Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

deidara recussitaria da C0 de usasse o izanagi?

+6
Naruto sennin perfect
Darkon
Justinboll
Ellos
Kol.
Omar Pizzarou
10 participantes

descriptiondeidara recussitaria da C0 de usasse o izanagi? - Página 2 EmptyRe: deidara recussitaria da C0 de usasse o izanagi?

more_horiz
@Kol.
Relaxa o fórum já foi melhor nessa questão de edição e etc... ele era mais intuitivo e simples, não gosto de como esta nessa questão de postagem hoje em dia mas vida que segue

Quanto a:

"Sobre a questão do Sharingan "esmagado" de Obito, nós mesmos vimos mais tarde na obra que o olho do Uchiha estava (provável que por furo de enredo) intacto"

Você chama de "furo de enredo"
Eu chamo de precedente

Só citei o Obito porque você disse que o Danzou havia sido esmagado, POREM, eu lhe pergunto, você viu o sharingan dele ser esmagado ? Para mim assim como o sharingan do Obito estava intacto, o sharingan do danzou também estava intacto, se uma tonelada na cara não esmagou um sharingan, não seria algo mais banal que o faria, para mim em nenhum momento os sharingans do danzou foram o alvo do sasuke, se tivessem sido seja pelo susano, pedras, amaterasu a historia daquela luta talvez tivesse sido outra.

Agora que terminamos as questões anteriores, vamos ao que interessa: o Izanagi não ativa somente após programado, isto é outra técnica (Selo de Transcrição: Izanagi). O Quarto Databook diz: ´´Durante batalhas onde derrota não era uma opção, este grande poder ocular fez seu nome, o poder que foi usado pelo clã Uchiha durante muito tempo. É ativado fazendo os selos de mão do coelho, javali e ovelha enquanto o usuário tem o Sharingan ativo. A partir daí, o jutsu apaga qualquer realidade prejudicial ao usuário por um breve momento e então a substitui por uma realidade a favor do usuário, ajudando este a resolver situações complicadas. A duração que o jutsu fica ativo depende da capacidade de poder do usuário. Trata-se de um perigoso Doujutsu que deixa o usuário praticamente invencível.

Sinceramente acho irrelevante esse Ctrl C+ V

Duas das 3 vezes que vimos o izanagi sendo usado o selo não foi usado em conjunto que são os casos do Danzou e Obito, quando falo do corpo ser destruído por completo (o que inclui especificamente e principalmente o sharingan) vale para todos eles seja Danzou, madara ou Obito

Ao usá-lo, o usuário arrisca cegueira. Ele esconde até a morte dentro de uma ilusão, pela duração do jutsu.´´ disto, nada sobre ser necessário a programação, Danzõ ativava a técnica após selos manuais (Capítulo 478, página 96/112) e a partir disto naquele período em que a técnica estava ativa os danos já eram considerados ilusões

Perder um braço ? Ok
Perder uma perna ? Ok
Cortado ao meio ? HAHA
Decapitado ? Deixa de ser bobo
Esmagado ? Já vi piores

Todas essas são mortes onde o Sharingan fica intacto, então, sim mortes assim seriam consideradas ilusões, entretanto, mortes como Jinton, amaterasu, C0 e outras onde não é apenas 99% do corpo destruído, mas, 100% inclusive o sharingan é outros 500, se o sharingan for destruído, o chakra dentro dele que ira transformar tudo isso em ilusão desaparece, a questão aqui é chakra sendo dissipado, você destruir o sharingan o chakra faz PUFF e o izanagi programado simplesmente não tem chakra para ser ativado

Como vai ser considerado ilusão se não tiver chakra para refazer a realidade ?

O sharingan guarda o chakra e o sharingan é destruído, o chakra guardado é perdido

Não tem diferença do sharingan para selo byakugou, selo amaldiçoado com orochimaru dentro, karma do boruto com momoshiki dentro e etc....

Tu acha que se Itachi queimasse a anko com o Amaterasu, o orochimaru iria sair das cinzas do corpo da anko 3 dias depois ?
Tu acha que se Itachi queimasse o madara com Amaterasu, o Madara iria sair das cinzas do corpo dele 3 dias depois ?
Tu acha que se Itachi queimasse o boruto com Amaterasu, o Momoshiki iria sair das cinzas do karma dele 3 dias depois ?

É o mesmo conceito

este seu pensamento de você programar o Izanagi e ele só se ativar após você receber o dano é uma tremenda confusão.

Programar que falo é usar os selos, querer usar o jutsu com ou sem o fuuinjutsu que sela o izanagi no sharingan

Você quer usar o izanagi, você obrigatoriamente ira mandar chakra para dentro do sharingan, isso é o programar, e, o ativar é quando ele refaz a realidade do seu corpo lhe dando um novo

Você envia o chakra para dentro do sharingan e deixa ele lá, algum tempo depois ele ira refazer seu corpo, POREM, se antes dele refazer seu corpo, o sharingan for destruído, então, já era, o corpo nunca será refeito porque o chakra guardado dentro do sharingan foi perdido

E, você pode me explicar mais detalhadamente o que quis dizer sobre os argumentos envolvendo a batalha de Obito Vs Konan? Eu não entendi direito

Para você foi assim:
Obito saiu da intangibilidade no meio das bombas da Konan e usou o izanagi, digamos que isso levou 1 segundo, nesse 1 segundo 1 bilhão de bombas explodiu, ou seja, deveriam ter destruído o sharingan, óbito e etc.... pois, mesmo que rápido eram muitas explosões

Para mim foi assim:
Obito intangível, ou seja, seu corpo estava na kamuiland, usou o izanagi então em momento algum ele teve contato com as explosões

descriptiondeidara recussitaria da C0 de usasse o izanagi? - Página 2 EmptyRe: deidara recussitaria da C0 de usasse o izanagi?

more_horiz
se o inzanagi dele aguentar ate o fim da explosao,deidara vive.. se não apenas morreria por estar no raio da explosao

more_horiz
Não foi isso que Obito fez após os 600 bi da Konan?

Ou será que os 600 Bi são inferiores ao C0?

Obviamente ressuscitaria sem qualquer problema, desde que a técnica seja ativada antes do acionamento da explosão.

Não liguem pro Ellos, ele está delirando.

more_horiz
Ellos escreveu:
A.

Sobre o Sharingan de Obito, você não disse que esmagar um Sharingan não quer dizer que você o destruiu tanto que o Obito ´´teve´´ o seu esmagado e continuou a usá-lo normalmente? Porém, na mais recente mensagem você se contradisse (sem querer ser chato pelas palavras) dizendo que crê que o Sharingan de Obito e Danzõ não foram esmagados. Para mim isto é besteira vendo a poça de sangue que o Sasuke transformou o Danzõ, e como você citou outras habilidades como exemplo (Juin, Kãrma, etc..) por que não citarmos o Rinnegan? Que simplesmente por ter sido esfaqueado por uma kunai já perdeu as suas habilidades (Momoshiki) e também o caso de Obito pedindo para a Sakura destruir os seus olhos e ela empunhando uma kunai? Ou seja, não acredito tão fielmente neste caso de ´´mesmo esmagado ele ainda funciona´´ ou ´´Danzõ não teve os Sharingans esmagados´´ mesmo após Sasuke o transformar em uma poça de sangue.

Ellos escreveu:
Duas das 3 vezes que vimos o izanagi sendo usado o selo não foi usado em conjunto que são os casos do Danzou e Obito, quando falo do corpo ser destruído por completo (o que inclui especificamente e principalmente o sharingan) vale para todos eles seja Danzou, madara ou Obito

Mas o próprio mangá e Databook já expôs um contra a isto, no mangá Danzõ foi absolutamente esmagado pelo Susano'o de Sasuke e no Databook é dito que a partir da ativação do Izanagi qualquer lesão seria considerada uma mera ilusão.

Ellos escreveu:
Você quer usar o izanagi, você obrigatoriamente ira mandar chakra para dentro do sharingan, isso é o programar, e, o ativar é quando ele refaz a realidade do seu corpo lhe dando um novo

Aí tem um porém, a própria Karin citou no mangá que o Danzõ após os selos reativou o Izanagi (já trouxe a página nos comentários passados) e a partir dali ele ganhou um minuto de invulnerabilidade, e também o próprio Databook (palavras do autor da obra) citou que após ativo (e especificou que realmente já está ativo após concluir os selos) qualquer dano seria transformado em ilusão, ou seja: não dá para você destruir definitivamente o Sharingan já que qualquer dano naquele estado de ativa (que não é ativado só após a morte) é considerado uma ilusão, é um bagulho que já está usando o Chakra ainda mais para algo que manipula brevemente a existência, então não adianta tentar perfurar um olho.

Ellos escreveu:
Para mim foi assim:
Obito intangível, ou seja, seu corpo estava na kamuiland, usou o izanagi então em momento algum ele teve contato com as explosões

Neste caso passei a concordar contigo.

more_horiz
@Kol.
Sobre o Sharingan de Obito, você não disse que esmagar um Sharingan não quer dizer que você o destruiu tanto que o Obito ´´teve´´ o seu esmagado e continuou a usá-lo normalmente? Porém, na mais recente mensagem você se contradisse (sem querer ser chato pelas palavras) dizendo que crê que o Sharingan de Obito e Danzõ não foram esmagados. Para mim isto é besteira vendo a poça de sangue que o Sasuke transformou o Danzõ, e como você citou outras habilidades como exemplo (Juin, Kãrma, etc..) por que não citarmos o Rinnegan? Que simplesmente por ter sido esfaqueado por uma kunai já perdeu as suas habilidades (Momoshiki) e também o caso de Obito pedindo para a Sakura destruir os seus olhos e ela empunhando uma kunai? Ou seja, não acredito tão fielmente neste caso de ´´mesmo esmagado ele ainda funciona´´ ou ´´Danzõ não teve os Sharingans esmagados´´ mesmo após Sasuke o transformar em uma poça de sangue.

Poça de sangue é visualmente impactante mas não significa muita coisa, já que pode não ter sido tão efetivo, é como eu disse, o Obito foi esmagado por uma pedra e o sharingan não sofreu nada

Quanto ao Rinnegan, uma Kunai nele o destruiria assim como uma kunai no sharingan o destruiria, uma simples kunai poderia burlar o izanagi incrível não é mesmo ?

Mas o próprio mangá e Databook já expôs um contra a isto, no mangá Danzõ foi absolutamente esmagado pelo Susano'o de Sasuke e no Databook é dito que a partir da ativação do Izanagi qualquer lesão seria considerada uma mera ilusão.

Danzou foi esmagado mas o sharingan não foi destruído
Obito foi esmagado mas o sharingan não foi destruído

É simples assim, quanto a se tornar ilusão, para transformar em ilusão é preciso ter chakra guardado dentro do sharingan, se o sharingan for destruído e o chakra guardado for perdido, então, não terá como transformar nada em ilusão

Questão de conservação

Qualquer tipo de pessoa ou animal pode beber a agua do potinho, mas, se você quebrar o potinho e a agua escorrer pelo chão então ninguém poderá beber da agua do potinho

A agua é magica e salva vidas mas ela esta condicionada a segurança do potinho
O izanagi é magico e salva vidas mas ele esta condicionado a segurança do sharingan

O databook fala do izanagi, ele não fala do sharingan, meu ponto é o sharingan

Aí tem um porém, a própria Karin citou no mangá que o Danzõ após os selos reativou o Izanagi (já trouxe a página nos comentários passados) e a partir dali ele ganhou um minuto de invulnerabilidade, e também o próprio Databook (palavras do autor da obra) citou que após ativo (e especificou que realmente já está ativo após concluir os selos) qualquer dano seria transformado em ilusão, ou seja: não dá para você destruir definitivamente o Sharingan já que qualquer dano naquele estado de ativa (que não é ativado só após a morte) é considerado uma ilusão, é um bagulho que já está usando o Chakra ainda mais para algo que manipula brevemente a existência, então não adianta tentar perfurar um olho.

