaterasu, cria elas com o olho esquerdo e que o Susano'o já vem com o amaterasu para o Enton beber (manipulando) nele. Ou seja, como se não bastasse o mangá e databook, agora até as wikis também estão contra a teoria maluca de que Enton = Amaterasu. Apreciaria muito a opinião de vocês sobre o que eu escrevi aqui.