Estou cansado de concordar com o Jorgito.
Sertão escreveu:
Meu Deus Sarada, quando ele diz que precisa pegar os corpos no 1x1, ele está falando de quebrar a visão compartilhada. Jiraiya entendeu que precisava quebrar a estrutura de defesa combinada do trio.
Em nenhum momento Jiraiya esperava lutar no "1x1" com cada Path, o que ele teve que fazer, foi lidar com os três simultaneamente:
Para chegar nisso:
Legenda: Pegar corpos no 1x1 = Quebrar a visão compartilhada. Em nenhum momento houve 1x1 ai, Jiraiya lidou com os 3 ao mesmo tempo durante todo o combate, afinal, para ele pegar qualquer corpo no mano a mano, ele precisa ocupar de alguma forma os outros dois. Foi exatamente a mesma tática que Naruto usou.
Mesmo dentro do duto, Jiraiya não tinha informações reias do limite do poder dos corpos, prova disso é a frase "Lidar com ele usando Taijutsu e Ninjutsu está fora de questão!"
Momentos depois temos isso:
Ninjutsu funcionando:
Taijutsu funcionando:
Se você ler novamente, vai notar que a estratégia era simplesmente não ser pego até a conclusão do Genjutsu, até que Jiraiya diz ter um '"plano".
Depois é revelado que este plano é baseado em uma suspeita de Jiraiya, que não é compartilhada na conversa que colocou Gamarinhsou como única solução:
O QUE VOCÊ PARECE NÃO TER ENTENDIDO, é que esse pequeno detalhe fez Jiraiya perceber que poderia dar uma surra naqueles patifes usado Taijutsu e Ninjutsu, bastava escolher a habilidade correta para lidar com cada caminho, portanto, a afirmações que foram feitas anteriormente, se provaram OBSOLETAS.
Errado, como postei acima, Jiraiya só confirmou (informação precisa) que os corpos se limitavam a uma habilidade, quando estava em meio ao combate, isso são informações que você só obtém na prática.
Só para constar, Jiraiya ainda na base (em meio ao combate), já se questionava por que Chikushodo só usava invocações, ou seja, era inevitável ele chegasse a conclusão que chegou. Não foi tempo de duto que permitiu isso,
Ele não separou Ninguém. Ele quebrou o link entre os 3, esse era o objetivo.O que Jiraiya fez dentro do duto, poderia ser feito em qualquer outro lugar sem preparo prévio.
Estamos falando de alguém que, sem um dos braços, lutando contra todos os 6, conseguiu pegar um caminho em sua armadilha.
Existe algum recurso que Naruto usou para cegar a visão compartilhada (campo aberto) que Jiraiya não mostrou ser capaz de reproduzir com eficiência? Bombas de fumaça? Clones? Henge?
Oh, sim, Sertão... Nós temos aqui a situação que você menciona, o Jiraya efetivando Ninjutsu e Taijutsu ao "quebrar o link visual entre os três path's e manter ao menos dois deles ocupados". Entretanto, há algo fundamental a ser discutido sobre como o Jiraya alcançou estes resultados, O MOMENTO EM QUE O JIRAYA ANULOU OS PODERES DO CHIKUSHŌDŌ. Eis a questão que está sendo convenientemente ignorada por você:
Por que demônios o caminho que usualmente adota um estilo de batalha indireto e atua no campo de batalha através de suas invocações tenta efetuar uma investida direta contra o Jiraya? Por qual motivo o Chikushōdō se expõe sem o Gakidō a uma grande variedade de técnicas Ninjutsu que o Jiraya poderia usar naquele corredor, possuindo o Cérbero?
Atrair a batalha para um ambiente favorável a sua estratégia foi o ponto chave da vitória do Jiraya, já que dentro daquele espaço fechado o poder dinâmico e adaptável do Chikushōdō é anulado. Fora daquele corredor, a tática de ocupar o caminho preta seria refutada por uma invocação vinda do ponto cego do clone. Fora daquele corredor, a tática de forçar o caminho animal e o humano a avançarem sem o caminho preta e ficarem expostos aos Ninjutsu do Jiraya seria refutada pelo simples invocar do Cérbero, invocação que por natureza é usada para pressionar o adversário enquanto este tenta inutilmente detê-lo com Ninjutsu:
Fora daquele corredor, qualquer estratégia visando "quebrar o link visual entre os três path's e manter ao menos dois deles ocupados" se tornaria impraticável após o Cérbero ser invocado, uma vez que o simples fato da invocação não poder ser simplesmente derrotada ou restringida:
...iria impor sobre o Jiraya certa pressão no combate, em que muito provavelmente Paw&Maw se veriam obrigados a abandonar a sincronização vocal do Magen: Gamarinshō para dar apoio ao Sannin. Além de ser uma invocação que inviabiliza a parte medular da estratégia do Jiraya ao:
Tudo o que o Jiraya executou dentro do duto foi dando sua suposição como verdadeira, o que torna irrelevante o momento da confirmação de sua hipótese. O que realmente importa é a diferença entre o recuo tático que possibilitou as condições necessárias para execução de uma armadilha estratégica/tática tendo um fato concreto (visão compartilhada) e uma suspeita (a restrição de cada corpo a uma habilidade) como base e a imaginação fértil de vocês de achar que o Jiraya alcançaria o mesmo resultado em quaisquer outra condições (sem preparo e em qualquer outro ambiente) ao eventualmente confirmar suas suspeitas. PQP... É literalmente desconsiderar o Nagato como um ser pensante.
Sertão escreveu:
Posso quebrar quase todo seu argumento com apenas um recorte:
Mesmo na base, enquanto coletava energia Natural, vimos que Chikushodo mantinha um postura extremamente defensiva, Jiraiya literalmente diz que as invocações eram meras distrações para ocultar o invocador.
Depois que Jiraiya entra em Modo Sennin, fica ainda mais claro que as invocações (ofensivamente falando) se tornaram inúteis, dada a facilidade que Jiraiya derrotou o Buffalo e identificou o camaleão.
Mesmo em campo aberto, contra um chuva de ataques do Sannin e tendo um campo de visão obstruído (Ningendo) vimos que Chikushodo se limitou a fazer uso defensivo de invocações (panda).
O sannin não levou a luta para o duto pensando em limitar Chikushodo, e sequer faz sentido achar que o local impedia o uso de invocações:
Jiraiya ai achou que impediu o uso de Kuchiyose, ou seja, nada impossibilitava o uso dessa habilidade.
Enfim, se Jiraiya base, já achava que invocações eram meras distrações, ele em Modo Sennin estava cagando para aqueles Bichinhos, não faz qualquer sentido achar que ele escolheu aquele local para nerfar Chikushodo, principalmente quando Chikushodo não mostrou nada do que você mencionou, lutando contra o Modo Sennin em campo aberto.
Aqui parece que você perdeu o rumo da discussão.
Estamos discutindo o mérito das afirmações de Jiraiya, onde ele diz que não poderia faz tal coisa, sendo depois mostrado ele conseguido executar ações que anteriormente pareciam impossíveis.
Estou provando para você, que a parte da conversa que vimos no duto, onde Jiraiya descarta o uso de Taijutsu e Ninjutsu, não leva em consideração um informação CRUCIAL.
Entenda Sarada, a parte da conversa onde Jiraiya diz a Paw e Maw que os corpos provavelmente se limitam a um habilidade, não é mostrada.
Sabemos que esta pequena informação, fez Jiraiya passar de uma postura extremamente defensiva:
Para algo extremamente ofensivo, com Jiraiya não apenas ocupando os 3 caminhos, como também trucidando 2 deles.
Sabemos que esse tiro no escuro, é levando em consideração que os corpos se limitam a uma habilidade. Novamente eu digo a você, sempre foi uma suposição, se o trio soubesse disso desde o princípio, a conversa seria totalmente diferente.
Faz sentido dentro do contexto em que as invocações foram usadas para pressionar o Jiraya e o impedir de localizar o Chikushōdō, com o animal nessa ocasião lutando sozinho.
Deixa de fazer sentido quando você considera que o poder dinâmico do caminho animal, potencialmente capaz de extinguir quase todos os pontos fracos da formação, não fará qualquer diferença em um contexto onde soma-se a complexidade dos poderes do Chikushōdō (o Cérbero principalmente) + a capacidade de coordenação provida pela visão compartilhada.
→ Que técnica colocaria o Chikushōdō e o Ningendō em uma situação tão complicada que os dois se veriam deseperadamente obrigados a avançar sem o Gakidō contra o Jiraya, correndo o risco de levarem um instakill de qualquer técnica Ninjutsu anteriormente usada pelo Sannin?
→ Em que outro cenário o Chikushōdō correria de peito aberto para o Jiraya, quando o simples invocar do Cérbero seria a tomada de ação mais inteligente para evitar a separação do trio?
→ Que outras condições conseguiriam fazer a formação cair em cada uma das etapas da armadilha do Jiraya sem que o caminho animal e o preta pudessem usar suas habilidades em prol da formação como um todo?
Sertão escreveu:
Novamente Sarada, é pouco relevante contra um Jiraiya base sem condições de lutar diretamente, ele tankou tudo de mais apelão do Chikushodo enquanto de mãos atadas e com apenas uma invocação, sequer era a invocação mais ofensiva dele, afinal sabemos as combinações esmagadoras que Jiraiya faz com Bunta.
Se Pain parou de usar o cérberus, foi porque ele mesmo achou que não seria mais relevante, Jiraiya em nenhum momento usou qualquer estratégia para limitar invocações (ele mesmo achava inútil).
Em Modo Sennin, ele possui um cartel de invocações bem mais apelona, além de estar apto a derrotar praticamente qualquer invocação com um tiro, até mesmo Cérberus poder ser derrotada assim, via Gamakuchi Shibari Ou Yomi Numa, considerando que Jiraiya poderia usar Ninjutsus livremente (diferente de quando estava de mão atadas coletando Energia Natural).
Seu argumento foi que, o duto nerfou Chikushodo, impedindo o caminho de usar invocações, sendo que já lhe provei errada, quando Jiraiya faz um movimento para interromper o uso desta habilidade.
Se Nagato não fez o uso que você sugere das invocações, ou ele não conseguiu, ou é você superestimando essa habilidade mesmo, não foi a "armadilha" de Jiraiya que limitou ele. Esse é ponto da discussão.
Basta você reler o início da luta, visão compartilhada é toda a informação que Jiraiya precisaria para trucidar aqueles caminhos, mesmo em local aberto e sem preparo prévio, já que foi a única coisa que atrapalhou Jiraiya na luta com o trio, Fukasaku deixou bem claro o motivo deles se defenderem perfeitamente
Tudo o que ele precisaria fazer, seria cegar todos os caminhos ao mesmo tempo com Sunabakori, que é uma nuvem densa de poeira, capaz de cobrir todo o campo de batalha.
E advinha? esta técnica cegou COMPLETAMENTE 3 caminhos + Invocações, os corpos ficaram tão perdidos, que Bunta foi capaz de ENGOLIR Chikushodo sem que os demais percebessem.
Nesse cenário, Jiraiya derrotaria os corpos como quisesse, isso é um fato.
Portanto, a capacidade adaptativa ou inteligência tática do Chikushōdō se revela na análise das característica de cada uma de suas invocações e qual dessas caracterítisca é a mais adequada para determinada situação, sendo este o maior trunfo dos poderes do Chikushōdō
Dizer que as invocações seriam invariavelmente uma perda de tempo contra o Jiraya, quando mal tivemos a oportunidade de ver a formação de três path's indo para ofensiva e mal termos visto como o Sannin conseguiria suprimir a capacidade de coordenação dos path's, tendo que lidar com as infinitas possibilidades táticas dos poderes do Chikushōdō ao lado do Gakidō e Ningendō, é com certeza uma das maiores idiotices que você tem falado nos último tempos.
Novamente, seu único argumento aqui se limita a dizer que as invocações não seriam relevantes em qualquer instância da luta, porque em certo contexto não conseguiram dominar o Jiraya.
Eu posso usar da mesma linha de raciocínio para anular seu próximo parágrafo, uma vez que o Jiraya em nenhum momento cogitou usar Gamaguchi Shibari ou Doton: Yomi Numa contra os path's quando a luta ocorreu em campo aberto, sendo que mais tarde só conseguiu efetivar o uso dessa última usando uma armadilha como cobertura e nem mesmo cogitou usar o primeiro dentro daquele corredor. Logo, segundo sua própria linha de raciocínio, qualquer um desses recursos seria irrelevante em qualquer outra instância da luta, principalmente contra o Cérbero em espaço aberto.
Irrelevante. O Cérbero é construído para ser inexpugnável do campo de batalha, inclusive as tentativas em tela de contê-lo ou restringi-lo foram superadas por sua capacidade de multiplicar-se e/ou bipartir-se em clones.
Por mais superestimados que sejam o Gamaguchi Shibari e o Yomi Numa, não faz sentido achar que não seriam superados da mesma forma. Sem mencionar o suposto hack de teletransporte usado pelo caminho animal naquele sequência de cenas com o Caragueijo.
1° Fato: O Genjutsu dos Sapos criou uma situação que obrigasse os path's a se separem;
2° Fato: O espaço onde foi preparado a armadilha do Jiraya foi muito conveniente para que toda e qualquer contramedida desesperada que pudesse ser tomada pelo caminho animal, acabasse trazendo consequências negativos a formação ou sequer conseguissem impedir a conclusão do Genjutsu;
3° Fato: A perda de visão do Ningendō foi um grande facilitador para a grande estratégia final do Jiraya;
Somente depois de considerar esses três fatores que você consegue ver sentido no Jiraya efetivando Ninjutsu e Taijutsu contra os Path's, em uma armadilha onde Jiraya teve tempo para se preparar e antecipar cada uma das tomadas de ações dos oponentes em cada etapa da sua armadilha. Na minha concepção, dominar os path's em um contexto de extrema vantagem, não caracteriza superioridade, principalmente quando é complicado visualizar o Jiraya vencendo em qualquer outro cenário sem o Gamarinshō.
Sertão escreveu:Jiraiya resumiu tudo que o você descreveu como "Meras distrações para ocultar o invocador". Sim, elas seriam invariavelmente perda de tempo. Jiraiya em Modo Sennin>>>>>>>>>>>>>>> Jiraiya base de mãos atadas. Jiraiya entra em Modo Sennin >> Um Hit em cada invocação.
Parece que você esquece que Jiraiya também parou de usar invocações. Se Chikushodo começa a invocar mais animais, Jiraiya chamaria seus Gamas também, a diferença é que Jiraiya mostrou que pode dar One Hitkill nas invocações facilmente, enquanto aqueles 3 caminhos, não possuem maneiras de vencer facilmente um Super Gama como Bunta ou Ken, basta lembrar que Gama-hiro fez 4x1 por um bom tempo.
E seu único argumento aqui é dizer que as invocações que não fizeram nada contra base Jiraiya, passariam a ser extremamente problemáticas contra a versão Sennin dele, além de ignorar que ele também poderia trazer super invocações para o combate.
Habilidade counterada pelo Yomi Numa: "Ao combater GRANDES números de inimigos...." Vale lembrar que o Pântano tem por objetivo SUBMERGIR COMPLETAMENTE o alvo.
Sim, extremamente superestimadas, uma colocou membros da Akatsuki em apuros (forçando uso do MS) e a outra capturou Ningendo como uma criancinha (em milésimos de segundos)
O genjutsu forçou eles a se separarem como? Ou melhor, quando eles separaram? Gakido sempre se põe a frente para interceptar os Ninjutsus, Chikushodo e Ningendo partiram juntos contra o Jiraiya verdadeiro.
Primeiro que Nagato afirma não esperar que Jiraiya usasse de fato um Genjutsu tão letal, ele conhecia bem o nível de Genjutsu de seu mestre.A estratégia da formação se manteve inalterada, eles estavam na caça de Jiraiya e simplesmente partiram ao encontro dele, não houve qualquer atitude impensada, sendo que sequer havia motivos para Nagato se "desesperar", afinal ele ainda tinha seu trunfo em mãos. Nagato mostrou que invocaria mais corpos sempre que os invocados sem mostrassem incapazes de lidar com o adversário, sendo que ele invocou a formação completa pela surra que tomou no duto, não no momento do Genjutsu.
Sertão escreveu:Chikushodo também possui uma capacidade avançada de invocações, vale lembrar que estamos falando de um caminho do Rinnegan voltado apenas para convocações, é bizarro imaginar que não tivesse algum tipo de vantagem:
Aqui ele está com o Caranguejo Gigante bem em cima da cabeça:
Aqui ele "cancela" a invocação:
Aqui ele invoca o mesmo bicho de novo, dessa vez 50 metros a baixo, bem em cima do Jiraiya:
Antes mesmo de acessar o Mōdō Sennin o Jiraya já apresentava capacidade de dar hit kill em quase todas as invocações do Nagato,
O caminho animal, entretanto, soube muito bem cotornar suas desvantagens em relação ao Jiraya, ao fazer o uso inteligente das características de suas invocações, com destaque ao Cérbero, para colocar pressão sobre a capacidade defesiva do Gamaken e facilitar o encaixe de ataques usando invocações mais ofensivas.
Esse é o modus operandi do Chikushōdō, e é tudo o que eu preciso que você entenda para começarmos a discutir o modo operacional do caminho animal dentro desse contexto:
Tornando o "aumento exponencial" de todas as capacidades do Jiraya e o poder bruto concedido pelo fusão com Paw&Maw em algo insignificante na luta.
Com o Fukasaku admitido que a formação era mais que capaz de desmontar qualquer tipo de tática visando quebrar o link existente entre os três path's e isola-los um dos outros. Lembrando que o recorte acima já considera o fato do Jiraya estar enfrentando o poder da visão compartilhada, isto é, leva em conta as tática e jutsus que tentassem cegar os três ao mesmo tempo.
Peguemos o estilo de combate apresentado pelo caminho animal enquanto sozinho e agora consideremos este estilo de luta com a vantagem de estar sendo apoiado por uma formação. Como diabo Jiraya conseguiria vencer a formação tripla?
Quebrando o link visual entre os path's? Muito fácil falar, mas o que impediria o caminho animal de perceber a intenção do Jiraya e simplesmente invocar mais campos visões ao campo de batalha? Oras, o Nagato possui o Pterodáctilo fornecendo um campo visual amplo e aéreo de fora da batalha:
No pior dos casos, o Pterodáctilo conseguiria repelir a poera com o deslocamento de ar gerado pelas suas quatro asas.
Usar o Sunabokori para cegar os três path's ao mesmo tempo e qualquer criatura que esteja na área? Se formos realmente honestos e considerarmos que o Nagato não é um tremendo idiota, é uma técnica facilmente couterada por um recurso simples do Rinnegan:
Manter o Gakidō ocupado de forma que o Chikushōdō e Ningendō se tornem suscetíveis a Ninjutsu? De novo, o caminho animal não está completamente indefeso as técnicas Ninjutsu do Sannin, tendo uma invocação que é naturalmente feita para se beneficiar do poder ofensivo do adversário. Além de não fazer qualquer sentido em achar que o caminho animal não poderia contra-atacar os clones do Jiraya, desmantelando o cerne da estratégia do Jiraya.
Se poder fosse realmente uma questão capaz de inibir a utilização de invocações do caminho animal, creio que não deveríamos ver no mangá o Nagato usando justamente invocações contra o Naruto (KcM1):
Este que se encontra em um patamar de poder completamente diferente do Jiraya.
As demais invocações Gama fariam o que, se a invocação melhor equipada para lidar com situações de extrema pressão ainda precisava recorrer aos prédios para lidar com o Cérbero?
Isso sem contar que são alvo fáceis para os poderes do Ningendō.
- O caminho animal cumpre a função de adequar as características de invocações as necessidades da formação, conforme ao que ocorre no campo de batalha respondendo técnica com técnica, táticas com táticas;
- ... e é potencialmente capaz de extinguir todos os pontos fracos da formação;
Seu contra-argumento a isso:
- Ignora que o caminho animal não é um mero spammer de invocações;
- tenta implicar que os Chikushōdō é mais relevante no uso de Taijutsu e Kokushin do que Kushiyose no Jutsu;
- ...e afirma que o Chikushōdō parou de usar invocações contra o Jiraya, porque o Jiraya havia ganhado mais poder bruto.
E o meu argumento é que risível, né?
No capítulo 425, temos o Cérbero se tornando mais forte que o poder de restrição do Doton: Otoshibuta. Já no capítulo o 432, ele é capaz de usar a bipartição para sair da área de ação do Yatai Kuzushi.
No primeiro caso, o Yomi Numa se tornaria eficaz apenas por um breve instante, até que o Cérbero se tornasse mais forte que o poder de restrição da técnica. Os paralelos que servem de exemplo: a Kyūbi 8 Tail superando o poder de restrição do Chibaku Tensei, o Susano'o Humanoide superando o Sabaku Sōtaisō Fūin...
Sim, extremamente superestimadas, como podemos muito bem observar neste seu comentário e vários outros envolvendo tua argumentação em cima dessas técnicas. Quanto a ocasião em que o Yomi Numa capturou o Ningendō, devo salientar que é literalmente o Jiraya usando o Dai: Endan aliado ao fato do caminho humano depender totalmente do campo de visão do caminho animal para encobrir o uso do Yomi Numa.
O Nagato sofreu algum lapso de memória e esqueceu que o Jiraya possui super-elementais (Senpō: Goemon), técnicas altamente destrutivas (Chō Ōdama Rasengan) e algumas técnicas letais (Senpō: Kebari Senbon, Rajinshigami) para enviar o Chikushōdō e o Ningendō totalmente desprotegidos contra o Jiraya?
Que justificativa existe para o caminho animal e o caminho humano deixarem o Gakidō para trás e efetuarem uma investida praticamente suicida contra o Jiraya original? Se você retira o Genjutsu da parada, pra que o Nagato tomaria uma decisão tão idiota quando poderia simplesmente invocar o Cérbero, evitando risco desnecessários.
Já a frase do Nagato "perderíamos sem nosso segredo" é uma frase PÓS combate, portanto, muito bem embasada.