Staz escreveu: 1. Você está querendo entrar comigo num campo que não tem confirmação alguma.
2. Aquilo ali não era uma alma, mas a consciência do Orochimaru.
3. É mais fácil acreditar que aquilo estava próximo a "vontade" igual o Zetsu Negro e Asura e Indra, que uma alma.
4. Não tem como comparar uma Bijuu com um ser humano, Bijuus são amontoados de chakra condensado em forma física, a divisão deles não gera a mesma consequência que a de um humano normal.
Pode até ser que você esteja certo, mas não tem como confirmar
1. Várias coisas na obra não tem "confirmação", partindo do pressuposto de que é necessário que algo seja dito de forma explícita dentro da obra.
Por exemplo, nunca foi explicado a origem do Mokuton de Hashirama, absolutamente nenhuma menção, tanto que até hoje tem gente que não sabe o pq dele possuir isso. Porém, isso se torna óbvio, levando em conta que o Juubi usa Mokuton, e que Kaguya ganhou esse e outros poderes, passando para seus Descendentes.
Então seria Juubi > Kaguya > Hagoromo > Ashura >>> Hashirama, mesmo que de forma Recessiva, o Gene do Mokuton continuou dentro do Clã Senju até chegar em Hashi.
Você discorda disso só pelo fato de nunca ter sido "confirmado" na Obra?
2. Já falei disso no outro tópico, a Alma é quem permite que se exista consciência. Sem ela, não existe mente, Consciência e muito menos pensamentos.
É impossível em Naruto, um ser existir sem uma Alma, de fato até animais tem almas.
Então posso concluir que você está dizendo que Orochimaru atual Não Possui alma?
Sim, pq a Totsuka está com a Alma do Orochimaru selada lá até hj... Então se o Sasuke usasse um Ningendo nele, ele não morreria?
3. Não achei mais fácil... Inclusive não entendi seus exemplos, Indra e Ashura são Almas que Reencarnam, se fundem as almas de seus Descendentes para influencia-los.
E os Zetsus, tanto Negro quanto Branco, tem sim Almas. Vontade é mais uma forma de expressão.
4. Ok, vou levar em consideração seu argumento, pq realmente as Bijus tem corpos diferenciados. Mas ainda assim não acho válido a forma que foi usado.
É perfeitamente possível dividir a alma de um humano em Naruto. Tenho pelo menos dois exemplos disso no mangá:
Primeiro, Muu, ele consegue se dividir PERFEITAMENTE em dois, isso não é um simples Bunshin, trata-se de uma divisão física. E obviamente, sua alma também é dividida em dois, tanto que, quando um deles foi selado, o outro continuou intacto.
Segundo, Ino, que conseguiu clonar sua Alma e controlar dois corpos ao mesmo tempo.
"Ah mas alma consciência e blablabla", aiaiai, não leu lá em cima? Para os Japoneses esses conceitos são um só. Se tiver ainda alguma dúvida, recomendo que leia:
hinouye.wordpress.com/2018/11/17/coracao-oriental/amp/
EDIT: "Vontade" também é um dos sinônimos de "Shin/Kokoro". Então, Coração, Vontade, Espírito, Alma, Mente, Consciência, para os Japoneses, essas palavras são a Mesma Coisa, conceitos INSEPARÁVEIS.
Discuto isso não é de agora, os caras querem usar conceitos ocidentais em uma obra oriental kkkk, encerrado de vez essa parte da discussão.