Quando ouvimos falar na defesa dos Hyuugas, automaticamente as pessoas lembram logo do
Hakkeshō Kaiten. Contudo, vale ressaltar que além desta, os Hyuugas tbm receberam uma outra espécie de defesa segundo DB, o
Jūho Sōshiken.
No geral, praticamente todas as técnicas do Jūken mostradas até o momento podem ser ou já foram utilizadas de "modo defensivo".
Ao longo da série pudemos ver vários tipos de defesas, então na minha opinião é muito difícil dizer qual a melhor. Convenhamos, não é pq uma técnica counterou defesa X que irá counterar defesa Y.
A lógica do mangá é que toda técnica tem sua fraqueza, logo, toda espécie de defesa tbm tem a sua fraqueza. E bem, apesar de que praticamente todo o Jūken pode ser usado de "modo defensivo", eu vou focar somente no Kaiten e no Jūho Sōshiken, já que ambas as técnicas são classificadas oficialmente como defesas.
•Kaiten:Uma defesa absoluta que, em questão de proteção, foi posta no mesmo patamar da areia do Gaara. É bem simples, o Hyuuga libera uma boa quantidade de chakra pelos tenketsus e gira. Por conta disso, ao mesmo tempo que o Hyuuga se protege, ele tbm repele o ataque.
No mostrado o Kaiten foi útil contra ataques que envolve pressão, perfuração e tbm pode ser útil contra algumas técnicas elementais. Contudo, assim como o Susano tem sua fraqueza, eu acredito que o Kaiten possa ser counterado por essas técnicas, por exemplo:
•Suiton: Suijinchū - Mei.•Sawarabi no Mai - Kimimaro•Doton: Yomi Numa - JiraiyaE até mesmo pela força da Tsunade/Sakura se for usada de forma indireta, ou seja, no solo. Claro, socar o chão não vai matar o Hyuuga, no máximo parar a rotação.
Decidi citar essas técnicas, pois elas mexem com o solo, e até que um Hyuuga demonstre Kaiten no ar (assim como no game), elas serão úteis sim para burlar essa defesa. Entretanto, vejo o Kaiten tendo condições de resistir até mesmo técnicas poderosíssimas como: Rasengan, Rasenshuriken, Kirikiri Mai, Satetsu,... Técnicas que seriam o fim para ninjas que não possuem defesas.
Vale ressaltar que dependendo da quantidade de chakra liberado, o Kaiten pode tomar proporções maiores:
•Jūho Sōshiken:Técnica que possui 3 funcionalidades: ataque, defesa e apoio. Em relação a parte defensiva, ela é considerada uma defesa móvel e que constantemente é comparada aos escudos de chakra da Chyo. Moldando o chakra liberado de ambas as mãos, o Hyuuga cria leões capazes de drenar a rede daqueles que o tocam. Ademais, essa técnica tbm aumenta bastante o alcance e poder destrutivo do seu usuário.
Por não ter quase nada no mostrado, muitos acreditam que defensivamente essa técnica seria capaz de obter os mesmos feitos dos escudos da Chyo. No entanto, na minha opinião tbm seria útil para rebater até mesmo o Katon: Ryūen Hōka no Jutsu e sem proporcionar danos ao Hyuuga, já que o JS é chakra moldado.
Para além disso, é como eu disse em tópico que fiz recentemente. Jūho Sōshiken pode ser combado com o Hakke Rokujūyon Shō de acordo com mangá, logo, é bem provável que esse combo tenha não só uma parte ofensiva, mas tbm uma parte defensiva, principalmente levando em consideração as características do JS e que as 64 palmas já foi usada de "modo defensivo". Por fim, acredito que o lado defensivo desse combo seria algo semelhante ao Shugohakke Rokujūyon Shō, criado pela Hinata no anime.
Tópico para que quiser ler:
https://www.forumnsanimes.com/t89585-uzumaki-hinata-defesa@Ellos não vejo o Yōton sendo útil contra o Kaiten, pois, diferente do Futton da Mizukage, a sua capacidade de derretemento não é "instantânea". Fora isso, ainda tem a capacidade de repulsão do Kaiten, que não pode ser deixada de lado.
Quanto ao Katon citado por vc, se não estou confuso foi partido pelo Jūken base na novel do Itachi. Não sei pq ele seria útil contra o Kaiten.
Já o C3, eu acho bem perigoso. Acredito que o Hyuuga sairia ferido sim.