Heimdall escreveu: Não é isso cara. Em todos os genjutsus de paralisia, a descrição envolve algum tipo de aprisionamento. Vc cria uma ilusão e afeta o controle que a mente tem sobre o corpo, efetivando a paralisação. No caso do Gamarinsho, esse efeito é mais robusto e pode afetar n inimigos de uma vez, esse é o trunfo do jutsu. O que não dá é pra pegar a representação ilusória e insistir que o maluco tá aplicando um Fuinjutsu através do Gen, isso não existe. Se a Tag fuinjutsu existe, e em todos os jutsu que contém um fuin, ela foi usada, pq o Kishimoto não colocou aí? Tu tá querendo passar por cima da classificação do autor.
Eu que estou querendo passar por cima da classificação do autor, ou você que está ignorando um descrição extremamente contundente? O termo 'selar' é uma expressão extremamente forte na obra para ser usada levianamente, na tradução oficial em inglês, o termo foi usado duas vezes:
Não dá para simplesmente ignorar isso como você está fazendo. Veja que não tem nenhuma relevância a técnica ser considerada oficialmente um Fuinjutsu ou não, estamos falando de uma propriedade do Genjutsu, esta sim, absolutamente literal.
Na linha de raciocínio que você está levando, se eu chegar para você e falar: olha, não é possível sair do Tsukuyomi a tempo, ele distorce a percepção da vítima e faz um 1 segundo demorar 1 mês no plano mental. Você responderia: "Isso é só no plano mental, no mundo real seria um segundo, alterar a percepção do tempo é algo que vários Genjutsu podem fazer"...
Entenda que meu argumento nunca foi embasado por uma terminologia, até porque 'Fuinjutsu' é nada mais que um meio de vedação materializado por uma arte Ninja. Sempre levei em consideração as propriedades do Gamarinshou e comparei com o método que um Bijuu usa para livrar seu Jinchuurike, uma 'conta' simples que você não quer fazer.
Para se ter uma noção, o Databook 3 foi organizado em categorias, na seção de Genjutsu página 301, temos o Genjutsu: Kasegui do Itachi, uma ilusão de paralisia tão potente que derrotou Orochimaru, um Ninja com excelente pontuação na área. Na página seguinte temos o Gamarinhsou com o mesmo efeito de paralisia, a técnica tem uma descrição absurdamente superior ao Genjutsu do mesmo tipo descrito na página anterior.
Gamarinhsou x Kasegui no Jutsu :
Gamarinshou foi descrito como o Genjutsu mais poderoso, não se trata de simples paralisia, e sim de restringir ao ponto de selar, tanto a mente quanto o corpo, um efeito exclusivo, que só pôde ser alcançado após anos de treinamento. Isso claramente coloca a canção dos sapos MUITO acima de qualquer Genjutsu similar. E o que você colocou como diferencial em relação aos demais, chega a ser engraçado.
Heimdall escreveu: No caso do Gamarinsho, esse efeito é mais robusto e pode afetar n inimigos de uma vez, esse é o trunfo do jutsu.
Afetar vários inimigos de uma vez tem haver com o meio de propagação, não com o nível do Genjutsu. Ser uma ilusão mais 'robusta' é um descrição redundante, ainda mais considerando o mera função 'ilustrativa' a que você atribui a figuração do aprisionamento. Então, onde exatamente se justifica o Gamarinhsou ser descrito como uma técnica absolutamente única dentro do mangá, se ela pode ser cancelada da mesma forma que as demais?
Isso implica inclusive, em achar o Mugen Onsa uma técnica mais efetiva, já que diferente do Gamarinhsou, o efeito do Genjutsu é desencadeado imediatamente após se ouvir a melodya, enquanto o Gamarinshou precisa de tempo para chegar ao mesmo efeito? Faz sentido?
Não, não é. O Bee justifica usando exatamente a mesma mecânica.
Possui o mesmo princípio de liberar por injeção de chakra para interromper o fluxo, mas não é nem de longe o mesmo método.
Kai = Usa o próprio controle de chakra para criar uma alteração no fluxo
Kai por um aliado = Injeção de chakra por contato externo
Jinchuurike = Injeta chakra a partir do plano mental.
O mangá deixou claro por diversas vezes que o intercâmbio entre Bijuu e Jinchuurike acontece exclusivamente no plano metal, é de lá que todo o chakra é 'processado', criar outro meio de interação, é fanfic:
Veja que Bee consegui atrapalhar a Kyuubi no plano mental depois de ter um leve contato com o punho do Gari:
Agora imagine algo do porte do Gamarinshou, com todo uma estrutura de vedação criada?
O genjutsu sharingan do Sasuke já tomou a forma do Susano'o no plano mental. Por essa tua lógica, pra alguém romper o genjutsu, teria q entrar no plano mental e passar por cima de um susano'o pra liberar. Percebe como não faz o menor sentido?
Não é algo que estou teorizando, foi mostrado que funciona assim. Acontece que em 99% das vezes que um aliado retira alguém do Genjutsu, isso acontece por um toque de forma externa:
Nesse caso você não precisa 'lutar'. Agora veja o que aconteceu quando Sasuke e Itachi se conectaram mentalmente, para então cancelarem o Genjutsu:
Kishimoto literalmente desenhou como cada método funciona.
São casos específicos, em que o usuário do Genjutsu tomou como alvo primeiramente o Bijuu, e depois o Jinchuriki.
De onde saiu isso? Se Sasuke não tivesse se conectado primeiro ao Naruto, como ele teria chegado até a Kyuubi que estava no interior do Uzumaki?
Tivemos dois casos de Jins perfeitos vs Genjutsus, em um dos casos a ilusão foi anulada, no outro tanto o Bijuu quanto o Jinchuurike foram subjugados. O que você está fazendo é simplesmente pegar o exemplo que te interessa, e criar uma justificativa qualquer para o outro que já te refuta.
Se analisarmos o contexto, Sasuke usou um Genjutsu superficial, era sua primeira luta com o MS e ainda estava se acostumando com o novo olho, veja que na mesma página onde ele prende Bee no Genjutsu, é mostrado ele desativando o MS e colocando a mão no olho como sinal de grande desconforto:
Em um cenário onde Sasuke entra na mente do Bee, coisa que ele não fez, ele poderia tranquilamente dar ao Hacibi o mesmo tratamento que deu a Kyuubi, foi assim que Obito manipulou Yagura por anos.
Se fosse seguir essa lógica, o Bijuu enxerga tudo que o Jinchuriki enxerga. Então o Gen Sharingan do Sasuke teria colocado o Bee e o Hachibi no Gen ao mesmo tempo tbm.
Não, pelo mesmo motivo que Nagato não é pego em Genjutsu quando os corpos são. O Bijuu só é incapacitado quando seu próprio chakra é alterado, e uma vez que o oponente está conectado a mente do Jinchuurike, todo essa interação se torna possível, vide Bee na caverna ajudando o Gari.