Sertão escreveu: Gaius escreveu: Se pegar o melhor Pelé, jogar numa máquina do tempo e botar pros dias atuais ele deve ter um nível similar ao de um jogador de série B brasileira.
E não me venham com a ladainha de "ain chuteiras boas" "ain campo bom" "ain bola macia gostosinha uiuiui dá até vontade de lamber". Esses argumentos não colam com ninguém que entende minimamente de evolução esportiva.
Não me leve a mal, mas se você entendesse de "evolução esportiva" saberia que Pelé foi um marco Futebol justamente por seu nível de jogo ter exigido um novo padrão de competitividade.
Você deve achar que a 50 anos atrás os seres humanos eram inferiores ao de hoje em dia? Mais parecidos com macacos que nós? HAHSA
Já não basta ser refutado na área Naruto em todo post que faz sobre o Jiraia, agora veio pro off topic. Bom, farei o mesmo que meus amigos Dragão Voador, Shinobi que me Mama e os outros que gastam os findáveis tempos deles discutindo.
Leia a primeira frase do meu post. Sério, lê. Não tem tradução distorcida do que eu falei não, pelo contrário, fui bem claro.
Pegar uma máquina do tempo indica claramente que eu vou trazer o Pelé pros tempos atuais, e obviamente considerando já toda e qualquer evolução no futebol, sendo ocasionada ou não por ele.
Jogue bola com qualquer amigo seu. QUALQUER UM. Percebe a agressividade (não em questão de porradaria, mas em fechar lacuna, não dar espaço, evitar a movimentação adversária com e sem a bola) e depois vai ver um vídeo da final da copa de 58 (isso que foi uma das exibições mais emblemáticas dele). Tem uma diferença entre peladeiros semi-amadores e os "maiores craques" dos anos 50: os peladeiros geralmente tem mais noção tática.
Os caras que faziam QUALQUER inovação que hoje em dia teu irmão no sub 15 faz eram tachados de geniais. Nilton Santos por avançar. Jordan pela marcação individual em Garrincha nos FlamengoxBotafogo, Zagallo - o formiguinha -. Dentre tantos e tantos outros.
O futebol total de Cruijff e sua antítese (a Alemanha defensiva e eficiente) trouxeram muito mais inovações no estilo de jogo do que qualquer coisa que Pelé tenha feito em mais de 20 anos de carreira. Sorte dele que não foi convocado em 74, tomaria um baile tático da Holanda.
O futebol mudou. O que Pelé jogava era um, o que Messi joga é outro. Tem inúmeros vídeos de lambaças do "rei" na Copa de 70. Em 6 jogos tu vê mais e mais bisonhas do que na carreira inteira de Messi, Neymar, CR ou qualquer outro jogador de ponta. Pega 1982, um time muito mais evoluído taticamente que as bizarrices de 2-5-3 que se viam na época do negão, pega lá um vídeo dizendo: 1982, a verdade que não te contaram. Júnior, Cerezo, Serginho, etc são MUITO aquéns de qualquer jogador. Sócrates, outro "craque", com ZERO preparo físico e com técnica bem rudimentar. Sobre Valdir Peres eu nem comento. Não era nem o melhor goleiro brasileiro e nem a jogaria numa série B de hoje. Zico e Falcão são os poucos que se salvam e conseguiriam jogar bem até em parte dos 90, acredito eu.
Esses dias reprisou Brasil x Alemanha em 2002. Assististe? Percebeste a diferença na marcação? Percebeste o espaço que por vezes R10 - à época, R11 - tinha? Bom, então, isso se chama EVOLUÇÃO. E ela vem com o tempo, em qualquer área.
Agora, caso ache que um Van Dijk suaria frio marcando Pelé, só tenho a lamentar.
Bom, não acredito que os humanos 50 anos atrás eram mais parecidos com macacos. Penso que ainda hoje mesmo temos pessoas nesse naipe rs.