A sociedade humana é monogâmica há pelo menos 10 mil anos. Está me falando que há 10 mil anos atrás a religião e os bons costumes estavam agindo contra a "real natureza humana"? Me ajude aí, né...
A natureza humana é o que é. A evolução nos fez monogâmicos e a poligamia é evolutivamente inferior no caso humano. Como você mesmo diz: não há como lutar contra a natureza. Não há o que lamentar. Monogamia é a regra, quem milita pela poligamia que é o diferentão na sociedade. Os poligâmicos morreram e não definem a sociedade atual, moderna e evoluída. Não há como lutar com a natureza.
Monogâmica no sentido de casar, pq no sentido de parceiros sexuais essa monogamia na prática só existe da parte de uma minoria.
Defina evolutiva mente inferior, pois muitas sociedades no mundo antigo incluindo judeus permitiam o casamento com mais de uma esposa, faraós tinham mais de uma esposa, rainhas governantes tbm tendiam a ter vários antes, até mesmo na história do nosso brasil olhe o exemplo dos homens brancos que tinham esposas mas saiam com prostitutas, tinham relações com escravas.
Se vc falar monogâmico no sentido sexual fica difícil de conversar.
Isso sem contar religiões e mitologias como o Zeus que pegava geral, deusas da fertilidade como Afrodite que tinham mais de um parceiro.
Deusas da fertilidade por exemplo tinham em seus cultos orgias, isthar,asera, Afrodite são bons exemplos disso.
A "sociedade", que você parece diferenciar da própria natureza humana (que inclui a sociedade), só existe porque foi evolutivamente superior. Pense nas tribos aborígenes poligâmicas, infinitamente inferiores tecnologicamente e nas áreas de saúde, educação e sofisticação.
Será que só índios tem tais tendências? será que só em sociedades primitivas os homens não tem mais de uma parceira?
Lembre que aqui estamos considerando amantes, prostitutas (os),casos extra conjugais como um todo.
Traição é algo repudiado, pois nossa sociedade se formou assim. Isso é parte da nossa natureza, assim como as formigas funcionam de determinada forma nas colônias delas. Do mesmo jeito, matar pode ser chamado de "um instinto humano", incontrolável. Todos sabem que nada disso é verdade.
Ei, traição é repudiado vírgula, homem que trai a mulher sempre foi visto como símbolo de virilidade e passado pano,onde o homem que trai é pq a mulher n dá conta ou n segura,para as mulheres graças ao machismo isso foi repudiado.
O instinto de matar é derivado da sobrevivência, geralmente se mata pra comer ou se defender, até seres que sempre foram mal vistos como cobras e aranhas só matam pra se alimentar ou se defender.
Se vc estiver com fome e tiver um javali na sua frente e vc tem uma flecha, vc não vai matar ele?
Se alguém vier pra cima de vc com uma faca e vc tem um revólver, vc não irá se defender?
Quer saber a realidade? Não existe qualquer verdade nesse discurso de que é "algo incontrolável". É o equivalente a dizer que matar é nosso instinto natural e que é impossível "controlar". Uma pessoa que ama a outra teria repulsa, nojo da ideia de trair a pessoa que ama. Não há o que ser controlado. Quem dirá concretizar algo assim.
Como expliquei acima,matar deriva do instinto de sobrevivência.
Sexo,desejo, tesão é incontrolável, da mesma forma que gay n pode virar hétero, um homem n controla o desejo ao ver uma mulher bela e cedo ou tarde ele vai ceder, tem esposa que é fogosa e tem esposa que é mais calma, coloque uma mulher calma com um cara fogoso e ele vai se ver doido quando ver que ela só quer fazer sexo duas vezes por semana, o mesmo vale para mulheres que são fogosas e tem maridos mais calmos.
Não,uma pessoa quando ama ela faz de tudo para que o parceiro(a) n saiba, até pq amar é vc estar ao lado daquela pessoa nós bons e maus momentos,amar é querer ter aquela pessoa por perto, é se preocupar com ela, é se sentir bem com ela.
Será que todo homem que trai a esposa (MAIORIA) não ama a mesma?
As pessoas não traem porque é o instinto natural incontrolável delas. Traem porque são podres por dentro. Traem pelos mesmos motivos que matam, que roubam, que tentam tirar vantagem dos outros. Porque são traiçoeiras e tem deficiências morais, não deficiências de "instinto humano". Não é questão de "não ter moral para reclamar depois", a pessoa não tem moral como um todo. Trair é coisa de moleque.
Olhe aí vc já está sendo meio radical, conheço pessoas honestas que traem ou já traíram seu parceiro (a) e nem por isso tentam tirar vantagem de ngm ou matam ou roubam, saiba filtrar as coisas.