Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

[Discussão] O que os fãs de Naruto leem além de mangás?

+8
Crimson Lilac
EUNAOEXISTO
Kurama
ShinobinoKami
Morghul
L⍱scivi⍱
Comando Omega
PainWar
12 participantes

description[Discussão]  O que os fãs de Naruto leem além de mangás? Empty[Discussão] O que os fãs de Naruto leem além de mangás?

more_horiz
Há algum tempo um dos ex editores de Kishimoto, no mangá Naruto, comentou um pouco sobre a fama de Naruto no Ocidente quando comparado com a de One PIece (que é imensamente menor - sendo que no Oriente é o inverso). O editor Yahagi Kosuke argumentou que o Ocidente prefere mangás com histórias mais simples de entender, como Naruto, e histórias mais complexas, como One Piece, não ganham tanto o público geral. Faltaria a cultura que os japoneses possuem para acompanhar a profundidade de obras como One Piece. Kishimoto tem formação artística, já revelou pelo próprio mangá que visitou o Louvre quando estava na Universidade, mas parece que não utilizou aprofundamentos que sua formação permitiria ao passar do tempo na obra (o que acompanha o amadurecimento do público, principalmente em uma obra que foi publicada de 1997 a 2014, com o último capítulo na Shonen Jump, antes do volume 72).

Você concorda com Yahagi Kosuke? Para além disso, o que você, fã de Naruto, lê além de mangás para aprofundar suas visões de mundo, de roteiro e melhorar suas interpretações de obras. Oda já deixou muito evidente que é preciso muito estudo sobre o mundo real para elaborar uma boa ficção - política, cultura, história, etc.
Minha área é a História, sou Historiador e pesquiso academicamente os séculos XIX e XX. Porém, textos de Filosofia (de Arthur Schopenhauer, Emil Cioran, Julio Cabrera), poesia (Fernando Pessoa, Anne Sexton, Nicanor Parra), ficção (Eduardo Spohr, Tolkien, J. K. Rowlling) e outras obras e artigos de geologia, biologia, notícias políticas, economia, contribuem com um aprofundamento de visão de mundo e, consequentemente, um grau um pouco mais exigente na hora de julgar roteiros de mangás. One Piece, Frieren e a Jornada para o Além ou Monster, por exemplo, são alguns que eu vejo como exemplos em seus respectivos estilos.

E você, o que lê além dos mangás e que auxiliam suas interpretações e críticas dessas obras?
[Discussão]  O que os fãs de Naruto leem além de mangás? 20240313-naruto-1024x576

description[Discussão]  O que os fãs de Naruto leem além de mangás? EmptyRe: [Discussão] O que os fãs de Naruto leem além de mangás?

more_horiz
lembro de ter feito um tópico parecido: https://www.forumnsanimes.com/t106275-ex-editor-diz-que-fas-extrangeiros-nao-compreendem-naruto#1818835

No mais, creio que o Yahagi está certo, mas não completamente, obras mais simples e alegres tendem a atrair e reter mais pessoas, mas tem obras simples como Bob esponja clássico (muito bom), e obras simples como o Bob esponja atual (muito ruim), é uma questão de qualidade também. Os momentos dramáticos de naruto tendem a não funcionar em muitos casos por causa do próprio contexto das situações também.

Quanto ao que eu leio ?

Fora de Naruto eu só costumo ler outros mangas mesmo (Dragon Ball, OPM, Baki, Mokushiroku no yonkishi), muitos que eu trago para o fórum. É bem difícil eu ler obras literárias tradicionais, o que é meio irônico porque eu sou escritor de uma obra relativamente longeva no fórum.

description[Discussão]  O que os fãs de Naruto leem além de mangás? EmptyRe: [Discussão] O que os fãs de Naruto leem além de mangás?

more_horiz
Discordo. Penso que o ocidente não é mais ou menos aprofundado em termos de cultura do que o oriente, mas sim vivenciamos contextos históricos completamente diferentes e valorizamos aspectos culturais diferentes. Alguns mangá's mais complexos, como HxH ou Berserk, fazem bastante sucesso no ocidente, este último em especial, por mais nichado que seja o grupo foco do obra. E One Piece, na verdade, é uma obra com uma estrutura bem mais simples, copiada e repetida paulatinamente em todo arco.

A grande façanha do Oda é a distribuição, as vezes de forma questionável, de toda a trama principal sem que isso traga prejuízo a sua construção de mundo. Nisso, o Kishimoto falhou de forma vexatória, mas em termos de complexidade de história: Naruto dá aula.

more_horiz
L⍱scivi⍱ escreveu:
Discordo. Penso que o ocidente não é mais ou menos aprofundado em termos de cultura do que o oriente, mas sim vivenciamos contextos históricos completamente diferentes e valorizamos aspectos culturais diferentes. Alguns mangá's mais complexos, como HxH ou Berserk, fazem bastante sucesso no ocidente, este último em especial, por mais nichado que seja o grupo foco do obra. E One Piece, na verdade, é uma obra com uma estrutura bem mais simples, copiada e repetida paulatinamente em todo arco.

A grande façanha do Oda é a distribuição, as vezes de forma questionável, de toda a trama principal sem que isso traga prejuízo a sua construção de mundo. Nisso, o Kishimoto falhou de forma vexatória, mas em termos de complexidade de história: Naruto dá aula.

Acredito que você está desconsiderando todo o conteúdo da obra. Está se focando apenas na estrutura de alguns arcos (que segue uma lógica meio RPG). Em conteúdo One Piece é muito profundo, ele evidentemente tem confrontos de filosofias de mundo complexas, a política na obra é muito boa, etc.

Discordo absolutamente que em complexidade de história Naruto dá aula. É uma mangá muito bom quando se é criança/adolescente. Mas quando cresce e adquire conhecimentos mais profundos, percebe que falhou drasticamente ao longo do tempo. Regrediu muito depois da primeira fase. É divertido, mas atualmente só consigo reler e reassistir ignorando um monte de problemas da obra.

more_horiz
L⍱scivi⍱ escreveu:

Acrescento. Como pode ser complexo se nem mesmo sabemos direito como funciona o governo, economia baseada em missões e estrutura de funcionamento? (A questão de Genin, Chunin, Jounin, é extremamente mal elaborada. Tudo de política em Naruto é absurdamente superficial e incoerente).
Eu escrevo essas coisas com muita tristeza, porque o universo de Naruto possuia muita possibilidade de ter sido mais complexo.
Ainda é meu mangá/anime favorito. No entanto, é mais por nostalgia. Não abandono meus mangás físicos de Naruto.

more_horiz
Aviso: evita postar duas vezes seguidas num intervalo menor que 30 minutos, é considerado SPAM e é contra as regras

more_horiz
Eu não li OP mas é fato que histórias mais simples e de fácil identificação chama mais público. Histórias sobre a formação de uma sociedade, é um tema específico e nichado, é preciso ter um interesse para ir atrás.

Como Naruto falhou em falar sobre guerras, embora tivesse potencial, eu fui ler guerras de verdade como asoiaf e a obra de Frank Hebert que é incrivelmente atemporal. Senhor dos Anéis é um crime que eu ainda não tenha lido, mas pretendo em breve. No momento estou lendo 1984.

Mas não nego que foi Naruto que me levou pra esse caminho.
O nacionalismo, patriotismo, revoltas, vingança, está tudo abordado aqui.

more_horiz
Morghul escreveu:
Eu não li OP mas é fato que histórias mais simples e de fácil identificação chama mais público. Histórias sobre a formação de uma sociedade, é um tema específico e nichado, é preciso ter um interesse para ir atrás.

Como Naruto falhou em falar sobre guerras, embora tivesse potencial, eu fui ler guerras de verdade como asoiaf e a obra de Frank Hebert que é incrivelmente atemporal. Senhor dos Anéis é um crime que eu ainda não tenha lido, mas pretendo em breve. No momento estou lendo 1984.

Mas não nego que foi Naruto que me levou pra esse caminho.
O nacionalismo, patriotismo, revoltas, vingança, está tudo abordado aqui.

Muito bom! Pelo que mencionou, caso tenha interesse recomendo que leia a ficção Filhos do Éden, de Eduardo Spohr (ou tentar pela obra maior e principal dele, que é A Batalho do Apocalipse). Como mencionou o livro do George Orwell, recomendo fortemente a leitura de "O ópio dos intelectuais" de Raymond Aron.

more_horiz
PainWar escreveu:
L⍱scivi⍱ escreveu:

Acredito que você está desconsiderando todo o conteúdo da obra. Está se focando apenas na estrutura de alguns arcos (que segue uma lógica meio RPG). Em conteúdo One Piece é muito profundo, ele evidentemente tem confrontos de filosofias de mundo complexas, a política na obra é muito boa, etc.

Discordo absolutamente que em complexidade de história Naruto dá aula. É uma mangá muito bom quando se é criança/adolescente. Mas quando cresce e adquire conhecimentos mais profundos, percebe que falhou drasticamente ao longo do tempo. Regrediu muito depois da primeira fase. É divertido, mas atualmente só consigo reler e reassistir ignorando um monte de problemas da obra.

A política em One Piece é, muitas vezes, usada como uma muleta narrativa ou pontualmente relevante. É, por exemplo, traçado a ideia de que os pilares de poder do mundo estagnaram os movimentos nos mares da forma que estão, mas quando tivemos a pouco tempo a união de dois Yonkou para iniciar uma guerra, o que, em tese, deveria desequilibrar a balança de poder do mundo, tivemos nada de ação ou contramedidas realizadas por parte do governo mundial. O sistema de recompensas se tornou apenas material de propagação de hype ou sequer faz sentido no momento atual da obra. Fora outros sistemas ou conceitos que são vagos, simplesmente vagos ou pouco aprofundados.

more_horiz
L⍱scivi⍱ escreveu:
PainWar escreveu:
L⍱scivi⍱ escreveu:

A política em One Piece é, muitas vezes, usada como uma muleta narrativa ou pontualmente relevante. É, por exemplo, traçado a ideia de que os pilares de poder do mundo estagnaram os movimentos nos mares da forma que estão, mas quando tivemos a pouco tempo a união de dois Yonkou para iniciar uma guerra, o que, em tese, deveria desequilibrar a balança de poder do mundo, tivemos nada de ação ou contramedidas realizadas por parte do governo mundial. O sistema de recompensas se tornou apenas material de propagação de hype ou sequer faz sentido no momento atual da obra. Fora outros sistemas ou conceitos que são vagos, simplesmente vagos ou pouco aprofundados.

pra ser justo, a união da big mom e do kaido durou pouquíssimo tempo na prática.

more_horiz
Comando Omega escreveu:
L⍱scivi⍱ escreveu:
PainWar escreveu:
L⍱scivi⍱ escreveu:

pra ser justo, a união da big mom e do kaido durou pouquíssimo tempo na prática.  

Só a possibilidade deles se unirem já deveria ter feito o mundo inteiro se mover, seja para estabelecer alianças com um novo nível de poder a surgir ou por temer as múltiplas variáveis e consequências frutos dessa união.

more_horiz
Na verdade, a afirmação do Yahagi é que One Piece tem muito drama e Naruto é mais fácil de compreender porque tem menos drama e mais ação, a frase não é sobre a profundida das obras, porém, de fato as obras orientais atualmente tem tendem a ser muito mais profundas que as ocidentais, sejam livros, jogos ou quadrinhos.

more_horiz
Até pichação em parede eu leio.
Minhas leituras são principalmente algo pra me divertir, então eu gosto que não comece sendo profundo, mas que tenha um aprofundamento conjunto com um desenvolvimento legal.
Quanto a questão de ter que saber sobre muitas coisas pra escrever um livro, isso é verdade, só quem parou pra escrever uma fanfic que seja sabe sobre isso. Se a pessoa se preocupa com a lógica na escrita, muitas vezes gasta muito mais tempo pesquisando e estudando outras coisas do que realmente desenvolvendo sua história. Em Dome x Kano o protagonista quer ser escritor e aprende isso enquanto tá treinando com o sensei dele, que é um escritor renomado, acho que a autora até fez um trabalho legal mostrando que é difícil escrever algo bom.

more_horiz
Kurama escreveu:
Até pichação em parede eu leio.
Minhas leituras são principalmente algo pra me divertir, então eu gosto que não comece sendo profundo, mas que tenha um aprofundamento conjunto com um desenvolvimento legal.
Quanto a questão de ter que saber sobre muitas coisas pra escrever um livro, isso é verdade, só quem parou pra escrever uma fanfic que seja sabe sobre isso. Se a pessoa se preocupa com a lógica na escrita, muitas vezes gasta muito mais tempo pesquisando e estudando outras coisas do que realmente desenvolvendo sua história. Em Dome x Kano o protagonista quer ser escritor e aprende isso enquanto tá treinando com o sensei dele, que é um escritor renomado, acho que a autora até fez um trabalho legal mostrando que é difícil escrever algo bom.

Assino em baixo

more_horiz
Não acho que isso seja verdade, nem pela parte do drama ou profundidade. Sinto que HQs e livros têm quantidade drama e aprofundamento em quantidade maior do que mangás, principalmente battle shounen, o qie não significa que são melhores. Não acho que isso seja verdade nem para os japonese, se fosse, o ranking dos mangás mais vendidos seria um pouco diferente.

Além de mangás, eu gosto de ler livros, principalmente calhamaços, geralmente de fantasia. Atualmente estou lendo Mistborn , uma obra fantástica do Brandon Sanderson que fala muito sobre religião, fé e tiranos. Já li também O Nome do Vento (foda demais) e De Sangue e Cinzas (dark romance, mas a história é fida demais e compensa as outras partes). Costumava ler muita HQ antes também, principalmente da DC: Batman, Liga da Justiça, Deathstroke, Jovens Titãs, etc
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos