Eu entendo a preocupação que alguns tem com a economia, mas isolamento vertical e não ter nenhuma medida de isolamento dariam na mesma. O vírus tem uma transmissibilidade altíssima e o período de incubação dessa doença é elevado (cerca de 14 dias), somado a um cenário onde não temos leitos de UTI suficientes para abarcar a população em estágios mais graves. Adianta os idosos estarem em casa e terem contato com pessoas contaminadas de outras faixas etárias após esses chegarem do trabalho/escola e etc ? Isso partindo do pressuposto de que APENAS idosos fossem acometidos, o que sabemos que está longe de ocorrer.
Tem aproximadamente um mês que o primeiro caso foi documentado no Brasil e menos de 2 semanas que medidas radicais de circulação de pessoas internacionais e dentro do próprio país foram suspensas. Precisamos ter uma noção de quantos casos REAIS de Corona Vírus temos no Brasil. E mesmo com tais medidas de contenção, não dá para termos ideias. Apenas casos graves estão sendo testados e isso quando estão, pois há uma fila gigantesca de testes sendo enviados para capitais e demorando horrores para obterem respostas. Os casos reais de infectados é MUITO maior do que temos notificados, só que não dá para sabermos em números absolutos pois grande parte não está sendo testada. Não por negligência ou incompetência do sistema de saúde pública brasileiro, mas simplesmente pq não tem como testar todo mundo.
Se sob risco de multa e prisão, MUITOS brasileiros não estão respeitando as medidas de isolamento, imagina se pudessem circular livremente pelas ruas.
Não tem jeito. Precisaria de um rigoroso treinamento em massa da população, com todas as medidas profiláticas, disponibilização de EPIs, controle da circulação de pessoas para evitar aglomerações e várias outras medidas para garantir que caso reabrisse as atividades econômicas (especialmente o setor terciário), não tivéssemos uma explosão alarmante no número de casos.
Hipertensão é uma doença silenciosa, Diabetes é uma doença silenciosa, existem inúmeras doenças agudas e crônicas que são assintomáticas. O número de pessoas aparentemente de ''porte atlético'' que teriam resultados desastrosos seria ALTÍSSIMO.
Na minha concepção de LEIGO (não sou especialista em economia e ainda nem sou um profissional da saúde), o isolamento por 3 meses talvez seja algo exagerado, mas HOJE, precisamos dele, pq precisamos ter controle do número exponencial de casos novos que diariamente estão tendo no Brasil. Não existe nenhuma situação ideal diante tudo que estamos vivendo, existem situações menos piores. E acredito eu que a partir do momento em que houver dados mais fidedignos do número de casos reais no Brasil, tivermos pelo menos uma maior segurança senão comprovação de medicamentos que de fato poderiam ser usados em larga escala para tratar a infecção pelo COVID-19 ou alguma medida quimioprofilática para darmos maior segurança para a população como um todo, ai sim o comércio pode ser gradativamente reaberto. O isolamento social GERAL é uma medida que a maioria dos países estão adotando de caráter emergencial (não pq querem ver a economia colapsada). Será que não tiveram essa mesma brilhante ideia que o Bozo teve ?