A batalha entre o Nidaime Mizukage e Gaara mostra que a Suna não é muito útil contra óleo. E detalhe: isso é óleo misturado com água. Com base nisso, toda a areia que o Gaara fizer poderia ser desmanchada muito facilmente por causa do Gamayudan (óleo de sapo) dos sapos gigantes do Myoubokuzan. Ao contrário do Gengetsu, que estava usando uma quantidade de óleo bem baixa, o que o corpo dele permitia, Gamabunta, Gamahiro e Gamaken poderiam ser capazes de criar enormes "lagos de óleo", deixando Gaara praticamente incapaz de controlar sua areia eficientemente.
Em uma ocasião, Jiraiya já combinou isso com Katon, e em um filler, Naruto já combinou com Fuuton. Porém, o óleo também pode ser usado isoladamente. O Ero-Sennin já fez isso quando enfrentou a Konan, por exemplo.
Por esse viés, Naruto não teria grandes problemas para derrotar o Gaara, que sem sua areia, poderia ser derrotado de maneiras bem simples, seja no taijutsu (Kawazu Kumite) ou ninjutsus (Rasenshuriken ou mesmo Rasengan).
Bom, isso é falando sobre o que o Naruto
pode fazer. Ele não é lá muito inteligente e Kuchiyose não é exatamente a primeira coisa que ele usa nas batalhas, então pode ser que se dê mal por causa disso. Do contrário, Gaara poderia sofrer mesmo se estivesse no meio de um deserto e com sua capacidade de voo liberada.