@HATAKEZINHOEu não subestimo o Kakashi, nem o Guy, inclusive, o primeiro deles é o meu segundo personagem favorito, então tenho mais motivos para superestimá-lo do que para subestimá-lo. O ponto é que ao contrário da maioria das pessoas, eu simplesmente não sou tão parcial em relação aos meus personagens favoritos e aceito o nível que eles foram retratados no mangá.
Eu posso não ter certeza qual é a versão do Kakashi que foi classificada como Jounin Alto, mas já vi usuários mais informados do que eu dizendo que era a versão pré-Guerra ou com Kamui restringido. Onde você viu alguém dizer que essa versão do Kakashi se refere ao Clássico?
O Kakashi da Quarta Guerra Ninja só é superior em relação ao Kakashi do Arco Akatsuki por causa do Kamui, que você restringiu, então essas versões estão praticamente no mesmo nível, a não ser que você acredite que o Raiton: Raiden faça tanta diferença no nível do Hatake quanto o Mangekyou Sharingan.
Dizer que o Kakashi “peitou” o Caminho Deva (e o Caminho Asura) é um pouco de superestimação. O mais adequado seria dizer que o Hatake sobreviveu enfrentando esse adversário por tempo o suficiente para o seu suporte chegar. Afinal, ficou evidente que o Kakashi não conseguiria derrotá-los por si mesmo, uma vez que não conseguiu este feito nem recebendo ajuda. O Caminho Asura sobreviveu, ainda que muito prejudicado, enquanto o Caminho Deva saiu do combate completamente ileso. Por outro lado, o Kakashi precisou morrer para salvar o Chouji.
O mesmo Caminho Deva que o Kakashi não conseguiu tocar mesmo com ajuda dos Akimichis foi completamente superado pelo Naruto usando Manto Bijuu com 6 caudas. Acha mesmo que ele conseguiria derrotar o Kinkaku, que além de possuir o Manto Bijuu com 6 caudas, também pode usar os 5 elementos? O Deva só conseguiria vencer com o Chibaku Tensei, que sequer foi necessário contra o Kakashi.
Em relação à Dupla Imortal, é quase a mesma coisa. Na verdade, o Kakashi só trocou alguns golpes contra o Hidan, então nem vale à pena considerar, o seu verdadeiro confronto foi contra o Kakuzu, onde ficou clara a inferioridade do Hatake, que só conseguiu destruir um dos corações do Kakuzu em um ataque surpresa, na luta real, depois o Hatake foi evidentemente salvo pelo plano do Shikamaru, que fez o Hidan destruir um dos corações do seu parceiro, pra completar, o Kakashi foi salvo por Naruto e Yamato, senão só teria conseguido a vitória com o Kamui, como ele mesmo afirmou mais tarde.
E quem é o Kakuzu perto do Kinkaku? 5 Naturezas, ambos possuem e em confronto direto, as Armas do Rikudou já se provaram superiores mesmo sem adição do chakra da Kyuubi. A diferença é que o Kinkaku também pode usar Manto Bijuu, se protegendo de todos os ataques que o Akatsuki mandar e o mesmo não é tão simples para o contrário.
Ou seja, o Kinkaku é superior tanto ao Kakuzu quanto ao Caminho Deva sem Chibaku Tensei, os dois últimos são superiores ao Kakashi sem o Kamui. Considerando o método de análise que você propôs, fica até mais evidente que o Kinkaku é bem superior ao Kakashi e o Ginkaku não fica muito atrás.
Considere o Kamui impossibilitado de usos nos dois combates do Kakashi que você citou e o Hatake teria sido morto em duas ocasiões contra o Kakuzu e além de que teria sido morto contra o Pain, também não conseguiria salvar o Chouji em caso de sobrevivência.
E aí? Você ainda acha que eu estou subestimando o Kakashi? Sinceramente, eu estou sendo apenas realista em relação ao nível que o mangá colocou ele.
Já com relação ao Might Guy. No Sexto Portão, talvez ele realmente seja mais rápido do que um usuário do Manto Bijuu, mas não deve ser por muito, uma vez que os Jinchuurikis controlados pelo Obito conseguiam contra-atacá-lo sem maiores problemas. Em todo caso, me explique do que exatamente isso seria efetivo se ele não pode causar danos neles e, se causar, o dano será regenerado. A não ser que o Guy comece no Sexto Portão e mate ambos Kinkaku e Ginkaku antes que eles usem o chakra da Kyuubi, não vejo isso sendo muito efetivo.
O combate pode até ser um pouco equilibrado no início, mas se torna unilateral depois que os irmãos usarem os mantos de chakra. Isso considerando que Kakashi e Guy não sejam selados, que como eu mencionei, seria algo extremamente difícil de acontecer em um cenário sem conhecimento.