Não sabia que isso geraria tanta discussão, mas já que gerou eu acho que o tópico merece uma resposta melhor elaborada:
Os elementos criados a partir de jutus não são reais, mas sim meras imitações de elementos reais da Natureza feitos a partir de chakra. O chakra, por sua vez, é uma energia produzida a partir da junção de energia yin (energia mental) com energia yang (energia física)[01], em outras palavras, quando um ninja molda um jutsu elemental ele está usando a energia mental presente no chakra para idealizar o elemento enquanto utiliza a energia física para criar o elemento de fato. É como se yin fosse responsável pela forma enquanto yang é responsável pelo conteúdo.
Como os elementos criados por ninjas são artificiais eles
geralmente não possuem o mesmo poder que elementos reais, por isso o uso de energia natural potencializa os jutsus em Naruto. Senjutsu é basicamente a junção de energia da natureza (elemento real) com chakra (elemento artificial)[02] o que torna os jutsus mais fortes por serem feitos parcialmente de elementos reais/naturais, aliás o senjutsu não torna os jutsus apenas mais fortes como também torna a sua absorção mais lenta justamente porque o Kyūinjutsu terá que absorver um elemento que é quase real.
Claro que devemos ter bom senso na hora de comparar elementos reais com elementos feitos com chakra. O fato de elementos naturais serem mais fortes não significa necessariamente que todo elemento natural superará todo ninjutsu elemental, antes de concluirmos qual é superior devemos analisar as propriedades do jutsu, especialmente quantidade e aplicação, um copo de água da torneira, por exemplo, não é mais poderoso do que um
Suiton: Dai Bakusui Shōha, a pressão da água de uma mangueira de jardim não é mais poderosa do que a pressão de um
Suiton: Suidanha.
Trazendo este conceito para a nossa discussão, como jutsus de liberação de fogo não são feitos de fogo de verdade eles
tendem a serem mais fracos do que o fogo real e portanto incapazes de carbonizar outros seres vivos rapidamente. Como eu postei em minha resposta inicial vários ninjas já foram acertados por katons e nem por isso foram carbonizados:
Quando disse que Tsunade parecia estar confiante que poderia lidar com o
Katon: Gōka Messhitsu usando sua regeneração, eu estava me referindo a cena em que Tsunade literalmente se jogou na frente do Uchiha e foi atacada por esse jutsu:
Apesar de Naruto ser uma obra simples, cabe ao leitor interpretar algumas cenas. Tsunade não entrou na linha de frente da batalha arbitrariamente como o próprio Madara sugeriu que ela tivesse feito[03], ela primeiro analisou o poder de fogo do Uchiha e decidiu entrar na luta após perceber que ele não tinha mostrado até o momento nenhum jutsu capaz de matá-la facilmente. Vale destacar que a intenção da Tsunade era justamente ser ferida para fazer Madara baixar a guarda e assim atacá-lo[04] e como Tsunade conhecia o poder dos katons de Madara[05][06] não fazia sentido ela colocar seu corpo como alvo sabendo que ele seria facilmente carbonizado por ele. Também não podemos supor que ela estava esperando ser salva pela Mei porque isso (I) vai contra o seu plano de surpreender Madara e (II) não condiz com uma atitude que a Tsunade teve alguns capítulos a frente onde ela justamente enfrenta um katon de Madara utilizando emissão de chakra e regeneração:
Mencionar o lança-chamas de Sasori não faz sentido justamente porque até onde sabemos aquele fogo não é produzido por chakra de Sasori, mas sim é um fogo advindo de um mecanismo implantado no seu corpo e portanto muito provavelmente fogo real. Além disso, não sabemos por quanto tempo Sasori ficou queimando aquelas rochas, uma vez que, a luta foi cortada: Sasori revelou sua real forma enquanto Chiyo e Sakura observam de pé e desprotegidas, então há um pequeno intervalo de tempo e quando vemos Sasori já está atacando Chiyo e Sakura que estão usando as rochas como escudo:
E mesmo assim as rochas não foram completamente derretidas, na verdade, considerando apenas o que foi mostrado poderíamos mesmo supor que as rochas foram apenas aquecidas.
Censura também não é uma justificativa válida, não porque não haja censura no mangá, mas sim porque essa censura não impede o Kishimoto de conduzir a história, se ele quiser mostrar um personagem sendo empalado, cortado ao meio, queimado, desintegrado ou sofrendo qualquer outro tipo de dano ele vai mostrar. A censura irá atuar e como isso será mostrado, quando quis mostrar o corpo de Guy quase que carbonizado ele fez isso, mas ele desumanizou o personagem para que não houvessem analogias com queimaduras da vida real, por isso Guy não está agonizando de dor e está com uma cor que não remete a um ser humano: