Não acho que genialidade seja um fator que faça o Itachi ser mais forte que ninjas como Kabuto e Nagato.
E tbm não acho que eles tenham o mesmo nível,eu acho que Kabuto = Nagato >> Itachi.
E pelas técnicas que cada um mostrou,os oponentes com quem lutaram me fez chegar a essa conclusão.
Não é querer desmerecer o Itachi,mas não o vejo sendo isso tudo.Da mesma forma que alguns acham uma loucura eu dizer que Sasori tem nível apesar de inferior,parecido com o Itachi,eu não concordo que Nagato = Itachi.
É um nível abaixo só,nada de poder abismal,mas ainda acho o Yakushi e Uzumaki superiores e com muito mais poder de fogo que o Uchiha que só vejo perdendo para o Obito e Madara,dentre esses do clã.
Numa luta eu sei que tudo pode acontecer,mas a questão aqui é nível de força e Nagato e Kabuto mostraram mais.
Enfim...
Muitos ninjas conseguem vencer o Itachi mesmo com sua genialidade,isso varia muito das condições proporcionadas pela batalha em si.
Eu não acho que o Izanami foi tão bem explicado assim e acho sim que foi um Kishimoto no jutsu.
Kishi simplesmente arranjou um jutsu perfeito para lidar com tudo do Kabuto,em um momento crítico para os irmãos onde parecia estar tudo perdido.
Itachi nunca antes havia dado sinal de possuir uma técnica dessas.Ao meu ver o K.A foi um jutsu bem explicado,pois vimos no mangá o corvo entrando dentro do Naruto e etc,mas o Izanami do nada apareceu como um presente ao Itachi que servia perfeitamente no Kabuto de maneira simples.
Acho que um outro ninjutsu,ou selamento não sei,seria muito mais útil e menos obvio.
Eu tbm gosto bastante do Itachi,meu 4º personagem favorito,bem na frente do Kabuto por sinal,mas não o acho isso tudo que muitos dizem as vezes.