O jutsu esta programado mas não esta ativo

Existe chakra ali que esta pronto para ser usado para determinado jutsu, POREM, nada impede do jutsu ser interrompido antes, não precisa sequer que alguém perfure o sharingan o destruindo, bastaria absorver todo o chakra do olho

more_horiz
É óbvio que sim, a partir do momento que o cara ativo o Izanagi oque acontecer dps é irrelevante.

Ativar o Izanagi antes de ser pego pela técnica vai fazer vc voltar de qualquer jutsus destrutivo.

O Obito com Izanagi de 10 Minutos fico lá morrendo várias vezes dentro do 600bi da Konan..

Ele ativo antes de ser pego pelos 600bi mano.

more_horiz
Ellos escreveu:
Quanto ao Rinnegan, uma Kunai nele o destruiria assim como uma kunai no sharingan o destruiria, uma simples kunai poderia burlar o izanagi incrível não é mesmo ?

Mas o Susano'o do Sasuke não, incrível também, não é? Uma kunai que foi quebrada só de entrar em contato com o Susano'o ter mais poder que o dito.

Ellos escreveu:
O databook fala do izanagi, ele não fala do sharingan, meu ponto é o sharingan

Tecnicamente ele já expõe o que aconteceria caso destruam o Sharingan durante a técnica, como eu já apontei o Izanagi logo após os selos manuais já está em estado de ativa, você não precisa morrer para isto, logo destruir o Sharingan não será efetivo pelo Izanagi já estar em efeito. (Na real eu acho que continuarmos debatendo sobre isto não iremos chegar a um ponto preciso já que você está convicto de sua opnião e eu da minha)

Luquinhas:

Luquinhas escreveu:
O Obito com Izanagi de 10 Minutos fico lá morrendo várias vezes dentro do 600bi da Konan..

Bem lembrado, então ele ficou com o Sharingan sendo destruído milhares de vezes.

more_horiz
@Omar Pizzarou meu amiguinho... Eu tenho certeza absoluta que você teve a ideia de combar C0 com Izanagi no NVS e criou esse tópico para ver se é possível.

Mas eu te digo que não vai ser possível. Infelizmente.

Antes de tudo, não sei se já foi citado o que vou dizer abaixo e nem vou checar a discussão para saber.

Vamos lá.

É bem simples, há uma diferença grande entre o Izanagi original dos Uchihas, do Madara Vale do Fim e até do Danzou, para o Izanagi do Obito:

deidara recussitaria da C0 de usasse o izanagi? - Página 2 03
deidara recussitaria da C0 de usasse o izanagi? - Página 2 11
deidara recussitaria da C0 de usasse o izanagi? - Página 2 12

- Obito era um Uchiha puro
- Tinha maior quantidade de células do Hashirama e nítida regeneração
- Dominava essas células

Logo, o Izanagi de Obito era sua forma completa, sendo capaz de reparar múltiplos danos e durando um tempo maior.

Já o Izanagi de Danzou e outros, é sua forma incompleta (dita por Obito) que somente pode mudar a realidade por um breve momento. Algo que foi mostrado no mangá, pois toda vez que Danzou foi atingido por Sasuke o Izanagi só contornou a situação de um breve momento e imediatamente Danzou aparecia.

Isso é confirmado no databook:

Spoiler :

Essa última menção do DB eu creio ser em relação a quantidade de chakra, por isso Danzou só podia manter o Izanagi ativado por 10 minutos. Há uma grande diferença entre a técnica ativada e aplicada, a ativação por olho dura um minuto e ela faz com que qualquer situação desfavorável seja contornada pelo Izanagi sendo aplicado automaticamente.

A forma incompleta do Izanagi não salvaria o usuário do C0 pelo simples motivo da explosão não ser de um breve momento. Ao meu ver é nítido que é uma explosão que dura alguns segundos, segundos não é um breve momento, então o usuário não se salvaria.

No jogo não dá para obter o corpo do Obito e ainda ter o Bakuton. Então pode chorar.

more_horiz
isso das celulas não existe, madara nao tinha pois ativou inzanagi antes mesmo de morder hashirama, porem ainda é praticamente aquilo que eu disse, ia depender do tempo de duração desse inzanagi se fosse de obito e madara sim, de danzou nao

more_horiz
ghost akuma16 escreveu:
isso das celulas não existe, madara nao tinha pois ativou inzanagi antes mesmo de morder hashirama, porem ainda é praticamente aquilo que eu disse, ia depender do tempo de duração desse inzanagi se fosse de obito e madara sim, de danzou nao

Madara era um Uchiha puro sendo reencarnação de Indra e com chakra dezenas de vezes superior ao do Danzou cheio de hacks. Logo provavelmente sua versão do Izanagi era tão boa quanto do Danzou.

more_horiz
É óbvio que sim, a partir do momento que o cara ativo o Izanagi oque acontecer dps é irrelevante.

Ativar o Izanagi antes de ser pego pela técnica vai fazer vc voltar de qualquer jutsus destrutivo.

This

more_horiz

Izanagi do Obito foi de cinco minutos no máximo. Os primeiros cinco minutos ele burlou com intangibilidade.

Vocês tão moscando demais.

more_horiz
@Zeno

chora ainda ñ, minha ficha já esta 100% pronta e inburlável tbm eu vou ser mt covarde esse ano lasque-se, e ouvi boatos da sua ficha ser uchiha em.... se tu defender a desse ano tu perde no outro ano e sei muito bem, não me preocupo com counters pois minha velocidade é o suficiente.

ah e lembrando obito não pode ficar intangível caindo, e já reparei nisso :tom:

more_horiz
@Kol.
Mas o Susano'o do Sasuke não, incrível também, não é? Uma kunai que foi quebrada só de entrar em contato com o Susano'o ter mais poder que o dito.

Susano já foi usado ate sem o user ter os olhos

Tecnicamente ele já expõe o que aconteceria caso destruam o Sharingan durante a técnica, como eu já apontei o Izanagi logo após os selos manuais já está em estado de ativa, você não precisa morrer para isto, logo destruir o Sharingan não será efetivo pelo Izanagi já estar em efeito. (Na real eu acho que continuarmos debatendo sobre isto não iremos chegar a um ponto preciso já que você está convicto de sua opnião e eu da minha)

Databook só fala do izanagi, ele não cita o sharingan

Izanagi para ser ativo precisa de chakra igual a qualquer outro jutsu, se esse chakra é de alguma forma roubado, o jutsu não pode ser concluído

Programar a técnica é uma coisa, ela ser ativada e seus efeitos salvarem o user é outra, se você impede que o sharingan, chakra antes do jutsu ser concluído ele falha

Bem lembrado, então ele ficou com o Sharingan sendo destruído milhares de vezes.

Para ele o Obito não usou a intangibilidade

Você pode ir na opinião dele onde o óbito tankou as explosões apenas com o izanagi
Você pode ir na minha interpretação onde óbito tankou as explosões com intangibilidade e izanagi

more_horiz
Ellos escreveu:
Susano já foi usado ate sem o user ter os olhos

Me referi a uma kunai destruir a utilidade de um Sharingan ou um Rinnegan mas um Susano'o como o qual o Sasuke usou na batalha contra Danzõ não de acordo contigo.

Ellos escreveu:
Programar a técnica é uma coisa, ela ser ativada e seus efeitos salvarem o user é outra, se você impede que o sharingan, chakra antes do jutsu ser concluído ele falha

A técnica já está ativa desde que o usuário fez os selos ou se for usuário padrão do Sharingan a qualquer instante.

Ellos escreveu:
Você pode ir na minha interpretação onde óbito tankou as explosões com intangibilidade e izanagi

Eu vou na sua, porém, eu só vi na mensagem de Luquinhas o fato de que Obito levou as explosões além da intangibilidade pelo Izanagi, ou seja, durante os cinco minutos de intervalo do Izanagi ele permaneceu sendo explodido milhares de vezes pelos papéis explosivos, logo o Sharingan dele foi obstruído centenas e centenas de vezes já que ele continuou retornando pelo efeito do Izanagi..

Obs: Talvez eu não responda a sua próxima mensagem caso eu veja que não está adiantando em nada este debate, mas não por falta de respeito, só questão de economizar um tempo que seria gasto atoa mesmo.

Zeno escreveu:
A forma incompleta do Izanagi não salvaria o usuário do C0 pelo simples motivo da explosão não ser de um breve momento. Ao meu ver é nítido que é uma explosão que dura alguns segundos, segundos não é um breve momento, então o usuário não se salvaria.

Sobre o tempo de intervalo que o Deidara teria é pura suposição pelo fato dele nem ao menos ter um Sharingan para executar está técnica, então não acho que haja como levar isto em consideração. Agora, na minha opinião o Izanagi salvaria o Deidara por algo exposto no próprio Databook que você trouxe: ´´A partir daí, o jutsu apaga qualquer realidade prejudicial ao usuário por um breve momento e então a substitui por uma realidade a favor do usuário, ajudando este a resolver situações complicadas.´´ então se o Izanagi apaga qualquer realidade prejudicial ao usuário e o põe em uma a favor deste, basta o Deidara ´´reaparecer´´ fora do alastramento da explosão, não?

more_horiz
Ellos escreveu:
Para ele o Obito não usou a intangibilidade

Você pode ir na opinião dele onde o óbito tankou as explosões apenas com o izanagi

A intangibilidade só dura 5 minutos, as explosão duraram 10 minutos.

- O Izanagi do Obito é 10 minutos ele ativa o Izanagi exatamente na hora que as Fudas começam a prender nele.
- Obito Tankar 600bi com intangibilidade isso nunca existiu

A partir do momento que vc ativa o Izanagi tudo que acontecer dps é irrelevante, a partir do momento que vc ativou, todos os danos que vierem dps do momento que Izanagi foi ativado não fará efeito no seu corpo, vc irá ressuscitar do jeito que estava antes.

Ativar o Izanagi antes de ser pego = mesmo que toma um Jinton vc irá voltar

Tomar um dano no corpo ou seja perder um braço igual o Obito e somente após isso ativar Izanagi = a partir daquele dano, com Izanagi ativado posteriormente será irrelevante, o dano anterior do izanagi ira continuar pq vc ativo somente pós ataque e não antes.

O @Kol. Vai no capítulo da Konan vs Obito se vai entender, Izanagi distorce a realidade.

"Izanagi é um Genjutsu e Kinjutsu concedido aos usuários do Sharingan, podendo ser considerado um dos mais fortes jutsus dentro do anime, pois assim como seu homólogo, ele quebra as barreiras entre a ilusão e realidade."

more_horiz
Kol escreveu:

Sobre o tempo de intervalo que o Deidara teria é pura suposição pelo fato dele nem ao menos ter um Sharingan para executar está técnica, então não acho que haja como levar isto em consideração. Agora, na minha opinião o Izanagi salvaria o Deidara por algo exposto no próprio Databook que você trouxe: ´´A partir daí, o jutsu apaga qualquer realidade prejudicial ao usuário por um breve momento e então a substitui por uma realidade a favor do usuário, ajudando este a resolver situações complicadas.´´ então se o Izanagi apaga qualquer realidade prejudicial ao usuário e o põe em uma a favor deste, basta o Deidara ´´reaparecer´´ fora do alastramento da explosão, não?

Tanto o databok quanto no mangá (usado por Danzou) o Izanagi incompleto é explicito salvar o usuário de um momento prejudicial, mas apenas por um breve momento.

Está claramente dito e mostrado, como você não se ligou?

Eu não acho que salvaria o usuário do C0 pq a explosão não dura um breve momento e usa o corpo do usuário como fonte primaria da explosão. Ele teria que ativar o Izanagi antes de se explodir e a aplicação do Izanagi seria impossível, pq a explosão não dura um breve momento:

Scans :

@Luquinhas

Ele não podia usar é o vórtice para ir pra Kamuiland, mas podia usar a intangibilidade sim. O mangá até mostra ele usando, não sei como é que você leu.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos