Big Head escreveu: Ao que parece, ataques espirituais são efetivos, Reika no Jutsu e Shiki Fujin também seriam efetivos pelo visto. Agora, tu não tem como comparar um ataque espiritual com o ST.
— Vai depender se esses ataques não possuirem matéria, massa ou energia (antes eu tinha me expressado errado, energia também entra no mérito da intangibilidade). A questão é que a gravidade é apenas uma distorção provocada no espaço — tempo, e neste caso não entra nas categorias acima. Como a intangibilidade iria transportar a parte atingida para o Kamui se a gravidade por si só não é uma força de contato, ou seja, não induz a técnica a ser ativada, já que para isso algo necessita passar através do Obito.
Não, não precisa contato, o Kamui manda a parte que vai atingida para outra dimensão
antes de haver contato.
Caso contrário, alguma parte do corpo de Obito, nem que seja a pele, ou então as roupas, teriam sido danificadas pelo Jinton, que desintegra tudo o que toca.
Mas não foi o caso, tanto ele quanto Sasuke estavam intactos.
— Isso é questão de interpretar o que eu disse; Eu não disse que as coisas precisariam necessariamente tocá-lo, mas sim que o ataque precisa conter substância que gere contato, pois a técnica só manda partes do corpo que seriam atingidas (tocadas) por algo para a outra dimensão. Ou seja, se o seu ataque não possui matéria, massa, energia ou substância, ele não gera contato direto, portanto não ativa a intangibilidade. Eu já debati essa questão aqui nesse tópico, você deveria ler. O ataque não precisa tocá-lo, mas precisa conter substância que possa tocá-lo, pois a intangibilidade transporta para a outra dimensão a parte do corpo que seria tocada. Eu trouxe a página do Mangá onde o Kakashi menciona exatamente isso.
E não precisa ser materia também, pois o Kamui já funcionou contra Katon e Raiton, estes não são materia, são energia, eles não tem massa nem tem como "tocar" em alguém.
— Eu sei. Como eu disse, eu esqueci de mencionar energia também. A questão é que o ataque precisa ter substância para ativar a intangibilidade, e a gravidade não possui isso, então como a técnica iria enviar a parte do corpo que seria tocada, para outra dimensão, se a gravidade não é uma força de contato?
Kkkkkk, você quer pegar essa cena da Kaguya, onde ela, Naruto e Sasuke estavam agachados por causa da gravidade enquanto logo depois Kakashi e Obito estavam andando livremente?
Mas eu concordo que o Obito esta preso a lei da gravidade, do contrário, ele sairia voando no modo Intangível, coisa que ele nunca fez.
— Você respondeu a si mesmo. O Obito estava com tanta dificuldade quanto o Kakashi para se movimentar, se ele pudesse usar a intangibilidade para se mover livremente, ele o faria.
O meu problema com sua ideia é, qual a utilidade disso? O ST e BT, até o CT, eles não causam dano com a gravidade.
- ST, arremessa os corpos para que se choquem com outros objetos, causando dano por energia cinética.
- BT, atrai para ser perfurado por Kokushin, ou pelo caminho Ashura.
- CT, esmaga e prende através das rochas atraídas pelo jutsu.
— Você leu o meu tópico? Eu deixei claro que não se trata de causar danos ao personagem ou qualquer coisa sobre um combate. Eu disse na época que li muitos tópicos de comparação em que as pessoas assumiam que a intangibilidade iria simplesmente anular a eficácia do Shinra Tensei e Banshō Ten'in, e eu apenas criei esse tópico para explicar a minha interpretação sobre a obra a respeito desse assunto, em que essas duas técnicas, na minha visão, seriam efetivas contra a intangibilidade. Elas iriam causar dano ou derrotar o Obito? É provável que não, mas o ponto do tópico não é esse. Sinceramente nem tudo precisa girar em torno de causas danos a alguém, às vezes simplesmente discutir essas coisas é interessante, é o cerne do tópico é debater.
———
Masked escreveu: Durante o Tenpechii o Jubi gritou e todos colocam as mãos para tapar os ouvidos devido a intensidade. Obito não é visto fazendo isso, o que me fez pensar na época que a intangibilidade o faria também ser imune ao som (onda eletromecânica) quando utilizado como ataque. Isso fica mais explícito no anime, que é onde a cena dura bastante. No mangá não é possível ter tanta certeza. Então teríamos o Kamui fazendo Obito ser imune a vários tipos de ataque sem massa até então: Katon, Raiton, Jinton e som.
— Você poderia trazer essa página do Mangá? É difícil supor que ele realmente usou a intangibilidade nesse caso, eu gostaria de ver para tirar conclusões. Em qualquer caso, nós temos exemplos da gravidade aumentada afetando o corpo dele.
Em teoria, Obito enquanto intangível não está preso à gravidade terrestre, mas sim à da dimensão do Kamui. Fora que existe cena em que Obito simplesmente ignora a gravidade terrestre enquanto intangível:
— Essa é a questão, caso o corpo dele estivesse totalmente na dimensão do Kamui, em outras palavras, ele estivesse completamente intangível, realmente ele não seria afetado. Contudo, segundo o Databook da técnica, a técnica envia partes dele para a outra dimensão de maneira inconsciente, isto é: é independente dele. Ele não envia partes do corpo dele manualmente, ele não escolhe enviar seu corpo para o Kamui, mas sim a técnica que faz isso sempre que ele recebe um ataque ou algo transpassa por ele. Isso significa que se o Banshō Ten'in for usado nele, seria efetivo porque a gravidade é uma força de não-contato, sem massa, sem matéria ou qualquer substância que cause interação com o corpo do Obito, portanto a técnica de intangibilidade não seria ativada, pois nada estaria transpassando seu corpo.
— E sobre a imagem, eu já debati sobre isso aqui no tópico, você pode ir lá ler. Esses pontos já foram trazidos por outros usuários antes.
Em todo caso, Shinra Tensei e Banshō Ten'in são inúteis no Obito. Não se esqueçam que o intuito da intangibilidade é fazer Obito ser imune a qualquer ataque, independentemente do tipo.
— Você está usando informações antigas do databook em que não explicavam a técnica, apenas usavam hipérboles para causar um mistério maior sobre a habilidade do Obito (Madara na época). Nós recebemos as verdeiras informações sobre o funcionamento da técnica quando o Kakashi descobre seu mecanismo e quando o databook mais recente nos apresenta uma página apenas sobre o Kamui. Usar essa menção que você trouxe é como dizer que o Itachi é invencível com o Yata, sendo que sabemos que o Kamui do Kakashi conseguiria distorcer o espaço para atingi-lo. Ou quando o databook descreve o Pain em suas primeiras aparições, usando os mistérios do Rinnegan para gerar suspense, dizendo que eles tinham corpos imortais e tudo mais, e depois terminando com uma dúvida do tipo "mas se esses são poderes derivados do Rinnegan ainda é um mistério..." ; Então essa sua página realmente não é uma informação tão confiável, pode ver que nessa época Obito ainda era considerado o Madara.
Cair no Shintenshin tem uma explicação plausível naquele contexto. Obito precisava se manter tangível para controlar o Jubi.
Ligar a intangibilidade deixa todo o corpo do Obito intangível – o que deveria, levando em conta essa linha de raciocínio, romper a ligação.
Cara, literalmente existe essa cena no Mangá;
— Até o pai do Shikamaru antes, quando montou a estratégia, levou em consideração a intangibilidade do Obito;
— A estratégia era justamente atacar de forma ininterrupta até os cinco minutos da técnica acabarem.
— O Obito foi pego pelo Shintenshin no Jutsu duas vezes, sendo que durante esse momento, ao que tudo indica, ele estava com a intangibilidade ativada pois estavam atacando ele de forma ininterrupta segundo a estratégia da aliança. O problema é justamente que contanto que o ataque não possua interação física, ele não ativa a intangibilidade.
— É ligar a intangibilidade não deixa todo o corpo dele intangível, as apenas as partes transpassadas por algo;
— Eu já debati algumas dessas questões nesse tópico no passado, lhe convido a dar uma lida, pois senão terei que repetir coisas que já mostrei em páginas para outros usuários.
———
Rin escreveu: Concordo com o
@Masked. Nesses debates extremamente analíticos sobre detalhes científicos se perde noção do que estamos realmente discutindo, um mangá, não um artigo científico publicado pela Scientific American.
Nenhuma observação ou lógica que venha a ser descrita aqui tem qualquer razoabilidade a não ser que seja provado que Kishimoto pensou nela e aplicou ela ativamente no mangá. Alguém aqui acha que Kishimoto ficou ponderando se a intangibilidade deveria anular propriedades como som, luz e gravidade?
Se a intangibilidade ignora a gravidade, por que Obito consegue
submergir no chão enquanto intangível? E se a intangibilidade não ignora a gravidade, como Obito consegue arbitrariamente sair do chão, como se a terra fosse uma piscina?
Muitas coisas em relação ao Kamui não fazem sentido, assim como o fato de Obito ser capaz de ouvir e ver enquanto intangível.
Se a intangibilidade de Obito não conseguisse evitar variadas formas de energia, a intangibilidade de Obito não funcionaria contra uma caralhada de ataques. Uma forte explosão gera energia mecânica e térmica, por exemplo. Obito foi afetado por essas formas de energia quando usou a intangibilidade contra a Bijuudama?
Nesses casos eu concordo com o Masked, faz mais sentido analisar a proposição do autor para o jutsu (ser capaz de evitar
qualquer ataque) do que ficar criando fraquezas e desvantagens que não foram tecnicamente explicadas e exploradas no mangá.
— A grande maioria dos seus pontos já foi debatida nesse tópico antes. Dê uma olhada nas minhas respostas para o Ellos e outros, em que eu respondo a maior parte dos seus levantamentos.
— É sobre o lance da energia, eu me retratei aqui, pois esqueci de mencionar. O lance é que a intangibilidade só funciona em ataques que causem alguma interação física com o corpo, e energia está incluso, assim como massa e matéria. Agora, a gravidade é uma força de não-interação, ela não possui nenhuma substância, portanto ela não iria ativar a intangibilidade, pois a técnica só transporta para a outra dimensão partes do corpo transpassadas por algo que causasse interação. A gente viu que ataques como o Shintenshin no Jutsu são eficazes, assim como o Obito não usou a intangibilidade para se livrar da gravidade aumentada da dimensão do Kamui.