O Jūgo controla energia natural tão bem quanto qualquer Sennin:
É evidente que o Jūgo consegue manipular energia natural a seu bel-prazer ao ponto de ser capaz de interagir com a natureza ao redor. Ainda que se refira a transformação sábia (仙人化, Senninka), é perceptível que o Jūgo apresenta controle suficiente sobre a energia natural para conseguir controlar o nível da sua transformação seja para gerar apenas uma transformação parcial ou a completa sobre seu corpo ou mesmo ser capaz de alterar a estrutura morfológica do corpo de acordo a sua
necessidade em batalha. O Jūgo e o seu clã apenas não conseguem controlar a
quantidade de energia natural que é absorvida pelo o corpo de forma passiva, mas são sim capazes de controlar e dominar a energia natural para inúmeros fins.
Em relação ao Jūgo não ser capaz de moldar Chakra Senjutsu:
Voltando ao assunto de energia natural, um trecho da Wiki Naruto sobre energia natural:
Wiki Naruto escreveu:
Energia natural (自然エネルギー, Shizen enerugī), é a energia que pode ser coletada da atmosfera e da terra. Se uma pessoa puder coletar a energia natural ao redor dela e combiná-las e equilibrá-las com as energias espiritual e física que fazem o chakra, ela pode tornar-se Sennin e adquirir o Modo Sábio, permitindo-a usar senjutsu. Este método pode ser ensinado pelos habitantes de um desses três locais lendários:
Essa afirmação dá à entender que o Senjutsu é gerado com o balanceamento e união da energia natural, se Juugo não atende à esses requisitos e sua Kekkei Genkai dá apenas a habilidade de atrair energia natural passivamente, como você diria que ele tem Senjutsu? Isso que não entra na minha cabeça.
Vamos lá... Tentarei explicar de uma maneira mais prática, para isso vou utilizar alguém considerado um "Sennin Imperfeito" como exemplo.
Primeiro, considere que o Jiraya possui uma reserva de chakra equivalente a 300pts. Esses trezentos pontos são formados pela conversão de 150pts de "Energia Física" e 150pts de "Energia Mental":
300 pontos de "Chakra" → 150 pontos de "Energia Física" + 150 pontos de "Energia Mental"
Considerando essas reserva de Charka do Sannin, para que ele possa moldar o "Chakra Senjutsu" é necessário recolher 100pts de "Energia Física" mais 100pts de "Energia Mental" e balancear essas duas energias com uma terceira absorvendo 100pts de "Energia Natural":
100 pontos de "Energia Física" + 100 pontos de "Energia Mental" + 100 pontos de "Energia Natural" → 300 pontos de "Chakra Senjutsu"
Todavia, é evidente no mangá que o Jiraya possui um BOM controle de chakra, mas insuficiente para balancear com PERFEIÇÃO as três energias envolvidas no processo de formação do Senjutsu. Por isso, ao invés de absorver 100pts de "Energia Natural", o Jiraya acaba absorvendo 110pts e esses 10pts a mais é o que chamo de excedente no processo de moldagem do Chakra Senjutsu.
Depois dessa explicação fica a pergunta: o Jiraya não sendo capaz de balancear perfeitamente as três energias e sempre absorvendo uma quantidade um pouco maior do que o necessário, o torna incapaz de moldar Chakra Senjutsu? Não!!! O Jiraya vai conseguir mesclar as três energias "100pts energia física + 100pts energia mental + 100pts energia natural" para formar o Chakra Senjutsu, mas aquele excedente de 10pts de energia natural serão convertidos em alterações na aparência do Jiraya:
Ou seja, a explicação do Fukasaku sobre balanceamento das energias na formação do Chakra Senjutsu se refere ao Modo Sennin Perfeito, especificamente sobre a forma de se alcançar esse estado e o manter estável sem sofrer alterações físicas na aparência.
Prosseguindo, a habilidade Senninka concede vantagens diferentes do
Sennin Mōdo e não "inferiores ao
Modo Sennin":
Sennin Mōdo: É o estado que amplifica a percepção do usuário sobre a energia contida na natureza ao seu redor, a sensibilidade do usuário pode ser aumentada para permitir perceber como outros indivíduos e ele mesmo afetam a natureza. O Sennin Mōdo dos sapos prepara o usuário para ser capaz de controlar a energia natural ao redor do corpo para se alcançar inúmeros fins:
- Estender o alcance de golpes de Taijutsu:
- Criar uma proteção física ao redor do corpo:
Senninka: É a capacidade natural do clã do Juugo para perceber a energia natural contida na natureza e absorver um grande quantidade dessa energia de forma passiva, resultando na
transformação sábia que implica na capacidade criar e modificar estruturas do corpo para o combate físico. Por conta dessa habilidade, os membros desse clã podem interagir com a natureza:
- atrair e conversar com animais;
- estimular plantas e mokuton;
Em relação as melhorias nos atributos físicos, é preciso apenas entender que o multiplicador do Sennin Mōdo, Senninka e o Juinka é o mesmo (Chakra Senjutsu), isto é, nenhum deles proporciona melhorias maiores ou menores que o outro. O fator determinante nesse caso é os atributos base do indivíduo, pois basta fazer as seguintes comparações:
Kabuto (SM) não possui a força física e a resiliência do Naruto (SM), mas possui maiores reflexos e agilidade. O que foi determinante nessa caso é o fato de que o Naruto (clássico) já possuía grandes demonstrações de força física desde sua fase Chunnin como imobilizar uma enorme Kushiyose: Hebi de mão nuas, enquanto ao Kabuto (clássico) mostrava grande destreza contra a Tsunade e os reflexos ágeis para evadir de seus socos.
Já o Jirobo (Juin LV2) possui demostrações de força físicas muito similares ao Naruto (SM) conseguindo arremessar e nocautear o Chouji (Chō Baika no Jutsu). O estilo do Jirobo é voltado para o combate físico e a sua principal característica de combate é a força física elevada o que o torna tão forte fisicamente quanto qualquer usuário de Sennin Mōdo, sua força física base é tão grande que mesmo base já era capaz de levantar rochas de tamanho descomunais:
Portanto, considerando tudo isso, não há sentido colocar o Senninka como inferior ao Mōdo Sennin em nenhum aspecto.