Narutoloco2000 escreveu: Sabe o mais legal desse gráfico? Ele apresenta dados de 2021, sabe qual era o governo em 2021?
Esse gráfico é falso. Nem o governo brasileiro, nem nenhum governo do mundo paga a própria divida. O Japão deve 200% do PIB dele, os Estados Unidos 120%, nenhum país com relevância economica o suficiente para ter uma divida pública ativa paga ela. Os países vendem a dívida para outras pessoas pagarem, isso é chamado de "rolar a dívida". Como eles fazem isso? Eles pegam um papel e escrevem "pague minha dívida que daqui a x anos eu te devolvo o valor que você pagou com juros", então dão a esse papel o nome de "titulo público", mais conhecido como tesouro direto. Então se você tem investimentos no tesouro direto, você está pagando a dívida: você, não o Estado.
Se você já investiu no tesouro sabe que a taxa é fixada para x anos, se eu não me engano a mais próxima está fixada para 2029, então a divida que o governo brasileiro está fazendo hoje, só vai ser paga em 2029, mas não pelo governo, mas sim por quem comprar títulos em 2025.
Essa falácia da dívida pública foi inventada por funças da receita querendo convencer a população de que o governo pode aumentar o salário inflado deles sem gerar qualquer tipo de encargo extra pois na verdade o governo não está gastando dinheiro com serviços públicos, mas sim pagando uma divida com credores estrangeiros. O que é falso, o governo não paga a divida e quem paga não são credores estrangeiros, que representam menos de um décimo do pessoal com título, são os brasileiros que investem no tesouro através dos bancos.
Morghul escreveu: É claro que pode, você tem dinheiro pra pagar. O que te faz pensar que a galera pobre de qualquer outro país de economia majoritariamente privada tem as mesmas condições que as suas aqui? Eles estão na mesma situação que esses pobres coitados que você citou.
Não sei porque você está usando esse espantalho do "pobre coitado" quando o meu argumento era refutando sua ladainha de que o serviço público de saúde brasileiro é bom. O "pobre coitado" que você cita provavelmente concordaria comigo. Mais importante do que isso, o serviço público brasileiro não é péssimo porque falta dinheiro, ele é propositalmente e estruturalmente mal feito e falho.
A maioria das pessoas não entra no serviço público porque tem interesse a servir ou acredita no bem público, elas entram porque querem um emprego fácil, onde precisem trabalhar pouco, ganhar mais do que a média e serem blindadas da possibilidade de demissão. Ou pior ainda, porque tem um "peixe" para colocar elas dentro da máquina pública para servir a interesses próprios.
Aqueles que querem fazer um bom serviço vão encontrar um ambiente hostil, por um motivo muito simples e claro: A máquina pública não existe para servir ao cidadão, ela existe para se servi. É isso que você precisa entender.
Você já se perguntou porque o Detran existe? Ele é caro, normalmente corrupto, bancado por um imposto que prejudica a população (IPVA), cobra caro por praticamente todos os serviços, tem um claro excesso de funcionários, que na maior parte do tempo não estão fazendo nada, mas só atende de 9h até 16h, embora normalmente o expdiente comece depois das 9h e termine antes das 16h. Tudo, absolutamente tudo que o Detran faz pode ser feito atualmente por qualquer pessoa em um computador ou celular, de forma rápida e de graça. Mesmo assim o Detran continua existindo. Não existe utilidade para o cidadão no Detran, pelo contrário, mas ele continua existe porque os funcionários do Detran querem que ele continue existindo.
Se amanhã um político falar "vou acabar com o Detran", ninguém vai se perguntar "quem vai emitir identidade", "quem vai emitir CNH", "quem vai emitir multa", mas alguém vai perguntar "e os funcionários do Dentran, vão fazer o que".