Irei exibir na sequência como eu enxergo esse combate, visão apurada de acordo com o mangá e minha interpretação do mesmo.
Na minha ótica e também respeitando muito o desenvolvido na obra, o combate entre Obito e Itachi seria um combate épico e o show que não aconteceu, do mais alto nível ninja com ilusões, estratégia, movimentos minuciosamente calculados, táticas bem estruturadas, que honestamente, pouco importa o vencedor, dado o show que ambos dariam, quem venceria o combate seria o telespectador, o que confirma isso é que o Kishimoto nem se deu o trabalho de nos presentear com tal ocasião, mesmo tendo enredo para tal, possivelmente não conseguiu tempo na sua agenda para desenvolver, rsrs.
Após visualizar várias respostas para esse combate em diferentes fóruns pelo mundo, percebi que ela sempre seguiu uma mesma linha de raciocínio, rasa e artificial. Se valendo de máximas e pressupostos errados.
Primeiramente, vamos perscrutar os principais fundamentos de quem afirma que Obito venceria e dissonar cada ponto. As três grandes mentiras contadas ou pelo menos fatos mal interpretados são:
1. Itachi tem pouco chakra e por isso não conseguiria manter o combate.
2. Itachi não pode fazer nada sobre o Kamui, logo Obito vence. (Costumam misturar essa com a primeira, eles imaginam o Itachi gastando todo o chakra testando jutsus)
3. Obito é imune às ilusões.
Itachi tem pouco chakra
Essa crença popular é unicamente baseada em pontuação de Databook, sendo que DB é informação complementar e nunca se mostrou como ponto definitivo, lá Itachi tem apenas 2.5 de Stamina (muito em função de sua doença terminal, que o próprio Obito disse que Itachi usava todo tipo de medicina para se manter vivo). Você nunca vai ver uma pessoa afirmando isso e mostrando uma scan do mangá, é sempre dizendo que ele tem a stamina baixa e logo na sequência o Databook, isso porque no mangá, é mostrado exatamente o contrário, você tem um Sasuke Hebi com preparo e mais o Orochimaru absorvido, se esgotando primeiro do que o ninja com doença terminal.
É claro que não é um argumento a ser desconsiderado, ele tem sim o chakra nerfado, mas ele balanceia esse fato tendo um exímio controle de chakra, o que não invalida o combate. O mangá é a "Bíblia" da obra e deve ser levado como fonte incontestável, por ter o aval do Kishimoto e ser material canônico como um todo, retratando por completo as ideias do autor. Porém, vale lembrar que como qualquer outro ser-humano, o Kishimoto falha, é o que acontece com o Databook em algumas ocasiões, seja por inconsistências ou por hipérboles exageradas, e eu nem diria que essa pontuação é errada, só não condiz com o mostrado no mangá no sentido de incapacitar ou impedir que um ninja use muitos jutsus de forma até sequencial.
Itachi tem chakra para manter esse combate tranquilamente, quando olhamos para o mangá (Cap. 383 - 393), podemos perceber que o Uchiha Itachi utiliza: várias ilusões básicas do Sharigan de 3 tomoes, Katon, Tsukuyomi, vários disparos de Amaterasu e após tankar um Kirin ( Rank - S ) mostrou o Susano'o completo do Mangekyo. Sendo capaz de selar o Orochimaru com a Espada Yata e ainda ironizar: "Mais alguma coisa Sasuke?", tudo isso com uma doença terminal, reitero. Além de que Sasuke queixou-se que o Susano'o era a pior dor que ele tinha sentido, e após se esgotar contra Danzou, não foi capaz de manter a técnica contra Kakashi, vale mencionar que ninguém duvida de que Sasuke conseguiria se manter contra Naruto, o personagem com mais chakra do verso, ou seja, Sasuke que mostrou bem mais danos colaterais do que o Itachi, mantém/manteria uma luta contra o personagem com mais chakra do verso na versão respectiva, Itachi também manteria, logo, não faz sentido nenhum dizer que isso incapacita o combate.
2) Itachi não pode fazer nada sobre o Kamui
Sim, o Kamui é problemático, mas não impossível de se lidar, a técnica consiste em deixar uma parte do corpo do Obito intangível, ele literalmente manda a parte atingida para outra dimensão, mas veja bem, o processo de deixar uma parte do corpo intangível é consciente, automático é a parte do corpo que vai a outra dimensão. Além de que para atacar, o Obito precisa que seu corpo fique tangível, conforme vimos com ele tentando atacar o Minato Namikaze e sendo miseravelmente superado em velocidade.
