Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!

+9
Victor
Justinboll
BOG
Heimdall
ShinobinoKami
Joe
Mael_mx
Another
Sam
13 participantes

description[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 EmptyRe: [RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!

more_horiz
Saudades de discussões e tópicos bem elaborados como esse, facilmente votaria como Tópico do mês/ano.    SAM \o/

Pra mim pelo menos nunca foi um problema a Hinata consumir/drenar chackra com o Juho Shoshiken isso fica 
bem claro quando se lê a descrição do jutsu no databook, visto que no mangá não foi aprofundado.

A questão que pesa em alguns casos e que alguns não prestam atenção é que a ABSORÇÃO de cada técnica 
varia de usuário e técnica, ou seja, nem toda absorção é tão poderosa e nem toda técnica é tão poderosa.

No caso da Hinata ela é obviamente MESTRE do seu próprio estilo de luta(o melhor de Konoha) e sua técnica
realmente é tão poderosa quando seu estilo de luta e ela precisou de muito treino para conseguir usá-la.

Mas a eficiência dessa característica da técnica a absorção, não é tão poderosa quanto outras, digo isso, pois
o poder mostrado na guerra contra o mini-Jubi o deixou apenas deitado e consciente ainda:
Spoiler :

Enquanto outras técnicas de absorção que foram mostradas muito mais brevemente foram bem mais rápidas e poderosas,
como a do Shino, onde ele implanta besouros que comem o chackra do inimigo e crescem dentro dele em SEGUNDOS:
Spoiler :

Em SEGUNDOS os besouros comeram praticamente todo o chackra do mini-jubi maior que o que a Hinata atingiu e supostamente absorveu 
o chackra, isso não era pra ser uma comparação, apesar de serem técnicas totalmente diferentes, mas eu quero dar foco na velocidade e na
potência da absorção do jutsu.

Se uma Hinata da vida acertasse metade desses combos em um ninja como Kakashi, Mei, Yamato, Choji, Tsunade... da vida, eles não teriam
seus chackra totalmente absorvidos, alguns deles suponho que nem mesmo se tivessem o combo completo acertado.

O Grande X da questão são os tenketsus, além de drenar, essa técnica fecha/destrói os tenketsus do inimigo, fazendo assim com que o mesmo
não consiga reproduzir mais nenhum tipo de jutsu.

Então eu chamaria essa técnica de muito VERSÁTIL, pois ela engloba uma grande quantidade de BENEFÍCIOS ao usuário, como:

• Absorção de chackra;
  • Fechamento/Destruição de tenketsus;
  • Maior alcance de taijutsu;
  • Pode ser usada como defesa;
  • Maior quantidade de dano;

Então ela se encaixa em muitas áreas e pela Hinata ter sido muito nerfada prejudicou na análise da técnica, pois não conseguimos vê-la em
uma batalha solo, mas com o potencial e poder da Hinata atualmente ela faria um estrago imensurável no inimigo, arriscaria dizer que se o
inimigo fosse completamente atingido pelos 64 golpes, poderia ficar inativo por longos dias ou até perder algumas capacidades por ter sido
muito afetado.

Então deixando claro, pra mim é uma técnica INCRÍVEL, mas quando vejo alguns dando ênfase na absorção, como se fosse algo de alto 
nível é oque eu discordo, justamente por nunca ter sido mostrada como algo de alto nível, mas que não tira nem um pouco a eficácia da
técnica.

description[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 EmptyRe: [RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!

more_horiz
Victor escreveu:
Saudades de discussões e tópicos bem elaborados como esse, facilmente votaria como Tópico do mês/ano.    SAM \o/

Pra mim pelo menos nunca foi um problema a Hinata consumir/drenar chackra com o Juho Shoshiken isso fica 
bem claro quando se lê a descrição do jutsu no databook, visto que no mangá não foi aprofundado.

A questão que pesa em alguns casos e que alguns não prestam atenção é que a ABSORÇÃO de cada técnica 
varia de usuário e técnica, ou seja, nem toda absorção é tão poderosa e nem toda técnica é tão poderosa.

No caso da Hinata ela é obviamente MESTRE do seu próprio estilo de luta(o melhor de Konoha) e sua técnica
realmente é tão poderosa quando seu estilo de luta e ela precisou de muito treino para conseguir usá-la.

Mas a eficiência dessa característica da técnica a absorção, não é tão poderosa quanto outras, digo isso, pois
o poder mostrado na guerra contra o mini-Jubi o deixou apenas deitado e consciente ainda:
Spoiler :

Enquanto outras técnicas de absorção que foram mostradas muito mais brevemente foram bem mais rápidas e poderosas,
como a do Shino, onde ele implanta besouros que comem o chackra do inimigo e crescem dentro dele em SEGUNDOS:
Spoiler :

Em SEGUNDOS os besouros comeram praticamente todo o chackra do mini-jubi maior que o que a Hinata atingiu e supostamente absorveu 
o chackra, isso não era pra ser uma comparação, apesar de serem técnicas totalmente diferentes, mas eu quero dar foco na velocidade e na
potência da absorção do jutsu.

Se uma Hinata da vida acertasse metade desses combos em um ninja como Kakashi, Mei, Yamato, Choji, Tsunade... da vida, eles não teriam
seus chackra totalmente absorvidos, alguns deles suponho que nem mesmo se tivessem o combo completo acertado.

O Grande X da questão são os tenketsus, além de drenar, essa técnica fecha/destrói os tenketsus do inimigo, fazendo assim com que o mesmo
não consiga reproduzir mais nenhum tipo de jutsu.

Então eu chamaria essa técnica de muito VERSÁTIL, pois ela engloba uma grande quantidade de BENEFÍCIOS ao usuário, como:

• Absorção de chackra;
  • Fechamento/Destruição de tenketsus;
  • Maior alcance de taijutsu;
  • Pode ser usada como defesa;
  • Maior quantidade de dano;

Então ela se encaixa em muitas áreas e pela Hinata ter sido muito nerfada prejudicou na análise da técnica, pois não conseguimos vê-la em
uma batalha solo, mas com o potencial e poder da Hinata atualmente ela faria um estrago imensurável no inimigo, arriscaria dizer que se o
inimigo fosse completamente atingido pelos 64 golpes, poderia ficar inativo por longos dias ou até perder algumas capacidades por ter sido
muito afetado.

Então deixando claro, pra mim é uma técnica INCRÍVEL, mas quando vejo alguns dando ênfase na absorção, como se fosse algo de alto 
nível é oque eu discordo, justamente por nunca ter sido mostrada como algo de alto nível, mas que não tira nem um pouco a eficácia da
técnica.
Fato que por ser um taijutsu secreto e raro no Clã Hyūga certamente não é uma técnica comum, os estrago na rede de chakra de quem recebe deve ser bastante grande. Obv que essa regra de depender da quantidade de chakra do alvo serve pra qualquer técnica de absorção. Por exemplo, 90% dos ninjas que recebessem aquelas duas "Samehadadas"que o Bee levou do Kisame teria ido de base, mas por ser um Jinchūriki ele conseguiu resistir. Uns resistirão mais, outros resistirão menos. Porém, ainda assim, eu diria que jutsus de absorção no mínimo são ótimos pra equilibrar uma luta, pois se você conseguir aproveitar o chakra roubado pode derrotar até mesmo inimigos mais fortes.

PS: tbm as vezes sinto falta dos velhos tempos de fórum, das tretas e amigos que a gente acabava fazendo em meio a tudo isso.

more_horiz
@Justinboll @Heimdall @ShinobinoKami

Devorar/fechar/destruir,
Essas 3 palavras são o problema ou o "paradoxo" aqui. Elas não se acasalam nem um pouco. Mas "devorar" ou "absorver" chakra, sob ponto de vista do autor ou manga de NARUTO, essas duas palavras se tornam sinonimas...

Se fosse apenas destruir tenketsus não seria classificado como suplementar, mas ofensivo apenas, assim como o Hakke Rokujuyon Shou.
Essas vossas "provas" são de origem duvidosa, diferente do @SAM que trouxe uma das melhores explicações sobre esse mistério. Na época eu engoli tudo que vocês postaram e deixei passar apesar de não estar satisfeito.

Enfim, são varias traduções, e não é por ser de uma tradutora famosa que se torna absoluto... Apesar de que isso ajuda as vezes. Mas aqui houve uma complicação no contexto, algo que somente o Kishimoto poderia responder.
----------------------------------------------------------------------------------------------

O jutsu aumenta o poder do Hakke Rokujuyon Shou porque destrói também, já que é ofensivo também.

OFENSIVO, DEFENSIVO E SUPLEMENTAR, simplesmente três classificações em um único jutsu.

more_horiz
Sam escreveu:
Spoiler :

Eu conheço essa tradução. Como disse no primeiro post, "meridianos" é a tradução literal (do Google) pra Sistema de Chakra. Então, nesse sentido, ficaria "destroça o sistema de chakra dos alvos num único toque"?

Na verdade, está no plural e "golpes" é o sujeito, "...que destrozan los meridianos del interior del cuerpo del contrincante..." é o predicado. A tradução correta seria: "os golpes destroem a rede de chakra do interior do corpo do oponente". Nada sobre um único golpe.

Eu não me basearia nessa tradução, um pelo fato deles não terem tradudizo corretamente Sistema de Chakra e dois por quê o verbo Kurai Tsukusu (devorar) realmente está lá. Destroçar seria algo como 粉々になる ou 砕く que é quebrar, estilhaçar, o que traria ainda mais confusão. [1]

Entendo. Traduções não devem ser literais, apenas expressar o mesmo sentido para o leitor alvo. Na tradução espanhola, parece que o JS é apenas mais um Jyuuken, se comportando no mesmo padrão que as demais técnicas do clã. Por mais que o termo utilizado no original possa ser traduzido para o português como "devorar" é bem possível que os japoneses tenham outros diversos significados para tal. E mesmo traduzindo literalmente, a parte de "absorver chakra" só faz sentido única e exclusivamente se considerarmos um dos vários significados para a palavra "devorar", a mais comum, associada a comer, mas devorar no próprio português também pode significar destruir, como quando dizemos que o fogo devora a mata. O fogo não está literalmente comendo, mas sim destruindo a mata.

Quando jogamos o texto no Google Japão também não retorna nada sobre "devorar", apenas imagens aleatórias que nem dá pra saber o assunto. É diferente de jogar outras palavras do próprio texto:

拳 - punho, retorna várias imagens de punho
獅子 - leão, retorna várias imagens de leão
姿双頭の獅子 - leão de duas cabeças, retorna o equivalente
経絡系 - sistema meridiano, retorna imagens com o sistema meridiano (medicina chinesa), que é o sistema de chakra de Naruto
宗家 - chefe de família, realmente retorna algo relacionada a isso

É estranho que isso: 喰らい尽くす - devorar, não retorne nada relacionado a devorar, independente de pesquisar tudo junto ou as palavras separadas.

むさぼり食う - devorar, esse aqui, por outro lado, que é só tradução automática de devorar do português/inglês para o japonês realmente retorna um monte de imagens que realmente falam sobre devorar.

Daí vejo mais sentido no JS não absorver chakra que o contrário. Mas tanto faz pra mim se isso absorve chakra ou não, só falando minha opinião sobre o assunto.

@Joe Heartfilia

[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 Hinata-vs-pain-hinata

Depois desta cena onde a Hinata acerta o Pain, o Nagato parece sentir bem o golpe, mas devia ser impressão minha

more_horiz
Justinboll escreveu:
Na verdade, está no plural e "golpes" é o sujeito, "...que destrozan los meridianos del interior del cuerpo del contrincante..." é o predicado. A tradução correta seria: "os golpes destroem a rede de chakra do interior do corpo do oponente". Nada sobre um único golpe.

Essa tradução espanhola é um belo exemplo de que muitas vezes o tradutor adapta o texto torná-lo mais claro, pois há palavras que só funcionam no contexto japonês e não possuem exatamente uma tradução literal. Por isso que por mais que a gente possa se esforçar consultar o dicionário, somente uma pessoa inserida na cultura japonesa terá precisão de revelar o real sentido que o autor quis passar.

Só que neste caso a meu juízo ocorreu um exagero nessa adaptação, pois foram incluidas palavras que não constam no texto e omitidas outras, não sendo fiel ao original. Se vermos no dicionário kanji por kanji há a palavra "Touch" (Fure) está presente, são os primeiros Kanjis.
触れた相手の経絡系を 喰らい尽くすのだ。
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 Z5vYviW_d
Por outro lado, corpo (karada) 体 literally não existe ali.
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 WCJXOyL_d
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 Oi05TuV
Da mesma forma, oponente que pode ser 敵 teki, ou 仇 Kyū ou até mesmo ライバル Raibaru (rival) não constam nesse trecho. Fora o destroçar 破壊する (Hakai Suru) que literalmente foi um incremento do tradutor. Então fica muito complicado de usar como base essa tradução que está muito diferente do texto original, embora seja oficial. A nossa divergência e o que moveu toda a discussão foi apenas uma palavra aqui tem várias q só tornariam isso infinito kkk.

Sem mencionar que quem lê BORUTO sabe que a tradução em espanhol oficial (Mangá Plus) sai muito diferente da inglês e gera algumas reclamações, sem entrar no mérito do certo ou errado.

Enfim, até mesmo o resultado do Google dá algo bem próximo do que a Eri e Majin Lu traduziram, ficando só aberto a interpretações o sentido do "devorar".
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 JYw5Wzh_d

No mais, a pesquisa que você fez é interessante e só mostra o quão difícil é fazer traduções, mas só se tem uma precisão maior naquilo que diz o original quando se coloca tudo num contexto.

more_horiz
Ainda assim, por ser uma tradução oficial, é nítido que a tradução espanhola tem primazia quando comparada à tradução feita por fãs, certo? De um lado, tem-se um produto comercializado, que passou por tradutores, revisores e uma editora e, do outro, uma tradução extraoficial. Eu com certeza dou mais respaldo à tradução oficial.

more_horiz
Justinboll escreveu:
Uma boa discussão. Sempre pensei que drenavam chakra até por causa daquele filler da Hinata x Pain, mas a tradução oficial espanhola não deixa dúvidas.

[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcTqAYBZjOYpfxe7_NSU9rs1J1ZXrWqR7ASh-A&usqp=CAU

Acho que isso encerra a discussão. 

Sam escreveu:
Another escreveu:
Comeu o rabo deles kkkkk

Não era essa a intenção, mas acabou acontecendo, rs.
Mael_mx escreveu:
MT bom,Eu pensava que isso era óbvio kkk e ainda tem gente que discorda

Vlw parcero :garcia:
Joe Heartfilia escreveu:
Achei muito legal e útil sua análise esmiuçando a tradução. Obrigado.

Obrigado, u. É o que eu sempre me esforço à fazer, estudar, buscar compreensão das coisas ao invés de só dizer que foi furo de roteiro ou a tradução tá errada, etc.
ShinobinoKami escreveu:

1. Falso.
A fandom lusófona mudou a descrição da técnica e removeu a parte sobre absorver chakra, inclusive aparentemente antes da nossa discussão aqui.

2. Já que quer entrar no mérito da fonte, me permita envenenar o poço. A tradutora original é uma absoluta fanboy da Hinata: https://www.fanverse.org/members/eriko.212679/

A tradução foi feita no fanclub da Hinata: https://www.fanverse.org/threads/the-lioness-of-the-leaf-the-hyuuga-hinata-fc.939481/page-45

Óh, não brinca que foi tradução feita pro fã? Que raciocínio Shinobi! Eu não sabia! Ninguém sabia! Que tremenda conclusão você chegasse, visse? Ual, quem ia imaginar que pessoas ligadas aos personagens fariam as traduções.

Agora falando sério, deixa eu te explicar o que aconteceu já que você entrou no fandom de NARUTO (pelo menos aqui no fórum) muito depois do ocorrido. Quando o DB4 foi lançado lá no Japão, começou a vazar as raws e os fóruns foram os primeiros a traduzir. Mesmo esse daqui criou um tópico para ir traduzindo as páginas aos poucos.
https://www.forumnsanimes.com/t44341-oficial-databook-4?highlight=Databook+4
E por óbvio, essas páginas foram traduzidas por diferentes tradutores, até por que se tratar de algo extra-oficial e pela quantidade de páginas do book (são mais de 300). Assim, fica muito mais rápido e prático cada um fazer a sua parte do que centralizar todo o trabalho numa única pessoa.

Não foi apenas exclusividade da Hinata, as pessoa foram traduzindo primeiro os personagens de maior interesse e geralmente fãs dos mesmos faziam o trabalho. Até pq muitos dos tradutores tinham páginas de Facebook, Twitter e Tumblr e eram feitos pedidos pra traduzir as páginas dos personagens.

A Eri traduziu uma porrada de coisas de tudo quanto era personagem, pra Ino, pro Sasuke, pro Sai, não apenas da Hinata. Ainda assim, não tem relevância ela ser Hinata fã, o tradutor pode ser o maior fãnboy e pessoa desonesta do mundo (o que você está acusando), se ele souber traduzir, dominar o idioma e ajudar o fandom ele fará. O gosto pessoal do tradutor têm nada a ver com a sua competência. Vou deixar aqui como exemplo algumas páginas com tradutores distintos.
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 DB4_NIDAIME-MIZUKAGE
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 Tumblr_nzfk37yrbm1rdulyko1_1280
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 Db4_ino

https://narutoversity.wordpress.com/databooks-and-fanbooks/
Inclusive é possível que toda a tradução esteja falsificada, eu só entrei no mérito de pesquisar a parte sobre a absorção de chakra porque era o que estava sendo discutido.

Já começou a se justificar. :fem:
Por que eu fiz isso? Inicialmente eu nem tinha ideia que a tradução tinha sido feita por uma fanboy da Hinata, tanto é que eu sempre considerei ela correta. No entanto, como a @L⍱scivi⍱  comentou na época, era muito estranho Kishimoto nunca ter mostrado ou mencionado absolutamente nada sobre essa capacidade de absorção da técnica, coisa que ele não fez com nenhuma outra, nem com a técnica randômica do Yoroi.

Então a toda a tua argumentação se sustenta no Jutsu não ser mostrado em batalha. Legal, na sua mesma lógica "genial" as chamas do Matatabi não reduzem os alvos à cinzas como tá no DB, afinal, não deu tempo do Kishimoto mostrar. 😭
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 Tumblr_ng5qwtn3ub1rdulyko1_r1_1280
Nem mesmo o Minato tem aquele jutsu com o nome estranho, seja lá o que for.

E na técnica do Yoroi o Kishimoto usou o mesmo termo aplicado no DB do JS.
Basicamente tudo que sustenta a absorção do Juuho é uma linha do Databook, o que seria claramente estranho. E o próprio Databook não faz qualquer comentário sobre essa capacidade nunca mostrada, trata quase como que uma nota de rodapé.

O Databook:
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 PN9L88D_d
No contexto do mangá nunca foi mostrado em um único quadro ou mencionado em um único balão a capacidade de absorção do Juuho.

Nada no contexto deixa a entender que a técnica tem a capacidade de absorver chakra, ou você nem precisaria se dar ao trabalho de debater a tradução, era só trazer a cena.

Isso importa? No máximo a gente pode colocar em dúvida o nível dessa absorção. A Hinata é uma personagem secundária meu querido, assim como vários outros. Não foram todos os personagens que o Kishimoto conseguiu explorar, até pq quando ele pensou num efeito pra essa técnica o mangá já estava acabando e foi preciso correr com a trama. Nem o Minato que é um HOKAGE teve sua técnica mostrada. O próprio arco da Kaguya que era um boss final foi o mais rushado e você aqui chorando do pq a técnica não foi mostrada. Mas aquilo que ele não conseguiu mostrar no mangá ele incluiu nos databooks.
Mesmo se quisesse entrar no mérito de o mangá não ter dado a abertura, o que seria absurdo visto que ela usou a técnica duas vezes e em uma delas, quando os 11 de Konoha usaram suas novas técnicas, o Kishimoto fez questão de explicar elas. Mesmo assim ainda temos o filme The Last, que vocês adoram inclusive. No filme a técnica, aprimorada pelo chakra do Haruma, claramente não absorve chakra.

1)No mangá ela usa os 65 Palmas, ativo JS e a cena foi cortada com ela dizendo que ia combar ambos. Cada Konoha 11 mostrou uma técnica, pense num capítulo semanal de 20 páginas onde tem que aparecer uma porrada de gente, ele preferiu não privilegia-lá fazendo mostrar um jutsu a mais do que os outros. Mas com a explicação do DB, podemos imaginar o que aconteceu em off-screen.
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 NCT29Ut_d
2) NÃO. Na realidade a técnica usada no filme não foi o JS, mas o Hakke Sōjishi Hōgeki - Oito Trigramas Ataque de Desintegração dos Leões Gêmeos.Um jutsu com efeito totalmente distinto, esse sim com uma finalidade mais destrutiva (desintegrativa como o nome diz), uma vez que foi modificada pelo Chakra do Hamura.
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 ZztFLRp
Em todos os contexto onde o mangá ressalta que o chakra é devorada, além de ele fazer isso: RESSALTAR, afirmar claramente, colocar na tinta, mostrando e verbalizando, além desse fato obvio temos o chakra sendo literalmente devorado.

Triste é que você foi ridiculamente REFUTADO, tendo em vista que sua maior ênfase estava no sentido literal. Afirmou com toda a segurança que devorar chakra em hipótese alguma foi aplicado como absorver chakra, mas o mangá prova o contrário. Agora você está aí fazendo malabarismo na tentativa de se justificar.
A questão principal que derruba a tese dos leões devoradores de chakra não é o texto do Databook, é o mangá. Essa é literalmente a única técnica com poder de absorver chakra que nunca absorveu chakra, nem em filler.

DB e mangá estão em sintonia com a tradução da mulher. DB e mangá usam a palavra devorar pra significar absorção de chakra, não uma, não duas, mas várias vezes. Você fez foi soberbo, fez um desserviço caluniando a tradução de uma pessoa muito competente, mesmo tendo nível no idioma de apenas mexer num dicionário.
Rei também é fanboy da Hinata e distorce traduções para encaixar nas narrativas em que ele acredita. O cara já tentou usar um erro de ideograma para forçar um contexto inexistente e dizer que Kishimoto estava escrevendo os diálogos esquizoides de Boruto.

Pronto, agora todo mundo é Hinata Stan. :horak:

Hinata, a maior vilã do fandom. Hinata fãs, uma organização secreta que o super herói ShinobiMen quer dizima-la. :super:

O cara é fluente e traduz coisas de NARUTO pro fandom há muito tempo. Mas pra você ninguém serve? Mesmo se eu citar que a Organic Dinossaur, maior spoiladora da franquia, revisou com as todas as traduções citadas aqui, vc vai inventar um jeito de dizer que sabe mais do que ela.

Te aconselho a fazer o trabalho bem feito, pega essas traduções que você tanto discorda, conversa com alguém fluente no idioma, ou nativo, e traga pra cá os apontamentos da mesma. Aí eu vou ter prazer de debater contigo em um tópico. Do contrário, vai ficar apenas a opinião de alguém que não tem credibilidade pra tamanha acusação.
喰らい尽くす é literalmente "devorar", no sentido de comer tudo de uma forma grosseira, como uma animal faz. Obviamente fazendo referencia ao fato de serem leões atacando.

Se os Leões comem todo o chakra da Keirakukei do alvo de forma grosseira, o que acontece com a vítima? Poderia a vítima de alguma forma permanecer com a mesma quantidade de chakra, após, segundo você mesmo, tê-lo totalmente DEVORADO? Até mesmo você já se deu conta que estava errado, só não quer dar o braço a torcer.

Mas ainda não é tarde meu caro, se têm uma coisa que eu aprendi é ninguém é o dono da verdade nesse trem e todo mundo pode aprender com todo mundo. Basta ter humildade.

1. A questão não é a tradutora ser uma fã, mas sim ser uma fanboy da personagem em questão. Com certeza o motivo dela ter feito uma tradução tão "peculiar" não foi o respeito a intenção autoral ou a língua japonesa.  

E sim, isso é um fato relevante quando você quer entrar no mérito das qualidades do tradutor. 

2. A palavra usada no Databook podia ser usada para fazer referência a absorção, não seria nenhuma absurdo "devorar" ser no sentido de comer o chakra. 

O fato da tradutora fanboy da Hinata ter mudado o sentido de "devorar" para "absorver" mostra que ela agiu com mau-caratismo tentando manipular o sentido que era, no máximo, ambíguo.

O fato do autor nunca ter mostrado ou comentando nada sobre essa absorção mostra que ela não existe. 

O fato de quando a técnica foi apresentada em uma mídia alternativa seu efeito não era absorver o chakra cimenta isso, afinal derruba o argumento da "falta de tempo".

Nas comparações que você tenta fazer, vemos apenas comentários sobre elementos mostrados no mangá. 

3. Você aparentemente não entendeu o comentário e fez um post que apenas te novamente te refuta, veja que até esse tradutor que você postou trás o termo como "devorar". 

Indo a questão que você não entendeu ou tentou tangenciar e que volta ao fato anterior, o Databook não faz qualquer comentário sobre essa absorção. É algo nunca mostrado no mangá e o Databook, onde seria bem vindo dizer como funciona essa absorção, não fala nada sobre ela. 

4. Você agora cai a níveis ridículos para sustentar sua tese, criando desculpas absurdas e argumentos contra lógicas. 

4.1. Hinata mostrou sua técnica duas vezes e muito, muito antes do mangá se dá por encerrado, inclusive ele teve muito mais tempo de tela após os acontecimentos mencionados, tanto no canône, como fora dele. 
Ainda assim, mesmo sem entrar nesse mérito, na cena onde ela usa sua técnica temos os personagens usando suas técnicas e explicando elas quando é relevante. 

Considerando essa tese absurda de que a absorção existe, mas não é efetiva o suficiente para ser efetivamente mostrada (como se isso fizesse sentido), o que impediria o mangaká de simplesmente colocar a própria personagem mencionando essa capacidade? 
Só falta você chegar no nível de dizer que Kishimoto não tinha pensado na absorção até ter lançado o Databook. 

4.2. Então vamos entender.

Tem uma técnica, o Juho Soshiken, então a Hinata acrescenta chakra nela, e sim é a mesma técnica, além do nome o filme mostra a técnica progredindo, e isso vira uma nova técnica com um efeito completamente diferente da original.

E isso faz sentido na sua cabeça?

5. Eu não afirmei que devorar não foi usado no sentido de comer chakra, eu afirmo. 

A versão original é ambígua, tanto é que a discutimos na época, e fica claro e óbvio que ela não se refere a devorar no sentido de absorver o chakra quando pegamos o contexto do mangá e de mídias derivadas como The Last.

Deusa Hinata escreveu:
@Justinboll  @Heimdall  @ShinobinoKami

Devorar/fechar/destruir,
Essas 3 palavras são o problema ou o "paradoxo" aqui. Elas não se acasalam nem um pouco. Mas "devorar" ou "absorver" chakra, sob ponto de vista do autor ou manga de NARUTO, essas duas palavras se tornam sinonimas...

Se fosse apenas destruir tenketsus não seria classificado como suplementar, mas ofensivo apenas, assim como o Hakke Rokujuyon Shou.
Essas vossas "provas" são de origem duvidosa, diferente do @SAM que trouxe uma das melhores explicações sobre esse mistério. Na época eu engoli tudo que vocês postaram e deixei passar apesar de não estar satisfeito.

Enfim, são varias traduções, e não é por ser de uma tradutora famosa que se torna absoluto... Apesar de que isso ajuda as vezes. Mas aqui houve uma complicação no contexto, algo que somente o Kishimoto poderia responder.
----------------------------------------------------------------------------------------------

O jutsu aumenta o poder do Hakke Rokujuyon Shou porque destrói também, já que é ofensivo também.

OFENSIVO, DEFENSIVO E SUPLEMENTAR, simplesmente três classificações em um único jutsu.

Esse argumento já foi derrubado pela @L⍱scivi⍱, esse lógica não existe no Databook.

more_horiz
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 Ai_ai33
"Sim foi..."

more_horiz
@ShinobinoKami eu não vou mais te responder por que seu argumento é FRACO, dei evidências mais do que suficientes para elucidar a relação que Kishimoto faz com absorção de chakra e devorar chakra. Inúmeras páginas do mangá fazem conexão com o DB e credenciam a tradução, de que o chakra da Keirakukei é alimento pros Leões. A sua lógica é baseada meramente no "o jutsu não foi mostrado", seu achismo e conhecimento básico do idioma, distorcendo a lógica da tradução.

Nem mesmo o The Last você assistiu pra dizer que JS e HSH são a mesma técnica, rs. Mas não significa nada o que você pensa, eu e a maioria da comunidade de NARUTO iremos continuar considerando absorção de chakra para a técnica. Minha intenção com esse tópico não era convencer quem briga com o dicionário, apenas refutar mesmo e deixar aos fãs da personagem como registro contra argumentos falaciosos.
devorar chakra e absorver chakra são sinônimos escreveu:
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 QCjyz82[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 Fl7KQlf
- Naruto: "Hã? Eu não posso sentir meu chakra!
- Kisame: "Minha Samehada corta e devora chakra também.

[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 PNHaFBh
"Os insetos restringem o inimigo e começam a devorar seu chakra."
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 TdmXaC3
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 KhLsysE
Curiosamente, Kishimoto usou no DB do JS os mesmos Kanjis que eu usou no do Mushidama.
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 14
"E uma vez que todo o seu chakra for devorado, Sasuke, você não terá outro recurso a não ser invocar o poder do meu jūin."
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 13
"Eles são meus. Eu tenho que recuperar minha energia, tudo humph... Devora-los e então alcançá-los..."
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 11
"A Samehada simplesmente não será capaz de devorar tanto chakra."
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 8
Já aqui Kisame diz que continuará drenando o chakra do Bee e que a Samehada encontrou o "banquete" dos sonhos. Ele usou três definições diferentes pra mesma situação, no mesmo contexto. Indicando que pro autor drenar, devorar e comer chakra é literalmente a mesma coisa.
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 Tf5BevP
Aqui dispensa comentários, certo? Os Dokis devoram/drenam a energia física dos seus alvos pra se materializar.

more_horiz
Ele costuma não ler nada. Apenas só vem refutar o titulo e não o tópico no seu todo.

more_horiz
Vou deixar como contribuição esse vídeo abaixo sobre "expressões idiomáticas", quando a tradução literal não diz aquilo que os Kanjis realmente significam. Por isso é muito necessário estar inserido no contexto pra ser capaz de encontrar a tradução mais precisa.
Por exemplo, a palavra Seppuku 切腹 é bem comum no idioma japonês, porém não possui tradução literal. Apenas você conhecendo o contexto histórico e cultural da época, irá saber que trata-se de um suicídio pertencente ao código de honra dos Samurais (Bushido), usados em situações de heroísmo ou penitência.

No caso do JS, 喰らい尽くす não é uma expressão idiomática, mas está inserida dentro de um contexto no qual somente quem tiver atenção as peculiaridades do idioma e lógica de NARUTO irá decifrar. Pra chegar ao resultado final do texto, foi considerado:

1) Os Hyūga serem especialistas em restrição de chakra
2) A palavra Keirakukei  経络系 estar presente
3) antecedendo devorar/comer 喰らい尽くす

Obviously, o autor não quis dizer que os leões abrem a boca e comem literalmente o Sistema de Chakra inteiro dos alvos, os tenketus, as vias e até mesmo órgãos inteiros que ficam interligados com tudo isso. Quando ele cita devora seguido de Sistema de Chakra, contendo os Kanjis usados pra indicar exaustão 尽くす (até por haver várias outros Kanjis para se dizer devorar) , entende-se que se referia a drenar o chakra direto da Keirakukei. E os mesmos Kanjis serem usados pra outras situações de absorção estão de acordo com isso.

more_horiz
Boa argumentação, se essa técnica aparecer em Boruto poderemos tirar dúvidas.

more_horiz
Na minha opinião, os leões devoram chakra, assim como o Jirobo também fazia essa analogia entre comer/absorver chakra.
Na tradução em inglês o termo drenam é usado.

more_horiz
ministerio do trafico escreveu:
Boa argumentação, se essa técnica aparecer em Boruto poderemos tirar dúvidas.
Mais fácil mostrar a Hinata furunfando com o Naruto na dimensão do q usando a técnica. :diogo:

Mas vamo ver né, quem sabe esse minions do Code coloca a rapaziada pra lutar. Sem contar que ele pode ir atrás do Naruto na dimensão mesmo com o intuito de se vingar.

more_horiz
himawari ta ai pra isso, e gostei da analogia com o jirobo acho em plausivel mesmo.

more_horiz
Sam escreveu:
@ShinobinoKami eu não vou mais te responder por que seu argumento é FRACO, dei evidências mais do que suficientes para elucidar a relação que Kishimoto faz com absorção de chakra e devorar chakra. Inúmeras páginas do mangá fazem conexão com o DB e credenciam a tradução, de que o chakra da Keirakukei é alimento pros Leões. A sua lógica é baseada meramente no "o jutsu não foi mostrado", seu achismo e conhecimento básico do idioma, distorcendo a lógica da tradução.

Nem mesmo o The Last você assistiu pra dizer que JS e HSH são a mesma técnica, rs. Mas não significa nada o que você pensa, eu e a maioria da comunidade de NARUTO iremos continuar considerando absorção de chakra para a técnica. Minha intenção com esse tópico não era convencer quem briga com o dicionário, apenas refutar mesmo e deixar aos fãs da personagem como registro contra argumentos falaciosos.
devorar chakra e absorver chakra são sinônimos escreveu:
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 QCjyz82[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 Fl7KQlf
- Naruto: "Hã? Eu não posso sentir meu chakra!
- Kisame: "Minha Samehada corta e devora chakra também.

[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 PNHaFBh
"Os insetos restringem o inimigo e começam a devorar seu chakra."
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 TdmXaC3
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 KhLsysE
Curiosamente, Kishimoto usou no DB do JS os mesmos Kanjis que eu usou no do Mushidama.
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 14
"E uma vez que todo o seu chakra for devorado, Sasuke, você não terá outro recurso a não ser invocar o poder do meu jūin."
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 13
"Eles são meus. Eu tenho que recuperar minha energia, tudo humph... Devora-los e então alcançá-los..."
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 11
"A Samehada simplesmente não será capaz de devorar tanto chakra."
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 8
Já aqui Kisame diz que continuará drenando o chakra do Bee e que a Samehada encontrou o "banquete" dos sonhos. Ele usou três definições diferentes pra mesma situação, no mesmo contexto. Indicando que pro autor drenar, devorar e comer chakra é literalmente a mesma coisa.
[RESOLVIDO ] foi desvendado o mistério do Jūhō Sōshiken!  - Página 3 Tf5BevP
Aqui dispensa comentários, certo? Os Dokis devoram/drenam a energia física dos seus alvos pra se materializar.

Sim, são argumentos tão fracos que todos concordara com eles, tanto é que você teve que fazer esse tópico.

Não vou ir pegar o filme para fazer um corte, até porque já discute o suficiente com você para saber que vai ignorar ou inventar algum malabarismo absurdo. Apenas deixo a entrada da técnica na Wikia:
https://naruto.fandom.com/pt-br/wiki/Oito_Trigramas_Ataque_de_Desintegra%C3%A7%C3%A3o_dos_Le%C3%B5es_G%C3%AAmeos escreveu:
Oito Trigramas Ataque de Desintegração dos Leões Gêmeos

Esta técnica é uma versão aperfeiçoada do Passo Gentil dos Punhos de Leões Gêmeos (Jūho Sōshiken), utilizada por Hinata Hyūga em uma tentativa de destruir o Tenseigan de Hamura.

Sim, a maioria da Fandom, deve ser por isso que a entrada da técnica na Wikia não mencionada nada sobre essa absorção.

more_horiz
a unica tradução oficial não cita a absorção, por algum motivo o db4 não foi traduzido para ingles o que temos são traduções da própria fandom americana, achei boa a argumentação do sam colocando o contexto da língua e esse termo ja ter sido usado para designar absorção mas fica como especulação.
ps: na wiki de maneira geral eles não consideram o limbo como intangivel, só um exemplo de divergencia de opinião
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos