Epa amigo Deva, se fosse assim, nagato não teria morrido. e outra, os corpos podem não ter alma, mas mesmo assim seriam selados. o shiki fuujin sela tudo. é só pegar por exemplo, a raposa de nove caldas.
ela é uma massa de chakra, e não tem alma.
como você explica isto? os corpos são basicamente, corpos com chakra do nagato.
e outra, se o nagato fosse um Deus (que por sinal está bem longe de o ser) não teria morrido.
não digo que ele não é forte, MUITO pelo contrario, mas eu digo que ele é um ninja como qualquer outro, podendo ser morto por tecnicas dos outros, normalmente.
outra coisinha bem simples de ser intendida: minato tem tres armas extremamente consideraveis, no caso SUA estratégia, tecnica, velocidade.
ele combina perfeitamente os três, tanto que conseguio fazer muitas coisas de uma unica vez: salvou a vila, botou pra correr tobi, além de estragar seus planos, deu ao naruto força e admiração, dentro de um contexto, e ainda lhe deu poder e "sabedoria" para utiliza-lo contra o seu proprio usuario (no caso tobi).
portanto, prum ninja deste calão, acho que não podemos afirmar NADA 100%, com a exeção de um possivel confronto dele contra rikudou sennin. (este por sua vez, é o verdadeiro DEUS, e não um PSEUDO-Deus como o nagato.)
portanto, REPITO: A MINHA OPINIÃO, é que o MINATO TEM CHANCES SIM, pelos motivos citados.
mas, como eu sei que vocês acham que o pain é mais forte, (e talvez até seje), não tiro as possibilidades do pain vencer também.