Como Itachi faria algo sobre o Kamui?
O mangá mostrou somente três formas de fazer isso: Se valendo do seu funcionamento no sentido de aproveitar o tempo de uso, considerar a forma específica de como ele funciona, isto é, o Obito conscientizar a ação, ou, superar o jutsu em velocidade.
Nesse caso, posso fornecer algumas soluções. Primeiramente vamos lembrar que a Konan no cap 510, disse "Eu não passei todo esse tempo ao seu lado sem fazer nada", "Eu sei exatamente porque o seu teletransporte falhou". Bom, se a Konan que no mostrado, sequer saia da vila da chuva foi capaz de desvendar o funcionamento do Kamui, Itachi que possui mais feitos e considerações na questão de estratégia e inteligência, certamente conseguiria fazer o mesmo, sendo capaz de prever qualquer movimento/ofensiva que Obito pudesse a vim fazer utilizando desta técnica, vamos lembrar que Obito trabalhou junto do Uchiha no massacre do clã, logo, o Kamui não é nenhuma novidade, na verdade, posso até dizer que Itachi é o ninja correto para lidar com esse problema, no capítulo 400, Obito diz "Coincidentemente, na mesma época...Eu estava tentando reacender as chamas da guerra. Lembre-se, nessa época eu já tinha ódio pela vila e pelos uchiha. Mas Itachi me descobriu. Ele foi o único que notou minha presença".
E o Itachi não era um ninja-sensorial, Konoha tinha vários que são bons no quesito porém não foi capaz de perceber as movimentações do Obito. O que indica é que o Itachi sabe exatamente como o Obito é capaz de se movimentar, principalmente considerando o contexto de uma vila inteira.
Konan foi capaz de abrir uma brecha em Obito o cercando com papéis explosivos, Itachi poderia fazer algo similar, cercando Obito com corvos e/ou cercando ele com Karasu Bushins, com o clone fazendo a mesma função dos selos, explodir e abrir brecha. Itachi fez exatamente o mesmo contra o Kabuto SM no mangá, esse que tinha anteriormente esquivado da Flecha de Indra do Sasuke, seu ataque mais poderoso, lembrando que o Itachi também cegou a visão compartilhada do Nagato com kunais, Itachi sempre utilizou recursos que aparentemente são inofensivos para os ninjas fortes, com maestria, com boas estratégias, portanto, é um ponto totalmente válido.
O próprio Amaterasu pode vim a ser útil, isso porque o utilizado em Obito foi somente um Amaterasu selado no olho do Sasuke (Tensha Fuin), em pequena quantia, e isso foi capaz de colocar Obito em agonia, imagine agora a mesma versão que este usou em Sasuke Hebi, Amaterasu esse que foi capaz de preencher um cenário enorme, pode não ser um finalizador efetivo, mas pode forçar Obito e abrir brechas, novamente. Agora, vamos recapitular o funcionamento do Kamui, o processo de intangibilizar uma parte do corpo é consciente, isso podemos comprovar na cena em que ele após despertar o seu MS, tentou tocar na Rin e falhou, se concentrou e conseguiu, automático é somente a parte do corpo direcionada para outra dimensão. Itachi é expert em ilusões, isso não é nenhuma novidade, podemos também considerar a ideia de que Itachi pode enviar chakra para o sistema nervoso de sua vítima e assim controlar a sua mente, nem que por poucos segundos, conseguindo desta forma burlar o Kamui, lembrando que na obra, não existe imunidade a ilusões, existe apenas RESISTÊNCIA, e Itachi poderia abrir essa brecha com Tsukuyomi, é o jutsu perfeito para essa estratégia, a manipulação do espaço-tempo na técnica aliado a quantidade imensa de chakra enviada para o cerébro do Obito, garantiria o tempo necessário para um ninja letal como Itachi, irei me aprofundar nessa questão de ilusões no próximo tópico.
3) Obito é imune as ilusões
Obito não é nenhuma referência em ilusões, na realidade, conforme o Databook, ele é patético na questão, mesmo sendo Uchiha. Então, se você considera que Itachi não tem stamina, porque considera que Obito sairia de ilusões, mesmo as básicas? Como falei, o Databook é incoerente as vezes e isso é normal, é apenas ferramenta complementar. Aliás, ainda nessa linha, segundo o Databook, Orochimaru tem a nota máxima em ilusão, porém, caiu de imediato para uma ilusão do 3 tomoes do Itachi, e esse Itachi tinha 13-14 anos.
Sasuke com o Rinnegan, foi capaz de cair em uma ilusão em Boruto, mesmo se livrando posteriormente, isso nos atesta que não existe imunidade, apenas resistência, por ter uma qualidade de chakra infinitamente superior, conseguiu sair sem maiores problemas, e sinceramente, o mesmo aconteceria com Obito aqui, ele sairia sim das ilusões do 3 tomoes do Itachi, na realidade, duvido mesmo que Itachi tentaria algo do tipo, assim como não tentou colocar o Nagato em ilusão básica. O problema consta no seguinte: "Comparado ao Tsukuyomi do Itachi, que podia alterar a percepção do tempo à sua vontade... você está tão abaixo dele como a terra está abaixo do céu". Danzou postulou isso contra o Sasuke com MS, Sasuke esse que por feitos/Databook tem bem mais aptidão/estilo voltado para ilusões do que Obito, e esse Sasuke, é amador se comparado ao Itachi, Itachi colocou alvos em gen's através de Kuchyose, dedo, clones, objeto (anel), ou seja, não precisava nem de Sharigan para colocar alvos em ilusões, logo, Obito enfrentaria problemas até mesmo com as ilusões básicas do 3 tomoes, embora conseguisse escapar por possuir células do Hashirama e MS, sendo possível de sofrer danos severos se Itachi use seu Tsukuyomi.
Mediante o exposto, conseguimos atestar que é sim um combate difícil, até porque para utilizar esses recursos citados, exigiria muito vigor de um Itachi debilitado com uma doença terminal, ele consegue vencer, mas não seria fácil.
Restante do arsenal do Obito
1 - Kamui + Mokuton: Alguns usuários do fórum e amadores da obra no geral dizem que Obito se teletransportaria para trás de Itachi e usaria Mokuton, colocando a reação do Itachi nivelado com Anbu's aleatórios da névoa e fazendo um paralelo com Madara sendo pego pelo Gaara (areia) assumindo que o Susano'o tem como ponto fraco definitivo o solo. Seria uma boa ideia, se Itachi não possuísse diferentes formas de usar o Susano'o, isso porque essa proteção pode ser utilizada na forma humanóide, assim como usou contra o Kabuto Sennin, forma essa que foi capaz de cortar como manteiga os ossos do Kimimaro (Sawarabi no Mai), esses ossos foram ditos terem mais durabilidade que o aço, logo, fica tranquilo de entender que o Mokuton do Obito, seria totalmente ignorado. Ademais, Obito MS não tem recursos ofensivos tal como o Kirin, para forçar o Susano'o completo do Itachi e usar essa estratégia previsível.
2 - Elementais: Esse Obito MS não mostrou nada que seja superior ao Kirin em poder ofensivo, e digo mais, o Kirin só funcionou pois é um fenômeno natural, o Espelho Yata tem como característica se adequar para diferentes/todas naturezas de chakra (funcionamento semelhante da Gudoudama), possuindo ainda o bônus de refletir ataques.
Essa é minha visão do combate, espero não ter ficado um texto chato de ler, tentei ser breve, eu realmente não enxergo uma forma do Obito vencer o combate, você consegue imaginar o Obito vencendo? Me explique como, sem ser repetitivo e ficar dizendo como o Itachi não atinge o Obito, porque sinceramente, pelo especulado acima, tem bastante margem, como especificamente o Obito poderia aflingir danos no Itachi? O argumento de que ele apenas esperaria o Itachi esgotar energias é bem débil, li sua mente? ou é o único caminho que você pensou? Enfim.
Há também um filme, acredito que um OVA para ser mais específica, onde o Itachi salva a Sakura e menciona que há uma forma de lidar com a intangibilidade, óbvio que não é canônico mas se tratando de uma animação do universo de Naruto, com certeza teve supervisão do Kishimoto, dúvido que algum OVA com informações falsas ou que divergem em muito da obra, iriam ser aprovadas pelo criador original. Também tem essa scan abaixo que muitos dizem que é do próprio Obito admitindo completa inferioridade, você concorda?
Alguns dizem que é sobre o funcionamento do Kamui, consideram que o Itachi cogitou que mataria ele com uma fração do Amaterasu, mesmo tendo observado por anos como o Obito age e se teleporta para vilas, além de terem atuados juntos no massacre Uchiha, outros consideram que ele fala sobre suas intenções, sabendo da verdade, possivelmente o Uchiha começaria um combate contra Obito e o próprio diz que estaria morto.