Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!

+9
Victor
Justinboll
BOG
Heimdall
ShinobinoKami
Joe
Mael_mx
Another
Sam
13 participantes

description[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  Empty[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!

more_horiz
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  Images?q=tbn%3AANd9GcTo62x9azIQgJ-k76Y_JczBmOFWg_n8hVXE8w&usqp=CAU
Esta é a tradução [2015] da técnica feita por uma usuária do antigo Naruto Forums, atual FanVerse, que se espalhou e ficou conhecida e aceita por todo o fandom BR e ocidental até os dias de hoje. No entanto, de uns tempos pra cá, alguns usuários desse fórum, a saber @ShinobinoKami, @Heimdall & @L⍱scivi⍱ passaram a colocar em dúvida a veracidade dessa tradução por uma divergência entre os termos "drenar" e "devorar". Pra entenderem o contexto, segue o link dos tópicos:
Eu estou no fandom há 10 anos, sou super aberto a estudos mais profundos da obra e novas interpretações, mas confesso que nunca tinha antes falarem algo parecido, nem de haters! Será que esses membros foram iluminados e descobriram um erro que mais ninguém até aqui havia notado? Será que esses apontamentos servem como correção de uma tradutora fluente no idioma, bem o maior fórum ocidental que por sinal possuem vários outros tradutores? Vamos tentar desvendar esse quebra cabeça aqui abaixo.

Eriko escreveu:
Jūho Sōshiken - Gentle Step Twin Lion Fists
Taijutsu, Kekkei Genkai, Offensive, Defensive, Supplementary, Short Range

拳に宿す強き意思!!
Strong will held in the fists!!
その姿双頭の獅子の如し!!
Its form is double lion heads!!

日向一族の中でも宗家にしか伝わっていない、柔拳秘伝高等体術。両手から放出するチャクラを形態変化させる ことで、リーチと破壊力を格段に向上させる。その腕はまるで獅子のような様相を呈し、触れた相手の経絡系を 喰らい尽くすのだ。
A secret high-level juuken technique, taught only to the main family of the Hyuuga clan. By changing the shape of chakra released from both hands, [the user] greatly increases reach and destructive power. The arms become entirely like lions which drain the chakra network of those they touch.

チャクラコントロールを少しでも誤ると失敗するため、習得は極めて困難緻密な技量と“白眼”があればこその 芸当である。
Because it will fail at even the slightest mistake in chakra control, it is extremely difficult to learn this ability, which is a feat that requires the Byakugan.

Caption:
“八卦六十四掌”の威力を底上げすることができる。
It can be used to increase the power of Eight Trigrams Sixty-Four Palms.

Translated by Eriko
O ponto nevrálgico da questão está nesse últimos Kanjis em negrito: 触れた相手 Fureta aite, que significa tocar; 経絡系 é a própria Keirakukei, mas como é uma palavra original de NARUTO os dicionários traduzem como "Meridian System" que no final são a mesma coisa.   E por fim, a parte mais polêmica 喰らい尽くす Kurai Tsukusu.
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  V2kWkgY_d
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  IBiiG5W_d
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  ChpbowW_d
Como podem ver e até mesmo, caso queiram, testarem, os resultados pra todos os dicionários dão como "To Devour" pra esses Kanjis, em outros casos até amplia pra comer ou beber, porém na sua grande maioria é devorar. Logo, juntando as três sequências resulta em: "[...]devoram a Rede de Chakra daquilo que tocam."

O detalhe é que quando se faz uma tradução nem sempre é possível ser literal, se adapta pra facilitar a compreensão dentro do idioma traduzido. Então a tradutora adaptou devorar para drenar a Rede do Chakra, que não está errado. Uma vez que você devora algo, um peru de Natal por exemplo, você está tomando para si aquela energia e drenando, consumindo aquela carne e o que restou de vitalidade do animal.

É uma questão bastante lógica, devorar chakra = drenar chakra. Ainda assim, tais pessoas se a pegaram ao literal e criaram uma interpretação estapafúrdia e desconexa com o cânon, AFIRMANDO que devorar chakra não pode ser entendido como drenar/absorver. Mas eu posso provar que Kishimoto-sensei usou em várias outras vezes o termo Kurai Tsukusu, devorar, pra várias outras situações envolvendo de absorção de chakra.

PS: todas as páginas a seguir são oriundas da tradução oficial da Manga Plus.
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  QCjyz82[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  Fl7KQlf
- Naruto: "Hã? Eu não posso sentir meu chakra!
- Kisame: "Minha Samehada corta e devora chakra também.

[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  PNHaFBh
"Os insetos restringem o inimigo e começam a devorar seu chakra."
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  TdmXaC3
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  KhLsysE
Curiosamente, Kishimoto usou no DB do JS os mesmos Kanjis que eu usou no do Mushidama.
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  14
"E uma vez que todo o seu chakra for devorado, Sasuke, você não terá outro recurso a não ser invocar o poder do meu jūin."
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  13
"Eles são meus. Eu tenho que recuperar minha energia, tudo humph... Devora-los e então alcançá-los..."
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  11
"A Samehada simplesmente não será capaz de devorar tanto chakra."
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  8
Já aqui Kisame diz que continuará drenando o chakra do Bee e que a Samehada encontrou o "banquete" dos sonhos. Ele usou três definições diferentes pra mesma situação, no mesmo contexto. Indicando que pro autor drenar, devorar e comer chakra é literalmente a mesma coisa.
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  Tf5BevP
Aqui dispensa comentários, certo? Os Dokis devoram/drenam a energia física dos seus alvos pra se materializar.

Todos esses fatos até aqui apontam que o erro não está na tradução, mas na interpretação da tradução.

Por último, como eu tinha mencionado em outro tópico, esse assunto já tinha vindo a pauta lá no Twitter e o melhor tradutor do random, que efluente, esclareceu que a tradução da Eri está correta.
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  Xi5ZItD
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  2VodKtr
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  Bx3nVYz_d
Outro dicionário dando o mesmo resultado decorar/comer.
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  N0nVrSm
Foco nos kajis 尽くす que possuem conotação de esgotar, ir a exaustão, conforme está no resultado do dicio. Com tudo isso em consideração, diria que a tradução literal do DB seria: "os leões absorvem a Keirakukei daqueles que tocam até levar a exaustão."

Por fim, se querem desconsiderar absorção de chakra devido ao termo "devorar" não vejo problemas, desde que usem a mesma régua com a Samehada, Doru Domu, Mushidama e Makyō no Ran que também. Eu pessoalmente não imagino que a definição de todos esses jutsus e trabalho de dois tradutores fluentes estão errados.

O que acharam dessa análise? Concordam? Discordam?

description[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  EmptyRe: [RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!

more_horiz
Comeu o rabo deles kkkkk

description[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  EmptyRe: [RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!

more_horiz
MT bom,Eu pensava que isso era óbvio kkk e ainda tem gente que discorda

more_horiz
Achei muito legal e útil sua análise esmiuçando a tradução. Obrigado.

more_horiz
Respondi na ordem em que fui lento.

1. Falso.
A fandom lusófona mudou a descrição da técnica e removeu a parte sobre absorver chakra, inclusive aparentemente antes da nossa discussão aqui.

2. Já que quer entrar no mérito da fonte, me permita envenenar o poço. A tradutora original é uma absoluta fanboy da Hinata: https://www.fanverse.org/members/eriko.212679/

A tradução foi feita no fanclub da Hinata: https://www.fanverse.org/threads/the-lioness-of-the-leaf-the-hyuuga-hinata-fc.939481/page-45

E usada para sustentar que Hinata poderia derrotar Pain.

Inclusive é possível que toda a tradução esteja falsificada, eu só entrei no mérito de pesquisar a parte sobre a absorção de chakra porque era o que estava sendo discutido.

Por que eu fiz isso? Inicialmente eu nem tinha ideia que a tradução tinha sido feita por uma fanboy da Hinata, tanto é que eu sempre considerei ela correta. No entanto, como a @L⍱scivi⍱  comentou na época, era muito estranho Kishimoto nunca ter mostrado ou mencionado absolutamente nada sobre essa capacidade de absorção da técnica, coisa que ele não fez com nenhuma outra, nem com a técnica randômica do Yoroi. 

Basicamente tudo que sustenta a absorção do Juuho é uma linha do Databook, o que seria claramente estranho. E o próprio Databook não faz qualquer comentário sobre essa capacidade nunca mostrada, trata quase como que uma nota de rodapé.  

Bastou descobrir quem era o tradutor e as coisas fizeram sentido.

3. Correto e nós temos o contexto.

No contexto do mangá nunca foi mostrado em um único quadro ou mencionado em um único balão a capacidade de absorção do Juuho.

Nada no contexto deixa a entender que a técnica tem a capacidade de absorver chakra, ou você nem precisaria se dar ao trabalho de debater a tradução, era só trazer a cena.

Mesmo se quisesse entrar no mérito de o mangá não ter dado a abertura, o que seria absurdo visto que ela usou a técnica duas vezes e em uma delas, quando os 11 de Konoha usaram suas novas técnicas, o Kishimoto fez questão de explicar elas. Mesmo assim ainda temos o filme The Last, que vocês adoram inclusive. No filme a técnica, aprimorada pelo chakra do Haruma, claramente não absorve chakra.

4. Uma triste tentativa de falácia do atirador de elite.

Em todos os contexto onde o mangá ressalta que o chakra é devorada, além de ele fazer isso: RESSALTAR, afirmar claramente, colocar na tinta, mostrando e verbalizando, além desse fato obvio temos o chakra sendo literalmente devorado.

Não é uma nota de rodapé.

A questão principal que derruba a tese dos leões devoradores de chakra não é o texto do Databook, é o mangá. Essa é literalmente a única técnica com poder de absorver chakra que nunca absorveu chakra, nem em filler.  

5. Rei também é fanboy da Hinata e distorce traduções para encaixar nas narrativas em que ele acredita. O cara já tentou usar um erro de ideograma para forçar um contexto inexistente e dizer que Kishimoto estava escrevendo os diálogos esquizoides de Boruto.

6. Falso. 

喰らい尽くす é literalmente "devorar", no sentido de comer tudo de uma forma grosseira, como uma animal faz. Obviamente fazendo referencia ao fato de serem leões atacando. 

Dicionário japonês: https://www.weblio.jp/content/食い尽くす

Um japonês explicando o termo (que é incomum e estranho nesse tópico): https://hinative.com/questions/389077

A tradução é literalmente: "Os leões devoram a Keirakukei...". Inclusive:
ハイエナと見れば襲い掛かり、食い尽くす最強の雄ライオン。復讐の権化となったサバンナの王| 野生動物アリーナ
Poderoso Leão macho ataca e devora hiena.

more_horiz
criei a conta só pra dizer que se dependesse do manga nunca saberiamos que a tecnica do cerberus é uma variação da tecnica de invocação chamada zifoku no jutsu feita pelo nagato e não uma habilidade do proprio cão então esse argumento cai por terra, sobre a tradução do databook não sou fluente em japones pra opinar a unica tradução oficial do databook 4 é em espanhol que é muito dificil de achar na net

more_horiz
@Sam Nem tenho mais postado na área, mas já que me marcou...

Primeiro, acho que não resta dúvida pra ninguém que o verbo usado aí foi devorar, comer, algo nesse sentido. Você colocou aí e foi o que eu e o Thiago trouxemos naquele tempo. O primeiro ponto é que o tradutor deveria ter usado o verbo em sua forma literal. Se tivesse sido colocado devorar na descrição, que é o correto, se entraria em um debate de interpretação da obra para tentar entender o que significa. No entanto, a pessoa que traduziu atravessou tudo isso e convenientemente colocou um verbo que não deixa dúvida, no caso o "Drain".

Pois bem, agora entrando na discussão interpretativa. Sim, dependendo do contexto, devorar chakra significa absorver. O Kishimoto trabalhou um conceito de fome se traduzindo em absorção em alguns casos. O que você fez no tópico foi trazer outras instâncias onde comer é relacionado à absorção de chakra, e tomando isso como base para considerar que se esses outros jutsus são descritos assim, o Juho também teria essa capacidade.

Comparando com o outro exemplo literal que você trouxe, o da Mushidama. Lá é dito especificamente que devora chakra (marcado em azul). E nesse caso, sim, sabemos desde o clássico que os insetos aburames se alimentam de chakra. Temos várias referências disso, é a base de todo o acordo entre Aburames e insetos.

[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  Yjo2i8r

Agora vamos ao Juho Soshiken. A tradução literal é, como o @Shinobinokami trouxe, "Os leões devoram a Keirakukei...". A palavra chakra nem passa perto. Agora vamos lá @Sam, como tu é parido pelos Hyuuga, deve saber que grande parte do seu potencial é justamente atacar a rede de chakra, e uma das formas de fazer isso é atingir os Tenketsus DA KEIRAKUKEI para fechá-los. A keirakukei não é chakra, é um sistema físico do corpo, análogo ao sistema sanguíneo. São "veias" que carregam o chakra. O leão vai "absorver" as veias? Vai sugar o sistema a nível celular? Por que se formos pegar a tradução literal é isso.

Agora eu pergunto, o que é mais provável? Que um único jutsu de todo o arsenal Hyuuga tem uma capacidade única de absorver chakra nunca mostrada ou explorada em qualquer mídia, algo que não foi visto nem de raspão em nenhum outro Hyuuga. Ou que o Kishimoto usou o termo devorar por causa dos leões, indicando que esse jutsu ataca diretamente a Keirakukei do alvo?

Enfim, eu entendo o impulso de querer interpretar dessa forma, já que de fato o Kishimoto usa bastante comer chakra. A questão é que no caso do Juho essa interpretação se suporta inteiramente em um verbo. Só um verbo, que literalmente nem significa absorver. Se no databook tivesse dito: "O leão "devora" a keirakukei, usando o chakra para revitalizar o usuário", como faz a Samehada. Ou algo como o Daikodan: "O leão devora a keirakukei, usando esse chakra para crescer e ficar mais poderoso". Se o que tivesse escrito fosse algum desses dois, aí sim, não ficaria dúvida do mecanismo. Agora da forma vaga que foi colocado, é muito mais lógico interpretar que esse devorar se refere a uma descrição estética de como os leões atacam (como bem mostrado no título do vídeo ali pelo @Shinobinokami) do que conferir uma habilidade nunca vista em nenhum outro membro do clã Hyuuga sem qualquer fundamento ou explicação pra Hinata.

more_horiz
não veria problema nessa tecnica absorver chackra, o problema é que nunca foi mostrado e a discussão gira em torno do kanji que sim se vc forçar um pouco a barra pode querer enfiar uma absorção na tecnica , no geral o databook 4 mais atrapalha que ajuda numa discussão que eu tive fui atras da versão espanhol e no final a resposta não me ajudou em nada.

more_horiz
@ShinobinoKami faz sentido,já que é dito que o JS aumenta o alcance e o pode destrutivo do jukken ou seja o JS invez de fechar os tenktsu destrói eles, invés de danificar órgãos destruí eles o que leva fazer mas sentindo os leões roxos desintegra já que ele é uma versão melhor do JS que é uma versão melhor do jukken,o jukken anula técnicas aglomeradas de chakra ou seja o HSH desintegra chakra de tudo aquilo que o toca

more_horiz
Agora fiquei balançado de novo:
- O que eu acho estranho é justamente a parte que diz que o Juho Soshiken pode ser utilizada para aumentar o poder do Hakke Rokujūyon Shō, pois, considerando que o Juho Soshiken é uma técnica de absorção de chakra, ela faz OUTRA coisa, e não amplia o poder das 64 palmas. Não são jutsus que parecem casar. 

more_horiz
@Joe Heartfilia tbm não entendo muito o sentido da técnica,mas pode ter explicação com por ex: é combinada com o 64pms pra destruír por completo a rede de chakra (nem tsunade pode curar) ou pra não acontecer oq aconteceu naruto×neji onde o chakra da Kurama reabriu os tenktsu

more_horiz
O Jūho amplia o poder das 64 palmas porque permite que a Hinata ataque uma distância maior e também porque absorve o chakra do tenketsu selado assim retardando o processo natural de abertura do tenketsu. Se o Jūho não poder absorver chakra ele é inútil, o problema é que essa absorção está limitada a rede de chakra e algumas pessoas tratam como se fosse um jutsu próprio para absorver ninjutsus como um fūinjutsu do Gakidō quando até mesmo a Samehada que possui uma absorção de chakra super-rápida sofre os efeitos do chakra do inimigo por não ter uma técnica própria para absorver ninjutsu. Isso sem falar de quem acredita que a Hinata pode absorver golpes físicos como golpes de super-força ou os golpes do satetsu.

more_horiz
BOG escreveu:
O Jūho amplia o poder das 64 palmas porque permite que a Hinata ataque uma distância maior e também porque absorve o chakra do tenketsu selado assim retardando o processo natural de abertura do tenketsu. Se o Jūho não poder absorver chakra ele é inútil, o problema é que essa absorção está limitada a rede de chakra e algumas pessoas tratam como se fosse um jutsu próprio para absorver ninjutsus como um fūinjutsu do Gakidō quando até mesmo a Samehada que possui uma absorção de chakra super-rápida sofre os efeitos do chakra do inimigo por não ter uma técnica própria para absorver ninjutsu. Isso sem falar de quem acredita que a Hinata pode absorver golpes físicos como golpes de super-força ou os golpes do satetsu.

Ele, ao destruir o sistema de chakra, funcionaria como um ampliador do alcance das 64 palmas e faria mais sentido em ela combar as duas técnicas ao invés de apenas tentar encostar os leões no alvo para que eles absorvam chakra. Eu tô bem convencido agora que o Juho não absorve chakra, porque nem na novel The Last nem no filme que adapta essa novel isso apareceu. E o básico das habilidades dos personagens, os autores, mesmo de materiais extras, sempre sabem.

more_horiz
acho essa interpretação do @BOG coerente , o problema mais uma vez é o mostrado a tecnica foi usada apenas duas vezes e não foi citado essa habilidade de absorção.

more_horiz
Uma boa discussão. Sempre pensei que drenavam chakra até por causa daquele filler da Hinata x Pain, mas a tradução oficial espanhola não deixa dúvidas.

[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  Images?q=tbn:ANd9GcTqAYBZjOYpfxe7_NSU9rs1J1ZXrWqR7ASh-A&usqp=CAU
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos