Depende, né.
Se você disser que pessoas negras parecem cavalas por questões de inteligência, como se estivesse dizendo que todas as pessoas negras tem a inteligência de um cavalo, é preconceito. Ou falando que os negros são inferiores (como os cavalos são inferiores ao ser humano).
Mas se você disser que os traços da etnia negra lembram traços de um cavalo, não é racismo. É só a sua opinião formada. Não tem "preconceito" nisso.
"Ah, mas quem diz o que é racismo são os negros"
Não, colega. Não é. Qualquer pessoa pode, por direito constitucional e direito humano na legislação internacional e nacional, opinar sobre o assunto. E quem define o que é isso em termos legais é o Poder Legislativo.
Discordo, até porque pra mim o modo como ele falou pareceu bem pejorativo, então na minha opinião foi racismo sim. E em nenhum momento disse que quem não é negro não pode dizer o que é racismo, porém brancos não sofrem racismo, então não faz sentido dizerem o que é algo que nunca sofreram, assim como não faria sentido héteros dizer o que é homofobia, sendo que nunca passaram por isso. Mas enfim, podem opinar a vontade.
Bom, aí é outra coisa. Se você achou pejorativo, pode-se considerar racismo por ser um simples ataque a uma raça.
Quanto a brancos não sofrerem racismo e por isso não fazer sentido opinar sobre algo que nunca sofreram: essa é só a sua opinião e a sua narrativa. Em
nenhum conceito de racismo existe juízo de distinção entre qual etnia está passível de sofrer e qual não está. Bom, exceto nos conceitos delirantes da esquerda brasileira (país que é uma piada em termos de qualidade do ensino e educação, como mostram inúmeros rankings e estudos).
Mas nos atendo somente aos conceitos que podem ser levados a sério, aqui está o que o dicionário diz:
1.
conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias.
2.
doutrina ou sistema político fundado sobre o direito de uma raça (considerada pura e superior) de dominar outras.
3.
preconceito extremado contra indivíduos pertencentes a uma raça ou etnia diferente, ger. considerada inferior.
4.
por analogia
atitude de hostilidade em relação a determinada categoria de pessoas.
A definição 1, 3 e 4 são perfeitamente cabíveis contra brancos. Se você acha que não, desculpa, mas dá a entender que você não sabe muita coisa sobre a realidade da vida. Quando você está em uma escola pública, sua turma quase inteira é negra, e você é o único ou um dos únicos brancos, acontece racismo contra você. Você é tratado diferente, excluído de algumas coisas, as vezes injuriado, simplesmente porque é de uma etnia branca. Quando você é uma mulher branca (ou até um homem branco) se inserindo em uma família que é composta só de negros, você também sofre racismo. Esse caso é um bem menos recorrente que os que eu citei ali atrás, mas se você aplica para uma empresa que é de um negro ou de uma família negra, você TAMBÉM está passível de sofrer racismo.
É um sistema de crenças e de comportamentos que te inferiorizam ou te lesam somente por você ser de uma determinada etnia (branca, nesse caso). Se você acha que "sistema" é apenas o que acontece com uma sociedade inteira, aí é o caso de você estudar (e aprender) o que é um sistema. Recomendo A Teoria Geral dos Sistemas, de Bertalanfy (que criou o conceito de sistema e estudou ele a fundo). Você vai denotar coisas interessantes como que um sistema está sempre dentro de outro sistema, etc.
Eu sei que essa sua narrativa de que branco não sofre racismo é uma coisa linda e lacradora, mas simplesmente não se sustenta. Vem sempre acompanhado de algumas deformações e falácias lógicas, como agir como se racismo é só se você for parado pela polícia/segurança, ou só se não te deixarem entrar em uma loja. Se a pessoa for um pouco mais ignorante, vai agir também como se X etnia sofre mais racismo do que Y, quer dizer que Y automaticamente não sofre racismo.
Outra definição sobre racismo:- Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Muitas vezes toma a forma de ações sociais, práticas ou crenças, ou sistemas políticos que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como inerentemente superiores ou inferiores com base em características, habilidades ou qualidades comuns herdadas. Também pode afirmar que os membros de diferentes raças devem ser tratados de forma distinta.
Baseado em:
http://oxforddictionaries.com/definition/english/racism (Definição de racismo no dicionário de OXFORD)
Enciclopédia de Raça, Etnia e Sociedade, de Richard T. Schaefer, PHD em sociologia pela Universidade de Chicago (página 1113)
Sociologia: Explorando a estrutura do nosso dia à dia, David M. Newman, PHD em Sociologia pela Universidade de Washington (página 405)
Não sei se algum professor da educação brasileira te confirmou que racismo é uma definição que não enquadra brancos como agente passivo, mas sugiro que peça a ele para enviar uma carta à Oxford, Chicago e Washington ensinando para eles como definir racismo da maneira correta.
Por fim, termino mencionando a legislação brasileira. Ela diferencia injúria racial de racismo (se eu chamar um negro de macaco, eu não estou cometendo racismo e sim injúria racial). Mas não há, em legislação de nível constitucional, supralegal, legal e nem sequer infralegal, qualquer dispositivo que diferencie brancos e negros em termos de cometer o crime de racismo OU de injúria racial. (se você for negro e me injuriar com base na minha etnia, eu posso te processar e vou ganhar o processo)
Não há, também, jurisprudência do STF ou STJ que exclua os negros de serem agentes ativos do crime de racismo, e muito menos que exclua os brancos de serem agentes passivos do crime de racismo.
Por fim, termino relacionando aqui a lei federal 7.716 que define o que é racismo em território nacional. Não consta, nessa lei, o termo "branco", "negro", "pardo" e nem "preto". Não consta o termo "escuro", "escura", nem nenhum termo derivado de "África" ou "afro". Isso mostra que não há qualquer distinção entre negros e brancos em termos
de estar ou não estar passível de sofrer racismo. Tanto brancos quanto negros sofrem racismo, praticam racismo e são tratados igualmente pela lei, sem qualquer distinção de qualquer natureza.
Faço meus votos pelas suas habilidades de interpretação de texto e reitero que não estou dizendo que brancos e negros sofrem racismo com a mesma recorrência no Brasil, e sim que ambos sofrem, praticam e são tratados igualmente pela lei.
Também não tenho nenhuma intenção de humilhar ninguém, embora seja realidade que a educação brasileira é decadente e um dos muitos motivos para isso são professores mais preocupados com militância e masturbar suas opiniões políticas/visões de mundo do que passarem conhecimento científico de excelência para seus alunos. Faço votos de respeito pela sua pessoa e espero que, confrontado com fatos que talvez não tenham sido apresentados antes (já que o Brasil é uma piada e ninguém sabe dialogar e compartilhar conhecimento, só brigar), você possa mudar sua opinião.