Kurama escreveu: Da forma que tu coloca é como se fossem barrinhas de poder, tipo em DBZ. Naruto é construído de forma que uma pessoa pode ser rápida, porém inferior ao oponente no overall, que é justamente meu ponto.
Sim, porém a questão de patamar e nível de poder é algo que existe dentro da obra, ou frases como "ele superou seus antecessores", "ele superou a antiga geração", e outras do genêro, que percorrem a obra, não fariam sentido. A nova geração superando a anterior, inclusive em poder, é um tema forte na obra.
O Naruto não era superior ao Minato quando aprendeu o senjutsu, ele só superou o Minato no quesito senjutsu e teve esse mesmo tipo de cena.
A cena é clara ao mostrar a Sakura como superior no quesito força e depois tem a cena que diz que um novo trio foi formado (já trouxe a imagem), um que substituiu o anterior (mostrado pela visão do Hiruzen e Minato), mas como não é barrinha de poder, não existe motivos pra Sakura no overall ter ficado superior a Tsunade.
Não, essa cena queria afirmar explicitamente que Naruto superou Minato (e Jiraiya) em poder quando dominou o Senjutsu, Minato com Senjutsu é um retcon. Você pode debater se Naruto SM > Minato é algo que se manteve coerente ou sofreu retcon, junto com o nível dos Hokage, porém nesse momento, nessa cena, o objetivo era mostrar Naruto como o ninja mais forte da sua "linhagen" e colocar um ponto de exclamação na narrativa de que a nova geração supera a anterior.
Respondendo esse aqui que é basicamente o ponto central do seu argumento:
É exatamente a mesma de quando elogiam o Naruto e dizem que ele superou os outros, ele superou em um ponto.
Essa idéia não existe dessa forma dentro de Naruto.
Usando um caso prático, Kakuzu é objetivamente muito superior a Naruto: ele domina mais técnicas de nível mais alto, ele domina todos os elementos com perícia, ele tem um kinjutsu que é uma técnica uma técnica objetivamente melhor, ele tem um taijutsu superior, ele é mais rápido e mais forte, ele tem mais inteligência e ele muito, mas muito mais experiência. Mesmo assim, ao ser derrotado, ele se questiona como Naruto o superou.
Naruto apenas tinha uma técnica melhor, fruto de herança de outros ninjas e de um treinamento especial. Ele não superou Kakuzu em nada disso, Kakuzu não questiona "como ele me superou em Ninjutsu?", no overall Kakuzu é claramente e factualmente superior, mas ele questiona como Naruto, mais jovem e inexperiente, superou ele.
E a resposta de Kakashi é explicita: a nova geração sempre vai superar a anterior.
"De geração em geração... a geração seguinte irá superar seus antecessores"
Descrevo essa cena para apontar que isso não é um headcanon meu, uma interpretação pessoal, é um tema da obra e um elemento da narrativa.
Naruto não era superior a Kakuzu ou Kakashi no overall, isso é fato, porém, dentro da lógica de escala de poderes estabelecida dentro da narrativa, nesse momento ele os superou.
A cena da Sakura segue a mesma linha lógica. Kishimoto demostra ela tendo um grande feito e então se afirmando superior a antiga geração. Não há diferença. É simplesmente ele retornando ao tema de que a nova geração irá superar a anterior.
Inclusive, agora entrando em headcanon e interpretação, o Rasenshuriken é uma amostra de como isso ocorrer. Naruto se partisse do zero nunca teria criado uma técnica tão poderosa, mas graças ao conhecimento adquirido através de Jiraiya, Minato e Kakashi, cada um membro de uma das gerações anteriores a dele, ele conseguiu alcançar esse nível. É o famoso
"Se pude ver mais longe, foi porque estava sobre o ombro de gigantes". A nova geração não parte da mesma base que a anterior, eles tem a geração anterior como base.