Primeiro sobre o raio:
O Kakashi não viu o raio e decidiu ir cortar, ele teve que querer fazer isso. Provavelmente ele deixou a mão pra cima e cortou dessa forma, quando caiu o raio. Ele não ia esperar o raio cair pra depois ir cortar. E sobre a descarga afetar ele? Se fosse pra afetar afetaria com ele cortando pelo lado ou o raio caindo no raikiri dele. Nesse caso o raikiri anulou.
Segundo, sobre o tamanho do hirudora:
Cara, dimensão de tamanho é algo comum as pessoas errarem e errarem feio.
A área de ar dele não tem poder pra destruir rochas a longa distância (só se estiver muito próximo, como mostrado na imagem). As pedras que foram destruídas tavam do lado, o resto era pedaço voando. E o tamanho dele é no máximo de ilhota sim, na imagem que tu postou mesmo já mostra isso.
"Hirudora
Taijutsu – Ofensivo, Curto e Médio Alcance – Rank A
Usuários: Maito Gai" (peguei do databook aqui do fórum agora).
Uma técnica do tamanho de uma ilha ou bairro é curto ou médio alcance onde? Tem muito bairro de um tanto a mais de 1km de distância de ponta a ponta (e é o caso do meu bairro), isso é curto e médio agora? Só por ter técnicas em escalas globais, não significa que isso seja curto ou médio.
E ele não necessariamente precisaria acertar o alvo, pois o ar comprimido vai expandir em algum momento, e no momento da explosão, se fosse do tamanho de um bairro de uma cidade grande, seria de grande alcance. (Eu to contando só a área da bolha de ar que parece listrada como um tigre, não a área de vento onde o Naruto e o pessoal estavam, aquilo é efeito de vento pela pressão da técnica, não a técnica em si, acredito que o databook também faz isso, mas não especifica).
Mas como eu falei, talvez uma ilhota, uns 100 metros de diâmetro, tu sabe o quão grande é isso? 100 metros de diâmetro é do tamanho da big tower, do Beto Carrero, maior parque da América Latina. É muita coisa.
Pra tu ter uma noção, o maior animal que já existiu na Terra tem cerca de 30 metros. Isso é o equivalente a um prédio de uns 7 andares mais ou menos.
Quando tu diz que é do tamanho de uma ilha e não uma ilhota, tu tá colocando pelo menos uns 300 metros, que daria quase o Empire State (que tem 102 andares).
O Gamabunta (menor que o Hirudora) tem 17 metros. Se tu coloca no nível ilha tu tá dizendo que é pelo menos 15 Gamabunta um em cima do outro o diâmetro da bola de ar que faz. Se tu considera isso, então nem tem porquê debater mais.
Aqui no RS temos ilhotas com vilas, que dão até mais de 300m, perto do Guaíba. O mesmo acontece com várias pequenas ilhas ao redor de Florianópolis - SC. Eu até não sei se essas pequenas ilhas não são consideradas partes dessas cidades (provavelmente são), por conta do tamanho insignificante pra uma ilha.
Mas aí vai uma coisa que todo mundo interpreta errado, tamanhos.
A quantidade de gente que sai por aí achando que tinham dinossauro de 50 metros, etc. Isso não se resume ao universo de Naruto, mas isso aqui é um ótimo exemplo.