eu mesmo escreveu: "Pq não me lembro de nada sendo falado nos DB ou mangá sobre a manobra para itachi ser capitão com idade diferente"
Sobre essa citação ela é da shinden apenas, oque segue coerentemente com os dados oficiais dos Databook's, que por consequência corrigem a citação do mangá part l.
Só fazer as contas, Sasuke no massacre tinha 7 anos e Itachi era 5 anos mais velho do que ele, ou seja, Itachi tinha 12 anos no massacre, e não 13.
Logo é errado e um equívoco dizer que ele se tornou capitão com 13, sendo que nem na vila ele estava mais nessa idade.
No databook 4 vários personagens possuem um quadro com uma data relevante a ele
Vale lembrar que o databook 4 saiu após a guerra, ele não foi feito pegando o período de timeskip do cap 698 pro 699, com sasuke sendo preso e solto, kakashi virando hokage e tudo mais, é exatamente no dia do aniversario de 17 anos do naruto (ultimo dia da quarta guerra ninja)
na pagina do Itachi possui a cartilha indicando que 7 anos atras ele estava na akatsuki, se não me engano é a imagem da batalha dele com orochimaru
Não procurei agora para ver a tradução toda do balão, se é indicando a entrada dele na akatsuki ou a batalha dele com orochimaru na akatsuki, mas o fato é que aconteceu 7 anos antes do DB
Itachi faz aniversario em junho, e naruto em outubro, então como a informação que temos é que ele começa o shippuden com 21 anos (idade dele no DB 3), é de se imaginar que na epoca da guerra ele se estivesse vivo teria 22 anos (tbm podemos usar como base a cartilha do naruto, nela indica que se passou 4 anos de seu combate com sasuke no vale do fim (quando itachi tinha 18 anos)), 7 anos anterior a isso, consideramos que a sua entrada na akatsuki e luta com orochimaru ocorreu quando ele estava entre 14 e 15 anos (na vdd mais especificamente 15 anos)
seguindo assim a cronologia do próprio DB 4 (e dos outros 3), não tem um erro exatamente ele ter se tornado capitão da anbu com 13 anos, afinal sabemos que do tempo que ele entrou na anbu até o período que virou capitão e massacrou o clã é curto, as datas relevantes que temos sobre o itachi são:
7 anos - Gennin
8 anos - despertou o sharingan
10 anos - Chuunin
12/13 anos - Anbu, capitão da anbu, despertou o MS
14/15 anos - Entrou na akatsuki, lutou com orochimaru (provavelmente entrou com 14 e lutou com 15)
17/18 anos - Atacou Konoha como membro da aktsuki até fim do clássico (idades do DB 1 E 2)
21 anos - Itachi no shippuden (idade dele no DB3)
21 anos - morte meses antes da quarta guerra ninja (Idade no DB4)
Não vejo furo cronológico algum pegando o mangá e databook apenas como base
PS: Eu só usei as datas dos databooks msm, no 1 itachi tem 17 anos, no 2 ele tem 18 no 3 e no 4 (21)
mas eu não sai conferindo todos os DB, acho que ele tem 21 no 3 (quase certeza), então ele deveria ter 22 se tivesse vivo no 4, mas o intervalo exato de todos DB eu não lembro, só o 4 lembro exatamente até quando ele vai, a partir dai fui fazendo cálculos simples com o que já são conhecimentos comuns sobre a vida do itachi