Gente, a historia de Tobi é muito mais complexa do que a gente imagina
Temos:
-A ligação dele com Orochimaru: Como eles se conheceram? Por que? Será que Orochimaru foi quem salvou Obito em busca de seus olhos?
-Um Tobi ou dois: Eu sempre achei estranho o fato de no passado, Tobi ser tão diferente, o cabelo os poderes, sabe aquele Tobi tinha poderes de dominar uma pessoa com seu Genjutso do Sharingan (Como dominar Kurama e o quarto misukage), eu não me lembro de nenhuma outra vez que o Tobi/Obito (O com a mascara com furos) tenha feito isso.
- Eu acho que na batalha Tobi versus Minato, ouve um belo teatrinho ali, das duas uma, ou quem lutou com Minato foi Obito, e um outro Uchiha usou Genjutso na Kurama, ou quem usou o Genjutso na kurama e lutou foi a mesma pessoa, e Obito ficou escondido nos "bastidores" só usando o Kamui pra proteger o antigo Tobi.
-Por que razão, causa ou circunstancia, Obito ia dar um Rinnegan pro Nagato? Tenta imaginar o que uma pessoa pensa pra fazer algo assim "Olha arranjei os olhos mais poderosos do mundo ninja, posso por no meu rosto e me tornar um dos ninjas mais poderosos do mundo, o que devo fazer? Ah! Acho que vou por nos olhos de um moleque por ai e vou seguir a vida, depois eu pego de volta". Tem algo faltando ai né?
Agora uma teoriazinha: E se o plano de Madara foi o tempo todo foi usar Zetsu negro, para encontrar alguém que fosse capaz de ressuscita-lo? Madara se matou em sua juventude (ou quase né) para poder voltar como um imortal, afinal, se ele morresse de velhice, não ia ter ventagem de ele voltar com um corpo de um senho de 100 anos né? Antes de sua morte ele criou Zetsu, de lhe deu as ordens de que pegasse seus olhos apos sua morte, e o entregasse a alguém capaz de realizar seus planos. Zetsu, encontra um garoto Uzumaki, que já teria um talento natural com jutsos de selamentos, o que poderia ser util, e decide por os seus olhos nele. Porem o plano de Zetsu falha, quando Nagato invoca a estatua demoníaca, e fica impossibilitado, de seguir o plano. Zetsu encontra um garoto Uchiha (Obito dã), que estava dado como morto e que seria perfeito para seu plano. Zetsu também percebe sua habilidade (o kamui) Que foi o que salvou sua vida. Como niguem daria falta do garoto, Zetsu levou o menino e restaurou o seu corpo, também impondo as memorias de madara sobre ele, além de algumas habilidades. Isso explicaria também, o por que do braço direito de Obito exalar aquela substancia branca parecida com Zetsu, mostrando que seu corpo é artificial.
Para mim foi isso ou no minimo algo parecido o que aconteceu.